Blog Santo Antônio
Notícias

Na manhã desta terça-feira, 6, o Comandante de Policiamento da Região Oeste, Coronel PM Soares, acompanhado do Subomandante, Ten Cel PM Gouveia, realizaram a Parada Geral com todo o efetivo deste Comando para orientar a tropa sobre a Operação Carnaval.

A parada foi realizada na sede da Igreja Universal do Reino de Deus e, na oportunidade, o Major PM Beck, Chefe da Coordenação de Planejamento Operacional, explanou sobre a estrutura do evento e sobre o Planejamento Operacional e o Maj PM Aquino, Chefe da Corregedoria e Ouvidoria do CPR-O orientou sobre os aspectos jurídicos relacionados à atuacao do policial militar no Carnaval.

Estavam presentes no evento o Ten Cel PM Ivã, Comandante do 10º BEIC, o Major PM Gilliam, Comandante da 84ªCIPM, o Cap PM Quesado, Comandante da 83ª CIPM, o Cap PM Harley, Comandante da CIPT-O, o Cap PM Marcelo Rosa, Comandante da 86ª CIPM e o Cap PM Lennon, Coordenador do CICOM/Barreiras.

Fonte: CPRO

No final da tarde de ontem, terça-feira, 6, por volta das 17h, no bairro Santa Luzia em Barreiras, a equipe de ROCAM da 83ªCIPM flagrou individuo praticando direção perigosa.

Diante dos fatos, o individuo foi conduzido e sua motocicleta CG/FAN apreendida e levada para a DP para adoção das medidas julgadas cabíveis.

Fonte: ASCOM/83ª CIPM



Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi levada por um marginal durante um assalto, na madrugada desta quarta-feira (7), no bairro de Itapuã, em Salvador. O crime aconteceu quando a ambulância deixava a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado. Armado com uma faca, o suspeito ordenou a saída do paciente e da pessoa que o acompanhava, levando o motorista com ele e um celular de uma das vítimas. O crime aconteceu pouco tempo depois de a técnica em enfermagem precisar ir ao banheiro e deixar o veículo.

Eu estava saindo com paciente por volta de uma e vinte da manhã. Ele me abordou com peixeira na mão, eu dei o celular a ele. Pegou o celular da acompanhante e da vítima, e me obrigou a entrar na ambulância. Quando chegou na [Avenida] Dorival Caymmi, perto do Bompreço, ele pediu meu celular e para mostrar a senha. Percebi que ele queria ver meu PIX, aí, eu pulei do carro. [...] A ambulância está toda perfeita. Fiquei descansando e agora vou pegar outro plantão”, disse o motorista que preferiu não se identificar em entrevista à TV Bahia.

A unidade de saúde móvel foi encontrada abandonada nas proximidades de um shopping na Avenida Paralela. Segundo o motorista, ele foi ao local na companhia de policiais militares para resgatar o veículo. Há informação, ainda não confirmada oficialmente pelas autoridades policiais, de que o suspeito usou o veículo em outros crimes. Até a manhã desta terça, ninguém foi preso.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Com informações do BNews

Fonte: Grupo Santo Antonio
Estudante deve procurar instituição para a qual foi admitido

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, informa o ministério.

Chamada

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Fonte: Agência Brasil

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2023.

Perturbação do sossego

Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.

Cerca de 15 (quinze) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 28 de janeiro a 04 de fevereiro em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM.

Durante a noite do dia 04 de fevereiro o Comandante da Guarda recebeu uma denúncia, nela o denunciante alegou que um vizinho estaria fazendo muito barulho com o escapamento de moto. Ao chegarem no local não encontraram o referido vizinho e foram recepcionados por uma menor de idade que estava no aguardo do retorno dos motoqueiros, estes ao chegarem foram abordados e foi possível constatar a embriaguez de ambos (acima do nível permitido para a direção de veículos) e a falta de documentação CNH, os veículos foram recolhidos pela SUTRANS e ambos motoqueiros foram encaminhados ao DISEP.

GCM presta apoio a SAMU

Ao decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU por 03 (três) vezes. Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhado as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A guarda foi solicitada a prestar apoio a uma senhora que se encontrava em surto psicótico e necessitava ser encaminhada a UPA para receber o devido tratamento.

GCM realiza apreensão de drogas

Durante a realização de rondas no bairro Mimoso I, a GCM avistou um civil fumando e ao aproximar-se puderam identificar um cheiro forte característico de entorpecente. Abordaram então o cidadão que estava sob posse de 02 (duas) trouxas de substâncias idênticas a maconha (3.07 gramas), devido a tal o homem foi encaminhado ao DISEP para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

GCMs atendem chamados referentes a violências Contra a Mulher

Durante a segunda-feira (02/02) por volta das 21hrs, no bairro Jardim das oliveiras a guarda recebeu uma denuncia de que um homem estaria perseguindo uma mulher (junto a duas crianças sendo uma delas de colo) por entre o matagal que ali existe. A vítima buscou ajuda em um estabelecimento próximo onde foi acolhida até a chegada dos agentes.
O agressor já havia deixado o local, pois as pessoas no bar o repreenderam, retornou então para a residência onde foi encontrado em estado extremamente agressivo com a guarda, foi preciso algemá-lo para que não se machucasse e ao demais ali presentes, o encaminharam ao DISEP, junto a vítima para formalizar a queixa.

Durante o sábado dia 03 (três) de fevereiro a GMC recebeu um pedido do escrivão do DISEP. Havia uma vítima de violência doméstica formalizando sua denúncia que estava com informações de onde agressor poderia estar, os agentes diante de tal pedido e com a informação em mãos foram em busca do infrator que de fato estava próximo do local indicado pela vítima, sendo então levada ao DISEP para finalizar a denúncia.

No primeiro dia de fevereiro a GCM recebeu uma denúncia através da Central 153, de uma moça alegou estar sendo ameaçada por seu irmão, que estaria também destruindo os itens de sua casa. Informou que o mesmo disse que mataria ela e o seu filho pequeno caso ligasse para as autoridades. Ao chegarem na residência foi possível atestar a veracidade do relato e encaminharam então a vítima ao DISEP para formalizar a denúncia.

No decorrer da semana a guarda prestou apoio a uma vítima que supostamente sofreu violência sexual. Tudo começou com um caso de agressão contra a mulher envolvendo a mãe, pai e irmão da moça esse ocorrido foi apartado pela PM, a moça ao dirigir-se à delegacia pediu carona a um desconhecido, durante o percurso o agressor parou em um local isolado e cometeu o estupro seguido de abondono da vítima. Durante a ronda a GCM prestou apoio a essa moça, encaminhando-a ao DISEP mas a mesma preferiu não seguir com a denúncia, porém foi aconselhada a procurar a delegacia da mulher.

GCM realiza apreensão de suposto realizador de cadastro nesta cidade

Segundo denúncias recebidas no dia 29 (vinte e nove) de fevereiro, havia no bairro Boa Vista dois cidadãos recolhendo informações com o intuito de realizar cadastros para futuras aquisições de casas populares na cidade. Ao serem abordados alegaram ser no MSTS e a ação que estavam realizando foi a pedido do órgão, fez-se então necessário o uso de força pois um dos envolvidos evadiu-se do local tornando-se agressivo com a guarnição. Encaminharam ambos os homens ao DISEP para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

A Guarda Civil Municipal com o apoio da GPA e junto a Secretaria de Sustentabilidade tem realizado operações referentes às ocorrências de perturbação do sossego que ocorrem por toda a cidade. A ação foi realizada durante o sábado às 21 hrs.

As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.

Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido ao comércio e a Zona Rural, a fim de averiguar a legalidade de funcionamento bem como prestar apoio em caso de socorro, o intuito tem sido promover o bom convívio entre a população e as forças de autoridades.

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.

Fonte: GCM LEM

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), apresenta o balanço dos primeiros dias do mês de fevereiro.
 
Contabilizando um total de 41 ocorrências atendidas, o órgão municipal de trânsito e transporte intensificou a fiscalização no Trânsito e Transporte Público regulamentado no município. Seguem abaixo as principais:
 
• Foram realizados 04 Testes de Etilômetro em condutores, destes, 1 foi apresentado no Disep, ficando à disposição da autoridade policial, por conduzir sob efeito de álcool após colidir em veículos que estavam estacionados no bairro Santa Cruz.
• Fiscalização em transportes regulamentados no município: Aplicativos, Táxi e Mototáxi.
• 18 Sinistros de trânsito registrados, com 11 apenas danos materiais, 7 com vítimas, sendo 1 com vítima fatal.
• 2 Escapamentos kadron retidos no órgão de trânsito.
• 1 Menor de idade apresentado no Disep por condução de veículo automotor.
• 4 Atendimentos a perturbação do sossego alheio cometida por veículo automotor em via pública.
• Rondas no comércio e nos bairros da cidade.
• Rondas nas BRs 242/020.
• Rondas em Escolas do município e particulares.
 
Telefone da Sutrans: 156 ou 36280689. Temos também o nosso funcional (77)9 99630238, 24 horas por dia.
Fonte: SUTRANS
O condutor da motocicleta foi preso pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

 

Uma motocicleta com ocorrência de roubo e que circulava clonada, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã de hoje (5), em Luís Eduardo Magalhães, na Região Oeste da Bahia.

Equipe da PRF realizava fiscalização na altura Km 874 da BR 242, quando abordaram a moto, conduzida por um homem de 20 anos.

Durante a fiscalização no veículo, os policiais solicitaram os documentos de porte obrigatório. Ao realizarem vistoria minuciosa na moto, os PRFs constataram indícios de adulterações nos elementos de identificação veicular e perceberam que a XRE300 circulava com placa clonada.

Após consulta ao sistema de dados, os PRFs verificaram se tratar na realidade de um veículo roubado em 29/08/2023, na capital pernambucana. A placa foi trocada para tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia.

Aos policiais, o homem relatou que adquiriu a motocicleta mediante uma troca. Disse também que a negociação foi realizada através de um anúncio na rede social da internet. Em seguida, o motociclista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para formalização do auto de prisão em flagrante.

A PRF intensificou à fiscalização nas rodovias e estradas federais da Bahia com o objetivo de evitar acidentes, proteger vidas, coibir possíveis irregularidades de trânsito, combater ilícitos e garantir a segurança viária em todos os trechos do estado.

Fonte: PRF

ca994830-587a-4546-aa59-010b50146970

b06c2efe-d62b-4bff-9795-f750b275804a

No final da manhã de hoje, segunda-feira, 5, por volta das 11h, foi encontrado por mergulhadores e bombeiros militares que realizaram as buscas, o corpo do adolescente que se afogou ontem, nas águas do Rio de Ondas, na Prainha, em Barreiras, conforme matéria publicada no Blog do Sigi Vilares (CLIQUE AQUI).

O corpo de Guilherme da Silva Brito, de 14 anos, foi encontrado abaixo da curva do rio, sendo removido após perícia técnica, para o IML de Barreiras para necropsia.

 

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Um indivíduo foi preso na tarde desta segunda-feira (05), por volta das 17h00, após a GCM de Luís Eduardo Magalhães realizar Operação Praça Segura, no bairro Santa Cruz.

O indivíduo que estava com mandado de prisão em aberto, foi preso na Praça Ayrton Sena e encaminhado para o DISEP, ficando a disposição das autoridades competentes.

O mesmo responde pelo crime de roubo, na Justiça do Distrito Federal (DF) e estava escondido em LEM .

Fonte: ASCOM/GCM

Na manhã desta segunda-feira, reuniram-se no auditório da AIBA, em Barreiras, representantes dos diversos organismos da segurança pública para a abertura da Operação Carnaval.

Dentre os principais assuntos discutidos na reunião, destacaram-se as estratégias de disposição de recursos humanos e tecnológicos no circuito da folia, visando à otimização do emprego dos recursos disponíveis e conseguinte qualificação na prestação dos serviços.

O 10º BEIC estará empregando todo o seu efetivo na Operação Carnaval, ficando responsável por uma fração do circuito da festa.

Fonte: 10° BEIC/ SCS
Pagamentos ocorrerão de 15 de fevereiro a 15 de agosto

Cerca de 24 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022 podem consultar, a partir desta segunda-feira (5), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível na Google Play e na App Store) e no Portal Gov.br.

Quem quiser obter informações adicionais, como o calendário de pagamentos, a liberação da parcela e o esclarecimento de dúvidas, deve consultar o aplicativo Caixa Trabalhador.

O pagamento do abono salarial de 2022 será feito de 15 de fevereiro a 15 de agosto, conforme o mês de nascimento do trabalhador, para quem recebe o PIS, ou o número final de inscrição, para quem recebe o Pasep.

Neste ano, R$ 22,6 bilhões podem ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial será pago a 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,95 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão R$ 19,8 bilhões do PIS e 2,72 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito a R$ 2,7 bilhões do Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar a convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Veja o calendário aprovado:

arte saque pis

 

arte saque pasep

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente 2 anos após o trabalho com carteira assinada.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na madrugada de hoje, sábado, 3, por volta da 1h, da madrugada, a Sutrans foi acionada via Central 156 para registrar um sinistro de trânsito, tipo choque, envolvendo um veículo de modelo Porsche, na cidade de LEM. Ao chegar no local, o condutor não estava mais presente. Chegaram prepostos se identificando como familiares do mesmo, que teria sido levado a uma clínica particular por terceiros. Foi confeccionado o boletim de ocorrência de trânsito no local, liberando o veículo aos familiares, pois o mesmo estava devidamente licenciado.

Ao se deslocar até a clínica referida para ouvir a versão do condutor e submetê-lo ao teste de etilômetro, o cidadão não foi encontrado. Todos os fatos foram colocados no boletim de sinistro de trânsito e posteriormente encaminhados à autoridade policial. Com base em uma determinação do STF, todo sinistro de trânsito no qual o condutor não se apresentar ou passar informações aos agentes caracteriza-se como crime. O proprietário poderá apresentar quem estava conduzindo, ou então, o mesmo será responsabilizado. Sutrans 156.

A causa do sinistro permanece desconhecida, mas há indícios de que o veículo possivelmente seguia em direção ao bairro Jardim das Acácias pela avenida JK. O condutor não foi localizado no local do incidente, o carro está em situação regular, e as informações indicam que o sinistro foi devidamente registrado pelo portal.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

No início da tarde de hoje, sábado, 3, a 86ª CIPM recupera moto roubada em Mansidão, na divisa da Bahia com o estado do Piauí.

A guarnição do 4° PEL/PM foi acionada por populares, sendo informados que nas imediações do Povoado do Veredão uma motocicleta BMW G310 GS estaria em meio à vegetação, sendo o mesmo veículo que havia sido tomado de assalto no dia anterior.

De imediato, a Guarnição deslocou até o local e confirmou a veracidade da informação, sendo verificado se tratar da motocicleta de placa SGW-5A83 (Brasília/DF) roubada em 02/01/2024 na cidade de Mansidão.

Diante do fato, o veículo recuperado foi encaminhado ao pátio do Distrito Integrado De Segurança Pública de Mansidão, onde serão adotados os procedimentos cabíveis para posterior devolução ao proprietário.

MATERIAL APREENDIDO:

01 motocicleta marca BMW modelo G310 GS de cor branca ano 2023 placa SGW-5A83 (Brasília/DF)

Fonte: 86ª CIPM

Atingidos por fortes chuvas no final do último mês de janeiro, os municípios de Muquém do São Francisco, Wanderley e Cotegipe, no oeste baiano, receberam, neste sábado (3), a visita do governador Jerônimo Rodrigues. Ele realizou sobrevoos para verificar a situação das áreas afetadas e anunciou ações, que terão o orçamento superior a R$ 21 milhões, para atender a demanda das pessoas impactadas.

Em Muquém do São Francisco, uma das primeiras medidas determinadas durante o acompanhamento das ações emergenciais foi que seja providenciado o envio de máquinas com maior potencial de escavação, visando proporcionar o rápido escoamento da água. Outra medida foi o reforço das equipes que atuam no trabalho de manutenção da cidade. 

"Nós temos ainda muita água dentro da sede do município, nos povoados, distritos, aldeias e quilombos, mas nós viemos aqui para esse momento de emergência. Chegamos logo no primeiro momento com atendimento humanitário, com colchões, com lençóis, com água, com remédio, Corpo de Bombeiros. E agora é aquela agenda mais estruturante. A missão nossa aqui vai ser tirar essa água de onde tem. Nós combinamos com a prefeita, vamos enviar mais máquinas, vamos enviar mais infraestrutura para que a gente possa enxugar a cidade, enxugar os povoados, para que as pessoas possam se movimentar”, afirmou o governador. 

Ainda como forma de minimizar os efeitos dos danos provocados pelo excesso de água e atender aos cerca de dois mil desalojados e desabrigados da cidade, o governo baiano, por meio da atuação de diversos órgãos e setores, montou uma operação de emergência. Através desta iniciativa, foi realizada a entrega de alimentos, água potável e kits de limpeza e de higiene pessoal. 

Muquém do São Francisco foi beneficiada com a entrega de medicamentos e de ambulância, manutenção no sistema de abastecimento de água e limpeza das áreas externas e internas do Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim. Agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuam na entrega de donativos às comunidades afetadas e resgate de pessoas.

Infraestrutura

Por conta da grande chuva que atingiu a cidade nos últimos dias de janeiro, com a elevação do nível da água em um dos afluentes do Rio São Francisco, foi interditado o tráfego no acesso de Muquém à rodovia BA-161 e na transposição sobre o Riacho Alegre. Como solução, o governador autorizou a Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) a elaborar o projeto para construção de três pontes, no entroncamento com a BA-161. Serão investidos aproximadamente R$ 9 milhões.

Também houve a realização serviços de recuperação em trechos de vias internas que foram danificadas pelo excesso de água. A Seinfra foi autorizada, ainda, a celebrar acordo com o Consórcio Público do Oeste da Bahia (Consid) para recuperações emergenciais em estradas vicinais do município que foram afetadas pelo desastre natural.

Assistência Social

Como forma de apoiar a cidade, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) foi autorizada a realizar a Transferência de Recursos Financeiro Fundo a Fundo para os municípios em situação de emergência ou calamidade pública, visando mitigar os efeitos da situação emergencial. Os recursos serão destinados para garantir suporte às famílias prejudicadas pelas chuvas, viabilizando aluguel social, cestas de alimentos e alojamento provisório, bem como apoiar as ações desenvolvidas nos abrigos provisórios. Os repasses para os municípios de Cotegipe, Wanderley e Muquém do São Francisco somam R$ 241,2 mil.

Foi anunciada a prorrogação, até 31 de dezembro de 2026, da vigência do Alimenta Suas Bahia. A iniciativa possibilita a utilização de saldos financeiros para a aquisição de cestas básicas, podendo ser entregues às famílias afetadas durante o acompanhamento de algum ente em situação de emergência ou calamidade.

A Seades seguirá com o apoio técnico às prefeituras e atualização de normativas que dispõem sobre os recursos emergenciais a serem utilizados em situações desta natureza com trâmites administrativos mais céleres. A Superintendência de Defesa Civil homologou o decreto municipal Nº 118, de "situação de emergência”, pelo período de 120 dias, em virtude dos impactos deste desastre natural.

Ainda na manhã deste sábado (3), o governador Jerônimo Rodrigues seguiu em visita ao município de Wanderley, que também foi afetado pelas fortes chuvas dos últimos dias. A situação crítica incluiu a cidade no decreto que determina situação de emergência em outros 20 municípios, igualmente impactados pelas chuvas. O decreto, assinado pelo governador, já está em vigor e terá validade por 180 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), que aconteceu hoje (3).

Visita a Wanderley

Durante a segunda visita do dia, ao município de Wanderley, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o superintendente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Heber Santana, e o coronel Adson Marquesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB), se reuniu com dezenas de famílias da cidade, na Escola Municipal João Inácio de Oliveira, para anunciar diversas ações e entregas para auxiliar à população da cidade, no atendimento às urgências em decorrência das fortes chuvas.

O governador também visitou o local em que será construída a nova ponte sobre o Riacho Tijicuçu. Jerônimo ainda esteve em casas e ruas afetadas pelo grande volume de chuvas, da última semana na cidade, para prestar solidariedade às famílias e tranquilizar a população. 

De acordo com a prefeita de Wanderley, Fernanda de Sá Teles, foram mais de 600 milímetros de chuva durante seis dias, quantidade que, normalmente, ocorre em dois a três meses. "É uma situação atípica, não tem como evitar um impacto desse. Mas vamos juntos trabalhar da melhor forma para servir o nosso povo, porque parceiros nós temos para isso", enfatizou ela.

Jerônimo se solidarizou com as famílias em situação de vulnerabilidade e declarou que o Estado irá agir com força e firmeza para continuar cuidando das pessoas, independente de relações partidárias com os municípios. "Vamos dar atenção, também, na pós-enchente, com o cuidado de doenças, com o carro do fumacê para a prevenção da dengue. Estamos conversando com a prefeita para saber como faremos com as pessoas que perderam ou tiveram suas casas danificadas", destacou o governador.

Saúde

Uma ambulância tipo picape 4x4, no valor de R$ 269 mil, foi destinada ao município de Wanderley. O veículo é de extrema importância para o pronto-atendimento e deslocamento de doentes, de forma segura e confortável, até uma unidade de saúde. 

Infraestrutura

O governador Jerônimo Rodrigues também autorizou a Seinfra a celebrar acordo com o Consid para realização de serviços de recuperações emergenciais em estradas vicinais do município afetadas pelas chuvas. A pasta foi autorizada, ainda, a iniciar processo licitatório para a construção de uma ponte, com extensão de 50 metros sobre o Riacho Tijucuçu, na localidade da Cana Brava, no trecho de passagem urbana de acesso à BA-839. O investimento estimado é de pouco mais de R$ 4,6 milhões.

Desenvolvimento Social

Jerônimo ainda assinou autorização para que a Seades realize a transferência de recursos financeiros fundo a fundo para Wanderley, no valor total de R$ 80,4 mil, destinados ao provimento de benefícios eventuais e serviços de proteção social especial, em situações de calamidade pública.

Cidadania

O governador também anunciou a chegada do SAC Móvel, unidade itinerante da Rede SAC, na cidade de Wanderley, nesta segunda-feira (5), para emissão de documentos. A medida viabiliza o acesso da população aos serviços de cidadania, principalmente com a oferta gratuita da emissão de RG e CPF para aqueles que perderam seus documentos durante as chuvas.

Defesa Civil

Por determinação do governador, a Sudec também está presente no município, para prestar assessoria técnica, entrega de 300 cestas básicas, 200 colchões, lençóis e 1500 garrafas de água de mineral, além de kits de higiene pessoal.

Visita a Cotegipe

Em Cotegipe, o governador se comprometeu a recuperar o acesso à comunidade Poço da Onça, que abriga 100 famílias. A estrada que liga a sede à comunidade está submersa devido a chuva.

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Conder a celebrar convênio para pavimentação da Rua Zulaita Teixeira da Silva, conhecida como Rua da Delegacia. Ele também autorizou a Seinfra a elaborar projeto para construção de duas pontes sobre o Riacho Verde, nos quilômetros 49 e 50 da BA-449, de Cotegipe ao distrito de Jupaguá; para firmar acordo com o Consid para os serviços de recuperações emergenciais em estradas vicinais afetadas pela chuva; para dar início ao processo licitatório para a execução de obras de construção de ponte sobre o Riacho Vaquetal, com vão de 11 metros, em trecho da BA-465, entre Cotegipe e Missão do Aricobé, em Angical, e sobre o Riacho Brejo Grande, com vão de 11 metros, na zona rural de Tabua, em Cotegipe.

Fonte: Repórteres: Anderson Oliveira e Laís Nascimento/GOVBA

d430a7aa-962c-4f44-8d00-14d067e43384

2531400d-e45d-424e-93a0-71c7f92b931d

Neste sábado (3), por volta das 12h, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militares foram acionadas para uma operação de resgate em altura em um galpão logístico de uma empresa localizada em Barreiras.

O chamado foi resultado de um acidente de trabalho envolvendo dois trabalhadores que realizavam atividades de manutenção no galpão, resultando em uma queda de considerável altura. Ao chegarem ao local, os bombeiros depararam-se com uma vítima já no solo, sendo prontamente atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), enquanto a segunda vítima encontrava-se presa próximo ao teto.

986f6789-9a1c-4d75-99eb-5b8fab948871

A equipe de resgate estabeleceu comunicação com a vítima ainda no alto, que se encontrava consciente. Os bombeiros utilizaram equipamento de resgate em altura para proceder à imobilização do membro inferior da vítima, que apresentava fratura exposta. Com o auxílio de empilhadeiras pertencentes ao próprio estabelecimento comercial, a operação foi realizada com sucesso, trazendo a vítima ao solo de forma segura.

Ambas as vítimas foram posteriormente transportadas para o Hospital do Oeste por equipes do SAMU. O rápido e eficiente trabalho conjunto das equipes de resgate contribuiu significativamente para o atendimento e transporte adequado dos feridos, demonstrando a importância da prontidão e coordenação em situações de emergência.

Fonte: 17º BBM

Na noite de ontem, sábado, 3, ocorreu uma tentativa de homicídio no bairro Ribeirão, na cidade de Barreiras.

Não há maiores detalhes do caso, onde a vítima, foi alvejada a tiros, caindo numa calçada de um imóvel, sendo socorrido por uma equipe do SAMU  no local e encaminhado para o Hospital do Oeste.

A Polícia Militar fez o registro e segurança.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares












Na tarde deste domingo, 4 de fevereiro, pouco depois das 13h, Silvio Matos França, de 36 anos, natural de Utinga-BA, perdeu a vida em um trágico acidente na rua Bom Jesus da Lapa, no cruzamento com a rua Amazonas, no bairro Mimoso II, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações do delegado Francisco Carlos de Sá, em entrevista ao repórter Weslei Santos do blog do Sigi Vilares, o acidente ocorreu quando o veículo Creta, conduzido por um pastor evangélico, trafegava pela rua Bom Jesus da Lapa em sua preferencial, sentido Mercado Municipal. O carro foi atingido na lateral direita por um motociclista que seguia pela rua Amazonas em direção à rua São Francisco.

O motociclista, que estava sem capacete, não resistiu ao impacto e veio a óbito no local, conforme constatado pelo SAMU, que atestou a morte. A SUTRANS registrou a ocorrência e sinalizou o trânsito até a remoção do corpo para o IML de Barreiras. Ainda de acordo com informações, o motociclista estava fazendo o consumo de bebida alcoólica na região.

Após acionar os agentes e o socorro médico, o pastor evangélico, condutor do veículo, dirigiu-se ao DISEP acompanhado de um advogado.
Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

No início da tarde de hoje, domingo, 4, por volta das 12h30, a 86ª CIPM retira drogas de circulação e conduz três indivíduos por tráfico de drogas, na rua Anibal Araújo, na cidade de Santa Rita de Cássia.

A guarnição do 3º PEL/PM recebeu reiteradas informações de populares, sendo informados a respeito de uma movimentação incomum de pessoas e suspeita de tráfico de drogas.

De posse da informação, a a guarnição de serviço ordinário em conjunto com as guarnições de patrulhamento em motocicletas da Operação Verão intensificaram o policiamento naquela localidade.

Durante as rondas, três indivíduos foram visualizados em via pública, sendo que um deles apresentava um certo volume em sua cintura.

Diante da fundada suspeita, foi dada voz de abordagem ao trio, sendo um de 18 anos e dois adolescentes de 16 anos. Durante a busca pessoal, foi encontrado na cintura de um deles uma arma branca tipo facão e em uma bolsa de ombro em posse do abordado uma porção de aproximadamente 80g de cocaína, um aparelho telefônico e uma balança de precisão, além de uma pequena quantia de dinheiro e embalagens para acondicionamento de entorpecentes.

Com os outros dois abordados, ambos menores de idade, foram encontradas trouxinhas de cocaína, aparelhos telefônicos, uma porção de maconha, cartão de crédito e uma maquineta de cartão encontrada.

Diante do fato, os três envolvidos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia para adoção dos procedimentos relativos ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

MATERIAL APREENDIDO:

✅ 1 porção de aproximadamente 80g de cocaína;
✅ 31 trouxinhas de cocaína;
✅ 1 porção de maconha;
✅ 1 arma branca tipo faca com bainha;
✅ 1 bolsa de ombro;
✅ 1 balança de precisão;
✅ 3 aparelhos telefônicos;
✅ 1 cartão de crédito com uma 1 (uma) máquina de cartão; e
✅ embalagens para acondicionamento de entorpecentes.

Fonte: 86ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |