Notícias

 

A ação é da Prefeitura em parceria com a Diocese de Barreiras

Desde que a Prefeitura de Barreiras iniciou as ações de combate ao coronavírus, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho firmou parceria com a Diocese para que a Casa de Retiro São Bento e o Albergue São José fossem espaços de acolhimento das pessoas que não possuem lugar fixo para viver. O Centro POP, que integra a rede de proteção da Secretaria sendo um local de integração destas pessoas, está à frente das ações que vão deste o encaminhamento, execução de atividades socioeducativas e o acompanhamento psicossocial, que incluem também as instalações da AMOB.

Além dos demandatários que já frequentavam o Centro POP, as pessoas que chegam no local, recebem kits de higiene pessoal, passam por aferição de temperatura e cadastramento. “Buscamos encaminhar estas pessoas aos abrigos, livres de suspeita da Covid-19. Lá, recebem três refeições ao dia e participam da programação a cargo de nossa equipe, todos ganham um kit básico composto por escova e creme dental, sabonete, barbeador, toalhas, lençóis e cobertores”, explica o coordenador do Centro POP, Fernando Azevedo.

Nos abrigos a rotina é de muita atividade, com rodas de conversa sobre higiene, atualização e controle do coronavírus, jogos de tabuleiro, aulas de artesanato e atividades esportivas, realizadas todas as manhãs por educadores físicos. “Nosso maior objetivo é manter essas pessoas ativas e fora das ruas, em riscos de contaminação. É fundamental este apoio da Diocese de Barreiras, além de empresas e de pessoas que fazem doações de mantimentos e roupas, para darmos andamento a este acolhimento durante o período da pandemia”, destaca a secretária Karlúcia Macêdo.

Outra ação constante da equipe multidisciplinar do Centro POP, composta por psicóloga, assistente social, educador social e sociólogo é manter a boa saúde dos acolhidos, para isso, quando há necessidade, são realizados encaminhamentos para a Secretaria de Saúde e, nos casos dos que já são usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), a atenção é para que o serviço não seja interrompido.

Fonte:DIRCOM/PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |