Notícias

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde comemorou na manhã dessa terça-feira, 01 de outubro, um ano de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já realizou uma média de 10.500 atendimentos mensais. A UPA de Barreiras, localizada na Avenida José Bonifácio, bairro Santa Luzia, oferece serviços 24 horas de urgência e emergência adulto e pediátrico.

Através do Projeto Saúde Humanizada, a UPA conta diariamente com três médicos, pediatras, nutricionistas, assistente social, enfermeiros, técnicas de enfermagem, técnico de raio X e fisioterapeuta. Na unidade são disponibilizados atendimentos nutricionais, fisioterapêutico, eletrocardiograma, raio X de todos os tipos, exames laboratoriais, acolhimento, orientações e atendimento aos pacientes.

Nesse primeiro ano, a UPA que segundo o Ministério da Saúde, faz parte da Rede de Atenção às Urgências, tem como principal objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Somente em Barreiras já foram realizadas mais de 21 mil atendimentos pediátricos; 59.963 atendimentos adulto; 4.097 exames de raio X; 1.479 Eletrocardiograma; 232.505 exames laboratoriais, 6.209 inalação/nebulização e 109 diagnósticos de infarto agudo miocárdio.

Presente na comemoração, o prefeito Zito Barbosa que esteve acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do secretário de saúde Anderson Vian, também do diretor médico da UPA Dr. Lancaster Diniz, diretora administrativa Jamile Rodrigues, dos vereadores Alcione Rodrigues e Silma Alves e demais secretários municipais, falou do princípio norteador que é o atendimento humanizado realizado por todos os profissionais de saúde na UPA e nas unidades de saúde do município.

“Hoje é um dia de alegria, comemoramos o primeiro ano em que a Prefeitura assumiu a responsabilidade da UPA. Vivenciamos um período desafiador, uma vez que a Prefeitura banca com recursos próprios toda assistência aqui ofertada à população. Mas nesta data, quero parabenizar cada um desses profissionais que se dedicam 24 horas, atendendo com carinho e presteza os munícipes de Barreiras e de outras cidades do Oeste da Bahia. Vamos continuar lutando para avançar cada vez mais na saúde de Barreiras, assumimos a Atenção Básica com menos de 40% de cobertura e já estamos com mais de 70%, e nosso objetivo é alcançar 90% até o final de 2020”, destacou Zito Barbosa.

De acordo com o secretário municipal de saúde, a UPA é referência no atendimento de pacientes em urgência psiquiátrica, surtos psicóticos, tentativas de homicídio e no atendimento de incidentes com animais peçonhentos.

“Hoje é um dia de comemorar os resultados positivos alcançados nesse primeiro ano de UPA em Barreiras, não apenas pela superação da produtividade da UPA, mas também pela eficiência. Aqui, o trabalho ofertado 24 horas contribui desde o acolhimento humanizador, como também com atendimentos especializados aos pacientes de toda região”, pontuou Anderson Vian.

Fonte:DIRCOM/PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |