Blog Santo Antônio
Notícias

O Contra Mestre Jorge deu o pontapé inicial nas atividades, depois dessa pandemia com as atividades presenciais e iniciou os trabalhos com crianças e adolescentes na Escola de Capoeira Arte Dendê com o Projeto Renascer Educando Através da Arte.

O Contra Mestre Bola responsável pela filial em Luís Eduardo Magalhães e expansão no estado do Tocantins, falou que a arte da capoeira só tem a ganhar com os pais presentes, acompanhando os filhos na prática saudável do esporte.

O convidado Mestre Dió que abrilhantou o evento elogiou o projeto e os contra mestres pela dedicação no ensino da capoeira e parabenizou os alunos que em pouco tempo de aula já estão dando show na roda de capoeira.

O apoiador e incentivador Adriano Ferreira enfatizou que se alegra em que a matriz desse projeto com sede no Residencial Cidade Nova em Barreiras.

Participação especial dos dos alunos com graduação Charles, Lucas, Irineu, Eliane, Breno e Pedro Enzo.

Fonte: Ascom Arte Dendê.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL, é um dos importantes projetos ferroviários no país. Atualmente, a Valec trabalha na construção de 483,4 km da FIOL II, entre Caetité/BA e Barreiras/BA, e 52,5% das obras já estão concluídas. Veja os trechos:

  • Lote 5F: 161,89 km, entre Caetité e Bom Jesus da Lapa;
  • Lote 5FA: 2,9 km, divisa entre Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho;
  • Lote 6F: 158,9 km, entre Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitória;
    Lote 7F: 158,4 km, entre Santa Maria da Vitória e Barreiras.
  • https://i.ibb.co/rGCsCZK/93f226e2-7035-4328-ad2a-7794e13f2608.jpg

Além disso, o trecho de 537 km da FIOL I, entre Ilhéus/BA e Caetité/BA, foi concedido e já têm mais de 75% das obras finalizadas. Ao todo, a FIOL terá 1.527 km de trilhos, ligando o futuro porto de Ilhéus/BA a Figueirópolis/TO, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Hoje, domingo, 27, foi encontrado abandonado numa estrada vicinal na localidade de Coaceral, no município de Formosa do Rio Preto, um veículo Fiat Pálio, cor preto, com placa OKI 9294 de Luís Eduardo Magalhães/BA

O veículo está sem as quatros rodas.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Na noite deste domingo, 27, por volta das 20h, ocorreu uma grave colisão envolvendo moto e um veículo Fiat Strada na BR 135, trecho entre os bairros Santo Antônio e Arboreto I, em Barreiras, deixando um homem e uma mulher mortos.

Segundo informações, o casal estava a bordo de uma motocicleta Honda CG, quando teria realizado uma ultrapassagem, colidindo frontalmente com a picape Fiat Strada que seguia na mão correta, no sentido contrário.

O condutor da moto foi identificado como o barreirense Valdeir da Silva Nascimento, 29 anos de idade. Já a mulher, foi identificada por Andreia Dias de Melo de 32 anos. O condutor do Fiat Strada teve ferimentos leves.

A Polícia Rodoviária Federal, equipes do SAMU e os bombeiros militares estiveram no local, sendo o trecho interditado nos dois sentidos até o término do atendimento e remoção dos veículos.

Os dois corpos foram removidos para o IML do DISEP onde passarão por necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
Acidente que vitimou bebê de oito meses aconteceu na quarta-feira (23), na cidade de Barra no oeste da Bahia.

Os pais do bebê de oito meses, que morreu após ser arremessado da moto durante um acidente no interior da Bahia, prestaram depoimento na última sexta-feira (25), na delegacia de Barra, na região oeste do estado, onde ocorreu o caso.

Além deles, o motorista do carro envolvido no acidente também prestou depoimento na delegacia da cidade.

De acordo com apuração da TV Oeste, afiliada da Rede Bahia, o delegado Jenivaldo Rodrigues afirmou que deve concluir o inquérito até o final desta semana. Ele aguarda apenas o resultado da perícia no local e nos dois veículos. Após a finalização da investigação, o caso será enviado para a Justiça.

O delegado acredita que o pai da criança deve responder por infração de trânsito, já que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apenas crianças maiores de 10 anos poderão ser conduzidas em motocicletas, motonetas ou ciclomotor.

O policial diz que não houve dolo, mas o pai assumiu o risco. No entanto, é preciso aguardar um posicionamento do Ministério Público para tipificar a acusação.

O caso

O bebê de oito meses foi arremessado da moto junto com os pais, após o veículo ser atingido por um carro, morreu na manhã de quarta-feira (23).

A criança, chamada Gael, foi levada em estado grave no Hospital do Oeste, que fica em Barreiras, a cerca de 200 km de Barra, e não resistiu aos ferimentos. Câmeras de segurança registraram o acidente e as imagens são impressionantes. [Veja vídeo acima].


A gravação mostra o casal e o bebê seguindo em baixa velocidade, na motocicleta. Quando a família chega em um cruzamento com outra via, o carro surge em alta velocidade e atinge os três. As imagens mostram que o bebê e os pais foram arremessados e caíram no chão.

Fonte: G1
Número de pessoas que receberam ao menos a 1ª dose de imunizantes chegou a 172.391.800, ou 80,25% da população

O Brasil registrou a aplicação de 422,2 mil novas doses de vacinas contra Covid-19 neste sábado (26). Com isso, o número de pessoas que receberam ao menos a primeira dose de imunizantes anticovid chegou a 172.391.800, o que corresponde a 80,25% da população.

Com duas doses ou dose única, são 154.764.429 milhões de habitantes do país, o equivalente a 72,04% do total.

Ao todo, 63,8 milhões de pessoas foram vacinadas com terceira dose. Podem tomar o reforço pessoas que receberam a segunda dose há ao menos quatro meses. Não há informações, porém, sobre quantas pessoas já estariam aptas a receber essa aplicação e que ainda não buscaram os postos.

Segundo os dados reunidos pelo consórcio, 8,7 milhões de crianças de 5 a 11 anos (ou 42,46% do total) já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram administradas no país 76.281 primeiras doses, 67.655 segundas doses, 482 doses únicas e 277.744 terceiras doses.

Em termos proporcionais, São Paulo é o estado que mais vacinou a população: com ao menos a primeira dose, são 88,10% dos habitantes. Já 81,01% receberam duas doses ou dose única da vacina anticovid.

Fonte: R7

Na noite de ontem domingo, 27, por volta das 22h, um grave acidente de trânsito envolveU um cavalo mecânico e um veículo VW Gol, tirando a vida de Flávio da Silva Brito, de 28 anos. O acidente ocorreu na BR 020, cerca de 15 km, do centro de LEM, próximo ao povoado do Novo Paraná.

De acordo com informações da SUTRANS, o veículo VW Gol saiu do assentamento Rio de Ondas, Vila II, quando se envolveu na colisão com a carreta. O motorista morreu na hora, já sua esposa e seu filho de 12 anos, foram socorridos para a UPA pelo SAMU.

O caminhoneiro identificado como Wesley Clevis Almeida Santos, de 36 anos, informou aos agentes que antes do acidente acontecer estava em um rio, as margens da rodovia. Ao fazer o teste do etilometro foi registrado 1,03 MG/L de álcool no sangue. Foi dado voz de prisão ao caminhoneiro e conduzido ao DISEP.

O corpo de Flávio foi retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros e removido para o IML de Barreiras.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
28
Fev / 2022

Abandono de Emprego

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Telegram bloqueie alguns perfis da plataforma em até 24 horas. Caso a plataforma desrespeite a decisão, o ministro ameaça suspender os serviços do Telegram no país.

A decisão foi assinada no dia 18 deste mês e publicada nesta sexta-feira (25). Ela se deu em uma ação sigilosa envolvendo o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, alvo de um mandado de prisão emitido pelo próprio Alexandre de Moraes e até hoje não cumprido, já que Santos vive nos Estados Unidos.

O ministro ainda fixou uma multa de R$ 100 mil por dia para cada perfil não bloqueado em caso de descumprimento de sua decisão.

São três os perfis que Moraes manda suspender: @allandossantos, @artigo220 e @tercalivre.

O ministro determina que, além de suspender as contas, o Telegram indique todos os dados disponíveis usados para a criação dos perfis, suspenda o repasse de monetização dos canais e indique os ganhos de cada um dos perfis.

“O uso do Telegram se revela como mais um dos artifícios utilizados pelo investigado para reproduzir o conteúdo que já foi objeto de bloqueio nestes autos, burlando decisão judicial, o que pode caracterizar, inclusive, o crime de desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito (art. 359 do Código Penal). A utilização de vários perfis, criados com a intenção de se esquivar dos bloqueios determinados, tem sido prática recorrente de Allan Lopes dos Santos para a continuidade da prática delitiva, comportamento que deve ser restringido”, afirmou Moraes em sua decisão.

No despacho, Moraes afirma que enviou um ofício à representação do Telegram no Brasil em 13 de janeiro deste ano “para que procedesse ao bloqueio imediato de contas vinculadas ao investigado, providência que não foi atendida pela empresa mencionada, apesar das tentativas de intimação realizadas pela autoridade policial”.

Fonte: CNN Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, não haverá Carnaval em Barreiras devido ao atual quadro epidemiológico da Covid-19 no país. Mas apesar disso, tradicionais blocos carnavalescos, donos de bares e restaurantes realizarão eventos que acontecerão dentro da flexibilização do decreto estadual, que mantém o público de eventos privados em 1.500 pessoas e a capacidade de ocupação dos espaços em 50%. Essas medidas são válidas até o dia 2 de março e têm como objetivo cumprir os protocolos sanitários estabelecidos para evitar a disseminação do coronavírus e serão fiscalizadas em Barreiras pelas forças de segurança e Vigilância Sanitária, dentro da legalidade e respeitando os critérios estabelecidos dentro do decreto estadual.

Para orientar e responder às dúvidas dos produtores de eventos, proprietários de bares e restaurantes, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Planejamento, realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Secretaria de Saúde, onde participaram o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires, coordenador da Vigilância Epidemiológica, Lucas Andrade, assessora técnica, Maria Mercês, integrantes do SAMU, CEREST e demais coordenadores, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CDL, produtoras de eventos e proprietários de bares e restaurantes.

Durante a reunião, foi apresentado o quadro epidemiológico do município desde o início da pandemia, bem como, a forma que será conduzida a fiscalização nesse período. “Esse momento foi de orientação, explicação e esclarecimento, já que estamos no período festivo de carnaval, onde apesar de que não haverá o tradicional carnaval de rua, a gestão municipal através da Secretaria de Saúde, se preocupou em orientar esses produtores de eventos para alertá-los sobre o cumprimento dos protocolos de prevenção a Covid-19 estabelecido pelo decreto estadual. Vale destacar que estaremos com as nossas equipes nas ruas visitando os locais onde haverão essas festas, com o objetivo de orientar e, se necessário for, de notificar sobre qualquer eventualidade ou não cumprimento das normas estabelecidas. Essa fiscalização acontecerá em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, destacou a subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues.

Fonte: Dircom PMB

Está publicada, na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado, a medida que altera o decreto número 21.027 e estabelece que ficarão autorizados em todo o território baiano, durante o período de 3 a 14 de março de 2022, os eventos e atividades com a presença de público de até 3 mil pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins.

Eventos em locais fechados, espaços culturais, cinemas e teatros poderão ocorrer com a capacidade plena. Os estádios estarão autorizados a receber um público de até 30% do limite máximo de ocupação.

Em todos os casos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e é obrigatório o respeito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscara

Fonte: Secom BA

O Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo promovido pela Prefeitura de Barreiras, cujo tema “História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado” que visa a recuperação de patrimônio histórico e equipamentos urbanos sob a conceituação da requalificação urbana, continua com as inscrições abertas até 25 de março.

Na tarde desta sexta-feira (25), o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, juntamente com o coordenador técnico do concurso, Marcus Penalber, também do assessor técnico Vandré Vilela e o coordenador de Praças e Jardins, Genivaldo Laurindo, realizaram uma visita técnica na Antiga Usina Hidrelétrica; Antigo Matadouro; Antiga Delegacia; Rua Humaitá e Praça Dr. Augusto Torres; Praça Amphilóphio Lopes e Praça Duque de Caxias. Esses espaços fazem parte dos lotes que poderão ser escolhidos pelos arquitetos urbanistas para a elaboração do Anteprojeto, que deverá conter informações das propostas elaboradas previstas no Termo de Referência.

Conforme o edital que pode ser conferido no Portal da Transparência, o concurso versará na escolha espontânea pelo Arquiteto Urbanista de 1 (um) ou até 2 (dois) lotes de equipamentos e espaços públicos, dessa maneira, essa visita da equipe técnica que estão na frente do concurso foi para avaliar a limpeza dos espaços que facilitará a visita dirigida aos candidatos interessados a partir da próxima quarta-feira (2).

Para a visita aos lotes, será necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), sendo os horários estabelecidos da seguinte forma: às 15h no Antigo Matadouro; 15h40 na Antiga Usina Hidrelétrica; 16h20min na Antiga Delegacia; 17h Rua Humaitá e Praça Dr. Augusto Torres e às 17h40min na Praça Amphilóphio Lopes e Praça Duque de Caxias, com agendamento através do telefone: (77) 99940-0707

“Hoje acompanhamos a coordenação da equipe da Prefeitura que fez a limpeza nos espaços históricos e públicos inseridos como opção para escolha dos arquitetos no concurso. Todos os profissionais que queiram, a partir da próxima semana, conhecer de perto os detalhes desses espaços para proposições de revitalização devem visitar devidamente equipados (EPIs). É mais uma oportunidade de conhecer in loco, para melhor desenvolver os seus projetos e fortalecer o sentimento de apreço por esses espaços históricos da nossa cidade”, pontuou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso.

“História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado”: O Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo será de âmbito regional e ocorrerá em etapa única. Poderão participar todos os arquitetos que estejam em situação regular perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e os estudantes que estejam no penúltimo período ou semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na região, desde que sob a orientação de um professor. A premiação acontecerá por lote, o vencedor em primeiro lugar ganhará R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o 2º Lugar R$ 3.000,00 (três mil reais) e o 3º Lugar receberão placas alusivas ao resultado alcançado no concurso.

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com Rússia e Ucrânia --dois dos principais produtores e exportadores de trigo do mundo-- em guerra, os preços do pãozinho nas padarias e de alimentos dependentes do cereal em sua produção devem subir devido à alta dependência do Brasil da importação.

Quanto vai subir? Isso é incerto, dependendo da duração do conflito no Leste Europeu e de fatores como o comportamento do dólar. Depois de recuar a R$ 5 na quarta-feira (23), a moeda norte-americana subiu a R$ 5,10 nesta quinta (24).

O Brasil é um dos maiores importadores de trigo do mundo, tendo de buscar em outros países, especialmente a Argentina, 60% do que consome, segundo a Abitrigo (Associação Brasileira das Indústrias de Trigo).

Com isso, qualquer conflito envolvendo gigantes do setor, como são os casos de russos e ucranianos, abala o mercado. Neste ano, os embarques rumo ao Brasil somarão 6,5 milhões de toneladas, 85% deles provenientes da Argentina.

"O preço do trigo subiu muito nos últimos dias no mercado internacional, a Bolsa de Chicago chegou a fechar a área de trigo [nesta quinta] porque chegou no limite. Com Rússia sendo primeiro exportador mundial e Ucrânia o quarto, no mercado internacional a perspectiva de uma alta do produto elevou o preço em todos os mercados", disse Rubens Barbosa, presidente da Abitrigo.

Logo na abertura do mercado na cidade norte-americana, o trigo atingiu US$ 9,26 por bushel (27,2 quilos), 5,7% mais que o fechamento da véspera.

Para Barbosa, a previsão é que nos próximos quatro ou cinco meses o preço continue subindo, para estabilizar ou cair a partir de julho/agosto, quando começará a entrar a safra do hemisfério norte.

"Mas tudo dependerá da extensão da guerra. O trigo é um problema sério, ficamos na dependência, muito vulneráveis. É pandemia, frete, agora essa questão bélica, que nada tem a ver com a gente."

Apesar disso, a associação não projeta a possibilidade de desabastecimento nos próximos meses, pois as negociações da atual safra já foram efetuadas.

Outro problema que pode encarecer o trigo --e outras culturas-- é a incerteza em relação aos fertilizantes. A Rússia está entre os maiores produtores de cloreto de potássio e outros produtos nitrogenados para fertilizantes.

Pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e docente da Esalq/USP, Lucilio Alves disse que, embora os países envolvidos diretamente na guerra sejam Rússia e Ucrânia, os preços da Argentina subirão, impactando o Brasil.

"Os preços internacionais sobem e o da Argentina vai subir porque, se não subir, outros mercados passarão a demandar mais produtos da Argentina. Isso acabaria causando reação também", afirmou.

Para chegar ao consumidor, o preço deverá levar "algumas semanas ou mais", na avaliação de Alves.

"O moinho tem de absorver e repassar ao próprio derivado do trigo. No repasse, incorpora outros tipos de custos, então esse repasse não é imediato. Depois tem o atacado e o varejo e, só depois, aí sim o consumidor. Num contexto médio nacional é para termos um certo delay."

O setor de panificação projeta que os aumentos que já têm ocorrido nos últimos meses seguirão, mas ainda por efeito da oscilação cambial, não da guerra.

"Os moinhos estão segurando os preços, não repassaram ainda totalmente o dólar, e nós também não conseguimos repassar o preço do aumento da farinha que houve. A renda das famílias não cresce. Mesmo com a recuperação do emprego, elas não têm a mesma renda, e nosso negócio depende disso", disse Antonio Saú Rodriguez, diretor de marketing da Sampapão, que engloba sindicato, associação, instituto e fundação ligadas à panificação em 32 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo ele, como a safra atual já está comprada, se a guerra não durar muito talvez o Brasil consiga sofrer menos.

"O problema é que uma guerra a gente sabe quando começa, mas não quando nem como termina", disse.

Para Alves, do Cepea, a proximidade do período de plantio no Brasil, entre abril e junho, pode acabar atraindo mais produtores para o mercado em virtude dos esperados reajustes.

"Podemos ter um número maior de produtores querendo entrar na área de trigo diante do cenário internacional. Com esses preços, pode ser favorável ao produtor."

Fonte: Bahia Notícias

Serpasa Agroindustrial, do Grupo Paranhos, em Muquém do São Francisco, é a primeira usina sucroalcooleira do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, em implantação, que entrará em operação neste primeiro semestre de 2022. O projeto, comemora o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, tem obtido produtividade superior a 300 toneladas de cana-de-açúcar por hectare e serviu de “quebra gelo”, como um case de sucesso para instalação de novos investidores.

São 22 pivôs de 110 hectares (ha) em operação, uma área de 2 mil ha de cana plantada e a expectativa é que o empreendimento gere 3,5 mil empregos diretos e indiretos, com o plantio e a usina. “A previsão é chegar a 10 mil ha irrigados, atingindo 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, com 60 pivôs e o restante no sistema gotejamento. Nossa expectativa é muito positiva. O mercado com bons preços de etanol e boa probabilidade de futuro, através de produção de energia limpa com baixa emissão de carbono na atmosfera”, afirma o investidor Sérgio Paranhos, CEO da Serpasa Agroindustrial.

Outra usina sucroalcooleira, a Bevap Bioenergia assinou protocolo de intenções em 2020. Vai produzir etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica e tem previsão de investimento inicial de R$ 500 milhões, podendo chegar a R$ 2 bilhões, entre formação de lavoura e planta industrial, no município de Barra. O empreendimento prevê a geração de 2 mil empregos diretos e até 10 mil indiretos, quando estiver em plena operação.

A terceira, usina Igarité, assinou protocolo de intenções em 2021 e projeta investir R$ 400 milhões e promover mais de 8 mil empregos, diretos e indiretos, e será destinada à produção de etanol anidro e hidratado, ração animal e energia elétrica, no município de Barra.

Fonte: Bahia de Valor


Articulação para que Otto Alencar (PSD) seja o candidato da base governista no lugar de Jaques Wagner (PT) é rechaçada pela bancada do PT

O deputado federal Jorge Solla (PT) expôs a fratura na base petista em meio às articulações para a formação da chapa governista. Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (25), o parlamentar "desautorizou" o lançamento do senador Otto Alencar (PSD) como candidato do grupo ao governo estadual em detrimento do correligionário Jaques Wagner (PT).

"Diante a divulgação na imprensa de formulações e montagens de chapa à eleição estadual na Bahia, declaramos que não reconhecemos nenhuma decisão que não passe pelas devidas instâncias partidárias. O órgão máximo de definição da tática eleitoral é o encontro partidário", afirma.

"O PT é um partido político, diferente de outros, que não tem dono, tem instâncias de decisão que são respeitadas. Conclamo as bancadas federal e estadual do PT, prefeitos e vereadores, dirigentes e militância, a defender a candidatura própria do PT com Wagner governador", prossegue Solla.

A revolta do deputado federal é amplamente compartilhada na base estadual petista. Em entrevista ao BNews, a vereadora Maria Marighella, de Salvador, por exemplo, também não reconheceu a composição com Otto Alencar na cabeça. Nesse desenho, a tendência é que o candidato a vice-governador seja indicado pelo PP, enquanto Rui Costa (PT) seria o nome para o Senado Federal.

"Não autorizamos que essa seja a nossa chapa. Queremos questionar para revertê-la. Não acatamos essa decisão como nossa. Por enquanto, estamos reinvindicando participação e diálogo. Queremos participar. Se vai haver adesão, reposicionamento do partido é outra questão e ainda é cedo para falar. Não reconhecemos essa chapa como oficial para o PT assumir como sua", afirma a vereadora.

Em meio à possível saída de cena de Wagner, a bancada de deputados baianos do Partido dos Trabalhadores já havia manifestado defesa do nome do ex-governador petista.

Fonte: BNEWS

Iniciada no dia 31 de janeiro, a maior operação de limpeza e sanitização já realizada em Barreiras está retirando entulhos e lixo acumulados nos diversos bairros da cidade. A meta é eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses, bem como eliminar das margens de calçadas e lotes, todo tipo de lixo e entulhos descartados de maneira inapropriada. Desde a última sexta-feira (18), as equipes compostas por profissionais das Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Agricultura, Segurança Cidadã e Trânsito, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete, se revezaram na limpeza do bairro Santa Luzia.

Antes disso, as ações se concentraram em parte da Avenida Souza Moreira e nos bairros Jardim Vitória, Sombra da Tarde, ACM, Mimoso, Vila Nova e Loteamento Rio Grande. A previsão da Secretaria de Infraestrutura é de iniciar o Alphaville já neste sábado (26), finalizando assim, o Santa Luzia. “É um desafio grande, mas nossa esperança é maior que o desafio. Nestes cerca de 20 dias avançamos bem, foram bairros mais difíceis e trabalhosos, com muito material a ser retirado. Agora, acreditamos que encerrando o Santa Luzia, as próximas áreas previstas serão mais fáceis e rápidas de serem trabalhadas”, acredita a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos.

Desde o início da megaoperação foram retiradas mais de 19 mil toneladas de lixo de ruas, terrenos baldios e residências. Nesta primeira etapa serão contemplados os bairros São Miguel, Santa Luzia, Vila Nova, Sombra da Tarde, Jardim Vitória, Loteamento Rio Grande, Loteamento Mimoso, ACM, Vila Dulce, Conjunto Habitacional Rio Grande, Centro Histórico, Flamengo, Serra do Mimo, Bandeirantes, Novo Horizonte, Jardim Ouro Branco, Sandra Regina, Vila Regina, Aratu, Morada da Lua, São Paulo, Ribeirão, Boa Sorte, Residencial Boa Sorte, Recanto dos Pássaros e Antônio Geraldo.

Já na segunda fase será a vez dos bairros Vila Rica, Vila dos Funcionários, Santo Antônio, Conquista I e II, Santa Helena, 29 de Julho, São Mateus, Parque da Cidade, São Sebastião, São Pedro, Maria Percília, Barreirinhas, Morada Nobre I e II.a

Fonte: Dircom PMB

Prepostos do 17º Grupamento (17º GBM) participaram de uma reunião na Secretaria de Saúde de Barreiras, na manhã desta sexta-feira (25), para tratar de diretrizes para o período de carnaval e o cumprimento do decreto no município.

Na ocasião, a tenente BM Fabiana Aragão, reuniu-se com o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, representantes do comércio e outras autoridades municipais.

Nos próximos dias, equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM) realizarão ações fiscalizatórias de limite de público e ocupação máxima, em eventos realizados em Barreiras.

A operação atende à determinação do Decreto Estadual Nº 21.148, e têm como objetivo evitar qualquer tipo de aglomeração e o descumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos para evitar a disseminação do coronavírus.

Pelo Decreto, além do número máximo de 1.500 (mil e quinhentas) pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local.

O texto inclui especialmente eventos carnavalescos, previamente organizados ou espontâneos, tais como marchinhas, blocos, fanfarras, desfiles e afins.

Fonte: 17º GBM

Durante patrulhamento ostensivo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia deu cumprimento a mais um mandado de prisão e prendeu um homem por crime de estupro praticado na cidade de Cotegipe (BA).

O flagrante foi registrado durante fiscalizações realizadas na manhã de ontem (24), na BR 242, em Barreiras (BA).

Ao abordarem o veículo VW/CROSSFOX para verificação detalhada, os policiais constataram, após a conferência de documentação e consultas aos sistemas disponíveis, que o condutor, homem de 47 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro, expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Cotegipe (BA) e que seu veículo encontrava-se também com licenciamento atrasado.

Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Barreiras para a adoção das medidas cabíveis e seu veículo conduzido até o pátio conveniado da PRF.

Fonte: PRF
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |