Blog Santo Antônio
Notícias

O número de reclamações contra concessionárias de energia elétrica bateu recorde no Brasil em 2015. Segundo a Folha de S. Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu 164 mil queixas, a maior marca desde o início da série histórica, em 2005. Em 2014, o número ficou em 118,9 mil, o que indica que houve aumento de 37,7% entre os dois anos. Desde 2010, em todos os anos houve crescimento nas queixas.

"Vimos também queda na qualidade do serviço prestado pelas concessionárias. O consumidor estava com a razão em cerca de 50% das reclamações recebidas", analisa Marcos Bragatto, superintendente da Aneel, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Fonte: Folha de S. Paulo.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BAHIA) notificou 26 postos de combustíveis no município de Barreiras. De acordo com a Lei Estadual 13.444/2015, todos os postos de combustíveis do Estado devem afixar, em seu estabelecimento, em local visível ao consumidor placa indicando a diferença, razão, em abastecer com álcool e gasolina.

O estabelecimento terá o prazo de 10 dias, a contar do recebimento da notificação para:
a) Por meio de documentos, fotos e informações, que possui em seu estabelecimento placa prestando a referida informação aos consumidores: "Senhores consumidores, em cumprimento à lei estadual nº 13.444, de 06 de Outubro de 2015, informo que, neste estabelecimento, o preço do Etanol (Álcool) comum corresponde a ______ % do preço da Gasolina comum;

Percentual abaixo de 70% (setenta por cento) melhor o abastecimento com Etanol; Percentual acima de 70% (setenta por cento) melhor o abastecimento com Gasolina

Percentual igual a 70% (setenta por cento) indiferente o tipo de combustível escolhido."

b) A observância, no que tange à confecção e ao local de afixação da placa, nas diretrizes a seguir especificadas:
b.1) A placa deverá ser fixada, preferencialmente, no local onde estão afixados os preços dos combustíveis ou nas próprias bombas;
b.2) A placa deverá ter tamanho compatível com a quantidade das informações prestadas, de modo que o consumidor possa visualizá-las, do interior do seu veículo, com rapidez e facilidade.

Após o término do prazo de 10 dias para resposta, será analisada pelo PROCON-BA, para que sejam adotadas as medidas administrativas pertinentes.

Fonte: PROCON - BA

Na noite desta terça-feira, (03/05) aconteceu na câmara municipal de Luís Eduardo Magalhães, a 12ª sessão ordinária do 7º período legislativo.

Projetos importantes foram apresentados durante a sessão que contou com a presença de 10 parlamentares da casa.

Em discurso, o presidente Elton Almeida, destacou os pontos da menoridade e criminalidade. “A questão da criminalidade envolvendo a menoridade, não seria apenas um problema do município ou de gestores, pelo contrario, os bons exemplos também saem de casa”, pontuou.

“A norma que regula a proteção das crianças e adolescentes em nosso país esta no art. 227 da Constituição Federal Brasileira de 1988 que estipula que: é dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda a forma de negligência, descriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, destacou Elton.

Daí, a primeira vista, importante se considerar que, a despeito das obrigações do Estado, autoridade e sociedade como um todo, cabe aos pais a responsabilidade mais direta quanto aos filhos, até porque são destes dependentes, mas o problema é que o Estado não impõe leis para os pais cuidarem de seus filhos, frisou o vereador Eltinho. O parecer do vereador sobre o assunto é que ele não vê como um problema municipal, e sim como um problema Federal. “Quem paga são os menores”, finalizou.

O vereador Reinildo Nery abordou o assunto mais discutido na sessão de hoje, a crescente violência que assola nossa cidade.  Segundo o vereador o desemprego e a falta de rigor dos pais são as maiores causas da violência em Luís Eduardo. “Como pai vejo que muitos deixam de cumprir suas obrigações, delegando a culpa dos erros de seus filhos ao governo”.

O vereador Claudionor Machado iniciou seu discurso demonstrando sua indignação com os gastos exorbitantes do governo federal com a chegada da tocha olímpica ao país. O edil fez comparação do que ocorre em Brasília, com o que ocorreu aqui nas festividades do aniversario da cidade, onde foram gastos em torno de três milhões para a realização do evento. “Tanta coisa necessária e interessante a ser feita em nosso país que esta em crise, e o Brasil tentando enganar o povo dando atenção a uma tocha”.

Antes de finalizar seu discurso, o vereador aproveitou ainda para parabenizar o presidente Elton Alves por ter cobrado prestação de contas do responsável pelo jogo beneficente promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer em beneficio dos projetos desenvolvidos por Flavio Vidal.

O vereador Juvenal Canaã iniciou sua fala com discurso voltado para a segurança publica, cobrou mais uma vez do executivo que medidas urgentes sejam tomadas para diminuir a violência que assola a cidade. “Estou feliz de saber que chegaram doze policiais a cidade, mais ainda é pouco precisamos de mais policiais, viaturas e guarda civil. Com a arrecadação do município isso é possível”.

ORDEM DO DIA

EM VOTAÇÃO ÚNICA EMENDA ADITIVA

- Emenda Aditiva de autoria da CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 020/2016 de, que “Estabelece no âmbito do Município de Luís Eduardo Magalhães-Ba prazo máximo para consultas e exames, de pessoas maiores de 60 anos e portadoras de deficiência”.

EM SEGUNDA VOTAÇÃO

- Projeto de Lei nº 023/2016 de autoria do Vereador Jarbas Rocha, que: Define a nomenclatura da casa de acolhimento como "Casa de Acolhimento Martha Fischer".

Fonte: Ascom Câmara

Fonte: Grupo Santo Antonio

Apresentação da Rede 4G da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

A ideia é que se crie um grupo de trabalho entre as forças públicas, para que a tecnologia 4G seja empregada de forma a agilizar e otimizar o trabalho das equipes

Representantes da Polícia Militar, Companhia Especializada de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado), Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito (SUTRANS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos Poderes Judiciário e Legislativo participaram na manhã desta quarta-feira, 04, no Centro de Controle e Operações (CCO) de uma reunião de apresentação da Rede 4G da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

“A ideia é que se crie um grupo de trabalho entre essas forças públicas, para que a tecnologia 4G seja empregada de forma a agilizar e otimizar o trabalho das equipes”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Luís Eduardo Magalhães, Werther Brandão, durante a reunião.

“Através das mais de 600 câmeras de videomonitoramento instaladas nas ruas, escolas municipais e unidades básicas de saúde, que utilizam a Rede 4G para o envio de imagens, podemos detectar e inibir, por exemplo, atos de vandalismo nas escolas, flagrar atos de violência e acidentes nas ruas, detectar buracos e lançamento de esgoto nas vias, entre outras possibilidades” explicou Werther Brandão.

Luís Eduardo Magalhães é o primeiro município de toda América Latina a dispor de uma Rede 4G própria. A tecnologia proporcionará ainda que sejam oferecidos melhores serviços de georreferenciamento da iluminação pública, informatização da saúde e interligação de toda esfera pública. 

Participaram da reunião o comandante da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major João Antônio Pessoa Silva Neto; Ten. Arlindo, também da 85ª CIPM; os capitães Giovani Castro, Cícero Quesado da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (CIPE-Cerrado); Gilmar Rocha, comandante da Guarda Municipal; Dr. Muller Cesar, representando o SAMU; o vereador Jarbas Rocha; o Juiz de Direito, Claudemir da Silva Pereira e o Diretor do CCO, Marcelo Chacon.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
05
Mai / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

A população da cidade de Fort McMurray, no noroeste do Canadá, que conta com cerca de 70 mil habitantes, recebeu a ordem para deixar a região devido a um incêndio florestal, que pode destruir toda a comunidade.

As autoridades municipais ordenaram a evacuação obrigatória às 18h20 locais desta terça-feira (21h20 de Brasília) e solicitaram aos moradores da cidade que sigam rumo ao norte para evitar as chamas que bloqueiam a única estrada que liga Fort McMurray à região sul da província de Alberta.

"Sejam pacientes, dirijam com cuidado e, por favor, cedam passagem para os veículos de emergência", afirmaram as autoridades municipais aos moradores.

A ordem de evacuação total aconteceu devido ao "rápido avanço do incêndio" no norte, que é na atualidade a única rota de escape da cidade.

As autoridades da província de Alberta, por sua vez, informaram que mais de 100 pacientes que se encontravam no hospital Northern Lights Regional Health Centre foram transferidos.

Uma das principais preocupações das autoridades agora é conseguir alojamento para todas as pessoas que estão fugindo do incêndio.

Comunidades limítrofes a Fort McMurray, assim como as principais empresas que operam na região, um dos principais centros petrolíferos do Canadá, disponibilizaram alguns locais para receber milhares de pessoas.

A comunidade de Lac La Biche disse que está esperando a chegada de entre 500 e mil veículos de pessoas que estão deixando Fort McMurray.

Imagens transmitidas pelas emissoras locais de televisão mostram um incêndio gigantesco nas florestas que cercam a cidade, alimentado pelas altas temperaturas incomuns na região e por fortes ventos que empurraram as chamas em direção ao centro da cidade.

Apesar de o fogo ainda não ter causado vítimas, várias casas já foram consumidas pelas chamas.

As imagens também mostram longas filas de veículos engarrafando as rotas de escape da cidade.

O ministro de Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, disse em comunicado que recomenda aos residentes de Fort McMurray "que sigam as instruções de agentes e autoridades locais. Se sua evacuação foi ordenada, por favor, proceda com a mesma para sua própria segurança".

A primeira-ministra da província de Alberta, Rachel Notley, disse que as autoridades estão "totalmente concentradas em garantir a segurança da população e em retirá-los da cidade".

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, explicou através do Twitter que tinha conversado com a governante provincial para "oferecer o apoio de nosso governo ao povo de Fort McMurray". "Estamos prontos para ajudar", disse o premiê.

Fonte: g1

Movimentos sociais contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff devem realizar uma série de ações pelo país até a votação no plenário do Senado, por enquanto prevista para o dia 11 deste mês. Greves, marchas, bloqueios de ruas e ocupações de órgãos públicos estão na pauta de entidades de esquerda.

Entre os movimentos que defendem a saída de Dilma, as manifestações devem ficar apenas para o dia da votação, já que há um sentimento entre eles que é certa a aprovação da continuidade do processo de impeachment.

Do outro lado, isso elevou a intensidade das manifestações. Os protestos começaram a ganhar força na última quinta-feira (28), quando o MTST (Movimento de Trabalhadores Sem Teto) realizou bloqueios em oito Estados. "Ali foi apenas um primeiro exemplo. Se continuar esse processo, se essa agenda [liberal] de fato for levada [adiante] e implementada no país, nós teremos uma verdadeira convulsão social, não protagonizada pelos movimentos sociais, mas pelos trabalhadores. Negar isso é não compreender a dinâmica da luta social no país", disse Guilherme Boulos, líder do MTST, em entrevista coletiva no dia dos atos.

Os protestos organizados pelo grupo devem continuar até a votação no Senado e podem se agravar no caso de um eventual governo de Michel Temer (PMDB-SP).

Dia 10: previsão de greve em bancos e comércio

Os movimentos sociais estão unidos na "Frente Brasil Popular", que congrega diversas entidades contrárias ao impeachment. O grupo lançou um calendário que prevê várias ações a partir desta quinta-feira (5), chamado de "Dia Nacional de Luta contra a Globo e o Golpismo Midiático".

Na sexta, haverá mobilizações em Brasília, quando está prevista a votação do relatório na Comissão do Impeachment do Senado.

No dia 9, será instalada uma frente parlamentar em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

O grande ato, porém, está marcado para o dia 10, quando está prevista uma paralisação nacional de bancos, fábricas e comércio, além de protestos em rodovias. O ato será na véspera da provável votação no Senado e será a "cartada decisiva" para tentar pressionar os senadores a rejeitarem a abertura de processo.

Ocupações no campo e estradas bloqueadas

Segundo o líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Jayme Amorim, a união das entidades é uma estratégia fundamental neste momento para dar mais força aos atos. "A pauta não é mais do MST, é uma programação conjunta", disse.

Já sobre a atuação de trabalhadores do campo, existem marchas e acampamentos ocorrendo em todo o país, especialmente nas capitais. "Estamos com ocupações a superintendências do Incra e com marchas que estão chegando e vão continuar nas capitais. E têm ocupações ainda para ser realizadas", afirmou.

A frente também conta com pelo menos duas centrais sindicais. Em comunicado, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) disse que "os próximos dias serão decisivos".

"Novas manifestações de massa deverão ser realizadas, entre 9 e 11 de maio, pressionando o Senado a se posicionar contra a continuidade do processo de impeachment", afirma em nota.

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) disse em nota que denuncia a "onda golpista que tenta acabar com os direitos do nosso povo".

Fonte: uol

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, teve o mandato suspenso pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki. A decisão foi tomada na quarta-feira (4) e em caráter liminar, portanto, cabe recurso ao plenário da Corte.

A liminar de Zavascki atende a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) que apontou "11 atos" que justificavam a saída de Cunha do cargo. O procurador-geral, Rodrigo Janot, classificou o deputado de "delinquente" e o acusou de interferir nas investigações da Operação Lava Jato, da qual ele é réu no Supremo.

Vale lembrar que um processo que pede a cassação do mandato de Cunha se arrasta na Comissão de Ética da Câmara. Desde o fim do ano passado, o deputado tem conseguido, por meio de manobras regimentais orquestradas por aliados dele, postergar o julgamento da ação. 

Ele é acusado de ter se beneficiado com pelo menos US$ 5 milhões em propinas de contratos da Petrobras. Já está provado que o dinheiro estava em contas não declaradas em um banco suíço. Além disso, o nome de Eduardo Cunha aparece em diversas delações premiadas. 

Apesar do afastamento, o peemedebista permanece com foro privilegiado. Isso significa que as investigações contra ele permanecem no Supremo.

A presidência da Câmara passa a ser ocupada pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), também investigado na Operação Lava Jato e aliado de Cunha.

Fonte: Estadão

A Ford anunciou o lançamento de uma nova geração do motor V6 EcoBoost na linha 2017 da F-150, que chega ao mercado norte-americano no segundo semestre. Outra novidade do modelo é uma transmissão automática de 10 velocidades, a primeira dessa configuração a ser produzida em alto volume.

O motor EcoBoost V6 3.5 de segunda geração será o mais forte da categoria, com 610 Nm de torque – 40 Nm a mais que a primeira geração. Ele é uma evolução dos atuais modelos EcoBoost 2.7 e 3.5 da F-150, que já venderam cerca de 1 milhão unidades.

O novo EcoBoost proporciona melhor desempenho em baixa rotação, ideal para cargas e reboques pesados, e conta com o primeiro sistema de dupla injeção direta de combustível, com dois injetores por cilindro, para melhorar a potência, consumo e emissões. Seu duplo turbo, feito com turbina leve de material aeroespacial, e as válvulas controladas eletricamente são outros avanços.

O novo EcoBoost V6 também virá equipado de série com sistema “auto start-stop”, que desliga e religa automaticamente o motor em paradas no trânsito, ajudando a economizar combustível e reduzir emissões.

A nova transmissão automática de 10 velocidades conta com engrenagens de espaçamento otimizado, estratégias de redução de atrito e três marchas “overdrive” para melhorar a aceleração. A redução de peso também desempenha um papel fundamental no seu desempenho, com o uso de materiais e ligas avançadas. É a primeira transmissão da Ford que não usa componentes de ferro fundido.

Fonte: Autopolis


Vereador Jarbas Rocha e a irmã Martha Fischer


Unidade de Acolhimento no Bairro Mimoso I que levará o nome de irmã Martha Fischer

Foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria do Vereador Jarbas Rocha, que dá nome a Unidade de Acolhimento no Bairro Mimoso I ao lado da UPA, de Unidade de Acolhimento Martha Fischer. A Casa de Acolhimento se encontra em fase construção e será inaugurada em breve na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Em duas votações cheias de homenagens, o Vereador Jarbas Rocha se emocionou ao ressaltar a importante pessoa que foi a irmã Martha Fischer. 

O líder do Governo na Câmara lembrou a todos a importância do momento. “Para mim, é motivo de muita alegria poder homenagear essa guerreira que foi e sempre será exemplo para os cidadãos luiseduardenses. Será uma obra de grande valia para a população e receberá o nome de uma grande mulher. A gestão municipal está de parabéns pelo cuidado com toda a população.” Destacou Jarbas.

A Unidade de Acolhimento terá a função de abrigar por tempo determinado os familiares e acompanhantes dos pacientes do Caps AD 3 de outros municípios que estão conveniados. Elas funcionam como casas onde os acompanhantes das pessoas que estejam em tratamento nos CAPS terão apoio.

O Projeto foi destacado pelo Vereador Vôga Pelissari.  “Parabenizo o mesmo pela iniciativa, que o nome da senhora Marta foi uma ótima escolha, a mesma foi sua vizinha na Rua Rondônia, foi pioneira.”
Zezé da Farmácia referiu-se ao projeto do Vereador Jarbas Rocha como uma boa escolha. “Conheci dona Marta e tive o prazer de conviver com a mesma por muitos anos, na época só existia minha farmácia e sempre que dona Marta precisava comprava lá.”
Ao votar, o Vereador Juvenal Canaã enfatizou: “Quem faz por merecer tem que ser lembrado”.

A homenagem à saudosa “Martha Fischer” justifica-se pela honestidade e trabalho que a mesma, ao longo dos anos dedicou a ajudar as pessoas mais necessitadas, sendo um exemplo de fé e determinação.

Martha Fischer saiu de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul e mudou-se para Santa Rita de Cassia, na Bahia, no dia 23 de abril de 1987. Teve determinação para deixar para trás toda a sua vida, familiares, amigos e acompanhar o esposo nesse novo projeto de vida, agora na Bahia.
Encontrou dificuldades para se adaptar conforme a distância entre amigos e familiares, somado a nova cultura na qual estava agora inserido, lhe trouxe algumas lágrimas à face. Seu envolvimento com a Igreja Batista Santa Rita de Cassia lhe ajudou a superar as dificuldades na nova adaptação.

Em 1992 mudou-se para Luís Eduardo Magalhães, compaixão e solidariedade caracterizavam a sua vida, a necessidade que observava nos outros, fazia com que se movesse para atender essa necessidade. Tinha zelo pelo que é correto, Procurava fazer o melhor, dava tudo de si. Era incansável.

Realizava na Igreja Batista serviços de assistência aos necessitados e distribuição de cestas básicas. Mesmo enfraquecida pelo câncer no peritônio nos seus últimos dias de sua vida esteve engajada na luta de sua neta, Daiane Fischer Klein, que pelejava contra o câncer no fêmur (osteossarcoma).

Martha Fischer veio a falecer em 12 de novembro de 2012, deixando Quatro filhos, foi uma mulher de fé, uma mãe exemplar, uma mulher que viveu na pratica o amor de Deus, amando pessoas, servindo e demostrando o amor e a fé em ação.

O Vereador Jarbas Rocha aproveitou a tribuna, onde agradeceu a todos os Vereadores que estiveram na última sessão onde ouve a primeira votação e enfatizou: “Foi uma sessão que eu me emocionei muito, pois me lembrei da difícil vinda dos meus familiares para cá, e Dona Martha Fischer nos acolheu como se fossemos membros de sua família”. Encerrou agradecendo a todos e convidou os presentes para o ato da sanção e da inauguração onde serão apresentados os familiares.

Fonte: ASCOM
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Paulo Afonso, em parceria com a Polícia Federal (PF), realizou a apreensão de 15kg de crack que estavam sendo transportados em um veículo que seguia com destindo a outros estados da região Nordeste. A abordagem aconteceu no município alagoano de Delmiro Gouveia, próximo à ponte metálica, no Km 1 da BR 110. 
 
Por volta do meio-dia, em um dos veículos abordados, modelo Fiat/Linea, a equipe procedeu à verificação, momento em que foi encontrado o carregamento da droga acondicionada em pacotes envolvidos em plástico.
 
Após constatarem o ilícito, os PRF's deram voz de prisão em flagrante ao condutor do veículo por tráfico de drogas. O homem, a droga e o carro foram conduzidos até Maceió, capital do estado vizinho, onde foram realizados os demais procedimentos criminais pela Polícia Judiciária.
Fonte: PF

Operação da Polícia Civil da cidade de Camacan, sul da Bahia, prendeu 16 pessoas na quarta-feira (4), no município de Pau Brasil, suspeitas de crimes como tráfico de drogas, assaltos e homicídios. Durante a ação, um homem conseguiu fugir e foi morto em confronto com a polícia na cidade de Ilhéus, também no sul da Bahia.

Foram cumpridos mandados de prisões, buscas e apreensões em 19 imóveis da cidade. Entre os presos, estão duas mulheres. Dois adolescentes também foram apreendidos. A polícia apreendeu com os suspeitos revólveres, espingardas, escopetas, fuzil e munições de diversos calibres.

Outro homem, suspeito de comandar a quadrilha, foi preso em Guarapari, no Espírito Santo, e será levado para Camacan. Os outros presos estão na delegacia da cidade, à disposição da Justiça.

Fonte: g1

Uma embarcação pegou fogo na manhã desta quarta-feira (4) próximo à Praia de Iporanga, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Uma pessoa estava a bordo, mas não se feriu. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 9h30

De acordo com testemunhas, a pessoa que estava a bordo da embarcação era um marinheiro que conseguiu escapar antes do fogo se alastrar. Ele pulou no mar e nadou até ser resgatado.

O homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Perequê passando mal por conta da inalação de grande quantidade de fumaça. Ele está em observação, recebendo soro e inalação e não corre riscos.

Fonte: g1

Um homem de 20 anos foi abordado no estacionamento de um supermercado e teve o Camaro amarelo roubado por dois criminosos, de 17 e 19 anos, na noite desta terça-feira (3), no bairro Santa Cruz, na Região Nordeste de Belo Horizonte, informou a Polícia Militar (PM).

Segundo a PM, os suspeitos estavam armados com uma pistola .40 e, após roubarem o carro de luxo, fugiram pela Avenida Bernardo Vasconcelos. A PM começou uma perseguição e seguiu os suspeitos que foram rumo aos bairros Goiânia e Pousada Santo Antônio, ambos na Região Nordeste da capital mineira.

No Anel Rodoviário, os policiais perceberam que o jovem que dirigia o carro roubado sacou a arma, mas os suspeitos continuaram a fuga pelo Anel. Quando estavam na altura do bairro São Gabriel, na Região Nordeste, o suspeito perdeu controle da direção, bateu em um Ford KA e capotou. Os dois foram detidos.

A motorista que dirigia o Ford KA se feriu e foi socorrida para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Os dois suspeitos foram para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro Primeiro de Maio, na Região Norte da capital, e depois de medicados foram levados para prestar depoimento na Polícia Civil.

Fonte: g1

A polícia especializada no combate às drogas do Peru apreendeu 70 quilos de cocaína depois de derrubar um avião vindo da Bolívia (veja vídeo).

A operação ocorreu em uma região remota no centro do país.

Um suspeito conseguiu escapar, mas o piloto, que ficou ferido na queda, foi preso.

Fonte: g1

O empresário Cláudio Oliveira de Souza, de 53 anos, morreu no último domingo (1º) em Salvador com suspeita de H1N1. Segundo o jornal Correio, ele estava internado no Hospital Regional de Irecê e foi transferido para o Hospital Especializado Octávio Mangabeira, no bairro de Pau Miúdo, na capital, depois que o quadro de saúde se agravou. Ao todo, ele passou 14 dias hospitalizado. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) já registrou dez mortes por H1N1 no estado somente este ano.

O óbito do empresário ainda não foi contabilizado. O total de casos confirmados passou de 38 para 45. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Irecê, a esposa de Cláudio também foi internada com suspeita de ter a doença, mas já recebeu alta.

Fonte: Bahia Notícias

O governo da Alemanha deu sinal verde nesta quarta-feira (3) para o afrouxamento das regras de consumo de maconha usada por pessoas seriamente doentes a partir do início do ano que vem, caso não tenham outras opções de tratamento.

Flores secas e extratos de maconha estarão disponíveis em farmácias com receita médica, e o sistema público de saúde vai cobrir os custos, de acordo com um projeto de lei que deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2017.

A Itália e a República Tcheca são alguns dos outros países que permitem o uso da maconha para fins medicinais. Alguns Estados norte-americanos descriminalizaram a maconha completamente. Portugal descriminalizou todas as drogas de consumo pessoal, mas não permite o uso da maconha para tratamentos médicos.

Até agora, alemães gravemente doentes que são vítimas de câncer, Aids, Parkinson ou esclerose múltipla só podiam ter acesso à maconha com uma aprovação especial e tinham que arcar com os gastos.

"Nossa meta é que as pessoas seriamente doentes sejam tratadas da melhor maneira possível", disse o ministro da Saúde, Hermann Groehe, em um comunicado.

O governo deverá monitorar plantações de maconha especialmente supervisionadas e importar o que precisa.

A empresa de pesquisa de mercado IBISWorld projeta que as vendas de maconha para uso medicinal crescerão de 3,6 bilhões de dólares em 2015 para 13,4 bilhões de dólares em 2020.

Fonte: Bem Estar

O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento pela primeira vez (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina nesta quarta-feira (4). Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral.

Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta quarta para regularizar a situação.

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30.

Documentos necessários
Para tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem completar 16 anos até a data do 1º turno pode requerer o documento, mas não é obrigado. Homens com mais de 18 anos também devem levar o certificado de quitação do serviço militar.

Transferência
Quem tem título mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral deve levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência – é necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses. O prazo também vale para o eleitor que mudou de residência dentro do próprio município (já que o local de votação poderá ser alterado).

Regularização
Quem deseja regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao cartório mais próximo de casa munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, é preciso pagar a multa por turno que deixou de votar.

Eleitor com deficiência
Nesta quarta termina também o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial. Essas seções têm acesso facilitado, como rampas e elevadores.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar, como todas as outras pessoas alfabetizadas que tenham entre 18 e 70 anos. No Brasil, o voto é facultativo para analfabetos, adolescentes entre 16 e 18 anos e idosos com mais de 70. Quem deixa de comparecer ao colégio eleitoral no dia do pleito e não justifica a ausência pode ter o título cancelado e ser proibido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.

Biometria
Nas cidades do país que terão votação com identificação biométrica (por meio das digitais), o eleitor passará pelo cadastramento eletrônico ao tirar um novo título, transferir o documento ou regularizar sua situação eleitoral.

O recadastramento tem sido feito, gradativamente, em todo o país. No site do TSE, o eleitor pode se informar sobre a situação ou a previsão do processo de recadastramento em cada cidade.

Fonte: g1
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |