Notícias

Economizar combustível, principalmente com frotas é sempre um desafio. Mesmo com o preço baixo do petróleo no mercado mundial, aqui no Brasil é raro ver o preço dos combustíveis baixarem. Para empresas que possuem frotas, ou até mesmo apenas um veículo, economizar combustível é sinônimo de dinheiro no bolso. Apresentamos abaixo, sete dicas de especialistas de fácil aplicação, que os empresários e gestores de frota devem ter em conta, de modo a reduzir a fatura de combustível da empresa.

Fazer a troca de marcha no tempo certo - A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário. O uso do câmbio de ser suave, sem necessidade de "espichar" até o fim.
Evitar aceleradas bruscas - Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Isso afetará muito a média de combustível. Também não há necessidade de ficar aquecendo o carro pela manhã antes de sair da garagem. Nos modelos com injeção esse aquecimento é feito automaticamente pelo sistema. Nos carros zero quilômetro é recomendado deixar o veículo ligado na primeira partida por alguns minutos nos primeiros 1 mil quilômetros. No demais, basta ligar e sair rodando.
Empresas estão contratando sistemas de gestão de frotas que analisam o comportamento do motorista para economizar combustível

3. Manter a calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus - pneus murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e dianteira e se o veículo está carregado ou não. A indicação de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta carro. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.

4. Evite andar com vidros abertos - Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente a mais de 80 km/h.

5. Evite a "banguela" - Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a "banguela", é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado. Assim, gasta menos combustível do que se estiver em ponto motor. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível. Evitar a banguela também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.

6. Evite o excesso de velocidade - Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

7. Tenha um sistema para controlar seus veículos - A aplicação de um sistema de gestão de frotas, localização e principalmente de análise de perfil de motoristas, permite recolher relatórios sobre o comportamento de motoristas, dados de telemetria e muitos outros. A partir dos dados recolhidos pelo sistema de gestão de frotas, a empresa poderá detectar os problemas que motivam o consumo exagerado de combustível, e proceder à sua erradicação. Hoje existem sistemas que não necessitam de equipamento instalado no veículo, tudo é coletado pelo próprio celular.

Fonte:Exame
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |