Notícias

'Punição' da UEFA a Arnautovic gera debate sobre como futebol lida com discriminação

A "explosão nacionalista" do austríaco Marko Arnautovic no jogo entre Áustria e Macedônia do Norte, no último domingo (13), marcou a Eurocopa nesta semana (veja aqui). De origem sérvia, o atacante direcionou insultos ao lateral Ezjgan Alioski, de raízes albanesas. Mais tarde, a Federação de Futebol da Macedônia do Norte publicou uma nota afirmando ser "contra o nacionalismo, a discriminação e todas as outras formas de insultos e explosões que não estão no espírito do futebol e nos valores que todos defendemos juntos", e pediu à Uefa uma "punição severa" a Arnautovic.

 

O jogador também foi acusado de fazer um conhecido gesto supremacista branco: o dedo indicador junto ao polegar e os outros três dedos levantados, semelhante a um "ok". Em suas redes sociais, Arnautovic pediu desculpas pelas "palavras acaloradas" e disse não ser racista, pois tem "amigos em quase todos os países e defendo a diversidade. Todo mundo que me conhece sabe disso".

 

Nesta quarta (16), a Uefa anunciou a suspensão do austríaco por uma partida da Eurocopa. A punição foi cumprida nesta quinta (17), quando ele não participou do confronto contra a Holanda. Porém, a entidade não entendeu haver atitude racista por parte do jogador, e classificou o ato como "ofensa a outro jogador" (saiba mais aqui).

 

Sérvia e Albânia possuem um conflito político desde a dissolução do Império Otomano, já que, entre o começo e o fim da dinastia, albaneses, de maioria muçulmana, passaram a ser 90% da população do Kosovo, antigo centro do Império Sérvio, enquanto os sérvios, de maioria cristã-ortodoxa, migraram para o norte. O chamado nacionalismo sérvio, comandado pelo ditador Slobodan Milosevic, passou a promover, nas décadas de 1980 e 1990, uma "limpeza étnica" para acabar com os albaneses da região, o que originou a Guerra do Kosovo, em 1998-99. O conflito acabou com interferência da OTAN e, mais tarde, o Kosovo se declarou uma nação independente - que até hoje não é reconhecida por muitos países, como o Brasil.

 

'MEU CABELO NÃO É EXÓTICO' 

De qualquer forma, a falta de uma punição mais severa da Uefa abriu, novamente, a discussão sobre de que forma casos de discriminação são tratados no futebol e sobre como o esporte segue sendo palco para esse tipo de manifestação. E nem é preciso viajar muito no tempo para encontrar um caso mais próximo. No dia 25 de abril deste ano, durante uma transmissão do MyCujoo e CBF TV da partida entre Napoli e Bahia, pelo Brasileirão Feminino Série A1, o comentarista Edson Florão e o narrador Paulo César Ferrarin fizeram comentários racistas a respeito dos cabelos de atletas negras do Tricolor de Aço.

 

"Acaba tendo que rifar a bola, facilitando especialmente o sistema defensivo da equipe do Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos, pelo menos uma meia dúzia. A Aline tem o cabelo mais exótico me parece dessa equipe do Bahia", falou Florão. Na sequência, Ferrarin emendou: "Eu estava até brincando com esses cabelos, que parecem com a Margareth Menezes, da Bahia".

 

Na sequência, o narrador classificou a reclamação de um torcedor sobre o comentário como "mimimi". Os dois foram punidos, sendo afastados das transmissões pelo MyCujoo e pela CBF, e mais tarde pediram desculpas nas redes sociais. 

 

Marcel Tonini, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do racismo no futebol, afirma que "o exotismo negro foi muito característico nas décadas de 1920 e 1930 e é uma outra faceta do racismo, que vinha desde o século XIX. Tratar o negro como exótico é uma forma de discriminação". Após o episódio, o Esporte Clube Bahia fez uma campanha explicando exatamente essa questão.

 

FUTEBOL E DISCRIMINAÇÃO

De forma geral, contudo, explica Tonini, a punição das entidades que regem o futebol contra a discriminação não é assertiva. "Quase não acontece, só em casos extremamente flagrantes, que a pessoa acabou cometendo discriminação contra algum grupo. Em geral, a punição é branda, inócua. Foi comum, durante muito tempo, colocar o próximo jogo com portões fechados, por exemplo, em que o clube pagava uma multa irrisória. A maior perda é a questão da imagem. Mas aí no próximo jogo que pode ter torcedor, voltam os mesmos torcedores racistas, homofóbicos, xenofóbicos, e cometem os mesmos atos sempre", analisa.

 

Um dos casos mais emblemáticos de não-punição a pessoas que têm atitudes discriminatórias é o do italiano Paolo Di Canio. O atacante ficou conhecido por fazer a saudação nazi-fascista após marcar um gol pela Lazio contra a Juventus, em 2004. No ano seguinte, ele voltou a fazer o mesmo gesto em um clássico contra a Roma. Em ambas as ocasiões, ele foi punido pela federação italiana com uma partida de suspensão e multa.

 

Até hoje, Di Canio é ídolo da Lazio, clube conhecido por ter uma ampla gama de torcedores fascistas, e atualmente é treinador de futebol - sem clube. Quando perguntado sobre o assunto, o atleta diz ser "fascista, mas não racista".

 

A principal crítica feita por Tonini à Fifa é à forma que a entidade tenta "inovar" no combate a esse tipo de atitude. "No 'novo' código disciplinar que a Fifa publicou, colocava novas medias contra o racismo, e entre as medidas estava o fato de que os árbitros poderiam colocar na súmula. A Fifa lança uma coisa que diz ser nova, mas no fundo ela coloca muito a responsabilidade nas mãos de uma única pessoa, que é o árbitro, sendo que o próprio árbitro sabe as consequências de se colocar numa súmula que torcedores, jogadores, comissão técnica, tiveram manifestações discriminatórias. O Juiz vai fazer vista grossa o máximo que puder, porque a súmula vai gerar consequências daquele ato. Muitas vezes vetam os juízes. É muita responsabilidade nas costas de pessoas que também têm a carreira em risco", afirma. 

 

O artigo 3 do estatuto da Fifa prevê que "a discriminação de qualquer tipo contra um país, uma pessoa ou grupos de pessoas por causa da raça, cor da pele, etnia, origem social, gênero, língua, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, saúde, local de nascimento ou qualquer estatuto, orientação sexual ou qualquer outra razão é estritamente proibida e passível de punição por suspensão ou expulsão". Sendo assim, uma equipe que protagonize um ato discriminatório poderia ser exclusa da competição. 

 

Marcel também lembra do caso Aranha, goleiro que foi chamado de "macaco" por torcedores do Grêmio, quando atuava pelo Santos. Ele destaca que nem sempre as pessoas se sentem confortáveis para se manifestar diante dessas situações. 

 

"Os negros crescem em uma sociedade racista que não reconhece os racistas. É ensinado, mesmo que tacitamente, que não deve levar casos de racismo adiante. Seja porque não vai dar em nada, ou porque vai prejudicar ele na sociedade. Seja porque a polícia vai tentar desqualificar o crime, ou porque no judiciário vai acontecer outra coisa. Ele vai passar por outras situações humiliatórias. É um cuidado que todo mundo tem que ter. Tentar se colocar na pele da pessoa e pensar se faria igual ou não. De modo geral, o futebol procura passar por cima desses casos. Falar que futebol e política não se combinam, etc. O futebol, no fundo, mais escancara um problema social, e, além de expor, não coibe. Coibe menos do que a própria sociedade. Nos últimos anos tem melhorado um pouco as punições, mas ainda são muito brandas", pondera.

 

Dessa forma, portanto, o pesquisador acredita que é preciso amplificar essa discussão, para todos entenderem que vivemos em uma sociedade racista, e que a solução não é individualizar o problema. "A estrutura é racista, xenofóbica, LGBTfóbica, etc. É assumir. Nós somos mesmo, todos são, e vamos tentar ser melhores. Isso quem diz é Djamila Ribeiro. O primeiro ponto é esse, para dar um passo adiante e tentar encontrar medidas para combater esse racismo", opina. 

Fonte:Bahia Notícias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |