Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A programação especial e homenagens à Semana do Cerrado, realizadas pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e entidades parceiras, tem se estendido em várias comunidades rurais. Durante a semana, a Secretaria Municipal, em parceria Associação de Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Parque Vida Cerrado e demais apoiadores, realizou mais uma oficina de educação ambiental.

Nesta edição, moradores, professores e estudantes das comunidade Rio de Pedras e Vau do Teiú, APA do Rio Branco, tiveram orientações sobre os trabalhos que estão sendo realizados para revitalização dos rios, reflorestamento, recuperação das nascentes e sua importância para o abastecimento dos rios, bem como, as consequências do uso indevido do fogo, dentre outros fatores.

Foram mais de 60 pessoas sensibilizadas, abrangendo as comunidades do Vale do Rio de Janeiro. No próximo sábado (14), encerrando as comemorações dedicadas à Semana do Cerrado, será realizado o mutirão de limpeza nas margens e leito do Rio Grande, nas imediações do Cais e Porto até a ponte Ciro Pedrosa. Todo o lixo recolhido no perímetro ficará exposto na Praça Landulfo Alves como forma de impactar a sociedade e chamar a atenção para o zelo e preservação do Rio Grande, que tem grande importância ambiental e histórica para a cidade.

“Durante toda essa semana mostramos a diversidade e a riqueza encontradas no nosso Cerrado, mostramos nesses dois encontros a importância da preservação ambiental. Essas ações continuam ao longo de todo ano, através de oficinas que abordam a temática de forma lúdica. Encerraremos a Semana do Cerrado com a limpeza do Rio Grande, do qual está em fase conclusiva o desassoreamento em pontos próximos ao Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha”, pontuou Demósthenes Júnior, secretário de meio ambiente e turismo.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

#OTrabalhoNãoPara: Atenção morador! ⚠ Continuamos em obras 🚧 na rua Paraná no Centro da cidade.

Hoje (12), a partir das 13h, a rua Paraíba, no trecho entre a Clériston Andrade e a avenida JK, estará temporariamente interditada para a continuidade da execução da obra de requalificação da via!

A equipe da SUTRANS estará realizando a sinalização do local para evitar acidentes. Fique atento!

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Poucas pessoas tem um olhar para enxergar um desafio e buscar uma solução inovadora. Esse é o caso de Diogo Regis, 17 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), em Barreiras, no oeste da Bahia, que desenvolveu, em seu trabalho de iniciação científica, uma bebida nutricional à base de um fruto típico da região, o jatobá.

A bebida pode ajudar na alimentação de pessoas que possuem anemia, diabetes, e outras doenças, por conta do baixo teor de açúcar e do alto teor de nutrientes como ferro e magnésio. De acordo com o jovem pesquisador, a ideia surgiu como uma possível solução para o desperdício que há na região em relação ao jatobá. “Como o jatobá é uma fruta típica aqui de Barreiras, é comum que, em algumas épocas do ano, uma parte seja descartada”, afirma.

Com a matéria-prima abundante e a vontade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, Diogo pensou, inicialmente, em submeter a ideia à Feira de Ciências e Tecnologia realizada no Cetep. “Procurei a professora Wilka Miranda, que me ajudou a elaborar o projeto. Após alguns estudos, descobrimos que o jatobá pode atuar na hemoglobina, prevenindo e curando a anemia e na diminuição do açúcar no sangue, prevenindo e controlando a diabetes”.

A iniciativa está em fase de desenvolvimento, através da realização de testes para aperfeiçoamento, mas Diogo já adianta que, quando concluída a fase de testes, os benefícios serão muitos. “Além do apoio na alimentação para a população em geral, a bebida trará benefícios para as comunidades extrativistas que poderão comercializar o fruto, tornando a prática uma fonte de renda”, explica.

A orientadora do projeto, Wilka Miranda, que é engenheira agrônoma, chama atenção para a importância de apoiar iniciativas científicas desde o ensino médio. “Incentivar a pesquisa entre os jovens é fundamental na formação não apenas de profissionais, mas de cidadãos conscientes e preocupados em buscar soluções para melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente de forma geral”. Entre os apoiadores que ajudaram na concepção do projeto estão a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) e o próprio Cetep BRG.

Fonte: Ascom/Secti
Além arrecadados serão distribuídos para crianças de instituições beneficentes em festa promovida pela corporação.

O Dia das Crianças promete ser bem especial para dezenas de crianças carentes de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Para comemorar a data, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar lançou uma campanha de arrecadação de brinquedos nos Quartéis das duas cidades.


De 12 de setembro a 12 de outubro, doe brinquedos novos ou em boas condições de uso nos pontos de arrecadação montados nas duas unidades.
Todo o material arrecadado será doado para crianças de instituições beneficentes, no dia 12 de outubro, durante uma festa que será promovida pelo Corpo de Bombeiros.

Ajude os bombeiros nessa missão, sua contribuição é muito importante!

Fonte: ASCOM/Bombeiros



Corrida, pulos, força, equilíbrio e concentração assim começaram as tarefas esportivas da gincana entre as escolas municipais do Parque e Antônio Bento de Freitas na manhã de terça-feira, 10. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do projeto Brincar e Viver, está realizando no Complexo Esportivo Deputado Luís Braga, em Barreirinhas, a primeira edição dos Jogos Estudantis Barreirense - JEB, e a gincana foi programada como primeira etapa, envolvendo os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental.




A agitação da criançada começou na quadra poliesportiva com as provas de queimada entre as equipes femininas e a prova da bolinha mágica, que exigiram coordenação motora e equilíbrio dos participantes. Uniformizados e identificados pelo número de competidor, meninos e meninas se reuniram na área gramada, para as provas de cabo de guerra, slackline, corrida de saco, túnel, pula corda, peteca e desatando nós. As torcidas organizadas fizeram a alegria e incentivaram o espírito de competitividade esportiva entre as duas escolas.



As competições vão ocorrer todas as terças, quartas e quintas-feiras até o dia 24 de outubro com a participação de 18 escolas. No sábado, 14, iniciam as competições de esportes coletivos com os jogos de futsal, vôlei, basquete, handebol e atletismo, com alunos do 6º ao 9º ano.



O coordenador da Gincana do JEB, professor Aparecido Freitas auxiliado pelos educadores físicos e equipe técnica da educação, participou de todas as provas, interagindo e explicando aos competidores as regras. “Além da competição e incentivo ao esporte, estamos nos divertindo e interagindo com os alunos. Já podemos observar que muitas crianças tem espírito competitivo e gostam de esportes, reforçando nosso projeto de unir o pedagógico ao esporte nas escolas”, disse Freitas.

A secretária de educação Cátia Alencar compareceu a Gincana para conferir as tarefas esportivas e o desempenho da equipe de educadores físicos. “O JEB é um evento estrategicamente preparado para as nossas escolas municipais, e hoje, iniciando com a gincana ficamos felizes com tanta movimentação, alegria e empenho das crianças nas provas. Os professores e educadores físicos também participam ativamente, e o projeto mostra que veio para agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e solidariedade entre as escolas. No sábado iniciaremos as competições coletivas, encerrando no dia 01 de novembro com todos os resultados”, salientou a secretária.



Ao final da primeira etapa da gincana, quem comemorou a vitória foi a Escola do Parque, consagrada campeã. Na quarta-feira, 11, as escolas municipais Segunda Escola Alcyvando Luz e Alberto Amorim entram na disputa pela vaga para a próxima etapa, e na quinta-feira, 12, o Colégio Municipal Padre Vieira enfrenta a Escola Presidente Médici.

Fonte: DIRCOM
O tema “Tecendo redes de cuidado em saúde mental” chamou a atenção para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O 10 de setembro é marcado mundialmente com ações de prevenção ao suicídio. Estimada pela Organização Mundial de Saúde como a 13ª causa de morte da atualidade, sendo uma das principais entre adolescentes e jovens até os 35 anos, a temática passa a ser relevante em diversas vertentes sociais ao longo de todo mês. Foi com objetivo de promover discussões e reflexões sobre a importância do tema, que a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, realizou na manhã dessa terça-feira, o primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Oeste da Bahia.





O secretário municipal de saúde deu boas-vindas aos participantes e frisou a importância da colaboração de toda sociedade em favor da vida. “A realização desse primeiro seminário de prevenção ao suicídio do Oeste da Bahia é um grande encontro que reúne todos os segmentos da sociedade para falar dessa temática delicada, mas muito importante. De acordo com a OMS a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, são cerca de 800 mil suicídios, é um número alto do qual precisamos fazer o alerta em todos os setores, por isso essa participação de vocês nesse seminário coordenado pelo CAPS de Barreiras é relevante na prevenção ao suicídio”, relatou Anderson Vian.



A estudante Júlia Alcântara fez a abertura recitando em forma de poesia a música “Amor à Vida”, do cantor Nando Reis, e emocionou a todos com a música “Jeito de mato” de Almir Sater. O tema “Tecendo redes de cuidado em saúde mental” foi abordado ao longo do dia com as palestras: Prevenção ao suicídio; Prevenção de Transtornos Mentais; Corpo e Auto Cuidado; e a mesa redonda abordando a Prevenção ao suicídio no contexto escolar.



O Seminário contou com a participação de diversos segmentos sociais, como OAB/Subseção Barreiras, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Polícia Militar da Bahia, Guarda Civil Municipal, Hospital do Oeste, equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outros Drogas (CAPS AD II), do Centro Psicossocial Saúde Mental (CAPS II), gestores e professores da Secretaria de Educação, coordenadores de programas sociais da Secretaria de Assistência Social e da Secretária de Saúde.



“Hoje o alerta acontece em todo mundo, e nesse primeiro seminário além de falar da prevenção ao suicídio, também abordamos a valorização da vida. Foi um evento que teve dentre seus objetivos unir toda rede social, como educação, segurança, assistência social sobre o cuidado com a saúde mental do ser humano. É preciso unir forças em prevenção ao suicídio”, pontuou Denny Samper, coordenadora de saúde mental do município.

O encerramento do primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Oeste da Bahia foi marcado com o momento de vivência com o terapeuta integrativo, Renilson Freitas e o momento cultural com os usuários do CAPS II e CAPS AD II. Até o final do mês de setembro, a secretária municipal de saúde em parceria com a Associação do Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (ANAVV), realiza palestras informativas nas salas de espera das unidades de saúde e blitz educativas nas escolas, espaços públicos e instituições. Já no dia 20 de setembro, terá a Caminhada de Prevenção ao Suicídio com concentração na Câmara de Vereadores. No final do percurso, acontecerão apresentações culturais com o “Show da Vida”, na Praça Landulfo Alves, que incluirão música e recital de poesias.

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizará no dia 13 de setembro, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece no auditório do SENAR, localizado no Sindicato dos Produtores Rurais do município e o credenciamento dos participantes inicia às 7h30.

Com o tema "Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social", o evento focará seus debates em torno de três pressupostos, que servirão de eixos para a conferência: “A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado”; “Política pública tem que ter financiamento público”; e “A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade”.

Para o secretário da pasta, Fábio da Rocha, a realização da conferência é muito importante, pois é um espaço democrático de debate e de participação da sociedade na elaboração da política de assistência social.

“O evento é aberto ao público e todos os moradores de Luís Eduardo Magalhães estão convidados a participar. A conferência é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social do nosso município”, afirmou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na noite desta segunda-feira (09), a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, realizou um Workshop para os produtores rurais com a participação das empresas Brado Inteligência em Logística de contêineres e Porto Seco Centro Oeste. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais.

Estiveram presentes o prefeito Oziel Oliveira; o secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Yamashita; a chefe de gabinete, Pollyane Klauck; o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira; o diretor da ABAPA, Marcelo Kappes; o diretor da AIBA, Luiz Pradella e o presidente do Sindicato Rural, Cícero Teixeira.

Para o chefe do executivo, é imprescindível que o agricultor de Luís Eduardo Magalhães conheça soluções logísticas para o transporte do algodão, da soja e do milho, utilizando a linha ferroviária norte-sul, além da possibilidade de trazer grandes empresas que geram centenas de empregos.

“Estamos vendo que os investimentos na malha ferroviária tem aumentado e se faz necessário que nosso produtor também conheça as vantagens de ter sua carga sendo transportada buscando solução logística para diminuir custos e facilitar a exportação. Além de trazer para nosso município, empresas que vão gerar empregos e aquecimento da nossa economia”, afirmou o gestor.

Para o diretor da ABAPA, Marcelo Kapps, é preciso estar de olho na conjuntura que o mercado está vivendo e na demanda, e os produtores de Luís Eduardo Magalhães tem buscado se manter em constante crescimento e atualização.

“A Bahia está muito bem organizada através dos produtores rurais, aqui no município temos o apoio do prefeito Oziel Oliveira que vem promovendo oportunidades como essa, para que o produtor conheça as vantagens que estão à disposição do escoamento da safra. Somos o 2º maior produtor de algodão de todo o país, todo investimento é bem-vindo”, declarou Marcelo.

Os facilitadores Everaldo Fiatkoski, da Porto Seco e Vinícius Cordeiro, da Brado, apresentaram as vantagens da utilização da ferrovia para o escoamento da safra e a possibilidade de fazer a estufagem em Gurupi/TO, e posteriormente na algodoeira, em vez de acontecer no porto de Santos/SP.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários.

O valor será depositado automaticamente, na próxima sexta-feira (13), para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.

Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro de 2019. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019.

Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: siteInternet Banking ou aplicativo no celular.

De acordo com a Caixa, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019.

O pagamento aos não correntistas da Caixa seguirá o seguinte cronograma:

Para saber os valores disponíveis para o saque, os canais de recebimento e as opções de crédito em conta, é só acessar o site da Caixa e informar número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), do NIS (Número de Identificação Social), do PIS (Programa de Integração Social) ou do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e a data de aniversário. Os saques de até R$ 100 poderão ser realizados em casas lotéricas, com apresentação de documento de identidade original com foto e número do CPF. Será feita a leitura da digital no momento do saque. Para quem possui cartão Cidadão e senha, o saque poderá ser feito nos terminais de autoatendimento, em unidades lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Quem não tem o cartão Cidadão, deve procurar uma agência da Caixa.

Saque aniversário

Outra modalidade de saque, válida para o próximo ano, será o saque aniversário. Os trabalhadores interessados em migrar para essa sistemática poderão comunicar à Caixa, a partir de 1º de outubro de 2019. Ao confirmar esta opção em um dos canais divulgados pelo banco, o trabalhador deixará de efetuar o saque em caso de rescisão de contrato de trabalho.

Quem realizar a mudança, só poderá retornar à modalidade anterior após dois anos da data da solicitação à Caixa.

Caso o trabalhador não comunique o interesse no tipo de saque, a regra da rescisão será mantida.

A decisão de migrar para a modalidade do saque aniversário, não anula a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa.

Fonte: Agência Brasil

Uma ação intensa envolvendo 22 profissionais da limpeza pública de Barreiras foi realizada durante todo o dia desta quinta-feira (5), junto a dois dos principais cartões postais do Município: as Cachoeiras do Redondo e do Acaba Vida. As equipes retiraram o lixo espalhado nos dois pontos, totalizando cerca de uma tonelada de entulhos, copos, papéis, garrafas plásticas e muita sujeira deixada por visitantes que frequentam os locais.

O espaço da Cachoeira do Acaba Vida já contava com um contêiner e duas caixas coletoras para lixo, porém, mesmo assim, as pessoas acabam deixando restos de alimentos, cascas e vasilhames ao ar livre. No caso da Cachoeira do Redondo, que passou a receber um forte fluxo de visitantes após ter o acesso facilitado recentemente com a recuperação da estrada realizado pela prefeitura, um contêiner foi colocado durante a ação de limpeza para receber os descartes de maneira apropriada.

Segundo o coordenador de limpeza, Roni Silva Santos, ações como essa terá sequência para manutenção dos cuidados que requerem as duas cachoeiras. “Principalmente neste período de maior calor, as pessoas visitam com mais intensidade as cachoeiras. Por isso a orientação das secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Turismo, é que estejamos sempre presente fazendo a manutenção e limpeza”, disse.

A coleta de lixo nas duas cachoeiras é realizada uma vez ao mês, com o esvaziamento dos contêineres e caixas coletoras. A Prefeitura busca oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir segurança e conforto aos frequentadores, e, desta forma, conta com o apoio de todos na conservação ambiental e limpeza, evitando que o lixo fique alastrado no meio ambiente.

“Precisamos que a população colabore, fazendo cada um a sua parte na preservação desses belíssimos balneários, que são cartões postais do nosso município. A Prefeitura através das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e Turismo, vem fazendo todo o esforço necessário para que as nossas cachoeiras estejam acessíveis e preservadas, mas é indispensável a colaboração da população, dos turistas e visitantes”, destaca o secretário de Infra, João Sá Teles.

Fonte: Dircom Barreiras

Foram cinco dias de vendas, atrações, serviços que somaram um volume de negócios de mais de R$ 4 milhões, na 8ª edição da EXPOLEM, a maior feira de negócios e entretenimento do Oeste Baiano, realizada pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães em parceria com a ACELEM.
O balanço final da movimentação comercial superou as expectativas de vendas e de público, com mais de 80 mil visitantes e consumidores. De acordo com o presidente da ACELEM, Jother Arcanjo, os 125 expositores tiveram suas marcas divulgadas e grandes negócios foram realizados.
“É uma satisfação ver o resultado que a EXPOLEM 2019 trouxe para economia da cidade, e de forma especial, para os expositores que acreditaram no potencial dessa feira que a cada ano só cresce. Quero agradecer a visão do prefeito Oziel Oliveira, que tem impulsionado o nosso comércio e buscado dar a EXPOLEM uma marca de qualidade como ele fez com a Bahia Farm Show”, comentou o empresário.

A estrutura montada na Praça dos Três Poderes teve praça de alimentação, auditório para palestras, workshop, apresentações culturais, parque de diversões e apresentações musicais com os artistas Lukão, Henrique Sallys, Júnior Soares, Robério Mendes, Rodrigo Rocha.
Para o empresário Marcelo Martins, da Fama-Mitsubishi, a EXPOLEM 2019 atraiu o público pela estrutura e organização que proporcionou a empresa uma oportunidade excelente de negócios.
“Foi uma feira excelente na qual podemos ter um contato direto com os comerciantes locais, além de nos oferecer um público variado, nos cinco dias de evento. Estamos com negócios que surgiram durante a feira e que devem ser fechados ao longo da semana. A EXPOLEM estava muito bem organizada, o evento agregou bastante a nossa marca”, afirmou o empresário.

O prefeito Oziel Oliveira falou da importância da EXPOLEM para o município, do volume de vendas e pós-venda que a feira gera. Para o chefe do executivo a EXPOLEM de 2020 vai ganhar o potencial para estar entre as maiores feiras do Brasil.
“Sem dúvidas nenhuma, a parceria com a ACELEM, com o apoio dos empresários do nosso município proporcionou o sucesso da feira. Estão planejando, como fizemos com a Bahia Farm Show, uma estrutura que coloque a EXPOLEM entre as maiores e melhores feiras de negócio do Brasil. Temos todo o potencial para que isso já aconteça em 2020”, declarou o gestor.
A EXPOLEM 2020 já está sendo planejada, segundo o secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Yamashita. “A visão empreendedora do prefeito Oziel nos possibilita sonhar e realizar, e a EXPOLEM de 2020 já está sendo planejada. Vamos trazer muitas novidades para o nosso município na área de tecnologia e varejo. Seguimos impulsionados por nosso prefeito das grandes obras e grandes eventos” finalizou o secretário.

Fonte: Ascom Prefeitura LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |