Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
Covid-19: De acordo com Ministério, 300 milhões de doses de vacina já foram distribuídas
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou na noite desta sexta-feira (1º) que atingiu a marca de 300 milhões de doses da vacina contra a covid-19 distribuídas para todos os estados do país e o Distrito Federal. De acordo com o ministério, a campanha de vacinação é a maior da história do país.

 

Ainda de acordo com a pasta, mais de 55% da população adulta já recebeu a segunda dose ou dose única da vacina e mais de 93% da população adulta foi vacinada com a primeira dose. 

 

Ontem foi divulgado que o mês de setembro registrou o menor número de óbitos pela doença neste ano. Foram aproximadamente 3,6 mil óbitos, uma redução de 84,27% em relação a abril, mês com o maior número de registros em 2021. Conforme o ministério, a média móvel de mortes nos últimos 14 dias foi 536,36.

 

Conforme boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira, 1.828 municípios brasileiros não tiveram registros de novos óbitos e 1.123 cidades não registraram novos casos da doença.

Fonte: Bahia Notícias
Outubro Rosa 2021 tem programação especial em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS

No mês de mobilização pela saúde da mulher, o Outubro Rosa, a Prefeitura promove uma programação especial para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Durante este mês de outubro, as atividades envolvem palestras, capacitações e exames, dentre outras ações.

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizará o programa Alerta Salvador, voltado para a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos existentes, após o diagnóstico positivo da doença. As ações contribuirão para ampliar discussões sobre o tema e para a elevação da autoestima do público feminino.

 

A programação começa a partir desta sexta-feira (1º), prosseguindo até o dia 8, com a formação da primeira turma do curso de defesa pessoal, em parceria com a Guarda Municipal de Salvador (GCM). A atividade acontece das 13h às 17h, na sede da GCM, na Avenida San Martin, tendo como público-alvo mulheres atendidas pelos centros de referência a mulheres Loreta Valadares (Barris), Arlete Magalhães (Cajazeiras) e Irmã Dulce (Ribeira), além de funcionárias da Prefeitura.

 

Iluminação – Também nesta sexta (1º), acontece um ato simbólico de lançamento da campanha Outubro Rosa, às 18h, na Praça da Sé, com acionamento da iluminação temática dos monumentos históricos Elevador Lacerda, Farol da Barra, fontes luminosas da Praça da Sé, Terreiro de Jesus e do Campo Grande). Haverá, ainda, distribuição de informativos sobre a importância do diagnóstico precoce por meio do autoexame.

 

A ação acontece em parceria com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip/Semop), que também vai abranger os hospitais Aristides Maltez (HAM) e Municipal de Salvador (HMS). A iluminação especial será acionada diariamente, até 31 de outubro, a partir das 18h.

 

Parcerias – Já na próxima segunda (4), uma parceria entre a Prefeitura e as clínicas especializadas em imagens ofertará exames de rastreamento precoce do câncer de mama. O Labchecap, em São Marcos, atenderá mais de 50 pacientes assistidas pelos centros de proteção à mulher, cadastradas previamente pela SPMJ. Já o Instituto Patrícia Lordêlo (IPL), no Itaigara, receberá pacientes do SUS, no horário das 8h às 18h.

 

No dia 19, das 9h às 11h, acontecerá o webinário Alerta Salvador no Outubro Rosa 2021, com a participação de especialistas em oncologia. O evento será transmitido pelo canal da SPMJ no YouTube.

 

Saúde – Para intensificar o acesso das soteropolitanas a orientações, exames e consultas a respeito do câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobiliza ações de visibilidade e combate à doença. Haverá intensificação da oferta de exames de rastreio para os cânceres de mama e colo do útero, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

 

Nos postos, terá oferta de coleta de papanicolau/preventivo de colo do útero, voltada para mulheres na faixa de 25 a 64 anos; exame clínico da mama para mulheres a partir dos 40 anos; e encaminhamentos para mamografia das usuárias na faixa etária entre 50 e 69 anos.

 

A saúde da mulher entra em foco também nas ações disponibilizadas nas unidades de saúde para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), através de teste rápido e distribuição de preservativos e gel lubrificante. Também serão realizados encaminhamento para laqueadura e inserção de DIU, consulta ginecológica, avaliação nutricional, consultas odontológicas e coleta de exame citopatológico, dentre outros. O Dia D de mobilização ocorrerá no dia 23 de outubro (sábado), para ampliar o acesso das mulheres aos serviços.

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Sala Rosa estará disponível no Shopping Center Lapa, no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, para as interessadas em realizar procedimentos clínicos e ouvir orientações e palestras. As Unidades de Acolhimento gerenciadas pela SPMJ também serão contempladas ao longo do mês com exames de rastreio ofertados pela SMS.

 

Mamografia – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 154 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada. De janeiro a setembro deste ano, a SMS disponibilizou mais de 64 mil vagas para o procedimento na própria rede e em clínicas conveniadas.

 

Alerta – A mobilização tem o intuito de estimular a prevenção ao câncer de mama, já que o diagnóstico tardio segue liderando a causa principal para que o tratamento não seja suficiente para deter a doença. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020-22, a expectativa é de 1.180 casos novos de câncer de mama em Salvador.

 

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou a ginecologista e obstetra da SMS, Sandra Renata Marques.

Fonte: Bahia Notícias
Polícia apreende meia tonelada de cocaína que seria exportada em mangas para Europa
Foto: Reprodução

Uma carga com mais de meia tonelada de cocaína escondida em mangas foi identificada e apreendida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30). Três integrantes de uma quadrilha especializada em enviar a droga da América do Sul para a Europa foram presos ontem na ação conjunta da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Polícia Civil do RJ, e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal (DRE), da Polícia Federal.

 

Segundo a Secretaria de Polícia Civil, os criminosos foram localizados em um galpão no município de Itaguaí, no estado do Rio. Também foi apreendida uma pistola.

 

Conforme as investigações, era por meio de um contêiner refrigerado que a quadrilha transportava a droga para a Europa. A cocaína saía de outros estados em fardos de açúcar e, posteriormente, era escondida em mangas exportadas para vários países.

Fonte: Bahia Notícias
Preço de gasolina e diesel assume destaque na lista de prioridades do Planalto
Foto: Arquivo Bahia Notícias

Uma solução para conter a alta dos combustíveis assumiu o topo da lista de prioridades do Palácio do Planalto. Hoje, o tema na cúpula do governo é mais urgente do que o Auxílio Brasil, programa substituto do Bolsa Família.
 

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passaram a considerar o preço da gasolina e do diesel nas bombas um dos principais obstáculos para a campanha de reeleição de 2022.
 

A avaliação no Planalto é que mesmo o lançamento de um programa social turbinado tende a ter impacto eleitoral reduzido caso o governo não encontre uma saída para o problema dos preços.
 

Com isso, a questão está à frente do Auxílio Brasil e de uma saída para a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos precatórios.
 

Em reuniões coordenadas pela Casa Civil, assessores palacianos têm discutido medidas que podem ser adotadas. No momento, eles apostam na aprovação de um projeto que muda regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis.
 

A articulação na Câmara está sendo capitaneada pelo próprio presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), que tenta resolver um impasse envolvendo o texto.
 

O governo quer que a redação a ser aprovada no Congresso tenha o mesmo conteúdo do projeto que foi enviado pelo Planalto e que prevê um valor uniforme do ICMS.
 

A proposta foi apensada a outra, do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), que trata da apuração do ICMS relativo ao diesel, ao etanol hidratado e à gasolina a partir de valores fixos por unidade de medida, definidos em lei estadual.
 

Hoje, como o imposto é calculado sobre um percentual do preço de bomba, o valor em reais cobrado pelos estados aumenta na mesma proporção dos preços. Se o valor do combustível sobe, o valor cobrado de ICMS também sobe, pressionando o preço final.
 

Como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, entre janeiro e setembro, os estados arrecadaram R$ 68,4 bilhões em ICMS sobre produtos de petróleo, uma alta de 24% em relação a 2020, quando o mercado e os preços despencaram com a pandemia. Na comparação com 2019, antes da crise, a alta é de 4,5%.
 

O aumento ocorre mesmo num cenário de vendas menores. Entre janeiro e agosto de 2021, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o mercado brasileiro consumiu 36,6 bilhões de litros de combustíveis líquidos, conceito que inclui gasolina, diesel e etanol.
 

No mesmo período de 2019, foram 39,4 bilhões de litros. A elevação da receita, portanto, reflete mais a escalada dos preços, que atingiram níveis recordes no país em 2021, pressionados pela recuperação do petróleo e pela desvalorização cambial.
 

Em seu parecer, o relator do projeto de lei complementar, deputado Dr. Jaziel (PL-CE), aproveitou boa parte do conteúdo do texto enviado pelo governo e fez alterações pontuais, incluindo dispositivo que diz que as deliberações feitas por estados deverão ser aprovadas e ratificadas por pelo menos dois terços das unidades federadas e por um terço dos estados em cada região.
 

O deputado afirma que a ideia inicial era que seu parecer tratasse da divulgação, em notas fiscais, dos valores de tributos federais, estaduais e municipais cujas incidências influíram na formação dos preços.
 

O assunto é abordado em projeto de lei complementar do deputado Isnaldo Bulhões Jr. (AL), líder do MDB na Câmara.
 

Mas, em linha com desejo de Bolsonaro, Dr. Jaziel decidiu trabalhar com a ideia de estabelecer um valor fixo ao ICMS que seguisse os moldes do imposto federal.
 

"É uma resposta ao povo. Precisamos de uma possibilidade de criar uma condição que pare com essa escalada de preços", afirmou.
 

De acordo com ele, os cálculos levariam em conta as alíquotas praticadas em cada estado. Assim se Chegaria a uma média e o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) faria contas para que os estados não tivessem perda de arrecadação, disse Dr. Jaziel.
 

Integrantes do governo e congressistas sabem que são difíceis as chances de o projeto avançar por causa de resistências de governadores, que têm no ICMS uma importante fonte de receita, mas deputados já começaram a trabalhar na tentativa de sensibilizar os gestores.
 

Líderes partidários entrariam nessa mediação para convencer governadores de que a proposta é boa.
 

O próprio presidente Bolsonaro disse, em sua live nesta quinta-feira (30), que os chefes de governo nos estados devem trabalhar contra a medida. "Lá dentro do Parlamento, contrário, vai ter o lobby de muitos governadores", disse.
 

Na Câmara, o impasse envolve a discussão sobre fixação de valor para o ICMS.
 

Segundo Isnaldo Bulhões, houve um acordo para que seu projeto de lei complementar fosse priorizado, em negociação que contou com o respaldo do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), e de líderes da base.
 

Ele disse que, até agora, não foi procurado para conversar sobre a negociação anterior. Na opinião do líder do MDB na Câmara, puxar as discussões pelo viés tributário é um equívoco.
 

"Se a política econômica e da empresa [Petrobras] continuarem as mesmas, o problema vai persistir."
 

Já a cúpula da Petrobras aposta as fichas na mudança nas regras de aplicação do ICMS. E também avalia ser necessário criar um fundo de estabilização que pode ter recursos de ao menos três origens: fundo do pré-sal, royalties ou dividendos.
 

Bolsonaro afirmou nesta quinta ter discutido o estabelecimento de um fundo com o uso de dividendos pagos pela estatal à União.
 

"Vim conversando com [Gustavo] Montezano [presidente do BNDES] hoje no avião pegando dicas com ele [sobre] o que a gente pode fazer. É criar um fundo regulador, ver o lucro da Petrobras que veio para o governo federal, para nós", disse. "Ninguém vai meter a mão em nada", afirmou o presidente na live.
 

"Será que esse dinheiro da Petrobras que veio para nós... será -não estou afirmando-, que é um lucro bilionário, não podemos converter e ir para esse fundo regulador?", questionou.
 

"Toda vez que dá um aumento você não repassar todo o aumento; ou não repassar aumento nenhum. Você faz caixa quando está mais no baixo e, quando sobe, com esse caixa, compensa esse reajuste lá na frente", afirmou.
 

A sinalização do fundo de estabilização já havia sido dada por Lira na quarta-feira (29).
 

Segundo o presidente da Câmara, o fundo não mexeria na política de preços da Petrobras e poderia ser alimentado com dividendos repassados majoritariamente para a União ou com recursos do gás do pré-sal.
 

"Você vai garantir que quando aumente o petróleo e o dólar ele segure, e quando baixe o dólar e o petróleo ele se reabasteça. Ele seria um moderador e a forma ainda vai ser discutida", ressaltou.

Fonte: Folhapress

O senador Jaques Wagner (PT) apresentou, nesta sexta-feira (1), projeto que determina que, até dezembro de 2021, fica proibida a suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento. A norma valerá para residências de baixa renda, unidades hospitalares, centros de produção e armazenamento de vacinas e para locais que não recebem a fatura impressa e não haja instituições financeiras ou lotéricas.

A medida acontece após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciar que voltará a aplicar o corte de energia por inadimplência para as famílias cadastradas na tarifa social.

“A pandemia do Coronavírus, diante do descaso e da omissão do governo federal, agravou o quadro social e econômico do Brasil”, lamentou Wagner. “Neste contexto atual, não é razoável que a Aneel autorize a retomada da suspensão do fornecimento de energia, por falta de pagamento, dos mais vulneráveis”, completou.

Wagner apontou que já são mais de 20 milhões de brasileiros "sofrendo com o desemprego e o desalento". “Não podemos esquecer que a pouca renda dos mais pobres está sendo ainda mais sacrificada pela elevadíssima inflação de alimentos. E, em breve, teremos o fim do auxílio emergencial”, reforçou.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras promoveu na quinta-feira (30), um encontro com os coordenadores dos equipamentos e setores da Secretaria com o propósito de aprimorar os atendimentos, realizar a acolhida dos novos profissionais aprovados e convocados pelo Processo Seletivo Simplificado e apresentar o funcionalismo dos equipamentos aos mesmos.

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura de Barreiras estão sendo direcionados aos setores de acordo com as vagas as quais se candidataram e que passarão a exercer a partir da próxima segunda-feira (04), com atuação nos vários equipamentos públicos coordenados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

“Ter esse momento de acolhida e apresentação para os colaboradores demonstra a preocupação da gestão municipal não só em atender melhor a nossa gente, mas também em oferecer uma atenção diferenciada ao público atendido. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho promove mudanças na vida das pessoas e os nossos profissionais têm a sensibilidade que estas mudanças começam já nos atendimentos oferecidos em cada equipamento”, pontuou a secretária Karlúcia Macêdo.

Fonte: DIRCOM/PMB
Farmacêutica Merck anuncia que o molnupiravir, primeiro remédio em comprimido, foi eficaz em casos de infecção leve e moderada



O remédio oral experimental da MSD (Merck Sharp & Dohme) contra Covid-19, chamado de molnupiravir, diminuiu em cerca de 50% a chance de hospitalização ou morte em pacientes com risco de desenvolver doenças graves, de acordo com os resultados provisórios de testes clínicos anunciados nesta sexta-feira (1º).

A MSD, em parceira com a Ridgeback Biotherapeutics, planejam solicitar uma autorização de uso emergencial nos Estados Unidos assim que possível, e também encaminhar pedidos a agências reguladoras de todo o mundo. Graças aos resultados positivos, o teste de estágio avançado está sendo interrompido no início por recomendação de monitores externos.

"Isto mudará o diálogo sobre como lidar com a Covid-19", disse Robert Davis, executivo-chefe da farmacêutica, à Reuters.

Se autorizado, o molnupiravir, que foi concebido para introduzir erros no código genético do vírus, seria o primeiro antiviral oral para Covid-19. 

Rivais como a Pfizer e a farmacêutica suíça Roche estão correndo para desenvolver uma pílula antiviral contra Covid-19 fácil de usar, mas até agora só coquetéis de anticorpos - que têm que ser administrados por via intravenosa - estão aprovados para tratar pacientes de Covid-19 que não estão hospitalizados.

Uma análise provisória planejada de 775 pacientes do estudo da MSD mostrou que 7,3% dos que receberam molnupiravir ou foram hospitalizados, ou haviam morrido até 29 dias após o tratamento, o que ocorreu com 14,1% dos pacientes com placebo. Não houve mortes no grupo de molnupiravir, mas houve oito entre pacientes com placebo.

O estudo contou com pacientes com Covid-19 com quadros de brandos a moderados confirmado em laboratório que tiveram sintomas durante não mais de cinco dias. Todos eles tinham ao menos um fator de risco associado a uma recuperação precária de doenças, como obesidade ou idade avançada.

Fonte: R7.COM

A partir desta sexta-feira (1º) será novamente permitido o corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda. O corte por inadimplência para os beneficiários da tarifa social havia sido suspenso em abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro. De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento.

A Aneel sinaliza que antes do corte de energia por falta de pagamento, a distribuidora deve encaminhar notificação ao consumidor. Segundo resolução da Aneel, essa notificação deve ser “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura”. O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias.

No caso das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas.

Fonte: Bahia Notícias
O juiz atuava em Formosa do Rio Preto

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de afastar o juiz Márcio Reinaldo Miranda Braga, investigado na Operação Faroeste. No mandado de segurança, o juiz alega que houve contradição do CNJ ao lhe aplicar a medida mais gravosa em um procedimento administrativo disciplinar de afastamento.

O juiz atuava em Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, por designação da presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Segundo o CNJ, o juiz foi negligente no exercício do cargo ao não cumprir as disposições legais e atos de ofício, além de praticar atos contra a boa ordem processual, com atuação parcial em processos de natureza agrícola para beneficiar partes. O juiz teria baixado portarias para favorecer a organização criminosa investigada na Faroeste.

De acordo com o processo administrativo, o juiz era coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos Possessórios da Região Oeste do Estado da Bahia, função para qual teria “sido designado a fim de conferir aparência de legalidade ao chancelar os acordos idealizados por terceiros garantindo o recebimento de lucros altíssimos por organização criminosa”, trabalhando junto com os demais acusados na operação sobre terras do oeste baiano.

Márcio Reinaldo teria dado suporte aos atos praticados por desembargadores e dos demais investigados, acusados de negociar a venda de sentenças. O centro de conciliação teria sido criado para facilitar as atividades ilícitas de organização criminosa, com designação estratégica do juiz para atuar em Formosa do Rio Preto.

O magistrado, no pedido, alegou que o então corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, incorreu em contradição ao concluir que o impetrante “integrava um sistema de lavagem de recursos ilicitamente obtidos com venda de decisões judiciais”, uma vez que dos 15 denunciados na Ação Penal 940, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Márcio Reinaldo Miranda Braga teria sido o único contra quem o Ministério Público Federal (MPF) não imputara a prática do crime de lavagem de dinheiro. Alegou que a justificativa do afastamento apresenta argumentos “abstratos e genéricos”. Na época do afastamento, o juiz atuava na 24ª Vara do Juizado Especial de Salvador.

O ministro Gilmar Mendes pontuou que não se pode analisar provas em mandado de segurança contra atos de outros órgãos. Para o ministro, o afastamento do cargo e prorrogação do prazo de conclusão do processo administrativo perante o CNJ atendem aos dispositivos da Resolução CNJ 135/2011. 4. “In casu, o afastamento preventivo do impetrante do cargo de magistrado e a prorrogação do prazo para a finalização do PAD decorreram, respectivamente, da evidencia que o retorno do magistrado às funções judicantes poderia prejudicar a colheita de provas nos autos do processo administrativo e da recalcitrância do impetrante em receber a citação”, declara Mendes ao negar o pedido. O ministro acrescentou que não se visualiza nenhuma ilegalidade ou abuso de poder na decisão plenária do CNJ que determinou o afastamento cautelar.

Fonte: Bahia Notícias
Segundo a polícia, as duas pessoas agiram como "olheiros" para os executores do crime. Função da dupla era de informar momento da chegada do médico na clínica e a entrada no consultório

Um casal foi preso nesta quinta-feira (30) suspeito de agir como "olheiro" para os assassinos do pediatra Júlio César, morto dentro da clínica onde trabalhava, no município de Barra, no oeste da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, os dois mandados de prisão temporária foram cumpridos por policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação do Departamento de Polícia do Interior (Cati/Depin) da Sede e da Chapada.

De acordo com as investigações da Coorpin e da Delegacia Territorial de Barra, as duas pessoas agiram como "olheiros" para os executores do crime. A função da dupla era de informar o momento da chegada do médico na clínica e a sua entrada no consultório.

A polícia informou que durante interrogatório, os dois suspeitos admitiram que estavam na clínica para informar os passos de Júlio César. Um deles confessou que enviou uma mensagem pelo celular para o mandante do crime, avisando que o médico já estava no consultório.

Fonte: G1/BA

Ontem, 30, foi realizada uma reunião de despedida do tenente SANCHES, que deixa a RONDESP OESTE para servir o 10º BEIC.

O Oficial deixa a unidade tendo prestado um excelente serviço. Como forma de agradecimento, o comandante, major Araken, oficiais e praças, homenagearam o tenente, entregando-lhe um certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, dentre outras lembranças, bem como lhe conferiu o título de padrinho do Canil RONDESP Oeste.



Durante o tempo em que ali serviu, o tenente Sanches se dedicou e contribuiu para a manutenção e crescimento do bom nome do Braço forte do Oeste baiano.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

Na manhã de ontem, quinta-feira, 30, na sede da Base Comunitária, em Barreiras, o Comandante da 83ª CIPM, major Vinícius, presidiu a solenidade de passagem de Comando do 3° Pelotão Tático Ostensivo (PETO).

Estavam presentes na solenidade o oficial substituído 1° tenente Eder, e seu substituto 1° tenente Medeiros, além do efetivo operacional.

O 1° tenente Eder realizou trabalho de grande exito a frente do Pelotão, com destaque especial ao volume de operações e apreensão de drogas, e agora dará continuidade aos trabalhos no Comando da Base Comunitária.

O Comandante da 83ª CIPM deseja sucesso ao novo Comandante do PETO, 1° Tenente Medeiros.

Fonte: 83ª CIPM
Com as drogas apreendidas, depois de misturadas e fracionadas, seria possível produzir milhares de unidades para consumo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (01), 4,45 quilos de cocaína e mais uma porção de crack, na BR-242, em Barreiras. Um homem foi preso.

Por volta das 05h05, os policiais abordaram um motorista que conduzia um Fiat/Uno Vivace.

Na entrevista, a equipe notou um nervosismo incomum e informações desencontradas por parte do condutor. Ao realizarem buscas no interior do carro, os policiais encontraram as drogas escondidas no painel do veículo.

Foram retirados 4 tabletes de cocaína, pesando 4,45 kg e mais uma porção de crack, com peso de 1 grama.

Questionado, o motorista, de 60 anos, morador de Aparecida de Goiânia (GO), disse que ganharia 4.000 reais para transportar as drogas até Feira de Santana (BA).

Diante dos fatos, o idoso foi preso e conduzido para a Polícia Civil para o registro do crime de tráfico de drogas.

Fonte: PRF/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia ultrapassou a marca de 10 milhões de vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única. As 10.032.526 pessoas que receberam o imunizante representam 78,79% da população com 12 anos ou mais, equivalente a 12.732.264.

Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que ainda informa que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Fonte: :BNEWS



Na manhã desta quinta-feira (30), encerrando as atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Núcleo Evangélico do 17º Grupamento de Bombeiros Militar realizou um Culto Ecumênico e café da manhã na sede da unidade.



O culto que foi conduzido pela major Reijane e sargento Carmem, no louvor cabo BM Evandro, reflexão com a pastora Edna no livro de Salmos 103:3 É Ele que sara todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades O objetivo da cerimônia foi prevenir e esclarecer aos militares do Grupamento sobre a campanha do Setembro Amarelo, foram realizadas leituras sobre a valorização à vida, à saúde mental e à espiritual, encerrando as atividades voltadas à prevenção ao suicídio.

Fonte: 17º GBM

Com o objetivo de auxiliar a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, lançou nesta quarta-feira (29), o Guia de Políticas de Proteção às Mulheres de Barreiras. O material orientativo apresentado na sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), foi desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Secretaria de Saúde, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Ronda Maria da Penha e Defensoria Pública.

A cartilha conta com orientações, telefones de instituições representativas e protetivas, composição da Rede de Proteção para a mulher e, o passo a passo para ter acesso à Rede Pink. No guia de orientações traz também dados da violência contra as mulheres em 2020, onde a Ronda Maria da Penha verificou 3.745 ocorrências e 16 prisões. Na abertura do evento, a presidente do Conselho e secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, destacou que a violência contra a mulher é uma das principais formas de violação de Direitos Humanos no mundo, e o Guia de Proteção às Mulheres busca orientar toda a sociedade sobre seus direitos e principalmente, onde denunciar os agressores.



“As políticas públicas de proteção às mulheres contribuem na prevenção ao feminicídio, dessa maneira, esse guia elaborado a várias mãos irá ajudar e orientar toda população sobre essa prática de violência, principalmente contra as mulheres. Agradeço a participação de todos neste evento e das instituições parceiras na elaboração deste Guia. Essa é uma campanha que precisamos levar para todos”, pontuou Karlúcia Macêdo.

Conforme o vice-prefeito, Emerson Cardoso, a Rede de Proteção às Mulheres é instruída para articular serviços públicos com ações coordenadas através das políticas públicas desenvolvidas no município com instituições parceiras. “A Prefeitura de Barreiras sempre esteve à frente dessa causa que é a valorização da mulher, para isso, várias políticas públicas são desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e demais Secretarias visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção à violência e de construção e promoção da autonomia da mulher. Tenho certeza que esse Guia de Políticas de Proteção às Mulheres de Barreiras irá contribuir no direcionamento e na assistência”, comentou Emerson Cardoso.|

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama Marisete Bastos; delegada da DEAM, Drª Marília Durães; defensora pública, Drª Laís Daniele; coordenadora da Ronda Maria da Penha, Ten. Nina; coordenadora do CREAS, Tatiara Lívia; coordenadora do CRAM, Kharola Mesquita; Ten. Maria Aparecida Gomes, representando o 4ºBEC; o procurador geral do município, Dr. Túlio Vian; chefe de gabinete, Jeferson Barbosa; presidente da OAB, Alessandro Brandão, a conselheira municipal dos Direitos da Mulher, Lily Castilho; ainda representantes do Conselho Tutelar, Instituições, secretários e demais coordenadores municipais.  

Fonte: DIRCOM/PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |