Notícias

Com a ampliação gradativa do funcionamento da rede de esgoto, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, no final do mês de abril, uma operação para identificar imóveis que ainda não se interligaram ao sistema de esgotamento sanitário (SES) de Barreiras. Nesta primeira etapa, os funcionários estão verificando quais os imóveis que já contam com o serviço, mas ainda não estão utilizando a rede de esgoto. 

Segundo o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, o levantamento será importante para amparar o trabalho da área social, que vem notificando os imóveis. Após a notificação, eles têm 90 dias para serem interligados na rede. “Aqueles imóveis que passaram a conduzir os seus esgotos até a caixa de inspeção, localizada na calçada, antes mesmo da rede estar em operação, passarão a ter o serviço cobrado, no valor de 80% do consumo da água, e não terão mais a visita da área social”, afirma.

De acordo com a lei estadual nº 7.307/98 e decreto estadual nº 7.765/00, o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação do seu imóvel à rede coletora de esgoto a partir do momento em que está disponível e em operação.  “Quem não liga o seu imóvel à rede de esgoto, além de desrespeitar a lei, também prejudica a qualidade de vida do próprio bairro, pois lança indevidamente o esgoto em via pública”, explica. 

A sede municipal de Barreiras possui atualmente 31 bairros atendidos com o serviço de esgotamento sanitário (veja lista abaixo). Em abril, a rede de esgoto entrou em operação em mais seis bairros: Antônio Geraldo, Loteamento São Paulo, Morada da Lua, Renato Gonçalves, Recanto dos Pássaros e Vila Regina. 

A sede municipal de Barreiras conta com uma cobertura de 36% com atendimento direto a 18,2 mil imóveis beneficiados com a coleta e tratamento de esgoto (dados de abril/2016). Com o avanço gradativo dos testes na rede instalada e do trabalho para que mais imóveis sejam interligados ao sistema de esgotamento sanitário, a previsão é que a cobertura atinja 65% dos imóveis da sede municipal, beneficiando cerca de 90 mil pessoas.

Cobertura

Lista dos 31 bairros onde a rede de esgoto está em operação e os moradores podem ligar os seus imóveis: 29 de Julho, Antônio Geraldo, Arboreto I e II, Bandeirante, Barreiras I, Bela Vista, Cascalheira, Centro (Histórico e Comercial), Jardim Ouro Branco, Flamengo, Loteamento São Paulo, Morada da Lua, Novo Horizonte, Recanto dos Pássaros, Renato Gonçalves, Ribeirão, Rio Grande, São Pedro, Sandra Regina, Santa Luzia, São Francisco, São Paulo, São Sebastião, Santo Antônio, Serra do Mimo, Vila Brasil, Vila Dulce, Vila Rica, Vila Regina, Vila dos Funcionários e Vila Amorim.

Fonte:Ascom Embasa
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |