Notícias

Aconteceu na noite da última quarta-feira (03), no auditório do SENAR, uma palestra com o especialista em medicina do trabalho Dr. Weliton Barbosa Santos, que abordou temas como a capacidade laboral das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a inclusão desse público no mercado de trabalho, os sintomas e graus do autismo, além das potencialidades e habilidades que essas pessoas podem desenvolver ao longo da vida.

Na oportunidade, o jovem Guilhermo, diagnosticado com o grau leve (nível 1) do TEA, deu um depoimento da sua vida para os presentes. Ele falou o que é o autismo e como é viver com esse transtorno do neurodesenvolvimento. Guilhermo desenvolveu habilidades artísticas e hoje um dos seus hobbies é pintar. Durante o evento, os presentes puderam conferir de perto as artes plásticas produzidas pelo adolescente.

Para a secretária de Educação, Rosilene Sertão, a palestra sobre a capacidade laboral foi de extrema importância para o melhor entendimento da população sobre o transtorno. "As pessoas que possuem o autismo podem ser perfeitamente incluídas ao mercado de trabalho. O mais difícil é quebrar o preconceito enraizado na nossa sociedade e é justamente esse o objetivo da Semana de Conscientização do Autismo que estamos realizando em nossa cidade", disse Sertão.

Também participaram do evento servidores públicos, pais de pessoas com o autismo, professores, acadêmicos, alunos da rede estadual e representantes da sociedade civil organizada.

Caminhada de Conscientização - Nesta sexta-feira (05) a Secretaria de Educação realiza ainda uma caminhada de conscientização sobre o autismo com saída às 16h da Praça Central Sérgio Alvim Motta. Toda a população está convidada a participar da mobilização.

Fonte:Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |