Blog Santo Antônio
Notícias


A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o governo do estado, continua nesta quarta-feira (18), com a aplicação do fumacê, para controle do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, nos bairros com maior número de notificações.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o carro circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do mosquito.

No momento em que o fumacê estiver na rua, os moradores devem abrir as portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular nas casas.

Confira o cronograma de aplicação:

18/05 (quarta-feira)
- 5h30 Santa Cruz;
- 16h30 Centro e Santa Cruz 1;

19/05 (quinta-feira)
- 5h30 Centro;
- 16h30 Santa Cruz 1.

Fonte: Ascom/PMLEM

Os jogos pelo Campeonato Municipal Interbairros de Futebol Society continuam nesta terça (17) e quarta (18), a partir das 19h, no campo Society da Escola Ottomar Schwengber, no Mimoso 1, em Luís Eduardo Magalhães.

A realização do torneio é da Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, através de convênio com a Liga Desportiva. Serão ao todo, cinco partidas. Confira os jogos:
Terça-feira (17)
Quentex X Amigos do Baba
Newell’s Old Boys X Galáticos

Quarta-feira (18)
Maclarem X Santa Cruz sub20
Santa Cruz X MEC

 

Fonte: Ascom

A Seleção Feminina de Futsal de Luís Eduardo Magalhães está classificada para a semifinal da V Copa Sobradinho de Futsal, que acontecerá no próximo mês, ainda sem data definida. Neste final de semana, nos dias 14 e 15 de maio, a seleção de LEM viajou até Brasília, para disputar a primeira fase da competição, conquistando os seguintes resultados: Seleção de LEM 1 X 1 União F. C, União Parcers 1 X 6 Seleção de LEM e Seleção de LEM 3 x 3 ASAS, que garantiram a classificação da equipe.  

O time de LEM, composto pelas atletas Tahiana Martins, Paula Rafaela, Jessica Lopes, Vanessa Pereira, Gidilene Santos, Yasmim Costa, Soraia Santos, Ariane Leite, Juliana Borges, Gicele da silva, Jamilly Santos, Leticia Souza e Julyanna Silva, foi acompanhado pelo técnico Tony Vasconcellos, o fisioterapeuta Mário Isozaki e a coordenadora Kássia Souza.

Programa Seleções
A Seleção de Futsal do município está treinando há apenas um mês. A iniciativa faz parte do Programa Seleções da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Cultura e Esporte, que pretende incentivar ainda mais a prática esportiva no município, com a formação continuada em diversas modalidades. Atualmente, Luís Eduardo conta com as seleções masculinas de Basquete e Basquete 3X3, Handebol masculino e feminino e agora com a seleção feminina e masculina de Futsal.

Fonte: Ascom/PMLEM

Garantindo o pódio em suas categorias, três integrantes da Polícia Militar da Bahia saíram vitoriosos dos Campeonatos Pan e Sul-americano de Judô, encerrados na tarde do domingo (15). Eventos aconteceram na praça principal do Shopping Paralela e contou com mais de 300 atletas de dez países.

A tenente Priscila Nunes Ceuta, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Itabuna, e os soldados Paulo Ricardo Alves e Thiago Torquato Vieira, do Esquadrão de Polícia Montada e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, respectivamente, enfrentaram esportistas da Argentina, Chile, México, Canadá, Uruguai, Estados Unidos e Equador.

Há oito anos sem competir, a titular da ORMP detalhou que o processo de treinamento para garantir a prata em ambas as competições foi árduo e era de domingo a domingo. “Treinava intensamente durante a manhã e a noite. Desta vez não deu para o  ouro, mas tenho batalhado para garantir isso e chegar até o campeonato mundial”, disse.

Veterano nos campeonatos de judô internacionais, o soldado Paulo Ricardo, que levou o bronze no Pan-Americano e ficou em quarto lugar, na categoria até 73 quilos, no Sul-Americano, detalhou a emoção em mais uma conquista. “Garantir a medalha de bronze no Pan Americano, que também aconteceu neste final de semana, além de ser o quinto melhor atleta de judô do mundo, na competição que participei no ano passado, só me dá a certeza de que estou trilhando o caminho certo”.

A prata no Sul Americano e o quinto lugar no Pan, na categoria até 81 quilos, foram garantidas pelo soldado Thiago Torquato. Além dos PMs, outros militares do Rio Grande do Norte, Piauí e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram do campeonato que conta com pontuação no ranking nacional, habilitando os militares a participarem dos Campeonatos Brasileiro e Mundial em 2022.

Fonte: Ascom/SSP-BA

Na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório da CDL Barreiras, a Policia Militar, por meio do Comandante de Policiamento da Região Oeste (CPRO), Cel PM Osival, acompanhado do Subcomandante Ten Cel PM Soares, realizou a distribuição dos Soldados recém-formados para as Companhias Independentes do orgânico do Comando Regional Oeste.

Foram distribuídos 72 novos Policiais que irão reforçar o policiamento no Oeste do estado, sendo: 10, para a 4ª CIPM/Macaúbas, 22, para a 28ª CIPM/Ibotirama, 12, para a 30ª CIPM/Santa Maria da Vitória, 09, para a 38ª CIPM/Bom Jesus da Lapa, 05, para a 83CIPM/Barreiras, 02, para a 84ª CIPM/Barreiras, 10, para a 85ª CIPM/Luís Eduardo Magalhães e 02, para a 86ª CIPM/Formosa do Rio Preto.

Fonte: CPRO

A Bahia ocupa o 3° lugar no ranking nacional de habitações precárias, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro. São quase 158 mil moradias (157.927), com famílias inteiras que vivendo em péssimas condições. Além disso, o estado tem o 5° maior déficit habitacional do país.

No ranking de habitações precárias, a Bahia fica atrás de Maranhão (210.997) e Pará (159.751) lideram a triste estatística que mostra os desafios de garantir moradia digna para milhões de brasileiros.

Segundos os pesquisadores, uma casa em situação precária se caracteriza por:

  • Duas ou mais famílias que vivem juntas por não conseguirem bancar moradias separadas;
  • Moradores de baixa renda com dificuldades de pagar aluguel nas áreas urbanas;
  • Casas e apartamentos alugados onde moram muitas pessoas;
  • Moradia em imóveis improvisados ou sem saneamento básico ou condições básicas de higiene.

“Pessoas morando em barcos, em carros, em lojas, construções abandonadas. As paredes dos imóveis, se tiver formatos por taipa, outros materiais que não dão aquela condição de de estabilidade”, disse o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Frederico Poley.

Maiane Silva mora com os dois filhos e o marido em uma casa, na entrada do bairro Bom Juá, em Salvador. O muro do imóvel foi improvisado com pedaços de madeira e no fundo de casa, existe um esgoto a céu aberto.

“A gente não tem condições de pagar aluguel. Meu marido trabalha com reciclagem e ferro. A gente juntou um dinheirinho para construir a nossa casinha”, disse.

Com o marido desempregado, eles tiveram que sair da casa onde moravam antes.

“A gente desistiu de pagar aluguel, porque saía muito caro. O homem sempre estava pedindo aumento”, contou Maiane.

O número de casas precárias ajuda a determinar o índice de déficit habitacional no Brasil. De todos os nove estados da região Nordeste, a Bahia é o que tem o maior índice de déficit habitacional e o quinto maior do pais. São 584.628 moradias a menos do que o necessário.

Em Juazeiro, no norte do estado, Maria do Carmo construiu uma casa de taipa, que fica em uma ocupação no bairro Malhada da Areia. A aposentada conta que foi a única solução encontrou, por não conseguir mais pagar aluguel de outra residência.

“Dei graças a Deus quando arrumei um filho de Deus que me deu esses cinco metros e eu corri atrás para construir tudo do zero. Eu não tenho um armário, não tenho uma mesa, geladeiras eu já perdi duas aqui”, afirmou a aposentada.

“Estou bebendo água porque me dão. Vou levando a vida assim”.

Fonte: G1

O Laboratório Central de Saúde Pública do estado da Bahia (Lacen/BA) está com desabastecimento de insumos para realizar a sorologia da dengue e da chikungunya, além da falta dos reagentes para o exames de RT-PCR que detectam simultâneamente a zika, dengue e chikungunya (ZDC).

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o Comitê Gestor de Recursos Laboratoriais (CGLab) atribuiu essa falta à guerra na Ucrânia, além do lockdown na Ásia por causa da pandemia da Covid-19. A matéria-prima dos insumos é produzida na Ásia.

Não há previsão de fornecimento de alguns tipos de insumos necessários para a realização dos testes. Essa escassez foi divulgada seis dias depois da cidade de Itabuna, no sul do estado, confirmar a epidemia de dengue no município. Segunda a secretaria, outras 17 cidades baianas, que não tiveram os nomes divulgados, correm risco de epidemia.

Os testes para as arboviroses causadas pelo mosquito aedes aegypti podem ser feitos por meio de exames de sorologia ou teste PCR.

A Sesab afirma que, apesar do desabastecimento, o estado ainda registrava, nesta segunda-feira (16), alguns kits de testes no estoque como por exemplo, os sorológicos, anticorpos IgM do vírus da dengue, com seis kits (96 cada totalizando 576 testes).

Ainda segundo a Sesab, o estado contabilizou no estoque seis kits de insumo enviados pelo Ministério da Saúde e sem previsão de nova remessa de anticorpos IgM do vírus chikungunya, mas não há detalhes do número total de testes. Não há restrição de insumos, apenas, para os anticorpos IgM do vírus zika e antígeno NS1 da dengue.

Nesta segunda, a Bahia também contava com testes moleculares, testes multiplex para detecção de dengue, zika e chikungunya (cerca de 400 testes no laboratório), além de protocolos in house para RT-PCR single de dengue, zika e chikungunya. Desses, são cerca de 500 reações para detecção de cada vírus, porém não há enzima master mix em estoque e a falta dessa enzima inviabiliza a realização do RT-PCR.

Desabastecimento

O desabastecimento do reagente necessário para os testes de chikungunya, aconteceu pela insucesso do processo de aquisição do reagente pelo Ministério da Saúde, conforme informou a Sesab.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que uma nova remessa de kits para diagnóstico da dengue têm previsão de entrega até o mês de junho. A pasta informou também que os testes moleculares da Fiocruz estão sendo entregues diretamente aos Laboratórios Centrais (Lacens).

Em relação aos reagentes para RT-PCR para a detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya, as quantidades insuficientes foram causadas por problemas técnicos em Biomanguinhos, que produz o insumo.

Segundo a diretora do Lacen-BA, Arabela Leal, a falta de testes impacta na atenção básica à saúde no estado.

"Os pacientes precisam ser diagnosticados o mais rápido possível. Através dos testes, sabemos qual vírus está circulando na região", explica.

Fonte: G1

De uma só vez, duas cobras apareceram dentro de uma casa do bairro Morada Real, em Ibotirama, na tarde desta segunda-feira (16).

A situação aconteceu na rua C, por volta das 15h30, e assustou os moradores. Ninguém ficou ferido.

De acordo com uma moradora da residência, as cobras tinham cerca de 1,5 metro. A suspeita é de que elas vieram de terrenos cobertos por mato localizado aos fundos da residência.

Agente do Centro de Controle de Endemias foram acionados e, utilizando pinção e gancho, conseguirão realizar o resgate. As cobras foram colocadas em uma caixa e transportadas do local.

Fonte: Gazeta 5

Um frigorífico foi interditado na tarde de ontem, segunda-feira (16) por comercialização de carnes com prazo de validade vencido, na avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. De acordo com a prefeitura do município, mais de 56 kg do produto e embutidos foram apreendidos no estabelecimento, durante ação do Escritório de Fiscalização Integrada (EFI).

Segundo o Portal G1, a equipe da Vigilância Sanitária também constatou que no local eram produzidas carnes de charque sem condições higiênicas e sanitárias. Os alimentos apreendidos serão descartados no aterro sanitário.

A prefeitura informou que o dono do frigorífico deverá se apresentar na Vigilância Sanitária, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em até dez dias.

Ainda na tarde desta segunda, foram identificados estabelecimentos que não tinham alvará de funcionamento. Eles foram notificados e os responsáveis terão um prazo de cinco dias para comparecer à sede do Escritório de Fiscalização Integrada.

De acordo com o G1, a coordenadora do Escritório, Nilda Muniz, afirmou que produtos vencidos eram vendidos também em padarias. A previsão é que até o dia 30 de maio, as equipes que compõem o órgão visitem supermercados, academias, farmácias, bares e restaurantes na Avenida Artêmia Pires.

Fonte: INFORMAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória nesta terça-feira (17) com mudança no cálculo da cobrança no tabelamento de frete, em um aceno a caminhoneiros, que fazem parte da sua base eleitoral.

A medida trata da revisão extraordinária da Tabela de Frete do Transporte Rodoviário de Cargas, e reduz de 10% para 5% de oscilação do preço do diesel que determina a revisão da tabela.

“Com isso, pretende-se dar sustentabilidade ao setor do transporte rodoviário de cargas, e, em especial, do caminhoneiro autônomo, de modo a proporcionar uma remuneração justa e compatível com os custos da atividade”, diz nota do Palácio do Planalto.

A legislação já determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faça, semestralmente, revisão da tabela do frete. E prevê também que haja revisão extraordinária sempre que a variação do preço do diesel no mercado nacional for superior a 10% em relação ao preço que consta na planilha de cálculos.

De acordo com o texto divulgado pelo Planalto, o combustível amplamente utilizado por caminhoneiros acumula alta de 52% nos últimos 12 meses.

O governo pontua que o preço do diesel acompanha a cotação internacional do petróleo, que tem sofrido impactos da guerra na Ucrânia. “Os desequilíbrios que esse conflito tem ocasionado nas conformações geopolíticas que determinam a disponibilidade e os preços do petróleo, somada à variação cambial, tem impactado o preço do óleo diesel no mercado interno, que acumula alta de 52% nos últimos 12 meses”.

A medida provisória é de efeito imediato, mas precisa ser chancelada pelo Congresso no prazo de seis meses. Caso contrário, perde a validade.

Na semana passada, a Petrobras anunciou aumento do preço médio do diesel de 8,87% nas refinarias. A alta era esperada pelo mercado, diante da escalada das cotações internacionais nas últimas semanas, mas isso não impediu a irritação de Bolsonaro.

O estatal já está no seu terceiro presidente, desde o início do governo. O chefe do Executivo tem criticado publicamente a política de preços da estatal e cobra que ela atue com “fim social”.

A apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, na segunda-feira, ele criticou o estatuto da Petrobras e disse que há mais para acontecer na empresa. Como a Folha mostrou, o presidente José Mauro Coelho entrou na mira de Bolsonaro.

O governo estuda ainda outras medidas para tentar conter o aumento do preço dos combustíveis neste ano eleitoral.

Ainda que considerem não ter uma “bala de prata” com efeito imediato, a lista de possibilidades inclui corte no imposto de importação do biodiesel e mudança na composição dos combustíveis comercializados na bomba. Algumas podem ser adotadas pelo próprio Executivo, sem necessidade de aval do Congresso.

Fonte: Política Livre

A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de complicações da Covid-19 continua sendo de 83%, de acordo com atualização feita no final da tarde desta segunda-feira (16) pela Central de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Na área dos adultos, a taxa é de 16%, o que significa dizer que do total de 210 leitos, apenas 33 estão com pacientes diagnosticados com a doença.

Em relação aos leitos de enfermaria, que atendem casos com menor complexidade, a taxa de ocupação das alas pediátricas é de 65%, enquanto que na área adulta, o percentual é de 12%.

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 24 novos casos de Covid-19, 34 recuperados e mais quatro mortes.

Fonte: News

Na noite de ontem, segunda-feira, 16, por volta das 21h15, ocorreu uma morte por auto de resistência contra a PM na rua Paraíso no bairro São Pedro na cidade de Barreiras.

Ao realizar rondas no endereço acima citado a guarnição do PETO da 83ª CIPM, foi abordada por transeuntes que informaram ter visto um indivíduo na rua portando uma arma de fogo na mão.

Diante da informação, a guarnição informou de imediato ao CICOM e ao coordenador solicitando a permissão para deslocar até o endereço informado. Chegando nas proximidades, um indivíduo ao avistar a viatura, tentou evadir-se para dentro de uma quitinete e efetuou disparos contra os policiais.

De imediato, foi tomada a postura de segurança e feito o cerco do local, momento em que a guarnição adentrou a referida residência e o localizou tendo novamente efetuado disparos contra os policiais, não havendo outra maneira foram efetuados disparos no intuito de repelir injusta agressão e salvaguardar a integridade física dos policiais.

Cessado os disparos, foi encontrado o resistente ao solo ainda com sinais vitais. Foi prestado o socorro imediato através da viatura policial para Hospital do Oeste, onde foi atestado o óbito pelo médico plantonista.

Posteriormente o resistente foi identificado e constatado que possuía extensa ficha criminal e um mandado de prisão em aberto.

Fonte: 83ª CIPM

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação convida a população para participar amanhã, quarta-feira, dia 18, da Caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração será na Praça Josefina Teixeira (Santa Helena), a partir das 07 horas, com percurso pelas principais ruas da cidade até a Prefeitura, onde haverá uma apresentação especial dos alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Precisamos abordar este tema tão importante para sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância de denunciar e possibilitar o rompimento destes quadros, que infelizmente são comuns em todas as classes sociais. Por isso, consideramos de grande importância a participação da população de Formosa nessa caminhada”, destaca a Secretária de Assistência Social, Luciane Cristina Brandão de Araújo.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Fonte: DIRCOM/FRP

Usuários relataram dificuldades para acessar o WhatsApp Web nesta terça-feira (17). O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade, registrou problemas por voltas das 10h10 com mais de 415 reclamações.

No Twitter, usuários apontam problemas como lentidão no carregamento de mensagens e dificuldade para conectar ou desconectar no serviço.

O WhatsApp afirma que está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens nas versões Web e Desktop e que "está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados.”

A companhia ainda explica vem liberando aos poucos o recurso que dispensa a necessidade de celular para acessar a versão web do mensageiro. A função é testada desde julho do ano passado.

O WhatsApp Web, ferramenta que permite usar o aplicativo de mensagens em navegadores é um alvo frequente de críticas dos usuários.

O g1 realizou o teste e, após a leitura do QR code, o aplicativo fica carregando até que envia uma mensagem de erro, dizendo: "Não foi possível conectar o aparelho".

Fonte: G1


O número de casos de dengue disparou no Brasil, e o reagente usado para fazer o exame que confirma a doença está esgotado na rede pública e privada.

Ao todo, em quatro meses, o Brasil superou os 544 mil casos de dengue registrados em todo o ano passado. De janeiro a abril, houve 654,8 mil notificações da doença.

O Ministério da Saúde não especificou a situação de cada região, mas confirmou que a reposição nacional só deve ser restabelecida em junho e que, no momento, está sem a entrega de novos kits moleculares para o diagnóstico da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com o Ministério da Saúde, os insumos para tratamento têm sido enviados.

Segundo o último boletim epidemiológico federal (semana 18, publicado na última sexta-feira), as notificações prováveis triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado (alta de 146,5%, passando de 307.133 para 757.068 casos).

Os casos notificados à União pelos municípios e estados subiram 56,7% (de 542.970 para 850.657 pacientes) e os confirmados aumentaram 65,7% (de 254.836 para 422.342 contaminados).

A recomendação do Ministério da Saúde no momento é que os casos de dengue sejam "confirmados por critério laboratorial ou por critério clínico-epidemiológico", segundo resposta da pasta.

Para locais onde não for possível fazer exames laboratoriais, "a recomendação é seguir os protocolos de diagnóstico por critério clínico, notificando o caso suspeito com o diagnóstico por critério clínico-epidemiológico".

A nota diz ainda que na "impossibilidade de realização de confirmação laboratorial específica ou para casos com resultados laboratoriais inconclusivos, deve-se considerar a confirmação por vínculo epidemiológico com um caso confirmado laboratorialmente".

São Paulo está sem reagente. Piauí e Paraná estão com estoques baixos e têm orientado as equipes de saúde pública a priorizar o uso da testagem com os kits remanescentes em pacientes graves e grávidas.

Bahia e Mato Grosso do Sul estão sem reagentes e abriram processos emergenciais para compra pelos próprios estados.

Segundo a TV Globo, há carência do material também em Minas Gerais e Santa Catarina.

Em São Paulo, o número de confirmações de dengue manteve-se estável, mas os óbitos por dengue subiram de 41 para 77 (aumento de 87,8%). O estado registrou em 2022, até 2 de maio, 107,4 mil casos de dengue contra 104 mil casos no mesmo período do ano anterior.

A Secretaria de Estado da Saúde paulista disse que "encaminhou ofícios para o órgão federal para envio de novos testes, mas não houve sinalização de nova entrega" e que a "aquisição e distribuição dos testes para detecção da dengue são de responsabilidade do Ministério da Saúde", cabendo ao governo estadual "apenas redistribui o item".

Ainda segundo o órgão, a falta do exame não impede o diagnóstico clínico nem o tratamento do paciente pelos municípios e que a "suspensão de coleta de sorologia para os casos não graves já é prevista nas diretrizes para prevenção e controle das arboviroses urbanas no estado".

O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do estado põe em ranking as cidades com casos acima do esperado para seu histórico sazonal de dengue.

Essa lista é usada para definir onde a coleta de amostras para confirmação do diagnóstico por sorologia será suspensa, mesmo quando há o reagente disponível.

O ranking não é divulgado, segundo o estado, por ser um quadro de atualizações muito dinâmico —é preciso estar há quatro semanas consecutivas com alta de casos acima do esperado, e a entrada e saída de cidades é constante.

É o caso Barretos, município no interior, a 233 km da capital paulista, que esta semana foi declarado com epidemia de dengue pelo estado.

Com a alta de de casos suspeitos, os testes deixaram de ser realizados na cidade. O secretário municipal de saúde da cidade, Kleber Rosa, disse que agora os pacientes que procurarem a rede pública de saúde apresentando três sintomas ou mais da doença receberão o tratamento direto.

"Mesmo sem o teste específico para dengue iremos continuar fazendo os hemogramas para o controle das plaquetas dos pacientes", afirmou Rosa.

Em Ribeirão Preto, que manteve índices de dengue baixos nos últimos dois anos, o total de pacientes com sintomas de dengue também disparou.

No pronto-atendimento do plano de saúde privado Unimed Ribeirão, a procura diária por testagem para a doença cresceu sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado e pelo menos desde segunda a rede está sem reagentes.

Em nota, a rede disse que "o não-abastecimento dos insumos laboratoriais específicos para o teste NS1 é momentâneo", "generalizado em função da alta demanda dos casos de dengue na região nos últimos dias" e que houve "atraso na entrega dos fornecedores deste insumo para todos os laboratórios".

Os pacientes com sintomas de dengue estão sendo submetidos aos testes capazes de confirmar o diagnóstico e de orientar os tratamentos, tais como hemograma e testes de anticorpos, que seriam "suficientes para orientar a conduta clínica, sendo o exame NS1 de natureza apenas complementar (confirmação diagnóstica)."

Para o médico Amaury Lelis Dal Fabbro, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), ainda que seja possível o diagnóstico, a falta de reagentes pode afetar o sistema de vigilância epidemiológica da dengue.

Segundo ele, exames virológicos e sorológicos de dengue ajudam a lidar com uma sintomatologia "razoavelmente inespecífica", que pode eventualmente ser confundida com outras viroses. "É essencial para o sistema de vigilância epidemiológica confirmar os casos, ou pelo menos um certo número de casos para ter certeza do tipo de vírus que está circulando na população", disse Fabbro.

Os dois tipos básicos de exames de sangue específicos são o sorológico, que identifica os anticorpos contra a dengue e confirma o diagnóstico, e o virológico, que mostra qual vírus da dengue infectou o paciente e está circulando naquele momento —é este que está em falta no país.

"Esta informação [de sorologia] é fundamental para virologia, porque cada sorotipo tem comportamento diferente na população e é fundamental que haja disponibilidade de exames", afirmou o médico.

Denis Henrique da Silva, 43, vendedor e engenheiro civil, está com sintomas de dengue desde a semana passada. "Senti muitas dores no corpo, na articulação, sem força para fazer nada, febre. Uma experiência que nunca tive, nem quando peguei Covid fiquei assim", afirmou.

O caso dele só foi confirmado com exame laboratorial e com o surgimento de pintas vermelhas. "Minhas plaquetas baixaram muito em três dias. Procurei a UPA de Barretos e não fizeram o teste [de dengue], só foi detectado através da plaqueta, mas [é] muito ruim ficar um mês sem saber se é verdade ou não", contou.

Fonte: bh notícias

Uma caminhonete de luxo VW/Nova Saveiro, com ocorrência de furto registrada em fevereiro deste ano, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã de hoje (17), em Barreiras (BA), distante 870 quilômetros de Salvador.

Equipe da PRF realizava fiscalização de combate a criminalidade no Km 860 da rodovia, quando abordou o carro com placas de São José dos Campos (SP). O veículo era conduzido por um homem de 33 anos.

Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação na Saveiro. Com técnicas de análise criminal em fraudes veiculares, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém estava com placas clonadas.

Após consulta ao sistema de dados, os policiais constataram se tratar na realidade de um veículo roubado em fevereiro/2022, na cidade de Belo Horizonte (MG).

Questionado, o motorista disse que negociou o veículo mediante troca em outro carro usado e mais R$ 10 mil em dinheiro, além de parcelas no valor de 1.000 reais por um período de dez meses.

Em seguida, o homem que reside em Buritirama (BA) foi preso em flagrante delito e encaminhado à Central da Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante. Inicialmente, ele responderá pelo crime previstos no artigo 180 (Receptação) do Código Penal.

A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.

Fonte: PRF BA

Um Mandado de Segurança determinou agora a tarde, a suspenção do Edital de Convocação para a Eleição da Mesa Diretora marcada para ocorrer na noite de hoje, em sessão ordinária. 

A decisão aconteceu, segundo matéria publicada pelo site Cerrado em Foco, pela falta de tramitação nas comissões necessárias... "É evidenciada através dos documentos colacionados que demonstram probabilidade do direito que o Projeto de Resolução 005/2022 não tramitou perante a Comissão de Obras, Administração Pública, Serviços Públicos, Urbanismo e Segurança; que houve proposta de emenda ao citado projeto sem a regular e tempestiva apreciação e que a votação final do projeto (votação em continuação) ocorreu em sala que não assegurava a publicidade necessária e esperada”, diz a decisão da Justiça.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Fernandes, ainda não se pronunciou a cerca da decisão da justiça.

Fonte: Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta sexta-feira, 13, aconteceu um café da manhã com os parceiros da BCS/Santa Luzia, na cidade de Barreiras. 

Na oportunidade, comerciantes locais, agricultores, entidades e autoridades da cidade de Barreiras foram convidados a conhecerem a Base Comunitária e os projetos que ela realiza.

Além disso, aconteceu apresentações dos alunos do curso de Judô, Kung-fu e Violão. Ao fim do evento foi proporcionado um café para os participantes.

Estes momentos de comunhão tem o intuito de formar parcerias, e aproximar a BCS da comunidade local, bem como promover maior auxílio dos parceiros locais acerca das demandas dos cursos da BCS.

Fonte: 83ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |