Blog Santo Antônio
Notícias


Prefeito e secretários com integrantes da ACICLEM em reunião no stand da prefeitura na EXPOLEM

O prefeito Humberto Santa Cruz se reuniu na noite desta quarta-feira, 11, no stand da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães na EXPOLEM, com o presidente da Associação das Empresas do Centro Industrial (ACICLEM), Aloisio dos Santos Iria.

Também participaram da reunião o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt, o diretor Carlinhos Pierozan, o secretário de Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovação, Werther Brandão, o tesoureiro da ACICLEM, Luis Antônio Marques do rego, o representante da Mauricéa Alimentos, Eduardo Carneiro Mota Filho e Valdecir Schlosser, coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial (SUDIC) no município.

“Estamos trabalhando conjuntamente para encontrar uma solução que não cause nenhum ônus as empresas instaladas no Centro Industrial”, observa o prefeito Humberto Santa Cruz, fazendo menção a Lei Estadual nº 13.462/2015 que pretende instituir cobrança de uma taxa mensal às empresas localizadas em Centros Industriais ao redor do estado.

O governo municipal e a associação trabalham em uma solução com base no Art. 3º da Lei Estadual, que trata da transferência da gestão dos distritos industriais, execução, manutenção, conservação e administração da infraestrutura e funcionamento aos municípios convenentes e às entidades associativas ou similares.

CCO – Durante a reunião o secretário de Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovação, Werther Brandão fez algumas demonstrações do funcionamento do Centro de Controle e Operações (CCO) para os presentes na reunião. Uma base do CCO foi montada no stand da Prefeitura para a edição 2016 da EXPOLEM.

Antes da reunião, o prefeito Humberto Santa Cruz cumprimentou alguns visitantes da feira. A EXPOLEM continua até o próximo sábado, 14, na Praça dos Três Poderes, com horário de visitação das 18h às 23h.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM



O leilão de gado da 12ª Bahia Farm Show terá como destaque as raças zebuínas Nelore e Guzerá; as raças européias Angus e  Aberdeen Angus e seus cruzamentos industriais. Esses animais são conhecidos pela longevidade, fertilidade e precocidade, principais características obtidas através de melhoramento genético. Organizado pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia – Acrioeste - o leilão será realizado no penúltimo dia da Feira, 27 de maio (sexta-feira), a partir das 14h e contará com um público estimado em cerca de 500 pessoas, entre compradores e criadores do oeste da Bahia e estados vizinhos.

Serão ofertados 500 animais entre bezerros machos e fêmeas para cria, recria e engorda, além de algumas novilhas prenhas. Os animais são provenientes de diversos municípios da região Oeste da Bahia, que segue em constante expansão no que se refere a pecuária. Conforme os dados da Acrioeste, hoje o Oeste baiano possui um rebanho estimado em mais de dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte.

Para o presidente da instituição, Stefan Zembrod, é importante também mostrar ao produtor rural a importância da união entre a agricultura e a pecuária. “A integração entre os sistemas de produção é possível com pouco investimento e o produtor não precisa deixar sua cultura. Ele pode usar a pecuária durante a seca, como uma 'safrinha', aproveitando ao máximo o resíduo da agricultura”, destaca.



“O oeste da Bahia hoje utiliza o que há de mais moderno nas técnicas de melhoramento genético e caminha de igual para igual com o restante do país. Fazemos cruzamento industrial com as principais raças européias, com destaque para a Angus, visando principalmente a precocidade, salienta José Maria de Albuquerque, vice-presidente da Acrioeste e criador há mais de uma década. Segundo Albuquerque, que é proprietário da Fazenda Timbós, no município de Formosa do Rio Preto, o leilão contará com lotes padronizados, de animais com diferencial genético, que proporcionarão aos compradores um alto desempenho em ganho de peso e muita precocidade no acabamento da carcaça.

O leilão da Acrioeste é tido como uma importante vitrine para a pecuária do oeste da Bahia, que vem apresentando um crescimento significativo, principalmente quando se trata do alto padrão genético dos animais. Além de uma grande oportunidade de negócios para os criadores de todo o país. A estimativa aproximada de faturamento do leilão durante a Bahia Farm Show é de R$500 mil, e como já é tradicional, o valor total arrecadado com o serviço de bar do evento será revertido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Luís Eduardo Magalhães.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.

Fonte: Bahia Farm Show
13
Mai / 2016

Motivacional

Fonte: YouTube

Carros de luxo foram apreendidos durante a operação Velho Mundo, da Polícia Federal, queprendeu em flagrante um empresário de 29 anos e outras cinco pessoas com mais de uma tonelada de maconha e cocaína em uma fazenda de Jaguaquara, cidade no sudoeste da Bahia. Os detalhes da operação foram apresentados pelo órgão, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12).

O empresário preso é casado com a cantora Viviane Tripodi, com quem tem dois filhos. A PF não informou de quem pertecem os carros apreendidos: uma BMW, uma Hilux, uma SW4 e um Ford Ranger. Ainda conforme a PF, o empresário é conhecido em toda a Bahia pela atuação no tráfico de drogas e, assim como outros integrantes do grupo, já havia sido preso por conta do mesmo crime.

Segundo a PF, a fazenda, chamada de Tripolândia, era utilizada pela quadrilha para estocar drogas antes dos entorpecentes serem distribuídos a compradores de cidades baianas e diversos estados do país. Somente na fazenda, foram encontrados cerca de 800 kg de maconha em tabletes prontos para a venda.

Drogas também foram localizadas em uma van plotada como ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros (400 quilos de maconha) e em um galpão utilizado pela organização criminosa (69 quilos de cocaína), situado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A van 'disfarçada' de ambulância tinha fundo e teto falsos, onde estava a droga, e saiu da cidade de Porto Seguro com destino à Jaguaquara, quando foi flagrada.

Delegados da PF detalharam operação em coletiva.

Elza Tripodi, mãe de Viviane, afirmou estar surpresa e chocada com a notícia. Segundo ela, o genro vinha administrando a fazenda desde o ano passado, mas ninguém da família sabia do envolvimento dele com o tráfico. No local, a polícia também diz ter encontrado um revólver calibre 38.

A Polícia Federal disse ainda que só há indícios de prática de crime contra os seis presos, mas o órgão informou que outras pessoas também são investigadas. Conforme o órgão, elas estão sendo ouvidas para que a polícia possa identificar eventuais participações com o grupo criminoso. A PF não citou nome de nenhum suspeito.

A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Eunápolis e Porto Seguro, no sul do estado. A PF informou que a ação é fruto de uma investigação iniciada há mais de dois meses com o objetivo de desarticular a organização criminosa, que tem como principal atividade ilícita o tráfico de entorpecentes.

"O tráfico de drogas é o estopim para a prática de outros crimes. Por isso, é importante combatê-lo desde o cultivo da droga, como é o caso da maconha. Esta já é a terceira operação para combate de tráfico realizada esse ano", destacou o delegado da Fábio Muniz, responsável pelo Setor de Investigação de Crimes Organizados da PF.

O delegado André Rocha, que também atuou na operação, informou que a PF está investigando a procedência da drogra apreendida, mas que tudo indica que o entorpecente tenha saído de estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Já vinhamos investigando esse grupo responsável por entrada de drogas na Bahia bem antes da operação ser oficializada, no dia 21 de abril. E temos indícios de que essa droga venha de estados brasileiros que possuem estocagem do material. Por enquanto, ainda não há indícios de que tenha vindo do Paraguai, pela forma de embalagem do material, e por isso não há indícios de tráfico internacional", destacou.

Fonte: g1

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante com 56kg de maconha em casa e uma plantação de dois hectares da droga, em uma roça no município de Pindobaçu, região norte da Bahia, na quarta-feira (11).

Segundo informações da Polícia Civil, depois de colhida, a planta renderia cerca de 800kg da droga. O dono da plantação foi encaminhado para a delegacia de Senhor do Bonfim e vai responder por tráfico de drogas.

Fonte: g1

O volume de serviços prestados recuou 5,9% em março de 2016 ante igual mês de 2015, já descontados os efeitos da inflação, informou nesta quinta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o 12º resultado negativo consecutivo e o pior desempenho para o mês da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012. Em fevereiro de 2016 ante fevereiro de 2015, a taxa foi revisada de baixa de 4,0% para queda de 3,9%. Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal caiu 0,4% em março ante igual mês de 2015. Com o resultado de março, o volume de serviços prestados acumulou queda de 5,0% no ano e recuo de 4,4% em 12 meses. A série da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi iniciada em janeiro de 2012. Ainda não há dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), porque, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Fonte: Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem dado sinais de esgotamento, apesar de manter o discurso de resiliência e de crescimento em meio à dificuldade. De acordo com a coluna Painel, da Folha, petistas estão preocupados com a disposição da presidente para liderar sua defesa até o julgamento definitivo do Senado. Nesta quinta-feira (12), 55 senadores votaram pela admissibilidade do processo na Casa e o afastamento em até 180 dias de Dilma. Segundo a publicação, nas últimas semanas a presidente deixou escapar que sentia saudades de uma vida normal, dando sinais de que queria "se livrar disso", mas descartou a possibilidade de renúncia. 

Fonte: Bahia Notícias
 
O segundo dia da EXPOLEM 2016 conta com uma intensa movimentação em todos os segmentos da feira.

   
12
Fonte: Live Produções

O dia 21 de maio de 2016 ficara marcado na história de Barreiras e região, pela realização doI Encontro dos Desbravadores do Oeste da Bahia, o evento será de grande relevância para a valorização das pessoas e instituições dos municípios do oeste baiano, que no campo e na cidade, contribuíram e contribui para o crescimento e desenvolvimento da região, bem como para projetá-la no futuro.

I Encontro dos Desbravadores do Oeste da Bahia será um momento de reconhecimento e confraternização, com manifestações culturais, onde serão homenageados os DESBRAVADORES dos quatro cantos do país que deixaram suas raízes para acreditarno potencial do Oeste da Bahia trazendo em suas bagagens a coragem, a determinação e a esperança necessárias para transformar o Oeste.

O prémio DESBRAVADORES DO OESTE DA BAHIA busca fortalecer junto á comunidade regional através do reconhecimento dos feitos dos homenageados, a ideia da importância da contribuição de cada um e cada uma para que essa região tenha alcançado um desenvolvimento pujante, sendo na atualidade um grande celeiro de desenvolvimento e orgulho para o Brasil.
O evento que acontecerá no dia 21 de maio de 2016, contará com a participação de profissionais liberais, produtores, instituições, políticos, líderes regionais e claro a sua participação, sob os olhos atentos de mais de 2.000 mil pessoas.

Dia 21 de maio sua agenda será de alto nível no I ENCONTRO DOS DESBRAVADORES DO OESTE DA BAHIA.

Fonte: DESBRAVADORES DO OESTE DA BAHIA
12
Mai / 2016

Festa da Colheita 2016!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com a ampliação gradativa do funcionamento da rede de esgoto, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, no final do mês de abril, uma operação para identificar imóveis que ainda não se interligaram ao sistema de esgotamento sanitário (SES) de Barreiras. Nesta primeira etapa, os funcionários estão verificando quais os imóveis que já contam com o serviço, mas ainda não estão utilizando a rede de esgoto. 

Segundo o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, o levantamento será importante para amparar o trabalho da área social, que vem notificando os imóveis. Após a notificação, eles têm 90 dias para serem interligados na rede. “Aqueles imóveis que passaram a conduzir os seus esgotos até a caixa de inspeção, localizada na calçada, antes mesmo da rede estar em operação, passarão a ter o serviço cobrado, no valor de 80% do consumo da água, e não terão mais a visita da área social”, afirma.

De acordo com a lei estadual nº 7.307/98 e decreto estadual nº 7.765/00, o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação do seu imóvel à rede coletora de esgoto a partir do momento em que está disponível e em operação.  “Quem não liga o seu imóvel à rede de esgoto, além de desrespeitar a lei, também prejudica a qualidade de vida do próprio bairro, pois lança indevidamente o esgoto em via pública”, explica. 

A sede municipal de Barreiras possui atualmente 31 bairros atendidos com o serviço de esgotamento sanitário (veja lista abaixo). Em abril, a rede de esgoto entrou em operação em mais seis bairros: Antônio Geraldo, Loteamento São Paulo, Morada da Lua, Renato Gonçalves, Recanto dos Pássaros e Vila Regina. 

A sede municipal de Barreiras conta com uma cobertura de 36% com atendimento direto a 18,2 mil imóveis beneficiados com a coleta e tratamento de esgoto (dados de abril/2016). Com o avanço gradativo dos testes na rede instalada e do trabalho para que mais imóveis sejam interligados ao sistema de esgotamento sanitário, a previsão é que a cobertura atinja 65% dos imóveis da sede municipal, beneficiando cerca de 90 mil pessoas.

Cobertura

Lista dos 31 bairros onde a rede de esgoto está em operação e os moradores podem ligar os seus imóveis: 29 de Julho, Antônio Geraldo, Arboreto I e II, Bandeirante, Barreiras I, Bela Vista, Cascalheira, Centro (Histórico e Comercial), Jardim Ouro Branco, Flamengo, Loteamento São Paulo, Morada da Lua, Novo Horizonte, Recanto dos Pássaros, Renato Gonçalves, Ribeirão, Rio Grande, São Pedro, Sandra Regina, Santa Luzia, São Francisco, São Paulo, São Sebastião, Santo Antônio, Serra do Mimo, Vila Brasil, Vila Dulce, Vila Rica, Vila Regina, Vila dos Funcionários e Vila Amorim.

Fonte: Ascom Embasa

Em sua segunda etapa, o Projeto Ação na Praça chega ao Mimoso II neste final de semana. Com objetivo de levar atividade física e lazer para diferentes bairros da cidade, a ação acontecerá na Praça do M2, ao lado da Academia da Saúde, das 16h às 20h. A ação contará com skate, patins, street dance, slackline, zumba e muito mais.

A programação desta segunda etapa do projeto conta ainda com ações no dia 29 de maio na Praça do Onero Costa, no bairro Santa Cruz; 05 de junho, na Praça da Cidade Universitária; no dia 12 de junho no Residencial Sol do Cerrado e no dia 19 de junho na Praça do M3, no bairro Mimoso III. O projeto Ação na Praça é idealizado pelo professor Henderson Aires, do Projeto Skate em Ação em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras, no oeste da Bahia, requereu, no último dia 27 de abril, a indisponibilidade de bens da ex-prefeita do município, Jusmari Oliveira, do ex-secretário de Saúde, Everaldo Galvão, do ex-procurador geral, Jaires Porto, e da construtora Melo & Bastos Ltda. O órgão processa Jusmari por dispensar ilegalmente licitação de recursos recebidos do SUS (Sistema Único de Saúde), no valor de R$161.667,43, de forma a beneficiar a empresa, com a conivência dos demais acusados.
 
Em 2009, Jusmari contratou, diretamente e sem licitação, a construtora Melo & Bastos Ltda. para reformar a recepção do Hospital Regional Eurico Dutra, em Barreiras. Segundo relatório recebido pela prefeitura em 2008, haveria danos estruturais no hospital que necessitariam ser corrigidos imediatamente. A ex-gestora teria, supostamente, agido de acordo com os termos do inciso IV do art. 24, da Lei nº 8.666/93, que permitem a contratação de serviços sem realizar licitação em casos de emergência ou calamidade pública.
 
No entanto, de acordo com a ação do MPF, a prefeitura já sabia dos danos no prédio quase um ano antes da dispensa da licitação, e nenhum dos problemas apresentados no relatório se encontrava na recepção do hospital. Para o MPF, a ex-prefeita agiu para beneficiar a construtora, cuja contratação foi solicitada diretamente por Everaldo Galvão, tendo Jaires Porto colaborado para que a irregularidade acontecesse.
 
O órgão requereu à Justiça Federal que bloqueie, imediatamente, os bens dos acusados, no valor de R$ 161.667,43, para garantir que eles devolvam ao poder público o dinheiro recebido irregularmente. Além disso, o MPF também pede que os réus sejam enquadrados nas sanções previstas nos incisos II e III do art. 12 da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa): perda da função pública, se houver; suspensão dos direitos políticos; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou de créditos; e pagamento de multa civil de até cem vezes o valor do salário do administrador público em questão. Os réus deverão ainda, em conjunto, indenizar o Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos no valor mínimo de vinte mil reais.

Fonte: BC News













Nesta terça-feira (10) aconteceu no município de Santa Maria da Vitória/BA a Operação denominada Pergaminho, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em empresa emplacadora suspeita de fraude na emissão de documentos veiculares. Pelo fato de possuir filiais em cidades próximas, a ação se estendeu a São Félix do Coribe, Santana e Correntina.

Fonte: PRF





Realizou-se no dia 10 de maio, a 13ª sessão ordinária do 7º período legislativo na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães.Durante a sessão foi apresentado um veto, quatro projetos de lei e 15 indicações foram protocoladas.

No pronunciamento do presidente da câmara, vereador Elton Almeida, chamou a atenção para as indicações que fez em 2015 para padronização das barracas e galpão para a feira, salientando; “Objetivando amparar os pequenos produtores, bem como, os feirantes de Luís Eduardo, venho cobrando da Indústria e Comércio, para que isso possa acontecer, sendo uma fonte de renda. Cada vez que conseguimos ver um espaço para nossos produtores, feirantes comercializarem seus produtos é um apoio cada vez maior para o nosso município, porque esta gerando uma renda, e isso tem influencia em nosso comércio, girando a economia”, avalia o presidente Elton.

O vereador Mardônio Rocha abordou, nesta terça (10), a problemática das instituições financeira em Luís Eduardo Magalhães. Solicitou ao executivo que uma agência bancária fosse implantada no Bairro Santa Cruz e mais agências lotéricas fossem instaladas em pontos estratégicos da cidade para atender a alta demanda por esses serviços; “Para se pagar um boleto se gasta um dia inteiro na fila, os bancos expresso que tinham na cidade estão fechados por medo dos assaltos constantes”. Salientou o edil.

O vereador Vôga Pelissari, disse concordar com o vereador Mardônio no que se refere às instituições financeiras. Para tanto, acordou que é necessário uma audiência publica em caráter de urgência para que esse transtorno seja solucionado;” É muito difícil encontrar dinheiro nos caixas eletrônicos, principalmente nos fins de semana”; enfatizou.

Aproveitou a inauguração da EXPOLEM para cobrar da Secretaria de indústria e comercio que os valores cobrados pelos stands fossem revisto, haja vista a atual situação econômica em que se encontra o Brasil e Luís Eduardo; “Em edições passadas o valor dos stands era de 800 reais, saltando para 1200 na atual edição”. Finalizou o vereador.

Erik Café iniciou sua fala agradecendo o prefeito pela execução de alguns serviços relativos a indicações de sua autoria, como o asfalto na Avenida Salvador e a disponibilização de assistentes sociais para auxiliar e informar a sociedade dos seus direitos.

Informou que fará indicação ao Executivo, para que seja desenvolvido um projeto de incentivo aos comerciantes  participantes da EXPOLEM.

Para finalizar, cobrou mais uma vez do prefeito a tão esperada pavimentação asfáltica do Bairro Jd. Das Acácias e a sinalização e iluminação da BR 242.

ORDEM DO DIA

EM VOTAÇÃO ÚNICA E SECRETA VETO

- Veto nº 001/2016 de autoria do Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 127/2015, que: “Dispõe sobre a denominação e nomenclatura do Centro de Saúde a ser inaugurada no Setor M3 que fica situada na Rua Cinco, Quadra Dez (ainda sem nome) Luís Eduardo Magalhães, e dá outras providências”.

EM PRIMEIRA VOTAÇÃO PROJETO DE LEI COM EMENDA

- Projeto de Lei nº 020/2016 de autoria do Vereador Erik Café, que: “Estabelece no âmbito do Município de Luís Eduardo Magalhães-Ba prazo máximo para consultas e exames de pessoas maiores de 60 anos e portadores de deficiência”.

EM VOTAÇÃO ÚNICA PROJETOS DE RESOLUÇÃO

- Projeto de Resolução nº 003/2016 de autoria da Mesa Diretora, que: “Dispõe sobre a participação das Escolas de Ensino Médio no Programa Jovem Vereador da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães-BA”.

- Projeto de Resolução nº 004/2016 de autoria da Mesa Diretora, que: Alteram os artigos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º da Resolução nº 001/2015, que “Constitui as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães Bahia, para o biênio 2015/2016”.

EM VOTAÇÃO ÚNICA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

- Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016 de autoria da Mesa Diretora, que: “Institui o Programa “Jovem Vereador” e dá outras providências”.

Fonte: ASCOM, LEM

Fonte: ASCOM LEM

A secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, realizou no último sábado, 07, no Ginásio de Esportes Dioclécio Severino Ramos, as finais do Campeonato Municipal de Futsal de Base, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Na categoria Sub-9, o Centro de Treinamento Falcão sangrou-se campeão com a goleada de 6x0 contra a equipe do Projeto Semeando o Futuro. Já na categoria Sub-11, a equipe do Centro de Artes e Esportes (CEU’s) conquistou o título de campeã contra o time do Projeto Semeando o Futuro pelo placar de 1x0. Na Sub-13 o Centro de Treinamento Falcão venceu a equipe do Projeto Semeando o Futuro pelo placar de 2x1.

A disputa pelo primeiro lugar na categoria Sub-15 foi emocionante. Depois do empate em 3x3, o Projeto Semeando o Futuro venceu na disputa de pênaltis por 3x2 a equipe do Centro de Treinamento Falcão. O último jogo do campeonato foi entre a equipe Jardim das Oliveiras e o Projeto Semeando o Futuro, onde o Jardim das Oliveiras sangrou-se campeão pelo placar de 10x06.

O prefeito Humberto Santa Cruz, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Werther Brandão e vereador Zezé da Farmácia, prestigiaram o evento e entregaram as medalhas e troféus de artilheiro, jogador revelação e goleiro menos vazado, além dos troféus de 1º e 2º lugar de algumas categorias.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Com a decisão do Senado de cassar o mandato de Delcídio Amaral (sem partido - MS), os processos que envolvem o agora ex-senador - inclusive a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - devem ser remetidos à primeira instância, isto é, ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba. Sem o mandato de senador, Delcídio fica também sem o foro privilegiado, o que faz com o que seus processos deixem os escaninhos do Supremo Tribunal Federal (STF). Na denúncia oferecida contra Lula, o ex-senador era a única pessoa com a prerrogativa de foro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República no inquérito que investiga se houve uma trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Além de Delcídio e Lula, também são investigados o banqueiro André Esteves, o ex-assessor Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, além do empresário José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai. Os demais inquéritos contra Lula, porém, envolvem pessoas com foro, como a presidente Dilma Rousseff. Mesmo que o Senado decida afastá-la do cargo nesta quarta-feira (11), ela mantém o foro privilegiado até a conclusão da análise do impeachment no Congresso. O ex-presidente também foi alvo de pedido de investigação no inquérito mãe da Operação Lava Jato, conhecido como "quadrilhão".

Nesse processo, há diversos políticos com foro, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Está no Supremo também a investigação sobre o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá, imóveis que seriam usados por Lula. Em março, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, determinou que Moro encaminhasse os processos que envolviam o petista ao STF, por conta do episódio envolvendo a divulgação dos telefonemas entre Dilma e Lula.

Fonte: Agência Brasil
Game Dev Vitrine (Foto: Divulgação)Game Dev Vitrine (Foto: Divulgação)

Coletivos e profissionais desenvolvedores de games do Brasil participam do Gamepólitan nos dias 14 e 15 de maio em Salvador. O evento vai contar com palestras, minicursos, workshops e palestras para cerca de 10 mil visitantes em dois dias no Parque de Exposições de Salvador. Oportunidade única para quem gosta de games, joga por diversão e também para quem quer entender e fazer parte de um dos mercados mais ricos do mundo.

Marcos Venturelli (Foto: Divulgção)Marcos Venturelli (Foto: Divulgção)

Do Rio Grande do Sul, Marcos Venturelli, que trabalha como designer de jogos há 8 anos e é criador de Relic Hunters Zero, Chroma Squad, Dungeonland e Star Vikings, entre outros games distribuídos mundialmente. Fundador da Critical Studio no Rio de Janeiro, trabalhou com a Behold Studios em Brasília e hoje opera sob o selo "Rogue Snail". Vai participar do papo Game Design no Brasil, que vai tratar das dificuldades e oportunidades no setor.

A Bahia estará representada pelo BIND (Bahia Indie Game Developers), um coletivo de desenvolvedores de jogos criado em 2014 com a intenção de qualificar e fortalecer as atividades de quem quer produzir games na Bahia – e para o mundo.

O Gamepólitan também vai contar com profissionais para falar sobre produção de áudio, trilhas, dublagem, mercado, enfim, cobrindo todos os aspectos da produção de games. São 80 horas de conteúdo, entre palestras e atividades interativas. O visitante poderá experimentar os principais lançamentos do mercado, reviver a nostalgia dos jogos dos anos 80 e 90 e muito mais.

Fonte: g1

Foto Reprodução

A segurança pública em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, foi reforçada na manhã desta segunda-feira (9) com a entrega, pelo governador Rui Costa, de 30 novas viaturas para a Polícia Militar, em cerimônia realizada no pátio do antigo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Onze minivans, 14 caminhonetes, dois sedans, duas motocicletas e um ônibus observatório renovarão a frota da corporação no município. Esse é o primeiro lote das 1,4 mil viaturas que serão entregues às polícias Civil e Militar em todo o estado. 

Segundo o governador, os veículos vão melhorar ainda mais o trabalho da polícia no município, que registrou uma redução de 20% nos crimes violentos letais intencionais no ano passado, quando comparado com 2014. “As novas viaturas buscam apoiar e estimular os policiais militares e civis para repetirem, em 2016, o excepcional resultado que tiveram em 2015. Feira de Santana foi a área que teve uma das maiores reduções nos índices de violência no ano passado”.

A agricultura familiar da região também foi contemplada com investimentos. Foram entregues sete caminhões-baú, nove motocicletas, um kit fruticultura e 27 tratores agrícolas com implementos para cooperativas e associações de pequenos produtores. Os veículos e equipamentos ajudarão a organizar a produção nos municípios beneficiados. Outras 63 motocicletas ainda foram entregues por meio do Programa Bahia Produtiva. Elas serão utilizadas em atividades de assistência técnica para a apicultura, também com foco nos pequenos produtores. 

Na ocasião, Rui ainda entregou 17 ônibus escolares para ajudar as prefeituras de Caatiba, Belmonte, Conceição do Coité, Condeúba, Feira da Mata, Presidente Dutra, Queimadas, Serrinha, Tucano e Paramirim no transporte dos alunos da zona rural, com mais conforto e segurança. Já no período da tarde, o governador inaugura no município mais um residencial construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, com 996 unidades habitacionais, beneficiando cerca de 3,9 mil pessoas.

Fonte: Secom BA

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, e o deputado estadual Antonio Henrique Júnior foram recebidos nesta terça-feira (10) pelo secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, para tratar do Centro de Controle e Operação (CCO) construído pelo município com tecnologia de última geração. O município é o primeiro do país a contar com tecnologia 4G na rede pública. A moderna rede é usada para apoiar e potencializar as ações na educação, na saúde e na segurança.   


No encontro, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Ciência e Tecnologia, Werther Brandão, apresentou ao secretário o funcionamento do CCO de LEM e falou sobre a proposta de integração com os serviços de segurança da região, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. Para o deputado Antonio Henrique Júnior, a integração favorece tanto o Estado quanto a cidade. “Nós temos um município com capacidade tecnológica alta e essa união de forças será extremamente positiva”, afirmou o deputado. 


Também foi apresentada ao secretário da SSP a informação de que o município mais do que duplicou a área doada para a instalação do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). A área cedida por Luís Eduardo Magalhães passou de 2.660 m² para 6.314 m². Segundo o secretário, a questão será resolvida em breve. O encontro aconteceu na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |