Blog Santo Antônio
Notícias

O jornalista Guto de Paula, da Central São Francisco de Comunicação, revelou na tarde desta quinta-feira, 3, que um grupo de vereadores de Barreiras se reuniu na sede da Câmara para discutir um possível racha na base de apoio ao prefeito Zito Barbosa.

Segundo o jornalista, o grupo “estaria insatisfeito com alguns aspectos da gestão de Zito Barbosa esses legisladores estão tomando a séria decisão de não mais apoiar a decisões ditatórias do prefeito”.

A insatisfação, prossegue o jornalista “se estende também ao atual presidente da Câmara, que segundo eles demonstrou evidentes incapacidades ao gerir os destinos previstos por essa casa legislativa”.

O jornalista não citou os nomes do vereadores insatisfeitos.

Fonte: redação do Blog do Sigi Vilares
Ação foi resultado de acordo com Justiça americana; segundo governo, devolução corresponde a 96,5% do total gasto em março de 2020

Após um acordo judicial, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito Central da Califórnia determinou que a empresa Ocean 26 Inc, que vendeu 600 respiradores não recebidos ao Governo da Bahia no início da pandemia da Covid-19, devolva o dinheiro à administração estadual. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3).

Segundo o governo, a devolução do dinheiro correspondeu a 96,5% do total gasto com a compra. O valor não foi divulgado por regras do contrato, que exigem confidencialidade do acordo, conforme a lei americana. A Bahia também afirmou que o montante já foi recebido e será utilizado para realizar novos investimentos na área da saúde.

Em março de 2020, o Governo da Bahia adiantou parte do pagamento dos respiradores à empresa, no valor de cerca de U$ 8,4 milhões. A entrega destes, porém, prevista para abril do mesmo ano, não foi cumprida pela Ocean. Diante disso, a administração baiana instaurou uma ação judicial contra a empresa americana.

A empresa foi uma das três que, segundo o Governo da Bahia, não cumpriu os contatros de compra dos equipamentos. Em junho de 2020, o Consórcio Nordeste, presidido à época pelo governador Rui Costa (PT), conseguiu de volta os U$ 7,9 milhões referentes a 750 respiradores da Pulsar. 

Já a Hempcare, que recebeu a antecipação do pagamento de 300 respiradores, se recusou a devolver o valor de R$ 49 milhões. Diante disso, os representantes da empresa foram presos em uma operação da Polícia Civil. Atualmente, a investigação está sendo liderada pelo Ministério Público Federal (MPF) e os suspeitos aguardam a conclusão em liberdade.

Fonte: METRO 1

O vereador Glauber Lessa teve a chácara alvejada por tiros, na tarde desta quinta-feira (3), em Ibotirama. A situação aconteceu à altura do km 7.5, às margens da BA-160, local da propriedade.

Segundo o boletim de ocorrência, Glauber seguia para a propriedade com a mãe e o irmão, por volta das 15h30, quando foi informado pela funcionária sobre os tiros.

Um dos disparos ultrapassou uma janela, pegou numa caixa de sim e por pouco não atingiu a mulher, que estava dentro da residência. Ninguém ficou ferido.

Policiais militares da 28ª CIPM foram acionados, e o caso foi encaminhado à delegacia de Ibotirama. A Polícia Técnica fará a perícia do local.

Em junho de 2021, o pai do vereador foi morto a tiros no centro de Ibotirama, caso que segue em investigação pela Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil. Para o edil, o atentado se trata de tentativa de intimidação.

Fonte: Gazeta 5

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (3), que de janeiro a novembro de 2021 foram realizados mais de 12 mil transplantes de órgãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. O SUS é responsável por financiar e fazer mais de 88% de todos os transplantes de órgãos do país.

Em 2020, foram cerca de 13 mil procedimentos do tipo. Em números absolutos, isso coloca o Brasil como o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública fornece os exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Em todo o mundo, o número de transplantes sofreu queda devido à pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021. De acordo com a pasta, enquanto alguns países paralisaram totalmente os programas de transplantes, o Brasil manteve cerca de 60% dos procedimentos.

O Ministério informa que a estratégia de retomada gradual de doação e transplantes de tecidos começou em setembro de 2020, com elaboração de notas técnicas para os profissionais de saúde, familiares e pacientes. Com isso, embora exista aumento na lista de espera para o transplante de órgãos e córnea, que passou de 32.909 em 2020 para 34.830 ano passado, após a definição dos critérios técnicos para o enfrentamento da pandemia, os números estão voltando aos patamares dos períodos anteriores.

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). Órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea podem ser doados em vida, os demais só ocorrem quando há morte encefálica confirmada ou parada cardiorrespiratória.

No Brasil, há um rigoroso protocolo de segurança para diagnóstico e confirmação de morte encefálica, que é um quadro irreversível, o que possibilita à equipe médica uma conversa imediata sobre a doação de órgãos. Nesse momento é importante que os familiares entendam que não há nenhuma chance de o paciente acordar, que o corpo do paciente não é mutilado e que será completamente reconstituído para o velório.

As principais doenças que levam ao transplante são infarto extenso do miocárdio, hipertensão arterial grave, doença de chagas, enfisema pulmonar, fibrose pulmonar, cirrose hepática e alcóolica, tumores malignos e diabetes.

No caso de doador vivo não aparentado é exigida autorização judicial prévia. Um doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula ou parte dos pulmões. A compatibilidade sanguínea é primordial em todos os casos, mas há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso.

No Brasil, existem, atualmente, uma central nacional e 27 centrais estaduais de transplantes; 648 hospitais, 1.253 serviços e 1.664 equipes de transplantes habilitados; 78 organizações de procura por órgãos; 516 comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplantes; 52 bancos de tecido ocular; 13 câmaras técnicas nacionais; 12 bancos de multitecidos; 13 bancos de cordão de sangue umbilical e placentário; além de 48 laboratórios de histocompatibilidade

Fonte: Bahia Notícias

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) investigados na Operação Faroeste permanecerão afastados das atividades por mais um ano, por decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A manutenção do afastamento foi decidida na sessão desta quarta-feira (2).

Em fevereiro de 2021, a corte prorrogou o afastamento dos magistrados por um ano, prazo que venceria nesta quinta-feira (3) para os magistrados réus na Ação Penal 940 e no dia 11 para os que respondem às ações penais 986 e 987. O afastamento está prorrogado até fevereiro de 2023 para os desembargadores José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal, Maria do Socorro Barreto Santiago, Ilona Márcia Reis e Lígia Maria Ramos Cunha Lima, bem como para a juíza Marivalda Almeida Moutinho.

Tendo em vista a aposentadoria compulsória do desembargador Gesivaldo Nascimento Britto e do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, a medida não é necessária em relação a ambos. Eles estavam afastados das funções desde dezembro de 2019.

Segundo o relator das ações, ministro Og Fernandes, a medida de afastamento continua necessária, pois as apurações estão avançando, mas não foram encerradas. Ele informou ter sido concluído o calendário de audiências para a oitiva das mais de 200 testemunhas arroladas pelas partes. "Não é recomendável permitir que os denunciados reassumam suas atividades neste momento, pois o seu retorno pode gerar instabilidade e desassossego na composição, nas decisões e na jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia", declarou.

O ministro acrescentou que outros inquéritos foram instaurados e remetidos à distribuição entre os membros da Corte Especial, havendo a possibilidade de abertura de novas ações penais, o que reforça a conveniência do afastamento.

Fonte: G1

A Capital do Oeste se expande a cada dia em diversos setores, seja nas áreas da saúde, construção civil, alimentação, como também na educação. A cidade das oportunidades atraiu, dessa vez, investidores da franquia Maple Bear Escola Canadense Bilíngue, que oferece educação bilingue presente em 20 países com mais de 450 escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Na quarta-feira (1), o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, acompanhado da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabriela Nogueira e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho, visitou a nova unidade da franquia localizada no Bairro Parque da Cidade e foi recebido pelos sócios proprietários Isabela Sangiovanni e Rafael Sangiovanni.

A franquia Maple Bear em Barreiras é a quarta inaugurada na Bahia, com vagas disponíveis para alunos a partir de um ano e meio até os quatro anos de idade. A escola inicia as atividades com a Educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Para os sócios proprietários as expectativas são as melhores.

“Estamos muito felizes por estarmos aqui em Barreiras e contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da cidade. Agradecemos a acolhida da gestão municipal e acreditamos no potencial da cidade, foi muito tempo de pesquisa e decidimos escolher Barreiras. Nesse primeiro momento iremos atender crianças de um a quatro anos, no próximo mês ampliamos para cinco e assim seguiremos até expandir para o Ensino Médio”, destacou Rafael Sangiovanni.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Barreiras recebe mais esse investimento privado devido ao desenvolvimento da nossa cidade que tem atraído investidores das mais diversas regiões e países.

“Temos realizado um trabalho para atrair novos empreendimentos a fim de fomentarmos renda, mais empregos e gerar divisas para o município. Barreiras vive um momento ímpar seja através dos altos investimentos da gestão pública municipal ou do protagonismo da iniciativa privada. Estamos felizes em receber mais essa franquia e desejamos todo sucesso na Capital do Oeste”, pontuou Emerson Cardoso.

Fonte: Dircom PMB

O Comando da 86ª Companhia Independente da Policia Militar - Formosa do Rio Preto divulga o Mapa de Produtividade do ano de 2021 contendo os dados dos resultados alcançados no período compreendido entre os dias 01 de janeiro/2021 a 31 de dezembro/2021.

O Mapa disponibiliza ao público interno e externo da Companhia acesso a diversos dados oficiais de produtividade registrados em toda a sua área de extensão, composta por Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Mansidão.

Os resultados são positivos, fruto do empenho de toda equipe da 86ª CIPM, e retirou das ruas drogas, armas de fogo, simulacros de arma de arma de fogo, recuperou veículos, e deteve suspeitos, entre outros resultados, contribuindo diretamente na prevenção dos crimes contra a vida, e a manutenção da paz social.

Fonte: 86ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
Localizada no município de São Desidério, a Subestação Rio Grande III beneficiará cerca de 2.600 consumidores

A Neoenergia Coelba reforçou o sistema elétrico que abastece o município de São Desidério ao energizar uma nova subestação na cidade, denominada SE Rio Grande III. No total, cerca de 2.600 moradores, comerciantes e proprietários agrícolas do município serão beneficiados diretamente com o novo ativo da distribuidora, que possibilitará um aumento na oferta de energia da região.

Para colocar o empreendimento em pleno funcionamento, a distribuidora construiu 12 quilômetros de linha de distribuição. Além disso, foram instalados três alimentadores na subestação, que possui capacidade de 26,6 megavoltampère (MVA). O novo ativo irá contribuir para o crescimento econômico e agrário na região, se antecipando à crescente demanda por energia na cidade.

A Subestação Rio Grande III permitirá, ainda, o aumento na confiabilidade do fornecimento de energia no entorno do município de São Desidério. O empreendimento permite a redução no carregamento em outras duas subestações, Angical e Rio Grande, localizadas nos municípios de Angical e São Desidério, possibilitando uma maior flexibilidade operacional.

Fonte: Neoenergia Coelba

Desde segunda-feira (31), a Prefeitura de Barreiras pôs em prática a maior operação de múltiplas ações de limpeza e sanitização já realizada em toda a cidade, com foco no combate à proliferação das arboviroses. Dividida em duas etapas principais, a força-tarefa foi iniciada pela Av. Souza Moreira e se estenderá pelos próximos 30 dias por todos os bairros. Mais de 230 profissionais das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Agricultura, Segurança Cidadã e Trânsito, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete, estão envolvidos diretamente nas múltiplas ação que nos primeiros três dias já contabilizou a retirada de mais de cinco mil toneladas de lixo e entulho na Avenida Souza Moreira, Jardim Vitória e Sombra da Tarde.

A proposta integra o Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras com foco em ações de manutenção e limpeza em toda a cidade. “Lançamos esta operação inédita e estamos, diariamente, acompanhando as equipes nos trabalhos realizados. Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil e pedimos que a população colabore evitando o acúmulo de lixo e fazendo a limpeza de terrenos baldios e quintais e principalmente fazendo o descarte apropriado do seu lixo e entulhos. Somente com o engajamento de todos vamos evitar a proliferação de doenças e assim, consolidar Barreiras como uma cidade com cada vez mais qualidade de vida, nosso futuro hoje e nosso orgulho sempre”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Para auxiliar as equipes no trabalho de limpeza e retirada de material, está sendo utilizado um grande volume de máquinas e equipamentos composto por quatro motoniveladoras, cinco retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, uma pá carregadeira, um munck, cinco tratores com roçadeiras, 25 caçambas, dois bobcat (mini carregadeiras), cinco caminhões pipa, um limpa fossa, uma roçadeira mecânica e uma manual, duas motosserras e cinco moto podas, além de seis caminhões com carrocerias abertas.  Paralelo, equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses repassaram orientações à população e buscam possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses.

Bairros contemplados – Nessa primeira etapa a ação passará pelos bairros São Miguel, Santa Luzia, Vila Nova, Sombra da Tarde, Jardim Vitória, Loteamento Rio Grande, Loteamento Mimoso, ACM, Vila Dulce, Conjunto Habitacional Rio Grande, Centro Histórico, Flamengo, Serra do Mimo, Bandeirantes, Novo Horizonte, Jardim Ouro Branco, Sandra Regina, Vila Regina, Aratu, Morada da Lua, São Paulo, Ribeirão, Boa Sorte, Residencial Boa Sorte, Recanto dos Pássaros e Antônio Geraldo.

Já na segunda fase será a vez da Vila Rica, Vila dos Funcionários, Santo Antônio, Conquista I e II, Santa Helena, 29 de Julho, São Mateus, Parque da Cidade, São Sebastião, São Pedro, Maria Percilia, Barreirinhas, Morada Nobre I e II.

Fonte: Dircom PMB

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) requereu que a vara da Comarca de Formosa do Rio Preto priorize o andamento e julgamento dos processos paralisados há mais de 100 dias, devendo encaminhar à corregedoria do CNJ, extrato atualizado da quantidade de processos em estado de conclusão e que estejam na secretaria. Com o pedido, a comarca diminuiu em 50% o número de processos paralisados.

"Realize o levantamento de todos os processos de júri pendentes de julgamento e preste as devidas informações à Corregedoria Nacional de Justiça, particularizando-se em quais deles os réus se encontram encarcerados. Nestes, é imperiosa a reavaliação das prisões, de modo a aferir a existência de ilegalidades que eventualmente possam justificar o relaxamento (excesso de prazo, por exemplo). Deve-se, ainda, informar as datas dos fatos e da prescrição pelas penas em abstrato", aponta trecho divulgado no diário oficial do TJ-BA, desta quarta-feira (2).

A Juíza Assessora Especial da CCIN, da 2ª e 4ª regiões, Liz Rezende de Andrade realizou reunião de alinhamento para as medidas no dia 23.07.21, onde participaram os juízes em atuação na comarca de Formosa do Rio Preto, Joel Firmino Nascimento Júnior e Oclei Alves; os servidores da comarca (a escrivã, Alaece Moreira; o analista judiciário Everton; os oficiais de justiça Marisa e Wadson; a escrevente Sandra; a servidora cedida Patrícia Serpa e a a conciliadora Akemi); a Chefe de Gabinete da Presidência do TJBA, Clio Nobre; a Secretária Judiciária do TJBA, Bianca Henkes, bem como a sua assessora Liz Oliveira; e o membro do GMF, Juiz Antonio Faiçal.

Em cumprimento ao pedido, o juiz da Comarca de Formosa do Rio Preto/BA, Joel Firmino do Nascimento Júnior acelerou a ação. "O Magistrado da comarca informou a redução efetiva do número de feitos nesta condição. Como forma de demonstrar tal assertiva, mencionou que, no momento de sua designação para atuação na comarca de Formosa do Rio Preto, em 27.04.2021, o número de processos parados há mais de 100 dias era de 1.436 processos; no dia 26.10.2021, existiam 794 processos (redução de 50%)", apontou documento.

"O magistrado destacou, também, o fato de tratar-se do maior município em extensão territorial do Estado da Bahia, e, ainda assim, possuir dois Oficiais de Justiça de carreira, inclusive um deles com sério problema de saúde, alegando, por tal razão, dificuldade no cumprimento dos expedientes respectivos. Consignou que existem comunidades que distam mais de 300 km da sede do Município, o que, por si só, ocasiona retardo no cumprimento dos mandados pelos Oficiais de Justiça, ensejando, muitas vezes, paralisação dos processos, que permanecem aguardando o cumprimento de tais expedientes, e acabam ingressando na estatística dos parados há mais de 100 dias", pontuou o magistrado.

O CNJ ainda concedeu 20 dias para que as informações detalhadas sobre os itens pendentes do relatório fossem apresentados.

TERRITÓRIO MARCADO POR AÇÕES

A cidade de Formosa do Rio Preto é marcada por um conflito fundiário. A região é alvo de acusações de grilagem de terra e é utilizada para produção de grãos. Agricultores apontam que tiveram a posse e propriedade subtraída, através de registro cartorial de imóvel, cumulado com decisão judicial com possível incidência de fraude e estelionato, acrescido a atos de tráfico de influência e suborno.

O movimento ocorrido na região foi base para a apuração do esquema de grilagem investigado na Operação Faroeste, que também mirou magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Fonte: Bahia Notícias
A mulher de 27 anos, usava vestido de festa como madrinha de casamento da prima-irmã, na Bahia. Caso aconteceu no último sábado (29/1)

A servidora pública do Distrito Federal de 27 anos, foi repreendida por um padre durante a cerimônia religiosa de casamento da prima-irmã por usar um vestido decotado dentro da igreja. O caso aconteceu no povoado de Bebedouro, no interior da Bahia.

Ela contou que era madrinha de casamento da prima e o padre do município de Baianópolis (BA), conhecido da família dela, julgou o vestido inapropriado para a ocasião pelo decote da peça.

O casamento ocorreu no último sábado (29/1), na igreja católica da localidade. A mulher, foi barrada pelo padre no momento das assinaturas dos padrinhos na cerimônia. Tanto ela quanto o padrinho que a acompanhava no altar. Eles se sentiram envergonhados diante de toda a igreja.

Fonte: Metrópoles
Aumento foi anunciado pela Refinaria Mataripe, localizada em São Francisco do Conde.

O preço do gás de cozinha ficará mais caro na Bahia a partir de quinta-feira (3). Com novo valor, o produto pode chegar a R$ 120, de acordo com Sindicato dos Revendedores de Gás.

A decisão do reajuste há havia entrado em vigor na terça-feira (1º) e foi anunciada pela Refinaria Mataripe, localizada em São Francisco do Conde.

Ainda segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás, o valor repassado para o consumidor final será entre cinco e sete reais. Já o preço médio do botijão de 13 quilos, deve ficar entre R$ 105 e R$ 120.

Em setembro de 2020, um botijão custava em média, R$ 68 no estado. Em 2021, o valor chegou a R$ 105 em Salvador.

Em cidades do interior baiano, o preço do botijão de gás também subiu durante o ano passado. Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, o produto foi comercializado por R$ 125, preço acima do estipulado no novo reajuste.

Fonte: G1

Em homenagem ao Dia Nacional da Defesa Civil, comemorado em 1º de fevereiro, o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e do subsecretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Cristiano Rans, entregou novos coletes no padrão nacional ao coordenador da Defesa Civil de Barreiras, Thiago Kleber, essenciais para identificação da equipe.

A Defesa Civil Municipal, coordena e executa ações de prevenção e de combate aos desastres em várias frentes de trabalho e de qualquer natureza. Vale ressaltar que a Defesa Civil de Barreiras atuou fortemente em ações de prevenção, apoio e resolutividade durante as chuvas intensas que caíram no município e toda região Oeste entre os meses de dezembro e janeiro.

Durante a entrega dos novos coletes, o coordenador da Defesa Civil, Thiago Kleber, disse que a equipe está à disposição para servir e atender a população sempre que for necessário. Já o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, falou que “o uso dos coletes no padrão nacional é de fundamental importância para identificar a equipe, que preza pelo cuidado com a vida, cuidando da segurança da população em momentos críticos provocados por fenômenos naturais ou não e que sua correta identificação agiliza os atendimentos”, destacou Júnior Sampaio.

Fonte: DIRCOM/PMB

Desde segunda-feira (31), a Prefeitura de Barreiras pôs em prática a maior operação de múltiplas ações de limpeza e sanitização já realizada em toda a cidade, com foco no combate à proliferação das arboviroses. Dividida em duas etapas principais, a força-tarefa foi iniciada pela Av. Souza Moreira e se estenderá pelos próximos 30 dias por todos os bairros. Mais de 230 profissionais das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Agricultura, Segurança Cidadã e Trânsito, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete, estão envolvidos diretamente nas múltiplas ação que nos primeiros três dias já contabilizou a retirada de mais de cinco toneladas de lixo e entulho na Avenida Souza Moreira, Jardim Vitória e Sombra da Tarde.

A proposta integra o Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras com foco em ações de manutenção e limpeza em toda a cidade. “Lançamos esta operação inédita e estamos, diariamente, acompanhando as equipes nos trabalhos realizados. Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil e pedimos que a população colabore evitando o acúmulo de lixo e fazendo a limpeza de terrenos baldios e quintais e principalmente fazendo o descarte apropriado do seu lixo e entulhos. Somente com o engajamento de todos vamos evitar a proliferação de doenças e assim, consolidar Barreiras como uma cidade com cada vez mais qualidade de vida, nosso futuro hoje e nosso orgulho sempre”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Para auxiliar as equipes no trabalho de limpeza e retirada de material, está sendo utilizado um grande volume de máquinas e equipamentos composto por quatro motoniveladoras, cinco retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, uma pá carregadeira, um munck, cinco tratores com roçadeiras, 25 caçambas, dois bobcat (mini carregadeiras), cinco caminhões pipa, um limpa fossa, uma roçadeira mecânica e uma manual, duas motosserras e cinco moto podas, além de seis caminhões com carrocerias abertas.  Paralelo, equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses repassaram orientações à população e buscam possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses.

Bairros contemplados – Nessa primeira etapa a ação passará pelos bairros São Miguel, Santa Luzia, Vila Nova, Sombra da Tarde, Jardim Vitória, Loteamento Rio Grande, Loteamento Mimoso, ACM, Vila Dulce, Conjunto Habitacional Rio Grande, Centro Histórico, Flamengo, Serra do Mimo, Bandeirantes, Novo Horizonte, Jardim Ouro Branco, Sandra Regina, Vila Regina, Aratu, Morada da Lua, São Paulo, Ribeirão, Boa Sorte, Residencial Boa Sorte, Recanto dos Pássaros e Antônio Geraldo.

Já na segunda fase será a vez da Vila Rica, Vila dos Funcionários, Santo Antônio, Conquista I e II, Santa Helena, 29 de Julho, São Mateus, Parque da Cidade, São Sebastião, São Pedro, Maria Percilia, Barreirinhas, Morada Nobre I e II.

Fonte: DIRCOM/PMB
A Bahia também contabilizou 6.331 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas



A Bahia registrou, nesta quarta-feira (2), 29.495 casos ativos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 6.331 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,46%) e 5.967 recuperados (+0,46%) e mais 45 mortes pela doença. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Dos 1.374.028 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.315.507 já são considerados recuperados e 28.026 tiveram óbito confirmado.

Vale lembrar que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.728.446 casos descartados e 307.786 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 57.761 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Até o momento, a Bahia tem 11.165.478 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.470 com a dose única, 9.527.861 com a segunda dose e 2.503.997 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 132.994 crianças já foram imunizadas.

Fonte: BNEWS

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães irá distribuir Kits de Materiais Escolares, para o ano letivo de 2022, aos mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os Kits serão montados de acordo com as necessidades de cada fase de ensino; Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e EJA, e terão suas entregas já iniciadas no primeiro dia de aula, em 07 de fevereiro, e deverá se estender até o final da primeira semana de aulas.

Os kits escolares somam um investimento R$ 1,5 milhão, dando aos pais dos alunos da rede municipal a tranquilidade da retirada dessa despesa do orçamento de casa. “Para mim que tenho três filhos na escola vai ser uma grande economia nesse ano. Por que não era só o material dos meninos, era material pra uso na escola também. Eram duas listas. Esse ano a gente não vai pagar nenhum dos dois materiais”, comemorou a balconista Nilzete Santos, mãe de três filhos.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

O comandante da BCS/Santa Luzia, 1° Ten Éder Santos, realizou nesta terça-feira, 1, uma reunião com o senhor Sandro Pessoa, proprietário da empresa Sandro Materiais Elétricos, em Barreiras.

Na ocasião, foi firmada parceria para a realização do curso de Elétrica Residencial Básica, que em colaboração com as indústrias do setor e com profissionais devidamente qualificados irá preparar os jovens e adultos da comunidade para o mercado de trabalho da área de elétrica, emitindo um certificado ao final do curso.

Foi ajustado também, que durante o decorrer do ano de 2022, a parceria entre a BCS Santa Luzia e a empresa Sandro Materiais Elétricos terá continuidade, formando turmas mais avançadas na área de elétrica, como nos setores Predial e Industrial.

Foi uma oportunidade para que o senhor Sandro Pessoa pudesse conhecer o espaço da BCS Santa Luzia, além de todos os projetos e ações sociais que a Base desenvolve. A Base Comunitária, na figura de seu Comandante, está de portas abertas aos comerciantes locais para dar seguimento ao trabalho que vem sendo realizado pela BCS ao longo destes 3 anos de existência.

Fonte: 83ª CIPM

O comandante da BCS/Santa Luzia, 1° Ten Éder Santos, realizou nesta terça-feira, 1, uma reunião com o senhor Sandro Pessoa, proprietário da empresa Sandro Materiais Elétricos, em Barreiras.

Na ocasião, foi firmada parceria para a realização do curso de Elétrica Residencial Básica, que em colaboração com as indústrias do setor e com profissionais devidamente qualificados irá preparar os jovens e adultos da comunidade para o mercado de trabalho da área de elétrica, emitindo um certificado ao final do curso.

Foi ajustado também, que durante o decorrer do ano de 2022, a parceria entre a BCS Santa Luzia e a empresa Sandro Materiais Elétricos terá continuidade, formando turmas mais avançadas na área de elétrica, como nos setores Predial e Industrial.

Foi uma oportunidade para que o senhor Sandro Pessoa pudesse conhecer o espaço da BCS Santa Luzia, além de todos os projetos e ações sociais que a Base desenvolve. A Base Comunitária, na figura de seu Comandante, está de portas abertas aos comerciantes locais para dar seguimento ao trabalho que vem sendo realizado pela BCS ao longo destes 3 anos de existência.

Fonte: 83ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |