Notícias

A manhã dessa segunda-feira (22) foi de orientação e atendimento especializado para as crianças que passaram pela Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel. A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, montou uma ampla estrutura nos espaços da unidade para o Dia D, com atendimento especial de pediatria, nutricionista e dentista. No espaço, o lúdico também tomou conta da criançada com a presença dos integrantes da “Patrulha Canina” e do “Capitão América”, que comandaram a animação com músicas infantis, algodão doce e muita pipoca.



De início, os pacientes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância do cuidado com os dentes e a maneira correta de realizar a escovação. A palestra sobre uma escovação adequada ministrada pelos dentistas da unidade, teve ação conjunta no escovódromo, com utilização de próteses gigantes e entrega de kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental.



A professora do curso Nutrição, Denise Xavier e as estagiárias da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) destacaram também a alimentação ideal na infância, as consequências de alimentos contendo muito açúcar e como deve ser o acompanhamento materno na alimentação dos pequenos. Atenta às explicações, dona Larissa Pereira, moradora do Residencial Boa Sorte, aproveitou a oportunidade para avaliar a pequena Natália. “Uma ação diferente e pegou todos nós de surpresa, além da animação com brincadeiras e muito colorido, foi uma manhã de conhecimento. Estava precisando muito das orientações de hoje, em especial com a nutricionista”, disse.



Dona Selma Marques também se atentou às informações dessa manhã e ficou contente depois da avaliação do seu filho com a dentista. “Ele tem três anos e ficou muito feliz em saber que não têm cáries, nessa idade é muito difícil fazer uma escovação ideal dos dentes, por isso fiquei satisfeita com a avaliação”, argumentou.



A última palestra foi ministrada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e várias mães e pais receberam explicações sobre engasgo infantil. Também de forma lúdica, os socorristas utilizaram bonecos para mostrar como ajudar de imediato uma criança engasgada. Acompanhado da equipe da UBS Emilly Raquel e da coordenadora Zil Borges, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian destacou que todas as unidades de saúde do município realizam essas ações na promoção a uma saúde cada vez mais humanizada.







“O Emilly Raquel foi promovido à UBS recentemente, além da manutenção dos atendimentos pediátricos que são prestados rotineiramente às crianças também são oferecidos aos adultos, serviços como curativos, vacinas, consultas, pré-natal, preventivo, dentistas e atendimento nutricional em parceria com a UFOB. Hoje estamos fazendo a prevenção e a promoção às crianças nesse Dia D, dedicado aos atendimentos e conhecimentos que às vezes são despercebidos através dessas palestras ministradas ao longo do dia. 



Aqui são atendidos por mês, cerca de 17 mil pessoas além das crianças que têm atenção especial. A ideia é realizar essas ações durante todo ano, nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas, levando uma saúde cada vez mais humanizada desde o atendimento ao clínico até a prevenção através dessas múltiplas palestras”, destacou Anderson Vian.

 

Fonte:Dircom
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |