Notícias

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do departamento de Vigilância Epidemiológica (VIEP), realizou no último sábado, 16, em toda a zona urbana do município, o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Ao todo foram 17 postos de vacinação. Antes, entre os dias 11 e 15 de abril foram vacinados cães e gatos da zona rural do município.

A VIEP orienta os moradores que não puderam levar seus bichinhos de estimação para a vacinação no dia “D”, que a imunização continua até o dia 29 de abril no Núcleo de Endemias, próximo ao SAMU no bairro Mimoso I e na Ong Vida Bixo, próxima à Casa Mortuária, na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Devem ser imunizados cães e gatos sadios a partir de 3 meses de idade. Fêmeas que estejam próximas do término do seu período gestacional não devem ser vacinadas.

“A raiva é uma doença muito perigosa que pode ser transmitida para o homem. Então você tem dois motivos para levar os seus bichinhos de estimação para vacinar: um para protegê-los dessa terrível doença e dois porque amamos e queremos proteger a nossa família”, comentou o secretário da pasta, Werther Brandão.

A secretaria de Saúde esclarece que não é permitido que o morador leve a dose da vacina para aplicar em seu animal em casa. A imunização é ministrada somente pelos servidores da saúde capacitados para tal.

Sobre a doença - A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central à qual são suscetíveis todo animal de sangue quente e o homem. O vírus, frequentemente presente na saliva do hospedeiro infectada é usualmente transmitido por mordidas, lambidas e, às vezes, por via respiratória. A doença é caracterizada por uma profunda disfunção do sistema nervoso central e não tem tratamento.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |