Notícias

Barreiras - O Sebrae Bahia selecionou 18 instituições de todo o estado para participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para o Ensino Superior, e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) é uma das contempladas. O programa, que conta com um edital de chamada pública anualmente, oferecerá capacitação à instituição em um modelo de educação com metodologias que promovem habilidades empreendedoras. Em contrapartida, a universidade fornecerá todo o material e instalações para os docentes nas atividades do projeto.

O programa visa contribuir na construção de um novo perfil de aluno, contribuindo no  processo de uma linguagem adequada e compromisso com a realidade local. Por meio dele, 19 professores da instituição serão capacitados pelo Sebrae para aplicar ações de incentivo ao empreendedorismo por meio de uma disciplina ofertada, como cursos de Empreendedorismo, Empreendedorismo e Inovação, e um Projeto de Extensão Social que deve capacitar cerca de 800 estudantes da UFOB nos campi de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

O coordenador de Criação e Inovação da UFOB, Erick Rojas, acredita que o projeto vai dar um suporte teórico e metodológico aos cursos de graduação sobre os novos conceitos de empreendedorismo inovador. “Assim, cria-se uma massa crítica capaz de identificar oportunidades e estabelecer links para colaborar com o desenho de um ecossistema inovador, gerando impacto positivo sobre a Região Oeste da Bahia”, pontuou Erick.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, diz que o papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância no contexto do ensino formal. “É necessário preparar os estudantes para os novos desafios do mercado de trabalho, no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito profissional”, avaliou Emerson. “Desenvolver características empreendedoras é imprescindível para se diferenciar e, sobretudo, buscar novas oportunidades de negócios dentro da sua formação acadêmica”, destacou.

A assinatura do convênio deve acontecer até o final do mês de junho, e a disciplina deve ser implantada no próximo semestre letivo.  Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Bendita Silveira, 132, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte:Agência Sebrae de
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |