Notícias

A nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, foi inaugurada nesta segunda-feira (25), com a presença do governador da Bahia, Rui Costa. De acordo com o Governo do Estado, com a obra, o número de leitos passa de 17 para 35, além de a unidade ter recebido equipamentos novos. O investimento foi de aproximadamente R$ 6,7 milhões.

Durante a inauguração, trabalhadores terceirizados da área de fisioterapia do hospital, que é administrada pela Fundação José Silveira, fizeram um protesto para exigir pagamento do salário do mês de março.

Por meio de nota, a Fundação José Silveira disse que a instituição aguarda o pagamento pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) referente aos serviços prestados nos meses de janeiro, fevereiro e março, para que seja regularizada a situação. A fundação informou que realizou o pagamento dos salários de janeiro e fevereiro com recursos próprios, mas que não foi possível fazer após o terceiro mês de atraso.

Sesab, responsável pelo Hospital Ernesto Simões Filho, que ainda não se posicionou sobre o caso. Já o governador disse durante o evento que, para evitar problemas como atrasos salariais, fará novas licitações para a área da saúde.

"Eu estou relicitando todos os contratos da Educação, e em seguida eu vou relicitar todos os contratos da área de saúde. Porque nós queremos empresas que cumpram suas obrigações, ou seja, que após o estado fazer o pagamento, elas paguem aos trabalhadores", disse o governador.

A unidade de emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho ficou fechada por dois anos para a reforma. Durante esse período, a emergência não parou e funcionou em uma estrutura de contêineres montada na área do hospital. Os 18 pacientes que estão nos contêineres devem ser transferidos para o novo setor ainda nesta segunda-feira. A expectativa é que a unidade já receba novos pacientes na terça (26).

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas falou sobre as especialidades que serão atendidas na unidade. "Aqui iremos focar em cirurgias de alta complexidade, cirurgias vasculares, ortopédicas e oncológicas", explicou.

De acordo com Rui Costa, a nova estrutura melhora o conforto dos pacientes e também as condições de trabalho dos mais de 100 funcionários do espaço. "Todo esse distrito, toda essa região aqui ganha uma unidade de emergência duplicada, renovada e com equipamentos modernos. Inclusive, equipamentos de Raio-X que não usam mais substâncias químicas, ou seja, as chapas são impressas ao invés de serem reveladas", disse o governador.

Fonte:g1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |