Notícias

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, deu início na manhã desta quinta-feira (14), ao atendimento de pacientes cadastrados no Programa de Glaucoma, que acontece trimestralmente, no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, localizado no bairro Morada Nobre. Uma média de 400 pacientes deverão ser atendidos nesta etapa, que continua nesta sexta-feira (15).

Entre as pacientes que passaram pelo atendimento dentro do programa, está Dona Venerana Pereira, 76 anos, e faz tratamento há pelo menos três. “Todos os meses quando tem atendimento, eu venho na unidade. Nós temos que nos cuidar e fazer o tratamento da forma correta. Eu fico muito feliz quando sou atendida, e o médico me diz que estou me cuidando direito. Eu quero, que todo mundo que esteja aqui, faça o mesmo, glaucoma é coisa séria”, disse dona Venerana.

A apoiadora da atenção Básica, Fernanda Gomes, explicou como se dá o processo de atendimento desses pacientes e reforça a importância do acesso da população a esse tratamento. “Essa ação da saúde humanizada democratiza o acesso da população ao serviço. São atendimentos trimestrais, os pacientes que já estão cadastrados no Programa de Glaucoma passam por avaliações médicas com atendimento oftalmológico, realizando os exames de Tonometria e Campimetria, onde detecta e quantifica anormalidades no campo visual, causadas, principalmente, por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma", afirmou.

No atendimento trimestral, os pacientes recebem colírio referente a três meses de uso. "É importante ressaltar, que o cadastramento do paciente é feito nas Unidades Básicas de Saúde e depois de uma avaliação médica pelo programa, é que são inseridos nos atendimentos trimestrais", completou Fernanda Gomes.

Fonte:Dircom PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |