Notícias

O Terra da Gente traz uma reportagem sobre o perigo que animais como onças, bichos-preguiça, tamanduás e lobos-guará enfrentam ao atravessar as rodovias. Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologias de Estradas mostram que cerca de 5 milhões de animais são atropelados por ano no Brasil.

O lobo-guará Wolverine, apelido associado aos implantes metálicos colocados durante a cirurgia, foi atropelado há dois anos e hoje está abrigado no Zoológico de Paulínia. Apesar do procedimento, Wolverine ainda não pode voltar à natureza, pois os ossos ainda estão danificados.

Um pouco mais de sorte teve a onça-parda Guru, atropelada às margens da estrada que liga Jaguariúna à cidade de Pedreira, no interior de São Paulo. A perna, que sofreu uma fratura séria, foi recuperada graças a uma cirurgia que possibilitou ao animal voltar à liberdade.

A soltura é monitorada via satélite pela ONG Corredor das Onças. Por meio do colar de monitoramento, a equipe consegue medir o percurso que Capivari, outra onça solta na mesma região que Guru, já percorreu. Saudável e forte, Capivari deu a volta pela metrópole de São Paulo e agora explora as florestas da Serra do Mar.

Para que acidentes como os de Wolverine, Guru e Capivari não se repitam, o ideal seria que as estradas tivessem locais apropriados para passagem, defende Márcia Gonçalves, bióloga do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte:g1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |