Notícias

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), Carminha Missio, acompanhada de membros da diretoria executiva, participou de reunião na manhã desta terça-feira, 26, com o prefeito municipal, Sr. Humberto Santa Cruz. O objetivo do encontro foi falar sobre a situação enfrentada pelos produtores da região, bem como protocolar ofício solicitando a decretação de estado de emergência em virtude da estiagem que provocou a queda de produtividade das principais culturas agrícolas.

A ação do sindicato é resultado da assembleia geral extraordinária realizada no dia 18 de abril, oportunidade em que os produtores associados decidiram – com a maioria dos votos – pelo prosseguimento na solicitação de decretação de estado de emergência. De acordo com a presidente Carminha Missio, a decretação se faz necessária para auxiliar aqueles que estão sofrendo com a estiagem e que tiveram perdas significativas de produtividade em suas lavouras, bem como de assegurar a permanência do produtor no campo.

 “Tivemos uma irregularidade significativa na quantidade e distribuição das chuvas, provocando uma quebra de 35 a 40% na produtividade das lavouras de soja, milho e demais culturas cultivadas na região. Na cultura do algodão, que ainda se encontra em fase de finalização, já se prevê redução significativa na produtividade, segundo dados do conselho técnico da AIBA. Tudo isso impacta diretamente aos produtores, que têm na lavoura a sua fonte de renda, mas também ao município, que tem no setor agropecuário, a base de sua economia”, disse. A presidente lembrou ainda que a diminuição no volume de colheita acarretará diretamente na redução de receita pelo município, influenciando de forma negativa na economia local e na população que dela depende.

Em resposta à solicitação, o prefeito Humberto Santa Cruz disse que tem boa vontade em atender ao pedido e que está trabalhando junto ao Governo do Estado a fim de tornar esta questão uma problemática estadual. “Desde que recebi o primeiro ofício, quero deixar claro que não fiquei parado. Apenas acredito que uma visão macro vai dar melhor solução do que uma iniciativa isolada para apenas um município. Vamos caminhar para que a Bahia possa aprovar o estado de emergência”, disse, ressaltando ainda que está trabalhando para que se tenha uma solução para a região Matopiba.      

Estiveram presentes, os produtores rurais que compõem a diretoria executiva do sindicato, Aristeu Pellenz, Rony Reimann, Cícero José Teixeira, Lourival Bublitz, Lino Ruediger, Irineu Viccini e Rafael D’Agostini. O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt e o produtor rural, Renato Faedo, também participaram da reunião. O próximo passo agora é realizar reunião com os prefeitos dos demais municípios que compõem a base sindical, como Angical, Baianópolis, Correntina, Cristópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e São Desidério.

Fonte:Ascom Sindicato do Produtores Rurais
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |