Notícias

Povos indígenas de Rondônia debatem, nesta sexta-feira (18), questões relacionadas a exploração ilegal de diamantes e de madeira em suas terras.

Conforme o coordenador estadual dos povos indígenas, Helington Gavião, a reunião é preparatória, a exemplo das que antecederam a Conferência Estadual Indígena, em 2015. Outras reuniões estão previstas para o mês de abril.

No entendimento dos povos indígenas, a falta de uma lei regulamentadora impede o estudo do subsolo das terras onde vivem os Cintas-Largas. Se uma lei fosse votada e aprovada, a exploração seria realizada preferencialmente pelos próprios índios e a participação de terceiros estaria submetida a processo licitatório.

"Sabemos que a ilegalidade tende a prosseguir, e por isso, depois dessa reunião, vamos provocar um seminário para não deixar a situação da madeira passar longe da proposta da exploração dos diamantes do Roosevelt", disse Helington Gavião.

O ato deve contar com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Fundação do Índio (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte:g1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |