Notícias

O III Festival LEM Gastronomia entrou oficialmente em contagem regressiva. Restando uma semana para o início do festival, cresce a expectativa em torno da maior celebração da gastronomia de raiz e diversidade cultural de Luís Eduardo Magalhães e região oeste da Bahia. Este ano o festival terá como tema o “Brasil Bem Temperado” e mais de 40 (quarenta) profissionais, entre chefs e oficineiros que vão conduzir cerca de 60 (sessenta) atividades completamente gratuitas para quem for ao evento.

A abertura do festival está marcada para as 18h da sexta-feira, 05 de agosto. A programação continua no sábado, 06, e domingo, 07, no espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. Uma das novidades é que este ano, juntamente com o Festival acontecerá o “I Encontro dos Engenheiros Agrônomos do MATOPIBA” (sigla da fronteira agrícola dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que reunirá cerca de 500 profissionais nos dias 04 e 05 de agosto no auditório do SENAR, que fica na mesma área do Sindicato Rural.

Ao todo o III Festival LEM Gastronomia contará com cerca de 14 chefes e 23 oficineiros. “Temos chefs convidados de Salvador, Tocantins, Amazônia e Sergipe”, conta a chef Rosa Gonçalves, organizadora do festival. A organização conta ainda com aproximadamente 60 pessoas, integrantes da Escola de Culinária Rosa Gonçalves, Live Produções, Uaumais e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura, dentre outros.

A programação dos três dias tem tudo para agradar a todos os gostos. “Nos três dias teremos em atividade a cozinha do interior, onde são preparadas as tachadas em fogões de lenha, um auditório de aulas-show e três salas com oficinas gastronômicas. O domingo será dedicado as oficinas para crianças, onde elas colocarão a mão na massa. Teremos também preparações feitas para o público adulto”, continua a chef.

O LEM Gastronomia vai contar também com uma Feira Expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, além da Feira de Produtos da Agricultura Familiar e da rede de Economia Solidária. Contará ainda com apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, terá uma área de lazer infantil e um palco de shows para os artistas da região oeste.

Este ano, o Festival consolida a parceria com as associações locais de Produtores da Agricultura Familiar, com a Associação Caliandra de Artesãos, a Anibralem que congrega os descendentes de japoneses, a Associação Santaritense de Artesãs (ASAS), a Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sinuelo dos Gerais.

O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem); do Crea-Bahia; do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e do Governo da Bahia através da Superintendência de Economia Solidária da Setre.

Mais informações e programação completa no site: http://www.festivallemgastronomia.com.br/

Fonte:Ascom Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |