Blog Santo Antônio
Notícias

A escassez global de chips, que paralisa montadoras de veículos em diversos países, incluindo o Brasil, tem afetado também a indústria nacional de produtos eletrônicos. 

 

De acordo com a agência Broadcast/Estadão, a situação ocorre em um momento em que o setor tenta recuperar o tempo perdido por restrições que limitaram a produção no polo industrial de Manaus, onde são montados, em grande parte, os celulares, notebooks e TVs vendidos no País. Já vem sendo registrados atraso, paralisações parciais e outros problemas em mais da metade das fábricas que produzem estes e outros aparelhos.

 

A publicação revela que uma sondagem da Abinee, entidade que representa a indústria de produtos eletroeletrônicos, mostra que 35% dos associados enfrentam atrasos de produção e entregas ao varejo. Em 10% das fábricas, parte da produção já teve que ser paralisada em razão da falta de componentes eletrônicos.

 

Outros 6% citam impactos diversos como a redução de estoques estratégicos, perda de novos negócios e aumento de custos com a aquisição de componentes eletrônicos em mercados alternativos. 

 

De acordo com a reportagem, as empresas vêm tentando contornar a situação com antecipação de pedidos, renegociação de prazos de entrega com clientes, transporte aéreo dos materiais, alteração, quando possível, do componente em falta no mercado e troca de fornecedor.

Fonte: Bahia Notícias

A Argentina decidiu suspender voos do Brasil, Chile e México a partir deste sábado (27). A ação tenta conter a disseminação das linhagens diferentes do novo coronavírus entrem no país, enquanto se prepara para uma segunda onda de infecções.

 

O governo informou, na última quinta-feira (25), em comunicado, que as medidas, que incluem exames e isolamento obrigatório de cidadãos voltando de outras regiões, entrarão em vigor neste sábado.

 

"Até segunda ordem, voos rotineiros do Chile, Brasil e México serão suspensos", disse o comunicado. Uma diretriz semelhante para voos do Reino Unido já está em vigor.

 

A Argentina registra 2.278.115 casos de covid-19 e 55.092 mortes. O governo está preocupado com a situação no Brasil, que tem mais de 12 milhões de casos e supera 300 mil mortes.

Fonte: Bahia Notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a perda de objeto da ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), em março de 2017, contra os grampos telefônicos na Bahia. A relatora do caso foi a ministra Rosa Weber. A Procuradoria Geral da República defendia que a ação para extinção dos grampos na Bahia deveria ser julgada pelo Supremo.

 

A prática da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) consistia em captar as conversas telefônicas dos grampeados, transcrever o conteúdo e encaminhar à autoridade policial. O MPF declara que a Lei 9.296/96 limitou à autoridade policial, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário a participação na constituição do acervo probatório proveniente de uma interceptação telefônica”. Por isso, a prática deveria ser cessada .


O caso foi parar no STF, pois a ação movida pelo MPF na Justiça Federal baiana foi extinta sem resolução. Para a PGR, a competência era do STF por tratar de questões que violam tratados internacionais assinados pelo Brasil sobre o direito à privacidade das pessoas. Em um memorial enviado aos ministro, o procurador geral da República, Augusto Aras, pontua que a prática administrativa estadual representa consequências na “responsabilidade internacional do Estado brasileiro perante os órgãos internacionais”. Ele diz que a “controvérsia configura tensão entre as unidades da federação, capaz de trazer abalo ao pacto federativo”. 

 

Aras aduz que, no caso concreto, o interesse federal decorre da necessidade de que sejam observados, na execução das ordens judiciais de interceptação telefônica, “os requisitos previstos na Constituição Federal, na Lei n° 9.296/1996, bem como na Convenção Americana sobre Direitos Humanos”. Pontua que os grampos foram executados ilegalmente na Bahia por mais de 10 anos, através da Superintendência de Inteligência da SSP-BA.

 

Aras pondera ainda que somente o Supremo tem o poder de determinar a interrupção das interceptações telefônicas “por órgãos estranhos à estrutura da Polícia Judiciária e do Ministério Público”, através da Superintendência de Inteligência.


Inicialmente, a ação movida pelo MPF foi julgada pela 1ª Vara da Justiça Federal em Salvador, tendo reconhecido a legitimidade do MPF para propor a ação. O Estado da Bahia havia feito o questionamento da competência da Justiça Federal para julgar o feito e havia apontado a ilegitimidade do MPF. Em um embargo declaratório, O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou o envio do processo para o STF, e por entender que “não há qualquer tipo de controvérsia instaurada no âmbito político-institucional ou administrativo capaz de afetar a harmonia e o desequilíbrio nas relações institucionais entre os entes federados, resta afastado a existência de conflito federativo”.

 

Na decisão do TRF-1, era apontado que a competência não era da Justiça Federal, pois a competência e a legitimidade estão vinculadas ao “dano direto e concreto”, em confronto com a ação do MPF, que indica um “suposto ilícito” praticado pela SSP da Bahia que poderia ensejar em uma representação em organizações internacionais contra o Brasil por violação de direitos humanos e fundamentais. Ainda assevera que, se houve algum desvio, cabe à Justiça Estadual baiana, mais precisamente, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), julgar os fatos. Na mesma decisão, o TRF-1 extinguiu a ação sem resolução de mérito. 

 

Em julho de 2020, a ministra Rosa Weber, na reclamação constitucional movida pela PGR, entendeu que o caso estava prejudicado e que havia perda do objeto da ação. A PGR, através de um agravo interno, defendeu que não havia perda do objeto da ação, e que a decisão do TRF-1 usurpou a competência da Suprema Corte, tendo sido proferidas por juízes incompetentes, sendo nulas. Para a Procuradoria, “somente com o enfrentamento do mérito da presente ação, a indicar se há ou não competência dessa Corte Suprema para julgar a ação civil pública proposta, é que se poderá concluir se houve, ou não, substituição da decisão reclamada no caso concreto”. Augusto Aras ainda declarou que, ao se admitir a decisão do TRF-1, ficará consignado que “qualquer juiz ou Tribunal pode decidir quanto à ausência de competência originária do STF sobre determinada matéria”. Apesar do pedido, a ministra manteve a decisão de extinguir o processo sem resolução do mérito.


Em janeiro de 2017, o MPF havia recomendado ao delegado geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, a revogação do normativo que determina a operacionalização de interceptação de ligações telefônicas pela Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (saiba mais). 

 

Em nota enviada ao Bahia Notícias, a SSP-BA afirmou que “as interceptações  telefônicas são recursos importantes para  a elucidação de crimes”. “[A SSP] Esclarece que a tecnologia é utilizada exclusivamente nos casos onde há autorização judicial, como determina a lei, e que cabe à autoridade policial que conduz a investigação a solicitação deste recurso à Justiça. Por fim, a SSP reforça que pauta suas ações dentro da legalidade, respeitando o direito das autoridades policiais e demais cidadãos”, acrescenta o comunicado.

Fonte: Bahia Notícias



Na tarde desta quinta-feira, 25, o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Ubirajara, visitou as instalações da sede da CIPE/Cerrado na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Na oportunidade, o Coronel elogiou a estrutura do quartel e parabenizou à tropa pelos serviços prestados ao povo do Oeste baiano. Major Giovanni, novo comandante da CIPE-Cerrado, aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da tropa com a instituição.

Fonte: CIPE/Cerrado. A CIAC nos une, o CERRADO é nosso!









No final da tarde desta quinta-feira, 25, o quartel da CIPE/Cerrado recebeu a ilustre visita do Coronel Coutinho, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, na ocasião, o Coronel parabenizou o Major Giovanni, comandante da CIPE/Cerrado, pela estrutura encontrada e desejou boa sorte em seu novo desafio.

Fonte: CIPE/Cerrado



No início da noite de ontem quinta-feira, 25, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas divulgou em suas redes sociais os trabalhos do 2º trecho da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), entre Caetité e Barreiras, aonde chegou à marca de 1.100 trabalhadores diretos em seus canteiros, incluindo 100 militares do 4º BEC de Barreiras.

Segundo o ministro, "o Exército voltou a participar de uma obra ferroviária após a construção da Ferroeste, ainda na década de 90. Faltam 15 dias para o histórico leilão da FIOL 1, entre Caetité e Ilhéus, a ser realizado na B3 - Brasil, Bolsa, Balcão, no próximo dia 8, dentro da nossa Infra Week (3 dias, 28 ativos leiloados, R$ 10 bilhões em investimento privado contratado)". Finalizou o ministro.

Fonte: SigiVilares

Por causa do baixo índice de cadastros, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou até esta sexta-feira (26) o recenseamento escolar dos alunos da rede, para o ano letivo de 2021.

A atualização tem como objetivo o planejamento da matrícula escolar e acontecerá de forma online, através do site: www.educalem.com.br.

“Os pais ou responsáveis que não conseguirem preencher o formulário de forma online, poderão comparecer a unidade escolar em que o aluno estuda, e lá terão o auxílio da escola para realizar o cadastro. Estamos buscando facilitar o acesso, pois é de suma importância que façam esse cadastro, garantindo que os dados de seus filhos sejam atualizados e proporcionando a organização da Secretaria Municipal de Educação”, explicou o titular da pasta, Carlos Lopes da Fonseca.

Serão solicitadas as seguintes informações para atualização do cadastro: 
- Nome completo do candidato/aluno;
- Data de nascimento;
- Endereço completo, inclusive o CEP;
- Telefone fixo e móvel, se possuir;
- Nome da mãe/pai ou responsável legal;

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM



A GCM de LEM recuperou na manhã desta sexta-feira, um veículo GM Celta tomado de assalto na quarta-feira, 24, no Residencial Sol do Cerrado.

O veículo estava em uma área de mata próximo ao Jardim Alvorada. Dentro do carro havia uma bateria, documentos pessoais do proprietário e do veículo. Infelizmento o som do veículo foi levado. Fora do carro havia o valor de R$ 30 e duas capinhas de celular.

A GCM apresentará o veículo no DISEP, onde ficará a disposição do proprietário.

Fonte: SigiVilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que Brasil irá começar, dentro de dois ou três meses, produzir as próprias vacinas contra a Covid-19. Bolsonaro participou da sua tradicional live, nesta quinta-feira (25). 

 

"Daqui a três meses vamos começar a fabricar vacina própria. Depois de vacinar toda a população podemos começar a exportar. Pouco mais de 5 milhões só lá na Fiocruz e Butantan também", comentou o presidente.

 

O presidente também voltou a criticar medidas de restrições promovidas pelos prefeitos e governadores. "Eu convido os gestores para ir na rua. Na casa do povo. Ficar em casa com o salário pingado não tem problema nenhum. Ficar em casa sem salário, os gestores seriam pressionados pelos servidores", disse Bolsonaro.

Fonte: Bahia Notícias

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta quinta-feira (25) que o estado entrará em lockdown por uma semana a partir de domingo (28). Trata-se de estratégia para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

As medidas abrangerão os 78 municípios do estado. O transporte público local, intermunicipal e interestadual será suspenso e as pessoas serão orientadas a sair às ruas somente para um número bastante restrito de atividades essenciais. Não será permitido o acesso às praias.

Atividades que nas últimas semanas estavam liberadas por serem consideradas essenciais não serão mais autorizadas a partir de domingo (28), como comércio atacadista, agências bancárias (com atendimento permitido em caso de retirada de benefícios), lojas de material de construção, oficinas mecânicas, lotéricas e atividades de pesca no mar.

Treinos de futebol também foram proibidos. Os hotéis, pousadas e afins terão a capacidade de ocupação limitada a 30% dos quartos.

Em relação a serviços de saúde, será permitido o funcionamento somente de hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, laboratórios e farmacêuticas.

O estado determinou quarentena na última semana, que não foi suficiente para conter o aumento de casos e de óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI se manteve acima de 90% no Espírito Santo na semana que passou, mas sem registro de mortes em filas de espera como em outros estados.

"Temos conseguido estar um passo à frente da doença, mas ela está alcançando nosso calcanhar. Se nesse ritmo a gente continuar, daqui a pouquinho poderemos não ter leitos para todas as pessoas", disse Casagrande nesta quinta (25).

No começo da pandemia, o estado tinha 660 leitos de UTI para todas as doenças, e hoje tem mais de 1.300, com a perspectiva de chegar a 2.000 até o final de abril.?

O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a identificar casos de Covid-19 e já atravessa um terceiro pico.

A Secretaria de Saúde do estado identificou um aumento recente da variante inglesa do coronavírus no Espírito Santo, com pacientes ocupando leitos por mais tempo, o que dificulta ainda mais a oferta de vagas.

Fonte: Bahia Notícias

Salvador bateu o recorde de vacinados contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25) ao imunizar mais de 16 mil pessoas. A informação foi divulgada pela prefeitura da capital.

 

Com os números, a cidade possui mais de 274 mil vacinados. Desse total, mais de 74 mil indivíduos já completaram o esquema vacinal com a aplicação das duas doses do imunizante no município.

 

“A vacina é a maneira mais eficaz de contermos a pandemia. Chegamos a uma significativa marca de 16 mil pessoas vacinadas hoje e o que deve ser chamado a atenção é o nível de organização que demonstramos mesmo com o grande volume de procura nos postos. Esperamos que o Ministério da Saúde encaminhe novas doses para a gente continuar com o ritmo acelerado da imunização em nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

 

Segundo a prefeitura, nesta sexta-feira (26), além dos idosos de 68 anos, serão vacinados moradores das comunidades quilombolas da Ilha de Maré. As equipes da SMS irão até a localidade de Bananeiras, onde cerca de 500 pessoas entre 18 e 59 anos que residem no local receberão a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus.

 

“Montamos todo esquema de logística para atender o povo quilombola da ilha de Maré que faz parte do grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização. Contaremos com o apoio da Guarda Civil Municipal no transporte das doses para assegurar a vacinação dessa importante população”, Prates.

Fonte: Bahia Notícias

Com forte pressão do preço da gasolina, a prévia da inflação de março disparou para 0,93%, contra 0,48% no mês anterior, informou nesta quinta (25) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 12 meses, o índice acumula alta de 5,52%.

Foi a maior taxa do indicador do IBGE que mede a prévia da inflação, o IPCA-15, para um mês de março desde 2015. Pela primeira vez desde 2016, o índice acumulado em 12 meses supera o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para o ano, que é de 5,25%.

Ainda sob efeito da sequência de reajustes promovidos pela Petrobras, a gasolina contribuiu sozinha com 0,56 ponto percentual do IPCA-15. O produto registra alta de 11,18% em março, reflexo dos seis reajustes promovidos pela Petrobras entre o início de 2020 e a semana passada.

Na última sexta (19), a estatal reduziu pela primeira vez o preço do combustível no ano, com queda de 5%. Nesta quinta (25), houve novo corte, de 4%, mas os repasses ainda não chegaram totalmente às bombas.

A gasolina é o produto com maior peso na inflação, mas o IBGE detectou alta também em outros combustíveis: o etanol subiu 16,38% em março; o óleo diesel, 10,66%; e o gás natural veicular, 0,39%. Assim, o custo dos transportes subiu 3,79%, contra 1,11% em fevereiro.

Os combustíveis impactaram também o custo da habitação, que subiu 0,71% na prévia da inflação de março, informou o IBGE. A alta foi puxada pelo gás de botijão (4,60%), no décimo mês consecutivo de alta, e do gás encanado (2,52%). A taxa de água e esgoto (0,68%) também acelerou em relação a fevereiro.

Principal fator de pressão da inflação durante o primeiro ano de pandemia, o preço dos alimentos segue em desaceleração. Nesta prévia da inflação de março, tiveram alta de 0,12%, contra 0,56% no mês anterior.

"Os alimentos para consumo no domicílio caíram 0,03% após sete meses consecutivos de alta, sobretudo por conta das quedas de tomate (-17,50%), a batata-inglesa (-16,20%), o leite longa vida (-4,50%) e o arroz (-1,65%). No lado das altas, as carnes aumentaram 1,72%", disse o IBGE.

A alimentação fora do domicílio também desacelerou, registrando 0,49% em março frente 0,56% de fevereiro. A perda de ritmo foi foi influenciada pelo lanche (0,64%) e pela refeição (0,33%), itens que, em fevereiro, aumentaram 1,20% e 0,37%, respectivamente.

A avaliação é que, além de fatores sazonais, o fim do auxílio emergencial contribuiu para a desaceleração de preços dos alimentos, ao reduzir o poder de compra do brasileiro e, consequentemente, a demanda por determinados itens.

Dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, apenas um teve deflação. Foi o custo da educação, que caiu 0,51% após alta de 2,39% em fevereiro, quando foram captados os reajustes anuais de cursos regulares.

Todas as regiões pesquisadas no IPCA-15 apresentaram alta no mês, disse o IBGE. A maior foi na região metropolitana de Belém (1,49%), em função da gasolina (12,44%). A menor foi na região metropolitana do Rio de Janeiro (0,52%), influenciado pelas quedas do tomate (-21,73%) e da batata-inglesa (-16,91%).

O cálculo do IPCA-15 usa a mesma metodologia da pesquisa do IPCA, o indicador oficial de inflação do país. A diferença está no período de coleta dos preços, que no primeiro caso é iniciada na segunda quinzena do mês anterior, e na abrangência geográfica, com menos localidades pesquisadas.

O IPCA fechado do mês já se aproximava do teto da meta em fevereiro, quando o índice de 12 meses ficou em 5,20%. O resultado fechado de março só será divulgado no início de abril. Se a tendência for mantida, será a primeira vez que o IPCA de 12 meses ficará acima do teto da meta desde novembro de 2016, quando foi de 6,99%.

Naquele ano, porém, o indicador fechou dezembro em 6,29%, pouco abaixo do limite superior de 6,50% estabelecido pelo Banco Central.

A escalada inflacionária dos últimos meses levou o Copom (Comitê de Política Econômica) do Banco Central a elevar a taxa básica de juros pela primeira vez desde 2015. A alta de 0,75 ponto percentual surpreendeu o mercado, que esperava 0,5 ponto percentual.

De acordo com a ata da reunião, divulgada na terça (23), a avaliação do comitê é que que a atividade econômica não sofrerá tanto com a pandemia quanto em 2020, mas os choques de preços, ainda que pontuais, ameaçam o cumprimento das metas de inflação.

"Além do ritmo forte de crescimento dos últimos meses, com consequente redução da ociosidade econômica, houve uma reversão das expectativas de inflação, que passaram a se situar na parte superior do intervalo de tolerância da meta para o ano de 2021 e ao redor da meta para o ano de 2022", diz a ata.

Nesta segunda (22), o mercado elevou mais uma vez suas projeções para inflação e taxa básica de juros neste ano e no próximo, segundo o relatório Focus, do Banco Central. A estimativa agora é que a inflação feche o ano em 4,71%, contra 4,60% na semana anterior. A projeção para a taxa Selic em 2021 subiu de 4,5% para 5%.

 

Fonte: Bahia Notícias

De 26 de março a 5 de abril, o governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa) irá realizar o cadastramento de guias de turismo em atuação no estado. O objetivo da ação é ter base para traçar um panorama do perfil dos trabalhadores deste segmento na Bahia, viabilizando a elaboração de políticas públicas para ampliar o desenvolvimento do setor.


Os profissionais interessados devem acessar o site www.bahiatursa.ba.gov.br  e preencher o formulário disponibilizado. Podem se inscrever guias de todo o estado que façam parte do Cadastro dos prestadores de serviço no turismo (Cadastur) do Ministério do Turismo e tenham experiência de trabalho comprovad

Fonte: Bahia Notícias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de LEM recebeu nesta quarta-feira (24) a Dra. Marilia (Advogada) e a Dra. Daniela (Psicóloga), para uma palestra sobre as atribuições legais da GCM tendo como tema. A abordagem as vitimas de violência domestica e familiar e as vitimas de violência sexual, apresentando assim a nova parceria com o (CAM), realizando assim atualizações junto a GCM que busca periodicamente aperfeiçoamento dos seus Servidores, fazendo com que os mesmos possam prestar um trabalho de excelência a comunidade LuisEduardense.

Durante o bate-papo foi estudada a lei Maria da Penha e suas atualizações e a importância da humanização da abordagem a vitima, foi discutido também maneiras de melhorias do serviço.

O guarda civil Arcanjo compartilhou sua visão orgulhosa da equipe durante a palestra. "Eu acredito no serviço de qualidade que a GCM oferece para a população. Estamos evoluindo todos os dias, temos uma visão positiva. Se continuarmos prestando o serviço dedicado e importante que oferecemos à população, receberemos de volta o prestígio dos munícipes e isso é o mais importante. Se entregamos um trabalho sem ego, já estamos no caminho certo. Quanto mais servirmos bem, mais avanços virão", comentou.

Fonte: GCM LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


A Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 119º óbito em decorrência da Covid-19, ocorrido na terça-feira, 23. O paciente que estava internado no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, não resistiu ao agravamento do quadro de saúde mesmo com todo o empenho da equipe especializada da unidade. Ele tinha 75 anos e fazia tratamento de câncer e insuficiência renal crônica.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos da paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município de Barreiras.

A Secretaria reforça a atenção e colaboração da população nos cuidados individuais e essenciais para esse momento, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos, cumprimento dos decretos vigentes e principalmente, o distanciamento social, evitando aglomerações.

Fonte: Dircom/PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |