Blog Santo Antônio
Notícias

26124sd2

26124sd3

 

A construção e manutenção de pontes são alguns dos investimentos constantes dos produtores rurais na região Oeste da Bahia. Em setembro de 2023, mais uma importante obra foi iniciada, desta vez sobre o Rio Grande no povoado de Batalha, em São Desidério. A iniciativa conta com investimentos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), via Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e com o apoio do Programa Patrulha Mecanizada, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e também da Prefeitura de São Desidério.

A nova ponte irá substituir uma antiga, de madeira, que estava deteriorada devido a ação do tempo. Agora uma moderna e segura estrutura está sendo levantada em uma base mista que utiliza concreto e metal, com 10 metros de largura, 25 metros de vão livre que possibilitará o tráfego de carga superior a 200 toneladas. “O tráfego de carretas que transitam nessa estrada e necessitam atravessar o Rio Grande nesse ponto, seja trazendo insumos para as fazendas ou escoando a safra da região, tem aumentado e essa obra vem ao encontro aos anseios dos produtores rurais, da população local e todas as pessoas que necessitam usar a via de acesso”, destacou a gerente do Patrulha Mecanizada da Abapa, Daniela Dias.

26124sd

Com um investimento superior a R$ 3,5 milhões, oriundo do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), a obra conta com a gestão direta da Aiba. “Desde que foi aprovada a liberação do recurso, acompanhamos todas as etapas como licitação, contratação da empresa responsável e andamento dos serviços. Trata-se de uma obra que promoverá integração e mais tranquilidade para o homem do campo e a população em geral”, destaca o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Em três meses de obra foram concluídas a concretagem do tabuleiro da nova ponte e as duas alas estão sendo finalizadas. Também foi iniciada a montagem das formas das barreiras de segurança em concreto armado, item importante cuja principal característica é a resistência ao choque, devido a sua grande capacidade de retenção de veículos pesados. Na última quinta-feira (18), foi iniciada a fase de aterro e a previsão para conclusão dos serviços é em março. Uma obra que beneficiará diretamente a população de São Desidério e do entorno, possibilitando o ir e vir, o transporte de cargas e o escoamento das safras.

26124sd1

“Conheci essa região há 30 anos e hoje vejo o quanto cresceu o seu potencial agrícola com o aumento exponencial das produções. E é claro que com o desenvolvimento vem também a necessidade de melhorias. Então é muito gratificante ter os produtores, por meio da Abapa e da Aiba, nessa parceria com a Prefeitura de São Desidério promovendo benefícios, entre eles, a melhoria do acesso às estradas. Um investimento que contribui bastante na logística do escoamento da produção da nossa região”, pontuou o secretário de Infraestrutura de São Desidério, José Rodrigues.

Fonte: Assessoria de imprensa Abapa

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 24,2% nos atendimentos de média e alta complexidade em comparação com o balanço verificado no ano anterior.

Destaque ainda para as captações de órgãos, que tiveram um surpreendente aumento de 150%. Cenário de incremento também no número de partos (17,9%) e internações (14,5%). Já as taxas de infecções hospitalares caíram 17,7%.

De acordo com a líder geral do HO, Marina Barbizan, o desempenho positivo é resultado dos investimentos, treinamentos e melhorias realizadas no complexo hospitalar. “Os investimentos não foram somente em equipamentos e estruturas físicas, mas também na capacitação de nossas equipes”, destacou.

Entre as iniciativas adotadas, está a reforma da ala de Emergência e Pediatria; a implantação do Banco de Leite Humano, para melhor atender os bebês recém nascidos e a ampliação dos atendimentos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com a oferta de mais oncologistas clínicos.

“O hospital ganhou também novas especialidades no campo das cirurgias oncológicas, como oncoginecologia, médico da dor, cirurgia plástica oncológica, além de atendimentos com nutricionista e fisioterapeuta”, avalia.

Outros procedimentos foram incorporados ao leque de serviços oferecidos pelo HO, proporcionando mais comodidade e segurança aos pacientes. Por exemplo, exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), biópsia de congelação (maior precisão nas cirurgias oncológicas) e complexas cirurgias cardíacas começaram a ser realizadas em 2023.

Hoje podemos fazer um acompanhamento de qualidade sem precisar sair da cidade. Só tenho a agradecer as equipes do HO, pelo acolhimento humanizado e o profissionalismo prestado a nossa família”, relata o empresário barreirense, Henrique Brito, cuja esposa está atualmente em tratamento na unidade.

Fonte: Ascom do Hospital do Oeste

Na manhã de hoje, sexta-feira, 26, por volta das 9h, o motorista de um rodotrem, travou o trânsito e quebrou a calçada que divide a Avenida Antônio Carlos Magalhães e BR 242, na altura da Serra do Mimo, em Barreiras.

Segundo informações, o mesmo foi tentar estacionar numa empresa de posto de molas, acabou fazendo a manobra passando por cima da calçada na Av. ACM, onde a mesma quebrou e o cavalo trator afundou.

O rodotrem ficou tratavado e o trânsito teve que ser desviado no local.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Pacientes cadastrados do Programa Glaucoma de Barreiras estão tendo a oportunidade de realizar a avaliação trimestral nesta quinta (25) e sexta-feira (26), com profissionais da área oftalmológica, na sede do Programa Idade Viva, localizado no bairro São Pedro. Serão mais de 600 pacientes atendidos nestes dois dias que realizarão consulta e exames como campimetria ocular, que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica; paquimetria ocular, que mede a espessura da córnea; fundoscopia, para observação do fundo de olho; e tonometria, exame específico que mede a pressão ocular.

Após os procedimentos é realizada a entrega do colírio específico que controla a doença. Conforme o coordenador da Atenção Básica de Barreiras, o glaucoma é uma doença considerada grave, podendo provocar lesões no nervo óptico e consequentemente a cegueira, quando não tratado adequadamente. Dessa maneira, a Atenção Básica do Município orienta que os pacientes  se atentem às datas de atendimento e no ato da consulta avaliativa, levem documentos pessoais e o cartão do SUS. Para os novos pacientes, é necessário após avaliação médica realizada na Unidade de Saúde, estar com a receita, cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Fonte: DIRCOM/PMB

Em 2023, circularam pelo Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, 86.558 passageiros, um aumento significativo de quase 18 mil pessoas a mais que em 2022, quando utilizaram o equipamento 68.617 passageiros. Os dados foram revelados pelo Ministério de Portos e Aeroportos nesta semana, mostrando que Barreiras seguiu a tendência nacional, ao apresentar um aumento expressivo na movimentação de passageiros. O Brasil contabilizou em 2023, 112,6 milhões de passageiros em voos domésticos ou internacionais, um aumento de 15,3% em relação a 2022.

Apesar das deficiências de infraestrutura apresentadas pelo aeroporto da Capital do Oeste que não condizem ou atendem a crescente demanda, Barreiras se posiciona como o quarto destino mais procurado em volume de vôos na Bahia, atrás apenas da capital Salvador e das cidades turísticas de Ilhéus e Porto Seguro, no sul do Estado. Iniciativas do poder público e do setor privado na busca pela ampliação do equipamento têm sido recorrentes, a exemplo da audiência pública realizada em outubro do ano passado, na Assembleia Legislativa da Bahia, para debater o andamento do projeto de ampliação do equipamento.

O prefeito Zito Barbosa recebeu a notícia do aumento de passageiros que procuram o aeroporto de Barreiras com entusiasmo, fazendo uma análise dos números e contextualizando a situação. “Estamos localizados estrategicamente, somos a Capital de uma região produtora e que concentra atividades em setores que se encontraram em ampla expansão, o aumento da movimentação no aeroporto comprova isso. A gestão municipal ao longo desses sete anos tem feito sua parte, investindo forte em todas as áreas da administração e posicionando Barreiras como destaque na região Nordeste e em todo Brasil. Por outro lado, precisamos urgentemente que a obra de ampliação se concretize levando mais segurança, por exemplo, para investidores que pretendam se instalar em Barreiras e na região Oeste”, disse o gestor.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na manhã desta quinta-feira, 25, Luís Eduardo Magalhães celebrou um marco significativo com a posse dos magistrados Dr. Agildo Galdino da Cunha Filho, assumindo a vara crime, e Dr. Davi Vilas Verdes Guedes Neto, agora titular da 1ª vara cível.

O evento, que contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, CIPE CERRADO, prefeitura, Câmara de Vereadores, empresários e, em nome do presidente Dr. Arthur Granich, a advogada Presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia subseção de LEM, Dra. Cibele Gomes de Queiroz, foi um momento emocionante para a comarca de Luís Eduardo Magalhães.

Agora, com quatro varas ocupadas por juízes titulares, a cidade testemunha um capítulo histórico que promete fortalecer o sistema judiciário local. A presença das autoridades reflete o comprometimento em promover uma justiça ágil e equitativa.

"A advocacia luiseduardense vislumbra um ano de 2024 repleto de esperança, com a certeza de um judiciário mais eficiente, capaz de atender às demandas da comunidade de maneira exemplar, proporcionando uma prestação jurisdicional justa e célere aos cidadãos." Finalizou a advogada

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
Corte negou salvo-conduto a três agentes baianos que se queixam de 'constrangimento ilegal' pela Polícia Federal e pela PRF

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou a três guardas municipais baianos um salvo-conduto para portar armas de fogo de uso pessoal fora do horário de serviço, mesmo que estejam registradas. Os autores da ação alegam "constrangimento ilegal" por parte de agentes da Polícia Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que estariam detendo colegas na mesma situação. A decisão foi publicada nessa quarta-feira (24).

Os guardas, de Salvador, Araci e Queimadas, na Bahia, afirmam que "precisariam portar suas armas de uso pessoal também fora de serviço para a sua própria segurança e para proteger a população de forma geral".

Eles dizem que as armas são registradas e que, conforme a lei, "integrantes da Guarda Municipal poderiam ter porte de arma de fogo em todo o território nacional".

O ministro Og Fernandes, vice-presidente do STJ, negou a liminar. De acordo com ele, "a mera suposição de que os pacientes serão conduzidos em flagrante delito caso sejam abordados fora de serviço portando suas armas de fogo de uso pessoal, que pode vir ou não a se concretizar no futuro, não enseja a impetração de habeas corpus [tipo de ação ajuizada]".

Para Fernandes, "o habeas corpus preventivo visa a coibir constrangimento ilegal real e iminente à liberdade de locomoção do indivíduo, não se prestando a impedir constrição supostamente ilegal, meramente intuitiva e calcada em ilações e suposições desprovidas de base fática".

Apesar de a liminar ter sido negada, o resultado final do processo pode ser diferente, pois os pedidos da ação ainda serão avaliados em definitivo pela Justiça.

Fonte: R7

Sucesso de público por toda a Bahia, a Feira Saúde Mais Perto está completando um ano neste mês janeiro. E a primeira ação de 2024 já está marcada: nos dias 26 e 27, o evento acontece na Praça Ives de Oliveira, no município de Ibotirama, no Oeste do Estado. A Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que leva serviços de saúde e cidadania para a população.

“Esse é um dos projetos de maior sucesso que temos e um grande orgulho para todos nós. Foram mais de 330 mil atendimentos em 2023 por toda a Bahia, levando assistência para milhares de pessoas em seus municípios. Neste ano, queremos ampliar ainda mais a Feira Saúde Mais Perto e contribuir mais para a saúde e para uma vida melhor da nossa população”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

No ano passado, foram realizadas 27 feiras em 22 municípios, além de três mutirões de cirurgias, com destaque também para a Feira da Mulher, a Feira da Pessoa LGBTQIA+, a Feira da Criança, a Feira do Homem e a Feira da Pessoa Idosa, todas essas na capital baiana e com grande participação da população. Ao todo, 336.182 atendimentos foram realizados na ação.

A marca de 1 ano será celebrada na Feira Saúde Mais Perto de Ibotirama. “O ano de 2023 foi de muito trabalho e de muita satisfação em vermos nossa população ser atendida e sair feliz de cada feira. Nesse ano, queremos chegar a 40 feiras em toda a Bahia”, declara Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.

Na cidade do Oeste baiano, são previstos oito mil atendimentos. A população terá acesso a consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Ainda haverá emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade (necessário a certidão de nascimento ou casamento original e em bom estado junto com duas fotos 3×4 recente), totalmente gratuito, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais,

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica. Os atendimentos serão feitos de 8h às 17h.

Fonte: Sesab

O Projeto Nascentes do Oeste, mantido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do núcleo de Sustentabilidade, busca preservar as águas e nascentes para o uso equilibrado dos recursos do meio ambiente. O projeto que já foi premiado nacionalmente em 2020, pela Agência Nacional das Águas (ANA), conta também com parcerias importantes, como produtores rurais, moradores das comunidades e prefeituras por meio das secretarias de Agricultura, Educação e de Meio Ambiente.

Em sua terceira etapa, o projeto já diagnosticou 26 nascentes e sete veredas que atualmente encontram-se em processo de recuperação, nos municípios de Angical, Barreiras, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Após o processo de identificação e recuperação da nascente, são aplicados diferentes métodos de recuperação, a exemplo do Caxambú, que consiste na construção de uma caixa filtrante que recobre a nascente, evitando que a mesma seja assoreada. Busca-se ainda evitar o pisoteio do gado, assoreamento, desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e incêndios florestais, fatores que podem colaborar para a degradação das nascentes e veredas no Oeste da Bahia.

O analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro, é quem acompanha o projeto. “As ações de recuperação das nascentes contam com a construção de cercamentos visando a delimitação da APP para sua proteção. Também a construção de cordão de contorno e barraginhas tem o intuito de conter processos erosivos, além de reflorestamento com mudas de árvores nativas do Cerrado e aplicação de métodos de recuperação”, explica Artur.

Para garantir a execução das frentes de recuperação de nascentes e veredas, a Aiba e o Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), com o apoio das prefeituras, disponibilizaram insumos, a exemplo de grampos, estacas e rolos de arame farpado, material de capina, mudas de árvores nativas do Cerrado, sementes de Andropogon e Mossai, fertilizantes e inseticidas, destinados para as nascentes e veredas identificadas.

Educação ambiental – Para despertar o interesse sobre a relevância de conservação da nascente e a vontade de preservar o recurso natural, paralelo às ações de recuperação de nascente, são realizadas iniciativas de Educação Ambiental para sensibilizar a população sobre a importância da restauração e conservação das nascentes, além de conversa com produtores rurais e membros das secretarias. O projeto já alcançou 307 nesta etapa e mais de 1000 desde o início, com as ações de Educação Ambiental.

A intenção é formar propagadores de educação ambiental voltados à conservação e recuperação de corpos hídricos. A exemplo disso, foi a realização do curso online ‘Oficinas Formativas de Educadores Ambientais’, voltado para professores, coordenadores, secretários e técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde.

Também foram realizadas outras ações, como encontros online, oficinas educacionais e gincanas com alunos, participações em eventos como o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianas (Ecoba), realizado em Barreiras, e a Feira do Conhecimento e Festa do Alho em Cristópolis. Outra iniciativa é o ‘Café com Prosa’, artifício que vem surtindo muito efeito no convencimento em inserir os proprietários no projeto. Outra estratégia de divulgação, é a Capacitação em Proteção e Recuperação de Nascentes, que capacitou mais de 140 pessoas em Angical, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e São Desidério, para a identificação, diagnóstico e recuperação de nascentes e veredas, além de aplicação de técnicas de produção de água, e um público formado por produtores rurais, técnicos de educação, agricultura e de meio ambiente.

Fonte: Ascom Aiba

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

O empresário Tadeu Muterle reafirmou seu compromisso com a responsabilidade social ao realizar uma generosa doação à Associação Amigos da Arte de Luís Eduardo Magalhães (AAALEM). A entrega de três máquinas de costura ocorreu na última sexta-feira. 19/01/24, marcando um passo significativo para a missão da associação em dignificar vidas por meio do aprendizado da arte da costura.

A AAALEM, com mais de duas décadas de atuação, tem como objetivo central promover a dignidade e capacitação de pessoas por meio de seu renomado curso de costura. A arte de costurar não apenas oferece uma habilidade valiosa, mas também se torna uma ferramenta de empoderamento para aqueles que buscam oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

A presidente da Associação, Creuza Gatto, expressou sua gratidão ao receber o Sr. Tadeu Muterle nas instalações da AAALEM. Em suas palavras, ela ressaltou a importância da doação das máquinas de costura como um gesto que não apenas enriquece os recursos da associação, mas também fortalece o compromisso com a comunidade local.

"Temos a honra de receber o Sr. Tadeu Muterle, cuja generosidade vai além das máquinas de costura. Essa doação é um investimento no potencial de cada pessoa que passa por nossos cursos. Estamos confiantes de que essas máquinas não apenas contribuirão para o aprendizado prático, mas também abrirão portas para um futuro mais promissor", afirmou Creuza Gatto.

O gesto de Tadeu Muterle não só demonstra seu comprometimento com a transformação social, mas também destaca a importância de parcerias entre o setor privado e organizações dedicadas ao desenvolvimento comunitário.

A AAALEM continuará seu trabalho incansável na promoção da arte da costura como uma ferramenta de inclusão e capacitação. A doação de máquinas de costura pelo empresário Tadeu Muterle é um capítulo inspirador na jornada de construção de um futuro mais brilhante para aqueles que buscam oportunidades de crescimento e autossuficiência.

Essa iniciativa solidária não apenas fortalece os laços entre a comunidade e o setor empresarial, mas também reforça a crença de que a arte pode ser um veículo poderoso para transformar vidas. A AAALEM, agora equipada com as novas máquinas de costura, está pronta para continuar sua missão de empoderar indivíduos e construir um futuro mais promissor para todos.

Fonte: Reportagem


Quatro táticos blindados foram comprados pelo Estado para as Polícias Militar e Civil

A Polícia Militar da Bahia anunciou, neste domingo (21), mais uma medida importante para o combate ao crime organizado na Bahia. Nos próximos 60 dias, a corporação utilizará, em caráter de teste, um veículo tático blindado em ações contra facções envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, roubos a bancos, entre outros crimes.

O automóvel chegou em Salvador neste domingo (21). O empréstimo do veículo é resultado de uma parceria com a empresa IAG JAWS.

Quatro táticos blindados foram comprados pelo Estado para as Polícias Militar e Civil. Eles serão entregues no mês de maio deste ano e são maiores que o automóvel cedido para teste. A compra representa um investimento de R$ 7 milhões.

Fonte: BNews

Na manhã do último sábado, 20, por volta das 11h, a 85ª CIPM foi informada pelo CICOM/Barreiras acerca de denúncia que dava conta que um indivíduo que seria foragido da justiça estaria no bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães.

No local foi identificado um homem de 34 anos natural de Salvador-BA que após consultas nos bancos de dados criminal realizadas pelos policiais militares restou comprovado que em seu desfavor constava um Mandado de Prisão por homicídio expedido pelo Tribunal do Juri da Comarca de Salvador-BA, tendo como vítima um Agente da Policial Civil.

O foragido possui vasta ficha criminal, figurando como autor de diversos crime como homicídio, roubo à mão armada, porte ilegal de arma de fogo, roubo a banco, formação de quadrilha e desmanche de veículo. Após a abordagem o foragido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: 5 CIPM/PMBA

Na manhã deste domingo (21), na BR 242, em Barreiras, policiais rodoviários federais apreenderam um carregamento de produtos importados ilegalmente.

Em ação de fiscalização e combate ao crime, equipe da PRF abordaram um ônibus de turismo que saiu de São Paulo e tinha como destino final o estado de Ceará.

Durante a vistoria no compartimento de carga do veículo, foram encontradas caixas com produtos importados ilegalmente para o Brasil e sem qualquer documentação comprobatória.

Entre o material apreendido haviam celulares, decodificadores de TV, películas, caixas de som, carregadores de celular, entre outras centenas de itens trazidos do exterior sem os devidos trâmites legais.

O proprietário das mercadorias não se encontrava no ônibus. Diante das circunstâncias, todo o material apreendido foi apresentado na Polícia Federal para as tratativas administrativas legais.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF

221242024-01-21-s-20-34-32-78b335ac

221241-21-s-20-34-32-1f13795f

22124-01-21-s-20-34-32-3ccb2a8d

221242024-01-21-s-19-18-19-84f96299

22124-2024-01-21-s-19-16-28-eb9d81b1

22124024-01-21-s-20-34-32-c23693d1

Neste final de semana, sábado e madrugada de domingo, 21, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, realizaram operações no combate a poluição sonora, bem como, escapamento kadron, na cidade de Barreiras.

O ano de 2024, as equipes de seguranças tem realizado operações com várias apreensões e neste final de semana, vários bairros foram alvos da operação, com o intuito de reduzir ocorrências de perturbação do sossego e crimes ambientais, sendo apreendidos vários aparelhos sonoros, principalmente de veículos e motocicletas que utilizavam escapamento tipo kadron.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, oferecidas sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

O Ministério da Saúde receberá ainda cerca de 600 mil doses gratuitas da fabricante, totalizando 1,32 milhão. Além disso, o governo comprou 5,2 milhões de doses que serão gradualmente entregues até novembro.

O total de 6,52 milhões de doses representa a capacidade total disponível no laboratório para este ano. Diante da capacidade limitada de produção da vacina, pouco mais de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas neste ano, já que o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.

Em 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

Fonte: Agência Brasil
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |