Notícias

O Laboratório Central de Saúde Pública do estado da Bahia (Lacen/BA) está com desabastecimento de insumos para realizar a sorologia da dengue e da chikungunya, além da falta dos reagentes para o exames de RT-PCR que detectam simultâneamente a zika, dengue e chikungunya (ZDC).

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o Comitê Gestor de Recursos Laboratoriais (CGLab) atribuiu essa falta à guerra na Ucrânia, além do lockdown na Ásia por causa da pandemia da Covid-19. A matéria-prima dos insumos é produzida na Ásia.

Não há previsão de fornecimento de alguns tipos de insumos necessários para a realização dos testes. Essa escassez foi divulgada seis dias depois da cidade de Itabuna, no sul do estado, confirmar a epidemia de dengue no município. Segunda a secretaria, outras 17 cidades baianas, que não tiveram os nomes divulgados, correm risco de epidemia.

Os testes para as arboviroses causadas pelo mosquito aedes aegypti podem ser feitos por meio de exames de sorologia ou teste PCR.

A Sesab afirma que, apesar do desabastecimento, o estado ainda registrava, nesta segunda-feira (16), alguns kits de testes no estoque como por exemplo, os sorológicos, anticorpos IgM do vírus da dengue, com seis kits (96 cada totalizando 576 testes).

Ainda segundo a Sesab, o estado contabilizou no estoque seis kits de insumo enviados pelo Ministério da Saúde e sem previsão de nova remessa de anticorpos IgM do vírus chikungunya, mas não há detalhes do número total de testes. Não há restrição de insumos, apenas, para os anticorpos IgM do vírus zika e antígeno NS1 da dengue.

Nesta segunda, a Bahia também contava com testes moleculares, testes multiplex para detecção de dengue, zika e chikungunya (cerca de 400 testes no laboratório), além de protocolos in house para RT-PCR single de dengue, zika e chikungunya. Desses, são cerca de 500 reações para detecção de cada vírus, porém não há enzima master mix em estoque e a falta dessa enzima inviabiliza a realização do RT-PCR.

Desabastecimento

O desabastecimento do reagente necessário para os testes de chikungunya, aconteceu pela insucesso do processo de aquisição do reagente pelo Ministério da Saúde, conforme informou a Sesab.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que uma nova remessa de kits para diagnóstico da dengue têm previsão de entrega até o mês de junho. A pasta informou também que os testes moleculares da Fiocruz estão sendo entregues diretamente aos Laboratórios Centrais (Lacens).

Em relação aos reagentes para RT-PCR para a detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya, as quantidades insuficientes foram causadas por problemas técnicos em Biomanguinhos, que produz o insumo.

Segundo a diretora do Lacen-BA, Arabela Leal, a falta de testes impacta na atenção básica à saúde no estado.

"Os pacientes precisam ser diagnosticados o mais rápido possível. Através dos testes, sabemos qual vírus está circulando na região", explica.

Fonte:G1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |