Notícias

Segundo Fernanda Aguiar, a compostagem produz um fertilizante natural que pode ser usado em jardins e hortas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e aos 2 anos da inauguração do Centro de Triagem de Coleta Seletiva Solidária, localizado no bairro Santa Cruz, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMAES), realizou na manhã do último sábado, 4, o lançamento do Projeto Piloto de Compostagem da cidade.

A secretária Fernanda Aguiar, representando o prefeito Humberto Santa Cruz, ressaltou a importância do projeto para a população e para a cidade, pois segundo ela,  além de contribuir para a diminuição de lixo lançado no aterro controlado (lixão), a compostagem produz um fertilizante natural que pode ser usado em jardins e hortas. Fernanda explicou como serão os desenvolvimentos das ações para a construção das leiras de compostagem. Segundo a secretária, o sistema consiste na disponibilização de bombonas plásticas, coletadas diariamente com os resíduos orgânicos que sobram das cozinhas de alguns restaurantes e supermercados da cidade que tenham interesse em participar do projeto. Fernanda informou ainda que, inicialmente, o processo de compostagem será em leira por revolvimento manual a cada três dias.

A compostagem tem como finalidade a obtenção mais rápida e em melhores condições da estabilidade da matéria orgânica

Durante a visitação à primeira leira implantada no terreno ao lado do Centro de Triagem, a equipe técnica da SEMAES de LEM explicou que a compostagem tem como finalidade a obtenção mais rápida e em melhores condições da estabilidade da matéria orgânica, a partir de um processo de decomposição pela ação de fungos, bactérias e outros microorganismos, que agindo em ambiente aeróbio, na presença da água, transformam matéria orgânica em composto orgânico.

Para o diretor da SEMAES, Leodegard Gonçalves, o adubo orgânico que será produzido nas leiras de compostagem será mais um produto que irá agregar valor aos trabalhos já desenvolvidos pelos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município. “Além de proporcionar um destino sustentável para as sobras de frutas, legumes e vegetais de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais como supermercados, o produto final da compostagem deverá ser mais uma fonte de renda para os pais e mães de famílias que cuidam literalmente de parte do lixo de nossa cidade”, salientou.

Estiveram presentes no evento de lançamento também, empresários, membros do Conselho do Meio Ambiente do município, catadores e representantes da comunidade local.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |