Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Além do trabalho da secretaria de Infraestrutura com a coleta de entulhos e lixos descartados irregularmente, limpeza de lotes e varrição das ruas, a prefeitura de Luís Eduardo também realizou um trabalho de combate à dengue e recolhimento de materiais recicláveis na manhã de hoje (19), no Parque São José.

A secretaria de Saúde enviou agentes de combate às endemias que conscientizaram os moradores sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya e eliminaram possíveis criadouros e focos do Aedes Aegipty.

Na área do meio ambiente, uma equipe da Coleta Seletiva Solidária tirou das ruas e lotes materiais recicláveis que foram descartados em locais inadequados, além de recolher produtos reaproveitáveis nas residências.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira, um trabalho importante para a comunidade e para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, porque gera emprego e renda para os associados, com a separação de materiais como plástico, vidro, alumínio e papelão.

Na próxima quinta-feira (25), a equipe da Coleta Seletiva Solidária também estará no bairro Jardim das Acácias, a partir das 8h, realizando o trabalho de conscientização ambiental e o recolhimento de materiais recicláveis. O início dos trabalhos será no mercado municipal.

“Além de ajudar na questão ambiental, com a manutenção da limpeza das ruas, a coleta seletiva também é um importante fator social, por isso a população deve colaborar”, comentou Alcides Meira.

Ainda na manhã desta sexta-feira (19), fiscais ambientais também apuraram denúncias e multaram responsáveis por irregularidades como esgoto lançado a céu aberto e depósitos irregulares de entulho no bairro Verde Vida.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria de Educação, Cultura, e Esporte e Lazer de Barreiras aplicou nestas terça e quarta-feira, 16 e 17, os simulados da prova do Saeb para mais de 5 mil alunos. A partir de agora, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixam de existir com essa nomenclatura e todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb, desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicadas em escolas públicas de todo o Brasil, com objetivo de fazer um diagnóstico da educação básica no país.

Essa é a quinta edição do simulado da rede municipal de ensino de Barreiras, que também será aplicado nas escolas do campo, de 18 a 26 de julho. Participaram em dois dias de simulados as turmas de 2º ano que responderam 40 questões de múltipla escolha e três de escrita, os alunos do 5º ano responderam 44 questões e do 9º ano responderam 52 questões de múltipla escolha com abordagem nos assuntos de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, referentes à resolução de problemas.



Esse acompanhamento faz parte de um cronograma pedagógico, elaborado pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, voltado à preparação dos estudantes para Prova Saeb, que será realizada em outubro de 2019. O exame tem o objetivo de preparar os estudantes para avaliações complexas que necessitam de habilidades e competências, principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, para estudantes do ensino fundamental.



“Estas mudanças estão dentro do compasso da avaliação educacional com a implementação da BNCC. Estamos acompanhando passo a passo o desenvolvimento dos nossos estudantes, e é muito importante esse processo de conscientização sobre a avaliação, que farão no fim do ano. Esse simulado também ajudará as escolas a sinalizarem os indicadores que precisam melhorar e o trabalho feito em sala de aula com os descritores da Prova Saeb. Enfim, a avaliação nos ajuda a visualizar de forma real como os nossos estudantes estão e o quanto a escola pode melhorar”, enfatizou a secretária de educação, Cátia Alencar.



Avaliação

Teve estudante que tirou de letra e disse que o simulado não estava tão difícil quanto imaginava. Esse foi o caso de Lorena da Silva, 10 anos, do 5º ano, que enfatizou que estava muito tranquila durante a avaliação. “Eu achei a prova fácil e leve. Até consegui fazer a prova tranquila e acredito que me saí bem”, destacou.

Depois do período de avaliação a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação fará uma análise minuciosa a partir dos resultados de cada escola e estudante, e em seguida dará uma devolutiva para as unidades, sinalizando, por exemplo, determinados conteúdos que precisam ser mais trabalhados em sala de aula.

Fonte: Dircom

Na noite desta quarta-feira (17), a secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, realizou o congresso técnico da 1º Copa LEM de Futsal Feminino. O evento aconteceu na sala do Sistema Nacional de Empregos (SINE), que fica no prédio da secretaria de Trabalho e Assistência Social e reuniu representantes e atletas das equipes inscritas na competição.

O encontro tratou de assuntos relacionados à disputa, instruiu os times e esclareceu dúvidas para o campeonato que vai ser realizado nos dias 20 e 21 de julho, na Quadra Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber. Para o diretor de Esportes, Luciano Soares, a competição marca o início de uma nova etapa do futsal no município, que terá todo o apoio da gestão pública.

“Estamos aqui para garantir o acesso de todas as mulheres interessadas em praticar o esporte. Não tenham dúvidas que este será o primeiro campeonato feminino de uma série que estamos organizando em Luís Eduardo Magalhães”, comentou o diretor.

Durante o evento, o prefeito Oziel Oliveira destacou o importante momento do esporte em Luís Eduardo Magalhães. O chefe do executivo municipal falou sobre o apoio dado às diversas modalidades e a inserção das mulheres nas competições. “Elas ganham cada vez mais espaço em todos os setores da sociedade e no esporte não é diferente. E o nosso papel é fomentar a presença feminina nas competições realizadas dentro e fora do nosso município”, salientou.

Miuka Rodrigues é técnica de uma das equipes e ficou satisfeita com a realização do congresso técnico. Ela acredita que as explicações prévias evitam problemas durante a competição. “Está tudo muito bem esclarecido e tenho certeza que a Copa será realizada sem nenhum tipo de problema”, comentou.

Elidiane Rodrigues é jogadora e também faz parte da comissão técnica de um dos times que confirmaram presença. Buru, como é conhecida no meio esportivo, também aprovou a iniciativa. “Isso é uma demonstração clara de comprometimento e organização da equipe responsável pelo torneio”, elogiou.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Desde o início desta gestão, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães tem investido pesado no aprimoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), o que tem contribuído para mudar a realidade da segurança em nosso município, as condições de trabalho dos nossos guardas municipais, além de proporcionar um melhor atendimento à população e o fortalecimento das parcerias com os órgãos públicos da esfera estadual.

O prefeito Oziel Oliveira aprovou e colocou em vigor o estatuto da GCM, que favoreceu o rendimento salarial dos servidores e a cada ano busca investir mais recursos para que a categoria realize suas atividades com toda a estrutura necessária, dignificando a ação da GCM. Já foram adquiridos cinco novos carros, nove motos e 57 coletes balísticos.

As ocorrências da GCM são realizadas através dos números 153, (77) 3628 3862 e (77) 9 9701 4560, onde uma média de 50 solicitações são recebidas por dia. Para agilizar o atendimento, até o final deste mês de julho, será reativada a central de rádio no quartel da GCM, que recebe as solicitações das ocorrências, o que proporcionará uma comunicação mais eficiente junto os guardas e as viaturas.

De acordo com o relatório de atendimentos do 1° semestres de 2019, foram realizadas 106 ocorrências junto à Guarda Civil Municipal, entre elas: furto, agressão, homicídio, apoio ao SAMU, acidente de trânsito e perturbação do sossego. O comandante da GCM, Gandis Lopes, informou que esses atendimentos são realizados dando apoio ao SAMU, a Polícia Militar e Civil e o Conselho Tutelar, além da proteção aos patrimônios públicos.

“Hoje, a Guarda Civil Municipal tem atuado para coibir possíveis ações libidinosas ou atos ilícitos, e isso só é possível graças aos investimentos que recebemos do prefeito Oziel Oliveira, como viaturas, motos, os coletes balísticos e treinamento que tivemos com as forças de segurança da cidade”, declarou o comandante.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, todo e qualquer investimento na GCM é retorno em mais segurança para a população. “Sempre olhei para a Guarda Municipal como prioridade, e vi como esses profissionais ficaram abandonados nos últimos anos. Com o estatuto que criei, conseguimos contribuir para que a atividade desses profissionais seja efetiva e eficiente, gerando mais segurança ao nosso povo”, assegurou o gestor.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Após anos no esquecimento, a expectativa pela retomada das obras da creche do Bairro Sombra da Tarde chegou ao fim. No final da tarde desta segunda-feira, 15, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe, dos vereadores: Cézar da Vila, Graça Melo, Eugênio Fernandes, Otoniel Teixeira, Alcione Rodrigues, Gilson Rodrigues, Silma Alves, Francisco Sobrinho e Hipólito dos Passos, assinou com a presença da comunidade, a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos para retomada da construção da creche. O objetivo do Governo Municipal é oferecer até 2020, dentro do Projeto Educa Barreiras, cinco novas creches para atender às crianças do município.

“Hoje, a palavra de ordem do dia é gratidão, ver esse sonho se realizar emociona todo cidadão que preza pela educação no nosso município. É muito bom ver esse projeto se concretizar, dando às famílias a oportunidade de colocar seus filhos em um ambiente que será seguro e adequado”, destacou a subsecretária de educação, cultura, esporte e lazer, Emília Moreno.



Com cerca de 900 metros quadrados de área, a creche terá capacidade para atender mais de 200 crianças, divididas em dois turnos do dia (matutino e vespertino), a administração também pode optar pela educação em tempo integral. Segundo a empregada doméstica, Jucicleide do Santos, esse é um momento de alegria no Bairro Sombra da Tarde. “Estou morando há oito meses aqui, a creche está chegando em boa hora. Estou cuidando do meu sobrinho, agora terei a chance de procurar outro emprego porque teremos a creche para deixá-lo, além de mim, muitas mães também serão beneficiadas”, disse a moradora.

Segundo o prefeito Zito Barbosa, essa é a penúltima de 12 obras que sua administração encontrou paralisadas, e em respeito ao dinheiro público todas estão sendo retomadas. Ele salientou também, que este é o momento de investir os recursos públicos municipais com responsabilidade para consolidar Barreiras, como a Capital do Oeste.



“Ainda este mês, pretendemos dar a ordem de serviço para a continuidade das obras também da creche do Barreiras I, a última das 12 obras que encontramos paralisadas, com o dinheiro do povo se perdendo. Retomamos as obras de três postos de saúde, do CEUs, no Bairro Cascalheira, do Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga em Barreirinhas e do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade. Eram recursos do povo de Barreiras que estavam abandonados, e que com o empenho da nossa equipe e o apoio dos vereadores que nos apoiam na Câmara Municipal, estão todas em andamento. Essa é a demonstração de que quando se tem planejamento e uma gestão comprometida com a correta aplicação dos recursos públicos é possível transformamos nossa cidade em um canteiro de obras, e é o que temos feito”, enfatizou o prefeito.



O evento também foi prestigiado pelos secretários municipais: João Sá Teles (Infraestrutura), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), Anderson Vian (Saúde), Gislaine Barbosa (Administração e Planejamento) e José Marques (Agricultura). Em seguidas a comitiva seguiu ao Bairro Mimoso, onde inauguraram a pavimentação asfáltica e sinalização das ruas do 

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, realiza nos dias 20 e 21 de julho, a I Copa LEM de Futsal Feminino. A competição reunirá 12 equipes e as partidas serão na quadra de esportes Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber. As inscrições foram 10 kg de alimentos que serão doados para instituições de apoio a pessoas carentes.

“O esporte vive um novo momento em nossa cidade e agora as mulheres também serão incentivadas a participar de diversos eventos”, comentou o diretor de esportes, Luciano Soares.

O prefeito Oziel Oliveira está dando atenção especial a diversas modalidades esportivas em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o chefe do poder executivo, uma linha de atuação que vai crescer ainda mais no município.

“Este ano tivemos grandes eventos esportivos na nossa cidade e ainda teremos muito mais. Esporte é saúde, inclusão social e lazer para pessoas de todas as idades e precisamos fomentar todas as modalidades”, encerrou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, concluiu mais um ciclo de atividades do programa Mãe e Filho com Amor, na tarde do sábado (13) no Centro Cultural.

Desde o início das atividades, em 2017, cerca de 800 gestantes já participaram do programa que as prepara do início ao final da gestação, com a realização de palestras educativas e preventivas sobre temas relacionados à gravidez, estimula a adesão ao pré-natal com consultas e exames regulares, além de receberem atenção e atendimento especial da equipe do programa que é composta por enfermeiros, médico, nutricionista, cirurgião dentista e assistente social.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a meta do Mãe e Filho com Amor é garantir um parto seguro para as mães e os bebês. “Aqui elas recebem todo o apoio do poder público municipal e as gestantes tiveram agendas específicas para a realização de ultrassonografia e exames laboratoriais” comentou o gestor.

No final do evento, as mamães foram contempladas com um kit contendo itens básicos para os primeiros cuidados com o recém-nascido, que é disponibilizado gratuitamente pela secretaria de Trabalho e Assistência Social. “Muitas mães não podem comprar o enxoval para o seu bebê e a entrega desse kit é muito importante para boa parte delas” explicou Oziel Oliveira.

A estudante Raquel Soares foi uma das beneficiadas. Gestante pela primeira vez, a jovem de 23 anos se sente segura para o nascimento do primeiro filho. “O programa foi muito importante para a minha gravidez. Recebi todas as orientações e me preparei para o momento mais importante da minha vida”, concluiu a futura mamãe.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |