Notícias

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo que ocupava há um ano e nove meses. O agora ex-gestor do órgão responsável pela realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a saída publicada na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU).

A exoneração foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. Na edição, não foi indicada a nomeação de um substituto. Nesta sexta, ainda foi publicada a exoneração do chefe de gabinete da presidência do órgão, Marcelo Silva Pontes, em portaria assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Lopes, que é analista de comércio exterior desde 1999, é graduado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB). O ex-presidente do Inep é servidor público federal e assumiu a presidência do Inep em 20 de maio de 2019 no lugar do delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi.

O Inep é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Além de ser responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o órgão também coordena outras provas (Revalida, Encceja, Enade etc), avaliações (Sinaes, Saeb), e censos da educação e estatísticas sobre a educação brasileira.

Fonte:Pleno News
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |