Notícias

A assinatura de um Termo de Cooperação, nesta quinta-feira (20), celebrou a parceria entre a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Meio Ambiente e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barreiras e Além São Francisco (100 Agressão). A proposta é minimizar os impactos ambientais e gerar oportunidade de renda durante o período do Barreiras Folia com a coleta de latas e garrafas plásticas. A iniciativa é resultado de tratativas entre o Ministério Público e a Secretaria de Meio Ambiente com foco na geração de renda para os catadores e na correta destinação dos materiais.

“O catador com certeza é o melhor profissional para fazer o serviço de triagem dando realmente o valor necessário para cada material, com isso avançamos na resolução do problema ambiental, transformando a realidade dos catadores e gerando renda. A Prefeitura ganha muito, porque diminui os resíduos para serem coletados, que tem um custo alto”, destacou o promotor da 8ª Promotoria de Justiça de Barreiras, Artur Rios. Ele representou o Ministério Público do Estado da Bahia ao lado do também promotor, Fernando Lucas.




Durante o Barreiras Folia duas bases de recolhimento vão funcionar no Circuito Aguinaldo Pereira e Circuito Zé de Hermes. Além destas bases de apoio a Prefeitura vai disponibilizar veículo para transporte dos resíduos, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), camisas padronizadas, sacos plásticos para acondicionamento dos materiais recicláveis, crachá de identificação de catador e alimentação. “A administração municipal se esforça para manter o Barreiras Folia na consolidação do melhor e maior carnaval do interior da Bahia, e esta parceria entre o poder público e sociedade civil proporciona, além da sustentabilidade econômica, outros benefícios como ambiental, educacional e social”, disse o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.

Além da parceria com a Associação de Catadores, a Secretaria de Meio Ambiente firmou o Termo de Compromisso com os bares e camarotes que funcionarão nos dois circuitos, garantindo que os resíduos recicláveis sejam entregues para os catadores e entidades cadastradas, além disso foram cadastrados catadores autônomos para realizar outras coletas. “Essa ação é inédita em Barreiras e exalta a importância do catador e o valor do reciclado. Nenhuma outra gestão teve essa iniciativa com os catadores, e serão 60 catadores recebendo total apoio da Prefeitura”, reforça o representante das Associação 100 Agressão, Gerino Carvalho.

Fonte:DIRCOM/PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |