Notícias

Um “grande abraço ao Rio Grande” foi a forma com que moradores de Barreiras, no extremo oeste baiano, acharam para chamar a atenção do rebaixamento do nível do rio. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira (7) na praça Landulfo Alves, na orla do cais. O Rio Grande é um dos principais afluentes do rio São Francisco. Segundo o A Tarde, o ato simbólico foi organizado em uma ação conjunta entre instituições sócioambientais, acadêmicas e culturais.

O foco dos manifestantes é sensibilizar a comunidade regional e órgãos de fiscalização ambiental sobre a situação crítica dos rios. Um dos participantes, o aposentado Joaquim dos Anjos, disse que a navegação no rio está prejudicada pelo nível baixo das águas. O despejo do esgoto nas águas do rio também afeta a produção de peixes, uma das atividades de sustento de moradores. Na manifestação, o prefeito Antônio Henrique de Souza Moreira assinou o Decreto Municipal 292/2016, como forma de defender os recursos hídricos que fazem parte do território de Barreiras.

O decreto tem a função de reforçar a fiscalização por parte dos órgãos ambientais. Ainda segundo o prefeito, os ministérios públicos estadual e federal também vão ser acionados para acompanhar o processo.

Fonte:bh notícias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |