Notícias

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde realiza neste domingo (01), o Mutirão Dezembro Vermelho. A ação faz parte da campanha nacional do Ministério da Saúde contra a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A ação será no Mercado Municipal do bairro Santa Cruz, das 8h às 12h e contará com testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e levar documento oficial com foto.

De acordo com o Ministério da Saúde, hoje, é possível viver com qualidade de vida mesmo infectado pelo HIV. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%.

No município, segundo os dados do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), esse ano constatou-se 29 pessoas com HIV; 9 com HPV e 19 com Sífilis. Já em tratamento são 193 pessoas. O secretário de Saúde, Felipe Melhem, reforça a importância de fazer os testes e o tratamento disponibilizado pelo SUS.

“Quando a pessoa infectada sabe que tem o vírus, ela vai receber o tratamento disponibilizado pelo SUS e se tornará indetectável, o que significa dizer que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS. Por isso, estamos realizando o Mutirão Dezembro Vermelho, para que as pessoas saibam de sua situação e na oportunidade falaremos da prevenção”, explicou o secretário.

Fonte:Prefeitura de Lus Eduardo Magalhes/BA, ASCOM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |