Notícias

Dia de Reis ou Folia de Reis, como é tradicionalmente conhecida, é uma das mais importantes festas culturais do ano pela sua representatividade do início de uma nova jornada, sendo executada de forma natural e cercada de muita fé e devoção. A reza e os versos dos cantos são conduzidos de acordo com temas que falam de nascimento, adoração, Reis Magos, bênçãos e agradecimentos.

E é essa tradição que pulsa na família de Maria Reis, que há 28 anos realiza os festejos em sua residência no bairro Boa Sorte. “Toda vida, minha família comemorou o Dia de Reis, e é uma tradição que passa de geração em geração. Para mim, a Folia de Reis representa saúde, prosperidade e amor. É de uma gratidão imensa ver os foliões aqui comigo rezando e rogando a Deus proteção, vejo como uma forma de agradecer e manter um legado que faz parte da vida de muitas pessoas”, destacou Maria Reis.

Já na comunidade do Bezerro, quem mantém a tradição é dona Onorina de Lima, conhecida como Nora, que há 50 anos faz a reza dos Santos Reis. “Neste dia, eu só quero agradecer a todos que vieram festejar comigo essa data tão significativa para mim e minha família. Hoje é dia de agradecer pela vida e por todas as bênçãos que o Senhor tem nos dado, e digo, nós foliões de Santos Reis representamos uma história”, disse.

Após os festejos na comunidade do Bezerro e no bairro Boa Sorte, um almoço e um jantar foram servidos, respectivamente, aos foliões que participaram das comemorações do dia. Para a diretora de Cultura de Barreiras, manifestações culturais como essa de fé, devoção e musicalidade, abrilhantam a Folia de Reis. “As ações promovidas pelos grupos de reisado fortalecem os laços culturais e mantêm a tradição acesa. Não podemos deixar de contar essa história com tanta representatividade na nossa história”, afirmou Emília Moreno.

Os festejos da Folia de Reis foram acompanhados pelo chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e pelo subdiretor de Cultura, Humberto Júnior.

Fonte:Dircom PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |