Notícias
A organização não governamental tem a parceria da Prefeitura de Barreiras e atende pessoas que buscam uma vaga de emprego



Em funcionamento há quase um ano em Barreiras, o Instituto de Referência Social do Estado da Bahia, mais conhecido por Casa do Trabalhador, oferece serviços gratuitos para as pessoas que estão de olho em uma colocação no mercado de trabalho. Cursos extensivos com mais de 80 horas/aula e outros, rápidos, com duração de quatro dias a uma semana são disponibilizados no local graças a um convênio com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que garante o pagamento dos profissionais que atuam na Casa e dos professores, por meio do Programa Capacita Barreiras.

Além dos cursos, o espaço realiza o encaminhamento dos profissionais ao mercado de trabalho. Para isso, mantém contato com as empresas locais, que, por sua vez, sinalizam as demandas internas de pessoal e recebem as indicações enviadas pela Casa, para entrevistas, e, futuras contratações. “Esse é o nosso carro chefe, a agência gratuita de empregos, sem qualquer ônus também para o empresário, quanto para o empregado, que, caso seja admitido, não precisa desembolsar nenhum percentual para a Casa do Trabalhador, ao contrário do que ocorre em agências tradicionais”, revela a coordenadora do espaço, Vanusa Xavier.



De acordo com Vanusa, as empresas locais já reconhecem o trabalho realizado no local e a procura tem sido constante pelos profissionais cadastrados. “No início nós procurávamos as empresas e hoje é o contrário, somo muito procurados, o que comprova a seriedade e compromisso de todos que aqui atuam”. Segundo ela, diariamente cerca de 80 atendimentos são realizados e neste primeiro ano, a Casa do Trabalhador registrou mais de dois mil cadastros no banco de dados.

O lado social também tem prioridade na entidade, para cursar alguns dos cursos oferecidos, o aluno matriculado deve fazer a doação de uma lata de leite que é revertida para famílias carentes de Barreiras ou para instituições beneficentes. Dentre o rol de cursos extensivos oferecidos estão os de cuidadores de idosos, recepcionistas, assistente administrativo, marketing pessoal e técnicas de venda. Já os de curta duração são destinados a design de sobrancelhas, cabeleireiros, biscuit e crochê.



“A Casa do Trabalhador é um espaço de inclusão e promoção social. A sede de Barreiras segue o padrão da matriz, que funciona em Salvador, ambas com a função de qualificar as pessoas e inseri-las no mercado de trabalho. Além disso, atende jovens que buscam o primeiro emprego, com a oferta de cursos específicos como técnicas de redação e formulação de currículo. Vemos na parceria com a administração pública uma importante ferramenta social, na geração de emprego e renda”, diz a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo.

A Casa do Trabalhador fica na Rua Marechal Deodoro, 515, Vila Dulce (ao lado do Valdemir da Picanha), telefone para contato 3613-2571. As pessoas podem acompanhar as atualizações de vagas de emprego e de cursos oferecidos pelas redes sociais, Facebook: @casadotrabalhadordebarreiras e Instagram: @casadotrabalhadorbarreiras

Fonte:Dircom/PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |