Notícias

Mais de 200 brasileiros estão sem conseguir tirar visto de estudante para realizar cursos em universidades americanas. Fazem parte do grupo pessoas aprovadas em diversos níveis, da graduação ao doutorado, e que precisam do visto para fazer matrícula e ter acesso às bolsas de estudo que ganharam.

 

Segundo o relato dos estudantes, a entrevista para tirar o visto é marcada, mas 20 dias antes da data é cancelada pelas autoridades americanas, que explicam que a embaixada e os consulados não estão funcionado e não têm previsão para voltar a funcionar. Muitos alunos tentaram tirar visto de emergência, mas também tiveram os pedidos negados, segundo o Globo.

 

Os brasileiros pedem para receber o mesmo tratamento dado a estudantes europeus e de outros países da América Latina, com quem eles conversaram, e para quem os EUA estão liberando entrevistas de vistos desde junho e também a entrada no país com a adoção de cuidados sanitários.

 

Procurado, o consulado americano no Rio de Janeiro respondeu que os EUA "continuam sendo o principal destino global de estudantes internacionais" e que reconhece "os sérios desafios que a pandemia da Covid-19 têm colocado tanto para universidades quanto para estudantes".

 

A nota diz ainda que o consulado espera que "muitos estudantes internacionais que planejaram estudar nos EUA ainda possam fazê-lo". 

 

Já pelo Facebook, ao questionar o consulado, uma resposta automática é enviada. "A Embaixada e os consulados dos EUA no Brasil suspenderam as entrevistas rotineiras de vistos de imigrante e não imigrante. Retomaremos as entrevistas rotineiras de visto o mais rápido possível, mas não podemos fornecer uma data específica até o momento", diz o texto. 

Fonte:Bahia Notícias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |