Blog Santo Antônio
Notícias

Os acadêmicos de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) finalizaram nesta quinta-feira (7) a preparação para orientar a população na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2016. Eles estarão à postos neste sábado (9), das 8h às 12h, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemb), na praça do Coreto, para atender gratuitamente aqueles que estão com dificuldade para enviar os dados para a Receita Federal.

Os 60 acadêmicos do 5º semestre e 8 monitores do 7º semestre do curso de Contábeis da FASB passaram por um treinamento prático de três dias composto por aula expositiva sobre a legislação do IRPF e orientação para preenchimento de declaração. “Nesta última etapa eles estão simulando alguns casos e inserindo as informações no software disponibilizado pela Receita Federal”, explica o coordenador do projeto, o docente Leandro de Carvalho de Brito.

O acadêmico Wallace Bastos, 20, está ansioso para ação de orientação junto à população. “Será uma grande experiência ter esta troca e aprenderemos principalmente com as dúvidas das pessoas”. Embora o contato mais aprofundado com o tema tenha acontecido durante o treinamento, Jessica Gomes, 21, acredita estar preparada para atender as dúvidas das pessoas. “Geralmente as principais dúvidas deverão recair sobre as despesas dedutíveis em saúde e educação”, acredita.

Os interessados em serem atendidos neste sábado (9) deverão levar o informe de rendimento das fontes pagadoras, despesas dedutíveis em saúde e educação do titular e dependentes, bem como xerox da habilitação, ou CPF e RG. É aconselhável levar também a declaração de Imposto de Renda do ano anterior. Devem obrigatoriamente declarar, até o dia 29 de abril, os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015.

Fonte: ARATICUM

Aula prática de Fruticultura, na Fazenda Agronol

O Curso Técnico em Agropecuária, iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, iniciou na primeira semana de abril, o segundo módulo do Curso Técnico em Agropecuária, com disciplinas de Fruticultura e Floricultura, Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Silvicultura II, Desenho e Construções e Alimentos e Alimentação Animal. 

“A Parceria firmada junto a UFV vem se mostrando cada vez mais importante para nossa região, especialmente para a Abapa, pois, a vinda de cursos técnicos na modalidade Ensino à Distância (EaD) foi uma grande conquista para o Centro de Treinamento, uma vez que a UFV possui grande reconhecimento e competência técnica na realização destes. Nossos alunos em sua grande maioria já são trabalhadores do campo e agora têm a chance de se especializarem com mestres e doutores da Universidade”, disse coordenador do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Douglas Fernandes. 
          

Turma do Curso Técnico de Agropecuária

No dia 02 de abril, os alunos tiveram uma aula prática na Fazenda Agronol, em que foi ministrada a disciplina de Fruticultura e Floricultura, lecionada pela professora da Universidade Federal de Viçosa, Ana Cristina Simões, que ressaltou sobre as potencialidades da região oeste e a importância das aulas práticas. “A região é muito rica em bons exemplos. Nas aulas práticas os alunos podem vivenciar isso e conhecer todo o processo de produção, desde o plantio até a distribuição dos produtos. Poder mostrar isso para os alunos é diferente de falar de dentro da sala de aula”, ressaltou a professora.

O curso funciona na modalidade à distância, sendo dividido em aulas práticas, teóricas e estágios supervisionados. No primeiro módulo os alunos estudaram as disciplinas de EAD, Informática básica I, Solos, Introdução à Zootecnia, Silvicultura I e Sustentabilidade Ambiental. A turma atualmente conta com 42 alunos, entre eles, comunidade e profissionais do campo. 

O aluno, Hebert Arita, ressalta a importância dessa formação para a sua vida profissional. “Só tinha a vivência no campo me faltava um curso como esse que me desse mais bagagem e ampliasse o meu conhecimento. Quando vi a oportunidade de fazer essa formação não pensei duas vezes. O curso tem trazido novos conceitos e temos colocado em prática no campo, isso é importante tanto para o meu desenvolvimento profissional, quanto para todo o contexto agrícola da região”, disse Herbert.

Segundo o tutor presencial do curso, Elvis Rodrigues, a cada semestre, os alunos participam de encontro presencial com os professores de cada disciplina. “Nessa dinâmica procuramos trazer atividades extracurriculares para complementar a carga horaria e enriquecer o conhecimento dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Palestras, estudo dirigido, visitas técnicas são ações realizadas, em uma dinâmica diferente que para agregar ainda mais conhecimento”, disse Elvis.

O curso – Voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas, o Curso Técnico em Agropecuária, é gratuito e tem duração de dois anos, sendo dividido em quatro módulos semestrais. 

Entre outros conceitos, o curso oferece noções elementares de biologia e agricultura, estudos dos solos, técnicas de administração de agronegócios e criação de animais. Também fazem parte da grade economia rural; organização e gerenciamento rural; silvicultura; caprinocultura e apicultura; fitossanidade animal e vegetal; técnicas e métodos de plantio; bovinocultura de leite e de corte; legislação rural; noções genéricas sobre construções de residências rurais e zootécnicas; uso do GPS; topografia; máquinas e implementos utilizados na agricultura e zootecnia; alimentação de animais, bovinos, equídeos, suínos e aves; cuidados sanitários; produção de queijos e outros derivados do leite; produção de defumados; processamento da carne e engenharia rural.

Parcerias - O Centro de Treinamento, responsável pelo Curso Técnico em Agropecuária, é um projeto da Abapa, e conta com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, SENAR, SENAI, SEST/SENAT, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Oeste Pneus-Pirelli, Valley Pivôs, Syngenta e Embraer, que disponibilizam todos os recursos necessários para as aulas práticas dos cursos. 

Fonte: ASCOM Produtores de Algodão

O professor Henderson Aires fala sobre o projeto para os estudantes da Escola

Além do skate, o patins também é parte integrante do projeto

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08, na Escola Ottomar Schwengber a segunda edição do projeto Ação na Escola, idealizado pelo projeto Skate em Ação em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Semana passada o projeto passou pela Escola José Cardoso de Lima. O Ação na Escola conta com skate, patins e street dance. A agenda do Ação na Praça continua durante todo esse mês de abril: 15, na Escola Cezer Pelissari, 22, no Colégio Estadual Mimoso do Oeste (CEMO) e 30, na Escola Onero Costa da Rosa. 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) sensibilizou, nos dias 6 e 7 de abril, os estudantes da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, sobre a prestação do serviço de esgotamento sanitário. Além de aprenderem sobre o processo de coleta e tratamento dos esgotos domésticos, eles foram orientados a não jogarem lixo nas estruturas ligadas à rede como pia e ralos na cozinha, banheiro e área de lavanderia, além do vaso sanitário. Cerca de 380 estudantes participaram das ações desenvolvidas em cinco escolas do município: Cezer Pelissari, D. Ricardo Weberberger, Hermínio Carlos Brandão, José Cardoso de Lima e Otomar Schwengber. 

A diretora da escola D. Ricardo Weberberger, Maria Zelinda Novais, acredita que os estudantes conseguiram se atentar para os cuidados com a manutenção da rede de esgoto, principalmente com relação à atitude de não jogar lixo na rede. Já a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Poliana de Holanda Cavalcante, espera que as informações transmitidas durante a palestra cheguem aos pais por meio dos alunos. “Eles achavam, por exemplo, que podiam jogar lixo como restos de comida na pia da cozinha e papel higiênico no sanitário. Eles ficaram surpresos com o fato de um litro de óleo contaminar 20 mil litros de água, além de ser a principal causa de obstrução na rede”, exemplifica. 

Durante as palestras, a assistente social da Embasa Geisa Mendes explicou que o bom uso da rede de esgoto previne obstruções que provocam extravasamentos nas ruas, prejudicando a própria população. “Além da sensibilização entre os estudantes da rede pública de ensino, a área social trabalha na mobilização junto aos moradores ou proprietários dos imóveis onde a rede já está liberada para utilização”. Deverão ser interligados aqueles imóveis cujos moradores receberam a visita da equipe social durante o processo de notificação. “Depois disto, os moradores ainda tem o prazo de 90 dias para executarem as suas ligações”, reforça.

Expansão - A Embasa vem trabalhando para aumentar a cobertura de esgotamento sanitário em Luís Eduardo Magalhães. Até o final do ano, serão investidos R$ 4 milhões para que o serviço alcance 7,2 mil novos domicílios localizados nos bairros Jardim Paraíso, Mimoso I, Mimoso II e Santa Cruz. Com operação iniciada em 2014, o sistema de esgotamento garante atualmente a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos, beneficiando 2,5 mil imóveis da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Ascom Embasa

Já estão abertas as inscrições para o 14º Congresso de Iniciação Científica (CIC), promovido pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que este ano será realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio. Com o tema “Educação Universitária: Desafios e Propósitos”, o evento vai trazer renomados pesquisadores em âmbito nacional, sendo uma aposta na cultura da pesquisa acadêmica nas áreas de ciências humanas, sociais aplicadas, agrárias e saúde rumo à inovação e à sustentabilidade.

A palestra de abertura, no dia 11, a partir das 19h, será ministrada pelo biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido por Dr. Bactéria, que discorrerá sobre o tema “Educação Universitária: Acreditar no seu potencial”. Conhecido pelas dicas de limpeza e saúde do quadro “Tá Limpo”, do programa “Fantástico”, da Rede Globo, o Dr. Bactéria é uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos principais especialistas  em higiene de alimentos.

Durante três dias, o CIC vai levar uma programação completa e atual das mais diversificadas áreas do conhecimento. Estão previstas cerca de 120 atividades, desde palestras, mesas redondas e minicursos com temas voltados às áreas jurídicas, humanas, saúde e agrária, dentre outras. Serão disponibilizadas palestras de interesse de toda a comunidade acadêmica como “Marketing e apresentação oral”, “Autoestima e defesa pessoal” e “O papel da comunicação na construção do líder”. A programação completa pode ser acessada em:http://www.fasb.edu.br/congresso/index.php/programacao 

O evento também é uma oportunidade para a submissão de resumos e trabalhos científicos que devem ser encaminhados para avaliação até o dia 21 de abril. Os trabalhos selecionados serão apresentados em anais impressos (ISSN Nº 2317-3319) como forma de socializar e incentivar a produção científica dos acadêmicos e pesquisadores da FASB e das demais instituição de ensino superior do oeste da Bahia. O edital para a inscrição de trabalhos científicos pode ser acessado em: http://www.fasb.edu.br/institucional/editais-e-resolucoes/documentos/470-edital-cic-2016/file.html

Inscrições – Os interessados em participar da 14ª edição do CIC podem se inscrever até o dia 10 de maio no prédio I da FASB, localizada na BR-135, KM 1,  bairro Boa Sorte, Saída para São Desidério. Até o final de abril, inscrições com valores promocionais. Para acadêmicos, egressos e profissionais da FASB, o investimento é de R$ 80,00 e para acadêmicos de outras instituições, profissionais e público em geral, R$ 100,00. Informações gerais e dúvidas acesse o site www.fasb.edu.br/congresso ou entre em contato pelos telefones (77) 3613-8830 / 3613-8835.

Fonte: ARATICUM

O prefeito Humberto Santa Cruz sancionou as leis que reajustam em 11% o salário dos servidores municipais e 11,5% o salário dos professores e servidores da educação. Os Projetos de Lei, de autoria da prefeitura, foram aprovados pela Câmara Municipal no último dia 31 de março.

“Mesmo com toda a dificuldade financeira que o nosso país atravessa, e enquanto muitas prefeituras sequer conseguem pagar a folha salarial, Luís Eduardo, mais uma vez, mostra que é uma cidade diferente”, observa o prefeito. “A gente entende que é preciso motivar os servidores, pois são eles que contribuem para que os serviços realizados junto à população sejam de qualidade”, ressalta Humberto Santa Cruz.

O prefeito Humberto destaca que além do reajuste do salário base,  os servidores  obtiveram muitos outros benefícios na sua gestão. Com relação aos professores, lembrou que “somado ao salário base reajustado ainda entram salários indiretos, que só começaram a ser pagos na nossa gestão,  como o pagamento de regência de classe, de títulos de aperfeiçoamento, de mudança de nível, além do enquadramento de 40 horas”.

O prefeito diz ainda que Luís Eduardo Magalhães é um dos poucos municípios que cumpre a Lei nº 11.738/2008, que dispõe sobre o piso salarial profissional nacional da carreira de professor e o 1/3 da carga horária para as atividades complementares.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), fez um acordo na Câmara Municipal do município para votar a liberação de aplicativos como o Uber. A ideia é adaptar um projeto de lei que já tramita no Legislativo. O aplicativo hoje funciona sem regulamentação na Cidade e se apoia em decisões judiciais pelo país. De acordo com a Folha, o texto do projeto deve ser votado no dia 27 de abril.

No ano passado, sob pressão dos taxistas, a Câmara aprovou um projeto que vetou o serviço em São Paulo. Três meses depois, Haddad lançou uma consulta pública para regulamentar aplicativos por meio de um decreto - ou seja, sem a necessidade de votação pelos vereadores. No impasse, Haddad não publicou o decreto, já que os vereadores ameaçaram derrubá-lo, mas também não enviou um novo projeto à Câmara, temendo demora na tramitação e mudanças em sua essência.

Nas últimas semanas, em conversas com vereadores, o prefeito articulou um acordo para acelerar a regulamentação por meio de um projeto de autoria do vereador José Police Neto (PDS-SP), que trata do compartilhamento de automóveis por aplicativos, incluindo o Uber. No projeto, que já foi aprovado em primeira votação na Câmara, o principal seria a regulamentação por meio da venda de créditos on-line. A empresa dona do aplicativo teria de comprá-los da prefeitura para poder rodar na cidade com seus motoristas, deixando a gestão municipal ciente sobre as viagens e estabeleceria um limite de carros nas ruas. A ideia seria estabelecer a livre concorrência com os taxistas, de forma não "predatória".

Fonte: Bahia Notícias

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (8) a exortação apostólica 'A Alegria do Amor', na qual o papa Francisco pede mais compreensão com homossexuais e divorciados, mas sem romper com doutrinas da Igreja Católica. A carta de 256 páginas é resultado de dois anos de discussões entre Bispos sobre o amor a sobre família. Em defesa dos direitos dos gays, o texto diz que "qualquer pessoa, independentemente de sua orientação sexual, deve ser respeitada em sua dignidade e tratada com consideração".

No entanto, o pontífice fez ressalvas quanto ao reconhecimento da união para pessoas do mesmo sexo. "Temos de admitir a grande variedade de situações familiares que oferecem certa estabilidade, mas uniões 'de facto' ou do mesmo sexo não podem ser simplesmente equiparadas ao matrimônio.

Nenhuma união que é temporária ou fechada à transmissão da vida pode garantir o futuro da sociedade." O pontífice também reforçou que os divorciados que casam pela segunda vez não devem ser tratados como excomungados, e pediu "um adequado discernimento pessoal e pastoral". Por outro lado, ele afirma que "o divórcio é um mal". O documento ainda aponta que a igreja deve "reforçar o amor e ajudar a curar as feridas, para podermos impedir o avanço deste drama do nosso tempo".

Fonte: bh notícias
08
Abr / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou na tarde da terça-feira, 05, no Promati, uma capacitação com agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e técnicos de sala de vacina.

A capacitação teve por objetivo instruir os profissionais para a realização da campanha de vacinação antirrábica animal, que inicia na zona rural do município na próxima segunda-feira, 11 e tem como o dia D de vacinação na zona urbana, o dia 16 de abril.

A capacitação ministrada pela veterinária Gabriela Rosa orientou os profissionais da saúde quanto a dose da vacina a ser administrada e a forma correta da sua administração, a idade e a condição dos animais a serem vacinados e como segurar corretamente o animal durante o procedimento.

Calendário da vacinação na Zona Rural - A vacinação inicia na Vila Emburana na segunda-feira, 11, com atendimentos residenciais pela manhã e à tarde. Na terça-feira, 12, é a vez dos moradores da Bela Vista receberem os atendimentos pela manhã e os do Alto Horizonte pela tarde. Na comunidade do Novo Paraná a vacinação acontece pela manhã e à tarde na quarta-feira, 13. Já na quinta-feira, 14, os moradores da Vila I e II recebem os atendimentos domiciliares pela manhã e os da Vila III e IV pela tarde. A vacinação na zona rural se encerra na sexta-feira, 15, com a vacinação pela manhã na Vila Buriti e a tarde na Fazenda Agronol.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O Colégio Anísio Teixeira (CAT) participou, nos dias 1º e 02 de abril, de mais uma edição do Fórum de Gestores e da Jornada Pedagógica da Rede Pitágoras em Brasília. Estiveram presentes na capital a vice-diretora Cleide Brígido, o diretor financeiro Diego Fontana e o coordenador pedagógico Juliano Segatto. O Fórum, que aconteceu no dia 1º, no Hotel Windsor Plaza é voltado para os gestores das escolas, com temas específicos para atualização e capacitação desses profissionais. “Como sempre, a Rede Pitágoras nos surpreende mais uma vez com uma excelente acolhida e escolha acertadas dos temas trabalhados. Participei no tema ‘Práticas que Otimizam a Rotina’, com a professora Luciana Bicalho Braga. Trocamos informações com outros coordenadores da Rede e foi muito positivo saber que o Colégio Anísio Teixeira, apesar de seus 3 anos de existência, tem a mesma demanda e passa por algumas situações semelhantes às de colégios com anos de existência. Confirmamos que realmente estamos no caminho certo para fazer educação de qualidade e excelência em Luís Eduardo Magalhães”, afirmou Juliano.

Já no dia 02, a equipe participou da Jornada Pedagógica, realizada no Instituto São José. Na ocasião, escolas parceiras da Rede Pitágoras, localizadas em Brasília e região, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre temas referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na contemporaneidade. Segundo Juliano, um dos estudos foi com a professora Danielle Lameirinhas Carvalho, sobre ‘A Avaliação na Educação Infantil: Estratégias que Revelam e Comunicam a Ação Educativa’. “O curso nos incentivou a parar e refletir sobre a forma de avaliação que praticamos e pensar em estratégias que tragam melhorias nesta prática, reforçando assim o objetivo do CAT de oferecer uma educação infantil baseada em aprendizagem significativa a partir do repertório pessoal de cada aluno”.

Ao final dos dois dias de imersão em estudos da área educacional, a equipe voltou com novas ferramentas para otimizar as práticas de toda a equipe escolar. “Esses dois dias nos revigoraram. Voltamos para Luís Eduardo Magalhães com novo ânimo e visão ampliada para que, junto aos professores, possam repensar algumas práticas e seguimos com sucesso o ano letivo”.

Fonte: Agência Immagine


Instrumentos cirúrgicos sem registro de rastreabilidade de esterilização

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do Departamento de Vigilância Sanitária, interditou na manhã da quarta-feira, 06, uma clínica que realizava de forma irregular procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas e lipoaspiração, no bairro Jardim Paraíso.  

A equipe da Vigilância Sanitária (VISA) encontrou várias irregularidades no local, que colocavam em situação de risco seus pacientes. Segundo a VISA a clínica realizava procedimentos de lipoaspiração em ambiente não-hospitalar e o profissional médico não possui habilitação prévia em cirurgia geral e capacitações na área. 

O estabelecimento também não possui contrato com empresa recolhedora de resíduos infectantes e não apresenta registro de rastreabilidade dos instrumentais cirúrgicos submetidos a esterilização. Além de não apresentar evidências de acompanhamento dos pacientes que realizaram lipoaspiração para identificar possíveis sinais e sintomas sugestivos de infecção por microbactérias. Foi apreendido ainda, fibra a laser com data de validade expirada. 

De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária, lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e invasivo ao qual é retirado gorduras de determinadas partes do corpo para remodelá-la, não sendo indicada para outros fins, como, emagrecimento. Para a sua realização, deve-se ter um ambiente cirúrgico pois pode haver inúmeras complicações que comprometam o estado de saúde do paciente e muitas vezes, levar até a morte. Além disso, segundo a Resolução n° 1.711/20031 do Conselho Federal de Medicina, o profissional que realiza esse procedimento deve ter treinamento específico e habilitação prévia em cirurgia geral.

A Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população que antes de realizar quaisquer procedimentos que demande maior complexidade e exposição a riscos, como por exemplo, procedimentos invasivos, busque saber se o estabelecimento possui alvará sanitário, já que é a garantia de que foi fiscalizado.


A clínica foi interditada

Informa também aos profissionais e empresários, que antes de começar a desenvolver as suas atividades, busque o órgão de Vigilância Sanitária Municipal para solicitar alguns esclarecimentos, caso haja alguma dúvida em relação a gestão de riscos envolvidos nos processos de trabalho. 

O Diretor de Vigilância em Saúde, José Lima, esclarece que a Vigilância Sanitária é parceira de todos os profissionais e empresários de Luís Eduardo Magalhães e que está à disposição para colaborar com o crescimento do estabelecimento e a diminuição de riscos à saúde das pessoas. “Quando há descumprimento das normas sanitárias ou riscos iminentes a saúde pública, a VISA buscará sempre proteger o interesse coletivo e defender o lado mais frágil da relação, que é o cidadão”, pontuou.   

Instrumentos cirúrgicos sem registro de rastreabilidade de esterilização

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM



Sábado (09/04) é o Dia D da Campanha de Vacinação Anti-rábica, para cães e gatos na Sede do Município. A Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado estarão realizando o Dia Municipal da Campanha de Vacinação contra a raiva de cães e gatos que terá inicio das 8h00 às 17h.

O vírus da raiva contido na saliva do animal infectado é transmitido, principalmente, pela mordida do animal e, raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina anti-rábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Fique atento aos postos de vacinação:

Postos de Vacinação deste sábado, dia D da campanha na Sede do Município:

·         Centro de Saúde

·         Unidade de Saúde Calumbi

·         Unidade de Saúde do São Francisco I

·         Unidade de Saúde do Alto Fundão

·         Unidade de Saúde São Francisco II

·         Escola Municipal Maria Joaquina (Veredinha)

Escola Municipal do Alto do Cruzeiro

Fonte: CECOMM / IBOTIRAMA

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade


Devem ser vacinados cães e gatos sadios a partir de 3 meses de idade
 
A campanha de vacinação antirrábica animal inicia em Luís Eduardo Magalhães na próxima segunda-feira, 11, na zona rural da cidade. Devem ser imunizados cães e gatos sadios a partir de 3 meses de idade. Fêmeas que estejam próximas do término do seu período gestacional não devem ser vacinadas.

A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central à qual são suscetíveis todo animal de sangue quente e o homem. O vírus, frequentemente presente na saliva do hospedeiro infectada é usualmente transmitido por mordidas, lambidas e, às vezes, por via respiratória. A doença é caracterizada por uma profunda disfunção do sistema nervoso central e não tem tratamento.
 
A vacinação inicia na segunda-feira, 11, na Vila Emburana com atendimentos residenciais pela manhã e à tarde. Na terça-feira, 12, é a vez dos moradores da Bela Vista receberem os atendimentos pela manhã e os do Alto Horizonte pela tarde. Na comunidade do Novo Paraná a vacinação acontece pela manhã e à tarde na quarta-feira, 13. Já na quinta-feira, 14, os moradores da Vila I e II recebem os atendimentos domiciliares pela manhã e os da Vila III e IV pela tarde. A vacinação na zona rural se encerra na sexta-feira, 15, com a vacinação pela manhã na Vila Buriti e a tarde na Fazenda Agronol.
 
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta aos moradores de que é indispensável a presença de uma maior de idade na residência, durante o procedimento de vacinação dos animais.
 
A vacinação na sede do município está prevista para o dia 16 de abril, das 8h às 17h, quando está agendado o dia “D” de vacinação. Os locais na zona urbana serão divulgados nos próximos dias.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM



Empreendedores de Luís Eduardo Magalhães e região Oeste da Bahia já podem se inscrever para a Oficina do Empreendedor, que acontece nos dias 27 e 28 de abril, a partir das 14h, no Sindicato dos Produtores Rurais do município. A programação é gratuita e conta com 20 capacitações sobre temas como gestão financeira, vendas, inovação e atendimento ao cliente.

O evento tem como objetivo qualificar quem deseja melhorar os resultados de sua empresa ou pretende empreender, além de capacitar os empresários que participarão da EXPOLEM - feira de negócios e entretenimento que acontecerá na sua quarta edição de 10 a 14 de maio na Praça dos Três Poderes em Luís Eduardo Magalhães.

A Oficina do Empreendedor é uma realização do Sebrae, da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem).

De acordo com o gerente Regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso, a oficina prepara os participantes por meio de uma didática teórica e prática, que aborda conceitos de mercado e apresenta ferramentas gerencias para serem aplicadas nas empresas. “Competências e habilidades empreendedoras também serão temas abordados durante a oficina”, completou.

Os interessados podem se inscrever na prefeitura municipal, na sede da Acelem ou na Loja Virtual do Sebrae. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (77) 3628-2608 (Acelem), (77) 3628-5968 (prefeitura) ou (77) 3613-3013 (Sebrae).

Endereços:

Sindicato dos Produtores Rurais de Luis Eduardo Magalhães: Rua Sergipe, nº 4. 
Prefeitura: Avenida Barreiras, nº 825, Centro,
Acelem: Rua Alcides Trento, nº 100, Jardim Imperial

Fonte: SEBRAE









Foi realizada nesta quarta-feira, 06, na Colônia de Pescadores de Ibotirama, uma reunião com a coordenação do CRAS, Assistência Social e CREAS, responsáveis no município pelos setores que compreendem o território de abrangência somando mais de 3.000 famílias. Na ocasião foram discutidos assuntos pertinentes a população, assim como a promoção de uma palestra, concedida por Jessica Milena, nutricionista, para alavancar ainda mais o conhecimento dos presentes no local com relação ao mel, alimento doado às famílias.

Também foi pedido para que os agentes ajudassem a coordenação do CRAS para colher dados socioassistenciais e socioeconômicos dos moradores para documentar o diagnóstico do território de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

O mel Velho Chico é produzido e embalado na COOPAMESF – Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco.

O PAA - Programa de Aquisição de Alimentos é um Projeto do Governo Federal, Estadual em parceria com o Município que através do CRAS visa ter um maior controle na doação e distribuição de alimentos, assim como, proporcionarem que os mesmos cheguem de forma igualitária a todos os familiares.

Fonte: CECOMM / IBOTIRAMA



Os acadêmicos do 9º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) levaram na última terça-feira, 5, orientações de prevenção e tratamento da Hanseníase para os moradores dos povoados Quente Frio e Sítio do Livramento, em Barreiras. Durante ação, que integra a atividade do estágio curricular em saúde pública do curso de Enfermagem da FASB, eles alertaram para os principais sinais e sintomas da doença, que se manifesta principalmente na pele por meio de manchas brancas ou vermelhas e aumento da consistência da pele.  

A apresentação reforçou a necessidade de tratamento  da Hanseníase que também prejudica a perda de sensibilidade principalmente nos olhos, mãos e pés, além de perda de força muscular nas pálpebras e nos membros inferiores e superiores. O morador Edvaldo da Silva Carbalho, 45, prestava atenção à apresentação. Ele sofreu durante dois anos com os graves sintomas da doença. “Hoje estou 100% tratado mas ainda sinto os sintomas. Só desejo que as pessoas se vacinem e se tratem porque quem nunca teve a doença, não sabe o que é sofrimento”, relata.  



O tema da palestra sobre Hanseníase foi identificada por um amplo trabalho de mapeamento junto às famílias dos povoados do Quente Frio e Sítio do Livramento. A agente de saúde do povoado, Jaciara Albernaz, explica que esta foi a primeira ação desenvolvida pelos acadêmicos da FASB nesta área. “O tema da palestra foi desenvolvido depois de visita à cada uma das casas da localidade para atendimento e orientação. Juntamente com Edvaldo, tinham duas pessoas na mesma casa com sintomas da doença e que puderam ser auxiliados pelos acadêmicos”, conta.

A acadêmica Tamilles Borges, uma das organizadoras da ação, explica que um grande aprendizado a experiência do estágio por causa do desafio de conhecer a realidade do povoado e interagir com os seus moradores. “Foi bastante gratificante possibilitar um pouco mais de qualidade de vida com o nosso trabalho para estas pessoas. Sinto que conseguimos apreender o verdadeiro papel do agente comunitário no âmbito da Saúde Pública”. 



Sob a orientação da docente do curso de Enfermagem da FASB Cleide Maria Fernandes, os acadêmicos Luan Santos, Maycon Sousa e Tamilles Borges também promoveram atividades ligadas à identificação de doenças como hipertensão e diabetes além de promover ações de orientação ao combate do mosquito Aedes aegypti,que pode transmitir doenças como Dengue, Chinkugunya e Zica.

Fonte: ARATICUM
07
Abr / 2016

Pegadinha:)

Fonte: YouTube
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |