Notícias

Formar melhores gestores para administração das empresas agrícolas do oeste da Bahia. Este é o objetivo do Curso Gestão da Empresa Agrícola, que teve sua aula inaugural realizada na manhã desta última quinta-feira, 09, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM). O projeto piloto, desenvolvido especialmente para a região, beneficiará inicialmente 25 alunos, entre produtores rurais, filhos de agricultores, sucessores e gestores do empreendimento rural. Após sua validação, o curso deve ser expandido para as demais regiões produtoras do país, via Senar.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, comentou com entusiasmo mais essa conquista em sua gestão, lembrando a importância do perfil da formação, bem como o esforço empreendido para viabilizar a oferta do curso, agora disponibilizado de forma inédita. "Formar gestores era um grande anseio do sindicato e uma necessidade dentro das propriedades agrícolas. Este curso não existia dentro da grade do Senar. Nós solicitamos a formatação desse curso e, entendendo a importância do perfil desse profissional e a grandeza da agricultura do oeste da Bahia, fomos atendidos. Este foi um curso projetado em conjunto e esperamos contar com a ajuda dos alunos, com críticas construtivas. Dessa forma, nosso segmento será mais forte e competitivo", disse.

Ao fazer o uso da palavra, a coordenadora técnica do Senar/BA, Daniela Lago, destacou que o curso foi uma demanda que nasceu no oeste da Bahia, especificamente no sindicato, em Luís Eduardo Magalhães. "Tivemos algumas reuniões com a presidência e a diretoria para a formatação do curso, que passou por um aperfeiçoamento. A ajuda do Senar/Central foi de extrema importância. Esperamos contar com a participação de cada um dos alunos, para que possamos validar o curso e trabalhar essa formação em outras regiões produtoras do Brasil. Essa é a intenção", comentou.

Entusiasmo

Entre os alunos, o clima era de total entusiasmo. Filho de produtor rural e representando os jovens que participarão do curso ao longo de oito módulos, com carga horária de 128 horas, André Carlos Walker, de 26 anos, acredita que a formação deve agregar ainda mais conhecimento no gerenciamento das fazendas. "Com certeza vai aperfeiçoar a conexão dos dados de campo com a administração do negócio na cidade, otimizando o processo de ponta a ponta e criando soluções para as problemáticas que circundam o setor agrícola", avaliou.

Outra aluna que tem grande expectativa é Ivanir Pradella, de 43 anos, que trabalha na propriedade rural da família, ao lado do seu esposo, que também é aluno do curso. "As expectativas são enormes. Acredito que tenho muito a melhorar e que isso será possível através do conhecimento, de experiências de outras empresas e dos facilitadores. Vemos a importância do curso, especialmente em um ano em que a região sofre com estiagem, além da situação econômica do país. Cada vez mais precisamos de gestão para superar os novos desafios que se apresentam na administração de nossos negócios", frisou.

A aula inaugural contou com as presenças dos instrutores do curso, o engenheiro agrônomo e mestre em economia rural, Gumercindo Fernandes e do engenheiro agrônomo, Adriano Lupinacci. O assessor técnico do Senar/Central, Rafael Diego Nascimento, também esteve presente.

Fonte:Ascom Sindicato Rural de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |