Notícias

Intensificando a mobilização da campanha nacional Novembro Azul, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal de Transporte, realizou nesta tarde de quinta-feira (28), no auditório do antigo Shopping, a Palestra de Conscientização “Saúde do Homem” para sensibilizar os colaboradores acerca da prevenção do câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis.

Em um bate papo descontraído, a enfermeira especialista em saúde do homem, Luciana Ângelo promoveu momentos de interatividade com os motoristas que compõem o quadro de condutores da administração municipal. Na pauta, a enfermeira explicou sobre a importância dos cuidados diários, dos exames de rotina, atenção aos primeiros sinais de alteração na saúde, mudanças de hábitos, atendimento na rede SUS de saúde e principalmente a consulta ao urologista.

“Não existe mais desculpas para não se cuidar. O homem precisa anualmente fazer os exames preventivos da próstata e caso haja qualquer diagnóstico, iniciar o mais rápido possível o tratamento. Não podemos brincar com a vida e ninguém na vida real é super-herói, somos apenas heróis na nossa saúde, então é preciso deixar de lado os tabus e procurar sim, a rede de saúde básica, que possui o Programa Nacional Integral da Saúde do Homem. E lembrando, que isso é durante o ano inteiro, não somente no mês de novembro”, explicou a enfermeira Luciana.

Atentos as explicações, os motoristas também tiraram dúvidas sobre o atendimento médico, saúde masculina e os exames de rotina, que ainda são motivos de insegurança na hora de realizar o toque retal e dosagem de PSA. “Eu já fiz o exame no urologista, fui acompanhado de minha esposa e tenho essa preocupação de fazer anualmente, porque já tivemos casos confirmados na família, então é bom prevenir”, disse o motorista Sandro dos Santos.

O enfermeiro do Centro de Testagem e Acompanhamento-CTA também conversou com os motoristas, falando principalmente sobre as doenças sexualmente transmissíveis e prevenção. O coordenador do CTA, Dalton Soares Júnior realizou os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C nos participantes, que também receberam preservativos.

O representante da coordenação de transporte, Ozéas Abreu Teles, foi o primeiro a realizar os testes rápidos e citou a importância das capacitações e palestras para os servidores. “Esse momento de interatividade e compartilhamento de informações através do Projeto Saúde Humanizada é essencial, tanto para nossa atividade laboral quanto para nossa saúde. Já reunimos os motoristas para reciclagem e capacitação com noções de primeiros socorros, atividades do dia a dia, mecânica e outros assuntos, agora é a vez, de falar de saúde masculina e de prevenção do câncer de próstata, reafirmando que esse cuidado deve ser permanente”, pontuou Ozéas.

Fonte:DIRCOM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |