Notícias

Em uma carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro prometeu “eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, ano que marcaria exatamente o fim de um eventual segundo mandato. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.

O documento foi enviado ao chefe de Estado americano na quarta-feira (14), pouco mais de uma semana antes de o presidente dos EUA realizar a Cúpula do Clima, que contará com a presença de dezenas de chefes de Estado, inclusive de Bolsonaro, no dia 22 de abril, em Washington.

– Queremos reafirmar, nesse ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso de eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030 – escreveu o líder brasileiro na carta.

De acordo com a Folha, o teor da carta foi discutido nos últimos dias entre Bolsonaro e os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura).

– Reitero o compromisso do Brasil e do meu governo com os esforços internacionais de proteção do meio ambiente, combate à mudança do clima e promoção do desenvolvimento sustentável. Teremos enorme satisfação em trabalhar com V. Excelência em todos esses objetivos comuns – afirmou Bolsonaro no documento.

Bolsonaro também frisou no documento que o país enfrenta o aumento das taxas de desmatamento na Amazônia, mas destacou que a tendência ocorre desde 2012, quando o Brasil ainda era administrado por Dilma Rousseff (PT).

No documento, Bolsonaro manteve o pedido por ajuda internacional para alcançar metas de redução da emissão da carbono na atmosfera.

– Ao sublinhar a ambição das metas que assumimos, vejo-me na contingência de salientar, uma vez mais, a necessidade de obter o adequado apoio da comunidade internacional, [em] escala, volume e velocidade compatíveis com a magnitude e a urgência dos desafios a serem enfrentados – completou.

Fonte:Pleno News
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |