Blog Santo Antônio
Notícias
São Francisco do Conde: Trabalhadores de refinaria fazem assembleia e cobram reajuste salarial
Foto: Reprodução / TV Bahia

Uma manifestação ocorre na manhã desta terça-feira (7) em um trecho da BA-523 em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a TV Bahia, centenas de prestadores de serviço da Refinaria Mataripe fazem uma assembleia na altura do Trevo da Resistência.

 

Eles discutem a campanha salarial de 2022, que teve a database em maio. Neste ano, os trabalhadores pedem 16% de reajuste salarial. Porém, o sindicato patronal ofereceu 3,5% e reajuste na cesta básica referente à inflação. Promovem o encontro o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Siticcan), que representa 3,5 mil trabalhadores de oito empresas que prestam serviço à refinaria Mataripe.

 

O sindicato dos trabalhadores afirma que a assembleia não gerará impacto na produção da refinaria, uma vez que o grupo voltará ao trabalho depois do ato.

 

Ainda segundo informações, os manifestantes não bloquearam a via, mas há congestionamento no local por causa dos veículos estacionados ao longo da rodovia.

Fonte: Bahia Notícias
Prestadoras e usuários poderão ser bloqueados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) expediu medida cautelar para evitar o telemarketing abusivo, aquelas ligações realizadas por robôs, conhecidas por robocalls.

O emprego de solução tecnológica para o disparo massivo de chamadas com duração de até 3 segundos é considerado, pela Anatel, como uso inadequado de serviços de telecomunicações.

De acordo com a medida, os usuários têm 15 dias, contados da publicação decisão, para adotar providências para a adequação de atividades e, assim, cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.

Passado esse prazo, as operadoras serão obrigadas a bloquear as chamadas dos usuários que continuem gerando excesso de ligações. O bloqueio durará 15 dias ou até que o usuário firme compromisso formal com a Anatel de se abster da prática indevida e apresente as providências adotadas.

O bloqueio de chamadas originadas, no entanto, não deve prejudicar a manutenção de outros serviços de telecomunicações contratados pelo usuário.

As operadoras deverão enviar à Anatel, quinzenalmente, um relatório sobre os usuários que sofreram o bloqueio e os respectivos recursos de numeração utilizados, o volume de tráfego e as datas de bloqueio de chamadas.

Números irregulares

A Anatel determinou por meio da cautelar que, no prazo de 30 dias, as prestadoras de telefonia realizem o bloqueio de chamadas que utilizem números não atribuídos pela agência – numeração de linhas telefônicas irregulares – , sejam elas originadas na própria rede ou provenientes de outras prestadoras.

As operadoras e os usuários que não seguirem as determinações poderão ser multados em até R$ 50 milhões.

A medida cautelar da Anatel tem vigência de 3 meses.

Código de telemarketing

Outra medida para combater o telemarketing abusivo é a identificação das chamadas pelo prefixo 0303. O objetivo é dar a liberdade ao consumidor para que, ao receber uma ligação de telemarketing, possa identificar o chamador e, assim, exercer o seu direito de atender ou não aquela ligação. Até 8 de junho todas as empresas do setor deverão utilizar o código.

Fonte: Agência Brasil
Missa em Ação de Graças e festa com os estudantes marcaram semana comemorativa

Em 2022, a Escola Municipal Dr. José Costa Borges, comemora os 95 anos de sua criação. O primeiro Grupo Escolar em Barreiras foi dirigido pela professora Guiomar Porto, carregando muita história, formando gerações e ilustres barreirenses. Para comemorar a data, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da direção escolar, preparou uma Semana Comemorativa com escuta psicológica, palestra, Missa de Ação de Graças e festa com os estudantes.

Durante a escuta psicológica e palestra com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, realizaram homenagens, jogral, coral e depoimentos, relembrando o passado e projetando o futuro educacional dentro do espaço de convivência. Mas o marco das comemorações aconteceu na manhã de sexta-feira, 03, com a Missa de Ação de Graças celebrada pelo Pároco Pe. Pedro Felipe Macedo e festa para os estudantes.

A secretária de educação, Gabriela Nogueira acompanhada da subsecretária Cátia Alencar e diretora pedagógica Aldeci Queiroz, levaram o abraço e comemoraram com a escola, que ainda recebeu a secretária de assistência social, Maritânia Gonçalves, a assessora de gabinete Marileide Carvalho, os vereadores João Felipe e Valdimiro. A diretora Maria Lêda agradeceu a presença de todos, salientando que “ o Costa Borges é uma casa que acolhe, uma escola que encaminha para a vida e espaço para se encontrar como amigos e viver com alegria”, disse.

A secretária Gabriela Nogueira citou a importância histórica, diferencial e valores que a Escola Municipal Costa Borges tem para Barreiras. “Hoje é dia de comemorar, e estou feliz por fazer parte dessa festa de 95 anos, porque sei do trabalho e empenho da gestão escolar e professores, além disso, o amor dos jovens que aqui estudam. Portanto, essa escola é feita de sentimentos, solidariedade, aprendizagem e esperança num futuro melhor para cada filho que estudou e estuda. Parabéns a toda família da Escola Municipal Dr. José Costa Borges”, destacou a secretária.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade também presenteou a escola com o plantio de árvores nativas na área interna e externa, que além de sombra, no futuro próximo vão embelezar o espaço escolar.

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Dircom
Em contrapartida, União pede que governadores zerem o ICMS dos combustíveis e se dispõe a compensar os Estados pela perda de arrecadação


Presidente Jair Bolsonaro pediu a colaboração de governadores para diminuir os efeitos da alta nos preços dos combustíveis

Três meses depois de zerar as alíquotas de PIS e Cofins, tributos federais, sobre o gás de cozinha e o diesel até dezembro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, na noite desta segunda-feira, 6, a ampliação da medida para a gasolina e o etanol. Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo federal também afirmou que a União está disposta a repassar recursos para os Estados que zerarem o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel e do gás de cozinha. Para viabilizar a transferência de verba, o Planalto buscará a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que irá autorizar que essa despesa fique fora do teto de gastos. “Essas propostas foram colocadas na mesa aos presidentes das Casas [Artur Lira (PP-AL), da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado], e eles levarão aos senhores deputados e senadores. Havendo entendimento, o projeto de lei complementar [do ICMS] e promulgando uma emenda à Constituição, se faria valer imediatamente na ponta da linha aos consumidores para enfrentarmos esse problema de fora do Brasil [a guerra da Rússia contra a Ucrânia] que têm reflexos aqui dentro”, disse Bolsonaro.

Fonte: JOVEM PAN

A manhã de domingo (5) foi de aventura, conscientização e incentivo à prática esportiva. Esse ano com a temática “Uma só Terra – Vida sustentável em harmonia com a natureza”, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou o I Pedal Ecológico encerrando as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Com uma trilha de 10 km, saindo da Havan até a Nanica, durante o Pedal, os ciclistas puderam contemplar as belezas naturais do Cerrado Baiano.

O evento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; da subsecretária, Marisa Costa; do educador ambiental, Ronaldo Ursulino e do diretor de Fiscalização, Judson Almeida.



Após a trilha, na chegada a Nanica, foi servido um café da manhã com a realização de sorteio de brindes e uma bicicleta Aro 29, a distribuição de 500 canecas sustentáveis confeccionadas a partir do reaproveitamento da fibra do coco e a doação de mudas de espécies nativas do cerrado. O I Pedal Ecológico teve o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Grupo Nosso Lar, Academia Bem-Estar, Avatim, Milícia Modas e Esporte, Óticas Diniz, Cláudia Dimas, Academia Katão, Mundo Verde, Fiolaser, Eliane Feitosa Cabeleireira, Morena Bronze,  Spa Geane Bronze, Ciclista Lopes, Crossfit 889, Viveiro Taquara e Copy Print.

Fonte: DIRCOM/PMB

A fim de oportunizar uma alimentação mais adequada para os educandos, do ponto de vista higiênico-sanitário, bem como melhorar a qualidade nutricional das refeições oferecidas nas escolas, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante o sábado (4), a Capacitação das Merendeiras da Rede Municipal de Ensino, que aconteceu no Auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

A formação para merendeiras se dá por um conjunto de conhecimentos que tornem a prática diária destas agentes consciente e intencional, porque além de manipuladora de alimentos, a merendeira é, também, educadora. O objetivo dessa capacitação foi proporcionar às merendeiras a reconstrução de conhecimentos de uma alimentação mais adequada para os estudantes, sobretudo à melhoria da qualidade nutricional e higiênico-sanitária das refeições oferecidas nas escolas, além de assegurar um enriquecimento técnico aos procedimentos operacionais.

Estiveram presentes a secretária de Educação, Gabriela Nogueira; subsecretária, Cátia Alencar; presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e representante dos Pais, Maria da Conceição Pinheiro; diretora de Alimentação Escolar, Milleane Sodré; nutricionistas Geisa Lessa (Responsável Técnica – RT) e Luciene de Souza (Quadro Técnico – QT), assistentes administrativos, estagiários, carregadores e motoristas.

Segundo a diretora de Alimentação Escolar, o intuito da Secretaria de Educação com a promoção da Capacitação para Merendeiras ultrapassa o cumprimento de uma exigência legal. “A diretoria de Alimentação Escolar, nesse sentido, tem atuado com objetivo de integrar os atores do PNAE através de relações recíprocas de comprometimento com a qualidade da Alimentação Escolar desde a produção até o consumo. Nossa busca é também pela ampliação do conceito de Alimentação Escolar, uma vez que além de fornecer os alimentos, também atuamos em prol da formação de hábitos alimentares saudáveis. As merendeiras são parceiras fundamentais  desse processo”, destacou Milleane Sodré.

A capacitação teve uma carga horária de 8 horas, e constitui a primeira etapa de um processo que contará ainda com outros encontros, já previstos para este ano. Todas as merendeiras presentes receberam Certificado de Participação, Uniformes e o Manual da Merendeira, elaborado pela DAE para servir como um guia para consultas acerca de Boas Práticas de Manipulação.

“Essa capacitação teve o intuito de promover maior conhecimento sobre a importância da merendeira como educadora, seu papel e principais funções, princípios de alimentação saudável e necessidades alimentares especiais, além das boas práticas de manipulação dos alimentos e os procedimentos operacionais padronizados – POPs, a fim de desenvolver um trabalho de excelência dentro das cantinas escolares. Estamos felizes com a adesão e comprometimento das profissionais”, disse a nutricionista, Geisa Lessa.

A secretária de Educação destacou que essa formação direcionada às merendeiras foi planejada para reforçar as relações higiênico-sanitárias e a manipulação de alimentos, buscando valorizar sempre a saúde e o bem-estar do aluno. “Estamos com a proposta de formação continuada dessas profissionais e colocar em prática o planejamento realizado e alinhar medidas que serão indispensáveis para a rotina escolar, como o foco na alimentação”, pontuou Gabriela Nogueira.a

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: JOVEM PAN

Um homem foi encontrado morto preso pela cabeça entre os troncos de uma mangueira, na manhã desta segunda-feira (6), no bairro Alto do Fundão, em Ibotirama.

A situação aconteceu na rua Manoel Barreto de Novais, no quintal de uma casa. Não há informações sobre se a vítima era moradora da residência.

Por volta das 7h40, a PM foi acionada e registrou a ocorrência. O homem foi identificado como Rodrigo Gomes Reis, de 30 anos.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa foi acionada e fez a remoção do corpo, por volta das 09h. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Fonte: Gazeta 5

Em abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 15.416 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 73.891 admissões e 58.475 desligamentos. Com este saldo, o estado passou a contar com 1.843.144 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,84% sobre o quantitativo do mês anterior. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

No mês, o Brasil computou um saldo de 196.966 vagas, enquanto o Nordeste registrou um ganho 29.813 postos – o que representou variações relativas de 0,48% e 0,45% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. Das 27 unidades federativas do país, apenas duas não apontaram crescimento do emprego celetista em abril deste ano.

Em termos absolutos, com 15.416 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês. Dentre os entes federativos, ficou na quarta colocação. Em termos de relativos, com variação percentual de 0,84%, também se situou na primeira posição no Nordeste e na quarta no país.

Na Região Nordeste, a Bahia (+15.416 postos) foi seguida pelos estados do Ceará (+5.304 postos), Maranhão (+3.395 vagas), Paraíba (+2.418 postos), Sergipe (+1.649 vagas), Rio Grande do Norte (+1.588 postos) e Piauí (+1.031 postos). Em contrapartida, dois estados nordestinos suprimiram vagas em abril: Pernambuco (-807 postos) e Alagoas (-181 postos) – por sinal, as únicas unidades federativas do país com eliminação líquida de postos no mês. A capital do estado da Bahia, Salvador, registrou saldo de 3.410 novos postos de trabalho celetista.

Do ponto de vista da variação relativa mensal do estoque, a Bahia (+0,84%), destaque da região, foi acompanhada pelo Maranhão (+0,64%), Sergipe (+0,59%), Paraíba (+0,56%), Ceará (+0,44%), Rio Grande do Norte (+0,36%) e Piauí (+0,34%). Os estados de Pernambuco (-0,06%) e Alagoas (-0,05%) registraram variações negativas e completaram o ordenamento.

No agregado dos quatro primeiros meses de 2022, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 45.492 novas vagas – aumento de 2,53% em relação ao total de vínculos celetistas do início do ano. O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado de janeiro a abril, com 770.593 e 47.474 novas vagas, respectivamente. Salvador registrou 13.835 novos postos no acumulado do ano de 2022.

Ainda em termos de saldo acumulado no ano, a unidade federativa baiana continuou à frente das demais do Nordeste, com Ceará (+12.733 postos) e Maranhão (+9.082 postos) na segunda e terceira posições. Entre as unidades da Federação, o estado se posicionou na oitava colocação. Em termos proporcionais, a Bahia, com alta de

2,53% no ano, ficou na primeira posição dentro da região nordestina. No país como um todo, o desempenho relativo baiano posicionou o estado na oitava colocação.

Na Bahia, em abril, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho. O segmento de Serviços (+8.973 vagas) foi o que mais gerou postos de trabalho celetistas dentre os cinco grandes setores. Em seguida, Indústria geral (+3.068 vagas), Construção (+2.644 postos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+612 vagas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+119 postos) também foram os responsáveis pela geração.

Fonte: Ascom/SEI

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na noite de ontem, sexta-feira, 3, por volta das 22h, o PETO da 85 CIPM, prendeu indivíduos e recuperou celulares em LEM. 

Após uma vítima de um roubo de celular realizado no dia 29 do mês passado, procurar a sede da 85ªCIPM e informar a localização do aparelho roubado, uma guarnição do PETO, foi até o endereço, onde os policiais avistaram um indivíduo que após abordagem e busca pessoal, foi encontrado o celular roubado e também 5 papelotes de substância análoga à cocaína no bolso do mesmo. 

O indivíduo informou aos PMs o paradeiro de seu comparsa que após abordagem foi encontrado com o restante do material ilícito. 

Diante dos fatos todo material encontrado e os dois indivíduos foram apresentados na delegacia de polícia local.

Fonte: 85ª CIPM

A 16ª edição da maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste reúne empresas que chegaram dispostas a oferecer o melhor em tecnologia no Brasil e no mundo para a irrigação, pensando no produtor que está cada vez mais exigente ao buscar equipamentos que garantam redução de custos, produtividade e rentabilidade. São muitos os sistemas de irrigação oferecidos pelos expositores.

A empresa Valley lançou este ano o sistema Valley Insight, de alta tecnologia, capaz de identificar deficiências, pragas e outros problemas na lavoura para que o produtor possa cuidar com antecedência, resultando em aumento de produtividade. Outra oferta é o Vale 365, um sistema de telemetria que permite que o equipamento seja operado a distância e com mais eficiência. “Essa feira vai ser a nossa melhor feira até hoje desde que nós começamos a expor aqui. Foi muito boa. Acho que nesse momento que nós voltamos para o convívio pessoal, está todo mundo querendo se encontrar e com vontade de fazer negócio. A gente está com uma expectativa muito grande”, disse, empolgado com os resultados, o diretor da empresa, Hugo Zaggo.

Já a Fockink está apresentando o pivô Max 12, lançamento produzido no Brasil, destinado a grandes áreas. O equipamento possui o maior tubo do mercado e permite uma irrigação inteligente, calculando e dispondo corretamente a quantidade definida pelo produtor, oferecendo melhor manejo da irrigação. É totalmente tecnológico, conectado por meio de aplicativo de celular.

A BAUER está na Bahia Farm Show com a plataforma  Smart Control  que permite ao produtor receber relatórios, alertas em casos de paradas inesperadas dos pivôs,  enviar comandos, tudo em poucos cliques e, com isso, tornar a agricultura irrigada mais eficiente. A tecnologia possibilita boa produtividade, redução de tempo e de custos. “Para o CEO da BAUER, a Bahia Farm Show foi fundamental para a visibilidade da plataforma que é lançamento. “A feira foi fantástica. Realmente superou a expectativa em relação ao movimento. Muitas pessoas vieram visitar, fechar negócio, outras pessoas vieram revisitar. Então, foi surpreendente”, disse Rodrigo Parada.

Fonte: AIBA

No intuito de fortalecer laços de amizade e parcerias, visitas, reuniões e homenagens marcaram a 16ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de inovação e tecnologia agrícola do Norte e Nordeste, realizada em Luís Eduardo Magalhães, desde a terça-feira (31). Durante os cinco dias do evento o estande da Aiba, entidade realizadora, foi ponto de encontro para produtores rurais, parceiros, estudantes, palestrantes, autoridades do executivo, legislativo e judiciário.

Além de conferir as novidades e circular pelo complexo da feira passando pelos estandes para conversar com os expositores, muitos visitantes estiveram no estande da Aiba, e foram recepcionados pelo presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, e o diretor Felipe Faccioni.



Entre as visitas, estiveram o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o embaixador da República Islâmica do Irã, Hossein Gharibi; presidente da Coopavel e do Show Rural, Dilvo Grolli; organizadores da Expo Ringo da cidade de Lagarto, no Sergipe; parlamentares parceiros, como o deputado federal Carlos Tito, a estadual, Jusmari Oliveira; comitivas políticas; associações; além de delegações estrangeiras, como as da Espanha e Nigéria, e o barreirense e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Eurypedes Pamplona.





Momento Histórias do Agro – Outro destaque na Bahia Farm Show foi o Momento Histórias do Agro, realizado na noite de sexta-feira (03), quarto dia do evento. Com a participação da Aiba, Abapa e Fundação Bahia, o estande do Agro & Vc, foi palco para os homenageados Odacil Ranzi, presidente da Aiba; Zirlene Pinheiro, vice-presidente da Fundação Bahia; e Alessandra Zanotto, vice-presidente da Abapa.

“Esta edição da Bahia Farm Show entrará para a história porque foram momentos muito importantes. Encontros e reuniões que fortaleceram os laços da Aiba com os parceiros e novos contatos que saíram daqui e divulgarão o nome da nossa feira pelo mundo. Estou muito feliz com as homenagens recebidas, e muito emocionado com o retorno positivo que tivemos da feira”, declarou o presidente da Aiba e da feira, Odacil Ranzi. A Bahia Farm Show será encerrada neste sábado (04), às 19 horas.a

Fonte: AIBA

Ao lado da exposição de grandes maquinários, um novo espaço surpreendeu os visitantes da Bahia Farm Show. Quem chegou na praça do Museu, conheceu modelos de máquinas agrícolas antigas que ajudaram os produtores rurais, ainda na década de 80, no cultivo do campo. Para os visitantes, o contraste entre o novo e o velho ajuda as pessoas a entender a evolução tecnológica do segmento de máquinas. Dentre as máquinas e veículos expostos estão os tratores: Massey Ferguson 65, de 1989; Ford Golden Jubille, de 1953; Ford F600, de 1976; Fusca 1983; Opala Comodoro, 1982; Corsel Luxo 1969; Escort XR3,1989; Kombi luxo, 1969; Fusca 1300, 1977; Brasília, 1980.

A exposição atraiu o público de várias idades. Ana Clara, 13, gostou de visitar a Praça do Museu com as relíquias dos apaixonados pelo setor agrícola. “Ficou um espaço bem bonito e que dá vontade de conhecer ainda mais como eles eram utilizados”, conta. Já o casal Armindo Klein e Maria Elaine Klein, ambos com 68 anos, voltaram no tempo.  “Na minha época de menino começou a sair os tratores mais ativos, CBT. Eu já tive Fusca e Brasília, por exemplo. Estou revivendo os momentos antigos. Espero que a exposição continue ”, diz Armindo Klein, que atua como mecânico.



Cada veículo e máquina são parte da história pessoal dos expositores, e muitas vezes, refletem a história de quem visita. Ao encontrar na exposição um trator CBT 1105, Valdirenio Santos relembra da época que começou a carreira como operador, em 1992, nas lavouras do oeste baiano. “Comecei a trabalhar com essas máquinas mais antigas. Agora temos máquinas modernas, e muitas a gente só conhece aqui na feira. Então é muito bom a gente visitar a Bahia Farm, e comparar estas duas realidades”. A área da exposição de 1920 metros quadrados integra a área de ampliação da Bahia Farm Show.



Um dos expositores é o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, com o seu trator Ford 6.600, 1978, azul. Entusiasta do espaço, ele foi um dos articuladores para que os demais agricultores expusessem as suas relíquias. “São todos maquinários e veículos bem cuidados e de grande estima dos colecionadores. São bens adquiridos a muito custo e que foram utilizados por nossos pais, avós e nos ajuda a lembrar de onde viemos e o que conquistamos. Olhar esse espaço do museu dentro de uma feira de tecnologia me enche de orgulho”, reforça.

Fonte: AIBA
Visitantes conheceram tecnologia apresentada por mais de 360 expositores

Terminou na noite deste sábado (4) a Bahia Farm Show, o maior evento de tecnologia do Norte-Nordeste, que foi realizada em Luís Eduardo Magalhães. Os organizadores acreditam que o evento movimentou R$ 2 bilhões em negócios.

Cinco dias de feira e com edição que já bateu recorde. Mais de 90 mil visitantes.

As pessoas que passearam pelo parque conheceram a tecnologia apresentada por mais de 360 expositores, instalados em um espaço 30% maior.

Produtores e visitantes se encantaram principalmente com as máquinas milionárias, que garantem a produtividade das lavouras da região. Muitas foram vendidas com preços que podem chegar a R$ 6 milhões.

E muitas empresas mostram todo o potencial das máquinas. Ligam os motores e encantaram o público. Uma delas tinha um simulador de máquinas pesadas, usadas para treinar os profissionais que vão operar as gigantes no campo.

Neste experimento, o visitante pôde conhecer um pouquinho da realidade das lavouras de milho.

A feira também abriu espaço maior para a agricultura familiar, pavilhões para pequenas empresas, palestras e eventos ligados ao agronegócio.

Dois leilões virtuais, com matrizes de gado de corte e de leite, também foram realizados.

A 16ª edição da Bahia Farm Show começou na última terça-feira (31). O evento, que foi suspenso por dois anos por causa da pandemia da Covid-19, destaca a importância econômica da região.

O governador da Bahia, Rui Costa, participou da abertura oficial e assinou ordens de serviço ligadas ao agronegócio e um Termo de Acordo definidor de divisa territorial entre a Bahia e Tocantins, junto ao chefe do Executivo do estado vizinho, Wanderlei Barbosa.

O documento formaliza o acordo de traçado da fronteira entre as duas unidades da federação e consolida um acordo anterior firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luís Gonçalves, também participou da assinatura.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no evento na tarde de terça-feira. Ele foi recebido por um grupo de apoiadores, deixou o local pilotando uma motocicleta e seguiu para o centro da cidade em um passeio.

Homenagens a agricultores



Este ano, os agricultores foram homenageados por meio de uma exposição de maquinário antigo que poderá ser visitada na Praça Museu dos Tratores. Segundo o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, a ideia de criar o espaço para mostrar a trajetória da agricultura do oeste baiano surgiu a partir de visitas a feiras no Brasil e no exterior.

Também esteve disponível uma exposição fotográfica a céu aberto, retratando as belezas naturais e a produção agrícola do cerrado baiano pelas lentes do fotógrafo Rui Rezende.

Os visitantes tiveram acesso a estacionamento gratuito, central de atendimento, posto médico e banheiros.

Estrutura

Para este ano, a estrutura do evento foi ampliada em cerca de 30%. A área construída passou de 144 para 187 mil metros quadrados. Além disso, 13 novas ilhas passaram a integrar o Complexo Bahia Farm Show. Outra novidade foi a criação de um pavilhão coberto que irá abrigar empresas de tecnologia, startups e serviços.

A feira contou com praça de alimentação, parque de diversão, dois restaurantes, ruas pavimentadas, bosque de espécies nativas, área de test drive com exibições e performances do setor automotivo.

Fonte: G1
Os comerciantes contam que a mesma está habituada a chegar na padaria acompanhada de moradores de rua, onde faz consumo de lanches no self-service e sempre provoca escândalos

Na manhã dessa sexta-feira, 03, ela invadiu o estabelecimento por duas vezes, onde provocou desordens, inclusive quebrou xícaras e derrubou produtos do balcão. Com muita dificuldade, devido à sua fúria, funcionários conseguiram segurá – la nas duas vezes e evitaram maiores danos. Na segunda vez, o SAMU com apoio da Polícia Militar, a conduziu para atendimento em uma unidade de saúde.

Os comerciantes contam que a mesma está habituada a chegar na padaria acompanhada de moradores de rua, onde faz consumo de lanches no self-service e sempre provoca escândalos.

“Ontem, depois que foi levada por atendentes do SAMU, não demorou muito para reaparecer, e chegou aqui mais furiosa que antes. Não estamos tendo sossego. Na manhã de hoje (03/06), ela comeu o que queria, pegou R$ 40, 00 na bolsa para pagar a conta, mas ao invés de entregar no caixa, rasgou o dinheiro, jogou no chão e saiu xingando a todos”.

Sebastião e Daniel esclarecem que a mulher está prejudicando o comércio deles, por isso pedem providências das autoridades e também de familiares dela. “Ela aparentemente possui distúrbio mental e está arriscando sua integridade física e de outras pessoas “, reclamam.

Deficiência no atendimento público

Doentes mentais no município de Barreiras são tratados pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), mas a cidade ainda não possui local adequado para internamento deles, quando há necessidade.

Fonte: Alô Alô Salomão
Profissionais da saúde também poderão tomar dose adicional

A partir de hoje (4), pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todo Brasil. O Ministério da Saúde publicou, neste sábado, duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose.

Anunciada na quinta-feira (2) pelo ministro Marcelo Queiroga, a medida foi oficializada hoje. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

A pasta destacou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização. “Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz”.

“Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, ressaltou o comunicado.

Orientações

O Ministério da Saúde pediu que estados e municípios sigam as orientações da pasta para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Segundo a pasta, a distribuição das doses é feita de forma equânime e proporcional em todo o país, conforme a necessidade de cada unidade federativa.

Até agora, informou o ministério, o governo federal distribuiu quase 500 milhões de doses em todo o Brasil, garantindo a proteção de 77% da população com as duas doses. Mais de 85,9 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de reforço.

Fonte: Agência Brasil

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados pautou para a próxima quarta-feira (8) dois projetos que regulamentam e ampliam a caça de animais no país.

O primeiro deles versa sobre o abate de espécies consideradas exóticas e invasoras nocivas, sob o pretexto de controle populacional. A proposta, que já foi aprovada pelo Senado em setembro do ano passado, estabelece condições de consumo, distribuição e comercialização para os produtos obtidos por meio da atividade.

Se o projeto for aprovado, caberia ao Poder Executivo determinar quais espécies são nocivas, bem como o local para a atividade e a quantidade de animais que podem ser abatidos.

Já o segundo projeto, de autoria do deputado Nilson Stainsack (PP-SC), propõe a regulamentação da caça esportiva. A proposta também fala em coibir o avanço de espécies exóticas, mas veta a comercialização de qualquer produto oriundo do abate.

Em sua justificativa, Stainsack diz que países que liberam a atividade "colhem benefícios" e "possuem o espírito da caça esportiva como fomentador da conservação das espécies". Ele ainda afirma que até ambientalistas defendem o mecanismo como meio de conservação.

"Proibir a caça em nada resolve os problemas ocasionados pela caça ilegal e ainda retira a possibilidade de se ter uma atividade rentável para o Estado, feita por caçadores legalmente licenciados que, em último nível, também serão ferramentas importantes no combate à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres", afirma parlamentar do Progressistas.

Ambos os projetos estão sob relatoria do deputado bolsonarista Nelson Barbudo (PSL-MT). Em dezembro passado, ele retirou o texto que amplia a caça esportiva da pauta após um bate-boca durante sessão da Comissão.

A discussão no colegiado sobre a ampliação da caça de animais foi classificada como um "vale tudo" pelo ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo Ricardo Tripoli (PSDB), pré-candidato à Câmara.

"O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade no mundo, mas sua fauna, no geral, apresenta alto grau de ameaça, especialmente pela perda de habitats. Mais de 90% da fauna da Mata Atlântica está ameaçada", escreveu Tripoli nas redes sociais.

"A fauna brasileira não pode ser tratada como mera mercadoria que pode ser morta pelo prazer de caçadores", disse ainda.

Fonte: Bahia Notícias
Visitantes conheceram tecnologia apresentada por mais de 360 expositores.

Terminou na noite deste sábado (4) a Bahia Farm Show, o maior evento de tecnologia do Norte-Nordeste, que foi realizada em Luís Eduardo Magalhães. Os organizadores acreditam que o evento movimentou R$ 2 bilhões em negócios.

Cinco dias de feira e com edição que já bateu recorde. Mais de 90 mil visitantes.

As pessoas que passearam pelo parque conheceram a tecnologia apresentada por mais de 360 expositores, instalados em um espaço 30% maior.

Produtores e visitantes se encantaram principalmente com as máquinas milionárias, que garantem a produtividade das lavouras da região. Muitas foram vendidas com preços que podem chegar a R$ 6 milhões.

E muitas empresas mostram todo o potencial das máquinas. Ligam os motores e encantaram o público. Uma delas tinha um simulador de máquinas pesadas, usadas para treinar os profissionais que vão operar as gigantes no campo.

Neste experimento, o visitante pôde conhecer um pouquinho da realidade das lavouras de milho.

A feira também abriu espaço maior para a agricultura familiar, pavilhões para pequenas empresas, palestras e eventos ligados ao agronegócio.

Dois leilões virtuais, com matrizes de gado de corte e de leite, também foram realizados.

A 16ª edição da Bahia Farm Show começou na última terça-feira (31). O evento, que foi suspenso por dois anos por causa da pandemia da Covid-19, destaca a importância econômica da região.

O governador da Bahia, Rui Costa, participou da abertura oficial e assinou ordens de serviço ligadas ao agronegócio e um Termo de Acordo definidor de divisa territorial entre a Bahia e Tocantins, junto ao chefe do Executivo do estado vizinho, Wanderlei Barbosa.

O documento formaliza o acordo de traçado da fronteira entre as duas unidades da federação e consolida um acordo anterior firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luís Gonçalves, também participou da assinatura.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no evento na tarde de terça-feira. Ele foi recebido por um grupo de apoiadores, deixou o local pilotando uma motocicleta e seguiu para o centro da cidade em um passeio.

Homenagens a agricultores

Este ano, os agricultores foram homenageados por meio de uma exposição de maquinário antigo que poderá ser visitada na Praça Museu dos Tratores. Segundo o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, a ideia de criar o espaço para mostrar a trajetória da agricultura do oeste baiano surgiu a partir de visitas a feiras no Brasil e no exterior.

Também esteve disponível uma exposição fotográfica a céu aberto, retratando as belezas naturais e a produção agrícola do cerrado baiano pelas lentes do fotógrafo Rui Rezende.

Os visitantes tiveram acesso a estacionamento gratuito, central de atendimento, posto médico e banheiros.

Estrutura

Para este ano, a estrutura do evento foi ampliada em cerca de 30%. A área construída passou de 144 para 187 mil metros quadrados. Além disso, 13 novas ilhas passaram a integrar o Complexo Bahia Farm Show. Outra novidade foi a criação de um pavilhão coberto que irá abrigar empresas de tecnologia, startups e serviços.

A feira contou com praça de alimentação, parque de diversão, dois restaurantes, ruas pavimentadas, bosque de espécies nativas, área de test drive com exibições e performances do setor automotivo.

Fonte: G1
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |