Notícias

O consumo de drogas lícitas e ilícitas aumentou entre os adolescente brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge).

De acordo com informações do jornal O Globo, o resultado da consulta, realizada com jovens entre 13 e 15 anos, concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas do país, indica que 55,5% deste público já experimentou bebidas alcoólicas – em 2012, esse percentual era de 50,3%.

Entre as meninas a taxa é maior, de 56,1%, na comparação com os meninos (54,8%). Nas capitais nordestinas, Salvador lidera, com 30,3%, considerando o tópico que questionava o consumo de bebida alcoólica pelo menos uma vez no último mês. O mesmo vale para o consumo de bebidas pelo menos uma vez na vida (72,1%). Em relação às drogas ilícitas, o índice também aumentou de 7,3% para 9%.

O acesso às bebidas é realizado, na maioria das vezes, em festas (43,8%); mas também com amigos (17,8%); no mercado, loja ou bares (14,4%) e 9,4% relatam ter conseguido a bebida com familiares. Sobre drogas ilícitas, 4,2% dos entrevistados informaram ter feito uso nos 30 dias anteriores à pesquisa, sendo que entre os meninos (4,7%) o indício de uso regular é mais frequente que entre as meninas (3,7%).

Em relação à maconha, 4,1% dos estudantes dizem ter fumado nos últimos 30 dias antes de responderem à consulta.

Fonte:Agência Brasil
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |