Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Ontem, segunda-feira foi realizada a reativação do PPM do Sítio do Rio Grande. Um anseio da comunidade local que já aguardava por esse evento por mais de 12 anos.

A realização foi feita em parceria com a prefeitura municipal que disponibilizou toda a estrutura logística para que essa inauguração fosse possível, disponibilizando uma viatura além de ter feito a reforma completa e alocado a mobília no imóvel onde agora funciona o PPM.

O evento contou com a participação dos policiais militares que serão responsáveis por oferecer segurança para os moradores do distrito, bem como com a presença do Comandante de Policiamento da Região Oeste, o Cel PM Osival, do Comandante da 85ª CIPM, Cap PM Giovanni, do Prefeito Municipal José Carlos, além de alguns vereadores, secretários municipais e autoridades locais que prestigiaram o descerramento da placa de inauguração.

A ação está alinhada aos objetivos estratégicos da corporação e visa principalmente fortalecer a imagem da Polícia Militar e intensificar as ações de policiamento comunitário aproximando cada vez mais a polícia da comunidade, fazendo valer o slogan do Comandante Geral da Polícia Militar – “PM e Comunidade na Corrente do Bem”

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGIILANTE

Num momento em que as atenções de todos estão voltadas à pandemia de coronavírus, a Região Oeste da Bahia celebra um marco histórico na área de saúde nesta segunda-feira (4): a formatura da primeira turma de médicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Os 29 novos profissionais tiveram sua colação de grau antecipada devido às ações de combate à Covid-19.

A cerimônia, ocorrida no Campus Reitor Edgard Santos, da UFOB, em Barreiras, contou apenas com a participação de autoridades acadêmicas e dos estudantes. A medida foi para evitar aglomerações. Criado sem setembro de 2014, o curso de medicina numa instituição pública em Barreiras era um desejo antigo da população e possibilitou que muitos estudantes da Região não precisassem mais buscar essa formação em outros locais.

Deyse Câmara é uma delas. Natural de Cotegipe, a jovem de 24 anos, realizou dois sonhos: o de ingressar no curso e retornar para perto da família, após uma temporada de estudos no estado de Goiás. Agora formada, ela pretende retribuir a chance dada e seguir o trabalho já desenvolvido nas unidades de saúde. “O sentimento que prevalece, sem dúvidas, é o de gratidão. Por isso, pretendo trabalhar aqui, não apenas por ser filha da região e ter a oportunidade de conviver com todas as pessoas que eu amo, mas porque realmente precisamos de mais profissionais médicos, principalmente especialistas”, pontua a médica, que já planeja a residência em 2020.

A ibotiramense Ludnna Baraúna, de 26 anos, está feliz por escrever seu nome na história da saúde do Oeste da Bahia e cumprido seu dever. Segundo ela, apesar das dificuldades comuns em primeiras turmas de Medicina, a UFOB possibilitou uma maior proximidade com professores e servidores gabaritados, o que nem sempre acontece em instituições maiores. “Poder aprender e estar ativa em projetos nos bairros de Barreiras me possibilitou experiências que marcaram minha formação ”.

O médico Rhamon Lacerda, 31 anos, também ressalta o papel dos estudantes na construção do curso. “Não foi fácil ser a primeira turma de Medicina no Oeste da Bahia e também numa universidade nova. Todos tinham o dever de ajudar a construir o curso. Sempre fazíamos reuniões, participávamos de conselhos, estudava como funcionava o curso e a grade das outras instituições. A UFOB sempre nos ouvia e, mesmo com as burocracias, a gente conseguia adequar as disciplinas, professores, estágios, dentre outras coisas”.

Para o coordenador do curso, o médico e professor Lancaster Diniz, os novos médicos contribuirão para a melhoria da saúde regional. “Para o Oeste da Bahia, contar com profissionais médicos formados aqui é uma coisa muito importante. Esses ex-estudantes, agora médicos, têm uma noção boa das dificuldades e limitações enfrentadas no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles terão um papel importante e ocuparão espaços em Barreiras e municípios do entorno”, destaca.

A formatura da primeira turma do curso de medicina da UFOB é ainda um marco para a consolidação do processo de interiorização do ensino superior público federal no oeste baiano. De acordo com o reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, “baseado em todo o conhecimento e experiências adquiridos em quase 6 anos de vivência universitária, esses novos médicos estão preparados para reafirmar nossas esperanças, salvar vidas e contribuir para o fortalecimento do sistema brasileiro de saúde.”

O curso de Medicina da UFOB conta atualmente com 384 estudantes. O ingresso ocorre por meio do Enem/Sisu, com 80 vagas anuais. Desde o começo da graduação, os estudantes desenvolvem atividades em bairros de Barreiras e em alguns municípios do Oeste.

Formandos primeira turma de Medicina da UFOB:

Alexandre Lacerda; Alex Mendes, Bruna Gontijo; Bruno Clécio; Camille Lavigne; Deyse Camara; Denise Oliveira; Eduardo Soares; Fabrício Ataídes; Iana Kátia; Ingridy Caroline; Jaisa Leite; Jessica Guache; Júlia Lima; Lara Fonseca; Kaio Santana; Lorrany Franco; Luanna Pimenta; Lucas Guimarães; Ludnna Baraúna; Maria Luiza Rigo; Mariana Dias; Mariana Montalvão; Milena Mendonça; Rhamon Lacerda; Sissi Borges; Thales Rodrigues; Thayze Brito e Wallace Dantas.

Fonte: ASCOM – UFOB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, interditou a Rua Pernambuco, entre as Ruas Ruy Barbosa e Clériston Andrade, no Centro da cidade.

De acordo com o secretário da pasta, Daniel Álvares, a medida pretende garantir o distanciamento entre as pessoas que estão em busca de atendimento na agência da Caixa Econômica Federal para o saque do auxílio emergencial.

"Desta forma diminuímos o risco de contágio da Covid -19 e organizamos a fila para tentar agilizar o atendimento", explicou Daniel Alvares.

Ainda de acordo com o secretário, a Sutrans e a Guarda Municipal estão desde as primeiras horas da manhã organizando a logística e o ordenamento das pessoas nas filas. Conforme o fluxo for diminuindo ao longo do dia, os agentes de trânsito liberarão meia pista no local.

A medida poderá ser realizada ao longo desta semana conforme a demanda do banco. Hoje a interdição parcial da Rua Pernambuco acontece até o término dos atendimentos na agência. Ainda nesta terça-feira, a Secretaria também realizará a demarcação dos lugares no asfalto respeitando o distanciamento entre os clientes.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Saúde, segue com a vacinação contra a gripe nas salas de vacina nas Unidades de Saúde do município. Estão sendo vacinados idosos, profissionais das áreas da saúde, segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, gestantes e puérperas até 45 dias.

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta que as pessoas com doenças crônicas devem apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico da doença.

Entre as doenças consideradas crônicas estão cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias e diabetes, além de pacientes classificados como imunodeprimidos, aqueles que possuem o sistema imunológico debilitado devido à doenças como câncer, HIV/Aids, imunodeficiências congênitas ou pelo fato de terem se submetido a algum tipo de transplante.

A vacinação para gestantes e puérperas que iniciaria no próximo dia 09 de maio, foi antecipada e acontece até o dia 17 de maio em todos os postos de saúde e para as pacientes do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá.

A próxima fase da campanha inicia no dia 18 de maio e beneficiará adultos de 55 a 59 anos de idade, crianças de 06 meses a menores de 06 anos e professores das escolas públicas e privadas. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
04
Mai / 2020

NOTICIA

 

Fonte: GRUPO SANTO ANTONIO

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Srs. Clientes e amigos, para evitar aglomerações e impedir a proliferação do novo coronavírus, estamos disponibilizando alguns canais para que possam fazer suas compras.
As lojas estarão abertas normalmente.
 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Caixa Econômica Federal vai abrir duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira (4). A mudança, válida para todo país, visa agilizar o atendimento e evitar grandes filas e aglomerações devido ao saque do auxílio emergencial de R$ 600. Assim, as agências funcionarão das 8h às 14h. Segundo a Agência Brasil, o banco também anunciou o aumento no número de vigilantes. Serão mais 2,8 mil que vão se juntar aos 2 mil já existentes. Outras 389 recepcionistas também vão reforçar orientação e atendimento ao público.

Ainda segundo informações, o pagamento da segunda parcela do benefício, deste mês, será reformulado e divulgado após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, prevista para esta semana. 

Canais Digitais - A Caixa informou que a prioridade é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo “Caixa Tem”. Por isso, só devem ir pessoalmente às agências os usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e querem receber o benefício em dinheiro.

O banco orienta que aqueles que receberam o crédito por meio da “Poupança Digital Caixa” devem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A ação é da Prefeitura em parceria com a Diocese de Barreiras

Desde que a Prefeitura de Barreiras iniciou as ações de combate ao coronavírus, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho firmou parceria com a Diocese para que a Casa de Retiro São Bento e o Albergue São José fossem espaços de acolhimento das pessoas que não possuem lugar fixo para viver. O Centro POP, que integra a rede de proteção da Secretaria sendo um local de integração destas pessoas, está à frente das ações que vão deste o encaminhamento, execução de atividades socioeducativas e o acompanhamento psicossocial, que incluem também as instalações da AMOB.

Além dos demandatários que já frequentavam o Centro POP, as pessoas que chegam no local, recebem kits de higiene pessoal, passam por aferição de temperatura e cadastramento. “Buscamos encaminhar estas pessoas aos abrigos, livres de suspeita da Covid-19. Lá, recebem três refeições ao dia e participam da programação a cargo de nossa equipe, todos ganham um kit básico composto por escova e creme dental, sabonete, barbeador, toalhas, lençóis e cobertores”, explica o coordenador do Centro POP, Fernando Azevedo.

Nos abrigos a rotina é de muita atividade, com rodas de conversa sobre higiene, atualização e controle do coronavírus, jogos de tabuleiro, aulas de artesanato e atividades esportivas, realizadas todas as manhãs por educadores físicos. “Nosso maior objetivo é manter essas pessoas ativas e fora das ruas, em riscos de contaminação. É fundamental este apoio da Diocese de Barreiras, além de empresas e de pessoas que fazem doações de mantimentos e roupas, para darmos andamento a este acolhimento durante o período da pandemia”, destaca a secretária Karlúcia Macêdo.

Outra ação constante da equipe multidisciplinar do Centro POP, composta por psicóloga, assistente social, educador social e sociólogo é manter a boa saúde dos acolhidos, para isso, quando há necessidade, são realizados encaminhamentos para a Secretaria de Saúde e, nos casos dos que já são usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), a atenção é para que o serviço não seja interrompido.

Fonte: DIRCOM/PMB
Srs. Clientes e amigos, para evitar aglomerações e impedir a proliferação do novo coronavírus, estamos disponibilizando alguns canais para que possam fazer suas compras.
As lojas estarão abertas normalmente.
 

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |