Notícias

Durante o III Festival LEM Gastronomia, a Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados do Projeto Rio de Ondas trará, para o evento, oito associações de produtores da agricultura familiar. Todos os participantes vão expor os alimentos cultivados na região, entre os dias 05 e 07 de agosto, no espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

Os biscoitos e biojóias da Associação Caliandra estarão no Festival, assim como as preparações da culinária japonesa, feitas pela Associação dos Nipobrasileiros de LEM (Anibralem). Outras organizações de economia solidária participaram do evento, como é o caso da Associação de Doceiros, que prepara doces típicos no município de Angical, na Bahia.

Agricultura familiar economia familiar - Você sabe o que é agricultura familiar ou economia solidária? O primeiro termo se refere ao pequeno produtor rural, do qual a mão de obra para o cultivo é essencialmente parte do núcleo familiar. Já o conceito de economia solidária é uma forma diferente de produzir, vender e comprar sem explorar ninguém e não destruindo o ambiente. Nessa forma de economia, todos pensam no bem do grupo, e não de forma individual.

O Festival - Com o objetivo de pesquisar, registrar e divulgar a gastronomia de raiz do oeste baiano, a terceira edição do evento, resgata a memória e ancestralidade do povo brasileiro, através da culinária de Luís Eduardo Magalhães; cidade formada por pessoas vindas de várias regiões do Brasil. Este ano, o Festival consolida a parceria com as associações locais de produtores da agricultura familiar, como a Associação Caliandra de Artesãos, e também a Anibralem que congrega os descendentes de japoneses, além da Associação Santaritense de Artesãs (ASAS), a Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sinuelo dos Gerais.

O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem); do Crea-Bahia; do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e do Governo da Bahia através da Superintendência de Economia Solidária da Setre.

Fonte:Ascom Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |