Notícias

Paulo Henrique Machado, o paciente que morou durante 51 anos no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo, morreu na quarta-feira (18), aos 53 anos, após conviver por mais de meio século com uma poliomielite que o fez, ainda aos dois anos de idade, se mudar para a unidade de saúde em 1969. A causa do óbito não foi divulgada.

Paulo passou a morar no HC depois que precisou ser internado em razão das sequelas causadas pela doença. Apesar de ter algumas limitações por conta da patologia, o paciente era conhecido por seu bom humor e vontade de viver. A animação de Paulo chamou a atenção da imprensa, que fez diversas reportagens com ele.

Apaixonado por games e desenhos animados, ele chegou a ter redes sociais para se comunicar com o público e também concluiu o ensino médio no hospital. No local, Paulo chegou a criar uma animação 3D que retratava a rotina de um personagem criança com deficiência e seus amigos. Em 2009, um dos diretores do desenho “A Era do Gelo” visitou Paulo, fã da animação, no hospital.

Nascido em 1967, Paulo conviveu durante toda a vida sem a mãe, que morreu durante o parto. Ele vivia ligado a um respirador artificial desde um ano de idade. Mesmo com o sistema respiratório paralisado por causa da poliomielite, ele tinha os movimentos dos braços.

A poliomielite é uma doença causada por um vírus, pode causar paralisia do corpo e até afetar a respiração. Devido a essas complicações, Paulo recebia apoio da equipe do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Fonte:Pleno News
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |