Notícias

Nada de drogas, armas ou dinheiro na cueca. Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular um grupo criminoso especializado em importar cabelos irregularmente. Os suspeitos revendiam os produtos de origem estrangeira no Brasil.

 

 

Foram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba, que estão sendo cumpridos em Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e em Araçatuba e na capital paulista, em São Paulo. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação irregular de instituição financeira.

 

Segundo informações da PF, parte do grupo criminoso é composto por pessoas de origem indiana. Por isso, a operação foi batizada de “Baalon”, tradução para cabelos no idioma hindi.

 

Já as mercadorias, quando não eram subfaturadas por meio de processos de importação realizados por empresas brasileiras, eram irregularmente internalizadas através da fronteira com o Paraguai. Essa introdução era feita por meio da supressão parcial ou total de tributos que incidiam na operação de importação, ou seja, crime de descaminho.

 

Os investigadores perceberam que as pessoas interessadas em adquirir as mercadorias - clientes brasileiros que trabalham com o comércio de cabelos humanos - realizavam os respectivos pagamentos com contas bancárias tituladas por pessoas interpostas. Então, para que o grupo criminoso conseguisse realizar o pagamento de seus fornecedores estabelecidos no exterior, o dinheiro recebido no Brasil era convertido em dólar. Essa conversão ocorria com a remessa física de reais em espécie para o Paraguai ou através do contato com algum operador financeiro, que disponibilizava o contravalor via sistema internacional de compensação paralelo, sem registro nos órgãos oficiais, conhecido por dólar-cabo.

Fonte:Bahia Notícias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |