Notícias













Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu pacientes que fazem tratamento e acompanhamento contra o glaucoma dos municípios de Mansidão, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Cristópolis, Cotegipe, Angical, Luís Eduardo Magalhães e de São Desidério. Organizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o mutirão teve como principal objetivo o diagnóstico, tratamento da doença, bem como um atendimento específico para quem abandonou o acompanhamento médico.

“Esse evento organizado pela Sesab ofereceu atendimento clínico com o médico oftalmologista que trabalha frente ao estado para alguns pacientes pela primeira vez. A Prefeitura de Barreiras, por meio do Projeto Saúde Humanizada, ofereceu toda estrutura para a concretização desse mutirão. Mais de 600 pessoas passaram pela sede do Idade Viva e antes do atendimento ao clínico, tiveram acompanhamento das equipes da Atenção Básica, também na organização e logística”, pontuou Anderson Vian, secretário de saúde.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que pode provocar lesões no nervo ótico, quando não tratado adequadamente, pode levar à cegueira. No mutirão, foram realizados exames de medição da pressão ocular e avaliação do fundo de olho, além da dispensação de colírios. Dona Corina Marçal faz tratamento há mais de 10 anos, aproveitou para atualizar a receita e adquirir o colírio. “Fazer o acompanhamento é muito importante, sabemos que é uma doença que precisa ser monitorada o tempo todo, por isso estou na fila para receber o medicamento adequado para o meu problema”, disse.

Já Alex Thiago acompanhou o sogro Aurelino José de 69 anos na consulta oftalmológica. “Moramos em Cristópolis e chegamos aqui bem cedinho. Essa é uma grande oportunidade e fomos bem atendidos em Barreiras, agora é monitorar de perto essa doença”, destacou.

DIRCOM

Fonte:DIRCOM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |