Blog Santo Antônio
Notícias

As comemorações da Independência do Brasil, realizadas na quinta-feira, (7), na cidade de Palmas capital do Estado do Tocantins foram marcadas pela presença do município de Barreiras que desfilou junto com os estudantes do Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), momento em que as bandeiras de Barreiras e da Bahia foram destacadas ao longo do percurso.

A Universidade da Maturidade (UMA), que é oferecida em 10 polos do Estado já formou mais de 6 mil idosos, e no mês de julho do ano passado a proposta foi apresentada à gestão municipal de Barreiras, quando o prefeito, Zito Barbosa, ao lado da então assessora especial do Gabinete, também mestranda da UFT, Marileide Carvalho, receberam representantes da UFT, sob coordenação da Dra. Neila Osório. Marileide é interlocutora na construção de uma parceria entre a Prefeitura de Barreiras e a UFT para implantação da Universidade da Maturidade no município com a Educação Intergeracional – Tecnologia Social.

A Prefeitura de Barreiras já tem importantes iniciativas voltadas para o cuidado com os idosos no município, por meio dos CRAS da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e do Programa Idade Viva, conduzido pela Secretaria de Saúde.

A parceria de Tecnologia Social – Educação Intergeracional visa a melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, ampliando, no espaço universitário, além da convivência social, a aquisição e troca de conhecimentos direcionados ao envelhecimento saudável com ênfase no processo do protagonismo do idoso na sociedade.



A parceria tem a perspectiva de envolver, além da gestão municipal, as universidades UFOB, UNEB e a Academia Barreirense de Letras.  “A missão será proporcionar mais anos de qualidade de vida acrescidos à velhice e fazê-los sair da plateia e subirem de volta ao palco da vida” pontua Marileide.

Fonte: DIRCOM/PMB
Assista: Nas imagens é possível ver que a mulher ainda anda pela casa ao lado do suspeito armado, procura o marido e indica que ele está no banheiro

Imagens de câmeras de segurança divulgadas nas redes sociais nesta terça-feira (12) mostram a cronologia do crime contra o homem morto a tiros enquanto tomava banho, dentro da casa onde morava, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. De acordo com a Polícia Civil, a esposa dele é a principal suspeita do crime ocorrido na última quarta-feira (6), e ela está presa.

Nas imagens é possível ver o momento em que um carro com dois homens estaciona em frente ao imóvel onde estava a mulher e José Vicente de Cerqueira Sena, de 40 anos. Em seguida, a esposa de José abriu a garagem, tira o carro dela e deixa o portão aberto para que um dos homens que chegou no veículo, entre na casa.

Com o homem armado já dentro do imóvel, a mulher o acompanha e, juntos, eles circulam em busca da vítima. Depois, a mulher indica que o marido está dentro do banheiro, tomando banho.

José Vicente foi surpreendido pelo suspeito, mas consegue fugir mesmo baleado e corre sem roupas pela rua. No entanto, o atirador vai atrás dele. O outro homem que aguardava dentro do carro estacionado em frente ao imóvel, desce do veículo para também perseguir José e o agride com tapas.

A vítima conseguiu lutar contra o homem e tentou escapar por um terreno. No entanto, ele foi alcançado e atingido por mais disparos. José Vicente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.

Suspeita de ser mandante do crime

Ainda no local do homicídio, investigadores da polícia desconfiaram do comportamento da esposa. Ela prestou depoimento na delegacia e forneceu, de forma espontânea, o aparelho que gravava imagens de segurança da residência do casal.

A mulher teria cortado os fios do aparelho e imaginou que desta forma apagaria as imagens.

No entanto, após análise da câmera, foi constatado o envolvimento dela no crime. Ao ser questionada, ela confessou ser mandante do homicídio contra o marido. Disse ainda que o companheiro a ameaçava de morte por causa de um desacordo comercial entre o casal.

Após ser presa em flagrante, a mulher segue à disposição da Justiça.

Fonte: G1/Bahia



Bom dia Sigi Vilares;

Gostaria de fazer uma denúncia de uma pequena cratera que apareceu aqui em frente a nossa empresa. Entramos em contato com a Embasa e nos informaram que não é de responsabilidade deles porque não existe vazamento de água.





Já tentamos entrar em contato com a prefeitura, sem êxito. Divulgue aí por favor, vamos descobrir quais sãos os órgãos responsáveis. Endereço: Rua Presidente Costa & Silva, Vila Dos Sás – Barreirinhas – Barreiras – Ba.

Atenciosamente,
Juvânio Vieira

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920

Fonte: Grupo Santo Antonio

O presidente do PL na Bahia, João Roma, fez uma ressalva quanto à atuação do governador Jerônimo Rodrigues no enfrentamento ao crime organizado na Bahia e reconheceu que o petista, pontualmente, deu respaldo à necessária resposta dos policiais militares no combate às facções criminosas que aterrorizam a capital baiana. O ex-ministro da Cidadania pontuou, entretanto, que a situação de descontrole na segurança pública é resultado das administrações petistas que antecederam a de Jerônimo.

“É muito triste observar a Bahia com redução de sua estrutura industrial, uma Bahia com esse quesito de violência que salta aos olhos. E nesse ponto eu faço até uma ressalva porque, neste momento eu ouvi críticas, mas até cabe aqui um reconhecimento de que o governador Jerônimo deu respaldo à polícia”, disse Roma, em entrevista à Rádio Salvador FM, nesta segunda-feira (11). O ex-ministro da Cidadania ponderou: “mas não podemos desprezar que isso tudo é resultante de um período em que o PT deixou a coisa frouxa. Então agora tem que correr atrás do tempo perdido”.

Apesar do recente respaldo à ação policial pelo governador Jerônimo Rodrigues, o presidente estadual do PL recordou que o ex-governador Rui Costa tirou a competitividade econômica do estado e que, no final do mandato, como “cereja do bolo”, presenteou os baianos com aumento de mais de 1% linear na alíquota do ICMS. “Com um ensino com debilidade, uma segurança pública caótica e sem um vetor de desenvolvimento, como vamos empregar a população?”, questionou o ex-ministro da Cidadania.

Roma reiterou durante a entrevista que não faz a política do “quanto pior melhor”. “Eu não torço contra a Bahia, torço positivamente, mas são pontos que nos deixam muito tristes”, considerou o ex-deputado federal. Roma destacou, por exemplo, a incompetência do PT para retirar do papel obras estruturantes. “Temos a ladainha da ponte Salvador-Itaparica. Eu sou a favor desse projeto. Eles desativaram o trem do subúrbio sem sequer ter um projeto alternativo”, enumerou Roma. Quantos aos trens do subúrbio, o dirigente partidário disse que a população perdeu em meio de transporte que custava R$ 0,50, mas que deve ser substituído por outro talvez dez vezes mais caro.

Ao comentar as eleições de 2024, Roma destacou que o interesse do PT é ocupar as grandes cidades da Bahia e sufocar outros espectros político. “Essa é uma característica do PT: dominar. No Bolsa Família, tiraram as regras de emancipação”, disse. Roma disse que o mesmo é feito em relação às prefeituras, em um contraste com o que ocorria na gestão de Jair Bolsonaro (PL). “Caiu demais o repasse para os prefeitos, pois o PT quer os prefeitos mais dependentes da mão benevolente do governo federal. Com Bolsonaro, até os aliados criticavam, pois ele transferia os recursos sem critérios políticos”, comparou o ex-ministro da Cidadania.

O ex-ministro da Cidadania disse que sua pré-candidatura à Prefeitura de Salvador continua posta. “Mas não podemos levar essa discussão com vaidade”, destacou ao afirmar que, se a caminhada de Bruno Reis for antagônica à do PT, ele pode sentar e dialogar com o atual prefeito da capital baiana. “Hoje estou muito animado, pois pesquisas nacionais me colocam com 9% e até com 10%, o que não exclui a possibilidade de entendimento”, ponderou. Roma disse que, na capital, é preciso olhar de forma mais ampla a candidatura e também ouvir os nomes que irão compor a chapa de vereadores.

Fonte: Política Livre

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, levou o nome de Barreiras durante os dois dos principais eventos destinados a reunir os secretários da pasta de todo o Brasil. A 9ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 10ª edição do Congresso Estadual de Secretários de Saúde(Cosems) foram realizadas em Salvador, Bahia, de 4 a 6 de setembro. Com o tema “Especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização da Saúde”, os congressos reuniram mais de 4 mil pessoas no Centro de Convenções da capital baiana.

“Foram momentos de muito aprendizado, trocas de experiências e integração das muitas formas de se pensar e viver o SUS.  Foi um congresso com tamanho e características de nacional”, destaca Jamile. Ela aproveitou a oportunidade e inseriu na pauta de trabalhos, importantes encontros com pessoas parceiras de Barreiras, como a superintendente da Vigilância em Saúde do Estado, Rivia Barros; a diretora do Lacen, Arabela Leal; a diretora do Departamento da Atenção Especializada e Temática, Suzana Cristina e a diretora da Atenção Especializada da Sesab, Maria Alcina.

O evento acolheu gestores e técnicos municipais de saúde dos 16 estados do Norte e Nordeste, dirigentes e representantes de importantes instituições de saúde públicas e privadas, convidados e trabalhadores do SUS, além de gestores e técnicos de todo o Brasil. Os participantes puderam disseminar conceitos e práticas, que a cada dia qualificam e modernizam a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da atenção à saúde em todas as esferas da gestão, beneficiando diretamente à população.

Fonte: :DIRCOM/PMB
O caso ocorreu na BR 242, em Barreiras

No último sábado, 09, por volta das 17h, uma guarnição do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) foi acionada, via rádio, pelo Cicom, o qual informou que um caminhão seguia em “zig zag” na BR 242, em direção ao centro de Barreiras.

Prontamente, a guarnição se deslocou para o local informado e instantes depois deparou-se com o veículo nas proximidades do Bairro Flamengo. Ao receber a ordem de parada, o condutor empreendeu fuga e acabou colidindo contra um muro, momento em que saiu rapidamente do veículo e invadiu uma empresa de transporte, na tentativa de se esconder, porém foi alcançado pelos policiais.



Durante a abordagem, o condutor apresentava sinais de embriaguez, o que foi comprovado após a realização do teste de etilômetro, que emitiu o resultado de 0,91 mg/l, 3 vezes maior que o limite tolerável.

Fonte: CIPRv/Barreiras

No início da tarde de ontem, segunda-feira, 11, a 83ª CIPM realizou a parada geral do mês de setembro. Sendo esta a última parada da 83ª CIPM sob o comando do Major Araken, em tom de despedida, o comandante discursou à tropa, agradecendo o período em que esteve a frente da mesma e enalteceu o seu profissionalismo e compromisso.

Durante a parada ainda, houve a entrega dos título de Oficial e Praça PM Padrão aos escolhidos do mês de julho e agosto. Também a parabenização dos que estiveram à frente no ranking operacional e dos aniversariantes do mês de agosto.

Fonte: ASCOM/83ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Autor de atentado contra Jair Bolsonaro estaria temeroso em relação aos efeitos colaterais

Após cinco anos da tentativa de assassinato do então presidenciável Jair Bolsonaro, Adélio Bispo se recusa a receber tratamento pelo transtorno delirante persistente que transformou sua prisão preventiva em internação por tempo indeterminado.

A informação é da Folha de São Paulo, que ouviu a defesa de Adélio e apurou que ele não reconhece ter doença mental e alega temer efeitos colaterais da medicação receitada. Ele não indica arrependimento pela tentativa de assassinato, afirma a Folha.

Os advogados estariam em busca de transferir o autor da facada em Bolsonaro da Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) para um hospital psiquiátrico, medida inviabilizada em virtude da recusa ao tratamento.

Envolvimento com o PCC 

Em 14 de março deste ano, a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão em escritórios e casas de ex-advogados de Adélio na tentativa de elucidar suposto envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Um inquérito teria apurado a transferência de R$ 350 mil pela facção criminosa a uma empresa do advogado Fernando Magalhães. Junto a Zanone Oliveira Junior,  Magalhães formou a primeira banca de defesa do caso.

Fonte: Diário do Poder
O veículo circulava com placas clonadas

Neste sábado (02), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta que transitava com os elementos identificadores adulterados. O fato ocorreu no quilômetro 800 da BR 242, município de Barreiras (BA).

Por volta das 05 horas, a equipe policial realizou uma abordagem em uma motocicleta do modelo HONDA/NXE 300. Durante a minuciosa fiscalização, constatou-se que os elementos de identificação do veículo haviam sido adulterados. Após uma análise detalhada, não foi possível determinar a identidade original do veículo no momento da abordagem, sendo necessário encaminhá-lo para uma perícia técnica posterior, a fim de esclarecer sua procedência.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: PRF



Policiais militares suspeitos de integrar um grupo envolvido com extorsão mediante sequestro, associação ao tráfico e homicídios são alvos da Operação Salobro, deflagrada na manhã desta terça-feira (5).

Celulares, documentos, aparelhos eletrônicos, armas, entre outros materiais com informações que ajudem nas investigações são procurados em cidades do interior baiano.

Atuam no cumprimento de mandados de busca e apreensão equipes da Força Correcional Especial Integrada (Force) das Corregedorias da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar (PM), além do Ministério Público do Estado (MP-BA).

Fonte: BNEWS
Esforço é para reduzir chances de vaias a Lula no desfile em carro aberto



O governo Lula triplicou as despesas com instalações para o desfile de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, mas, à parte o jeito petista de fazer o erário pagar sempre mais que o serviço vale, o gasto adicional pode ser explicado pela profusão de grades, cercas e placas destinadas a condicionar o acesso das pessoas a “funis” de verificação.

Mais que cuidados com a segurança, o governo se esforça para reduzir chances de vaias à passagem do casal presidencial, em carro aberto. O controle maior será entre o Planalto e a área do palanque onde Lula ficará. Quem usar camisas da Seleção pode ser barrado nesse trecho.

O governo plantou a palavra “ressignificação”, reproduzida por ativistas, como se o desfile militar pudesse fugir ao que se vê todos os anos. Como “novidade” na festa militar haverá exposição de viaturas, blindados e três helicópteros militares, já levados ao canteiro central da Esplanada.

Fonte: Diário do Poder

Na tarde deste domingo, 3, por volta das 15h20, um homem foi morto da tiros no Balneário Rio de Pedras, as margens da BR 020, em LEM. Segundo informações, o cearense Edson Magalhães Neto, de 29 anos, estava ouvindo som automotivo e bebendo com amigos quando iniciou uma confusão provavelmente devido ao som. Edson acabou sendo atingido por golpes de garrafas de vidro, cadeira e depois e tiros.

O assassino fugiu logo após o crime. Edson ficou agonizando no chão até familiares o socorrerem para a UPA, onde acabou não resistindo e vindo a óbito antes mesmo de dar entrada na unidade de saúde.

O corpo de Edson foi removido para o IML de Barreiras onde passará por necrospia, antes de ser liberado para velório e sepultamento.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Após complexa investigação, a Polícia Civil do Estado da Bahia, através da Delegacia de São Desidério, deflagrou a OPERAÇÃO TERRA SECA, cumprindo no dia de hoje (01/09/2023) quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Barreiras/BA.

De acordo com o delegado que preside às investigações, Dr. Carlos Cruz Ferro, a operação teve como objetivo, investigar a prática do crime de falsificação de documentos públicos e de crimes ambientais, fatos que vinham acontecendo na região do Oeste Baiano. Segundo as investigações, a pessoa responsável pela prática criminosa seria também responsável pela falsificação de licenças ambientais, supostamente concedidas pelo INEMA para agricultores locais, ocasionando sérios danos ao meio ambiente, já que, de posse das falsas licenças, os agricultores estariam desmatando ilegalmente, áreas não autorizadas pelo órgão ambiental.

Diante dessas informações, o delegado de Policia Civil da DT de São Desidério, representou pela busca e apreensão nas residências e nos escritórios da empresa, que estaria ligada à investigada. Com a decisão judicial, e o apoio da 11ª COORPIN, CATI/OESTE, 1ª DT de Barreiras e DT de São Desidério, foi dado cumprimento aos mandados de busca e apreensão, restado apreendidos vários computadores, pendrives, notebooks e documentos que são objetos das investigações em andamento. Agora as investigações serão intensificadas no sentido de identificar uma a uma, as propriedades rurais desmatadas ilegalmente, apontando assim a responsabilidade criminal e materialidade dos crimes.

Carlos Ferro ressalta que, a região Oeste é palco de pessoas mal intencionadas e que causam grande prejuízo ambiental e patrimonial há diversas outras pessoas de boa fé. Ainda afirma que, a Polícia Civil continuará atenta no sentido de coibir qualquer crime que envolva questões agrárias ou prejuízos no desenvolvimento sustentável da região.

O material apreendido foi enviado para providências de praxe. A ocorrência encontra-se em andamento, sendo registrada na Delegacia Territorial de São Desidério, onde o delegado titular Carlos Cruz Ferro é o presidente do inquérito.

Fonte: 11ª COORPIN

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |