Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início às 16h, desta quinta-feira (25), a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer/Biontech e estavam agendados para hoje, 25 de novembro. A imunização segue até às 21h no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas.

Estão sendo disponibilizadas 1.700 doses do imunizante Pfizer/Biontech para o público. Vale ressaltar, que no ato da vacinação, os adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsável, além de apresentar, Cartão do SUS, RG, CPF, Cartão de Vacina e comprovante de residência.

A coordenadora do Programa de Imunização do Município ressalta a importância das pessoas se atentar às informações divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Barreiras, sobre a antecipação da aplicação da segunda dose dos imunizantes. “Lembramos que isso acontece em atendimento às recomendações do Ministério da Saúde. Além disso, pedimos à população que não teve a dose antecipada, que venha tomar a segunda dose aqui no Posto de Vacinação Covid-19 na data estabelecida no cartão de vacina”, destaca Renata Queiroz.

Nesta sexta-feira (26), também haverá imunização com a segunda dose, no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha. Dessa vez, para adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer/Biontech e estão agendados para o dia 14 de dezembro.

Até o momento, o município de Barreiras já vacinou 120.631 pessoas com a primeira dose ou dose única, 83.916 com a segunda dose, e mais de 5 mil com terceira dose ou, dose de reforço. A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de manter os cuidados individuais no combate ao novo Coronavírus, como lavar frequentemente as mãos, manter o distanciamento social e principalmente, o uso da máscara de proteção.

Fonte: DIRCOM/PMB

Entre os dias 23, 24 e hoje, 25, Ten Cel PM José Carlos Soares Mariano, Subcomandante do CPRO, juntamente com Maj PM Araken Souza, Comandante da CIPT-Oeste, ambos do município de Barreiras, representando a Polícia Militar da Bahia, participaram da I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (práticas e tendências), na cidade de Sinop-MT.

Os mesmos palestraram sobre o tema “Programa Ronda Rural Georreferenciada: a experiência da PMBA nas ações de policiamento no Campo”. O evento foi organizado pela SENASP e contou com a presença de várias autoridades civis e militares dos entes federados, onde diversos temas foram explanados e discutidos com vistas ao incremento e evolução das práticas no policiamento rural.

Fonte: CPR-O
Este trabalho finaliza as ações do Prevfogo em 2021 na região Oeste da Bahia

Durante os trabalhos de combate aos incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, nos últimos meses de setembro e outubro, a equipe de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)/IBAMA, identificou uma nascente, localizada em uma vereda, próxima a Cachoeira do Redondo. Após a extinção dos focos de incêndio e a chegada do período chuvoso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade juntamente com o Prevfogo, deram início ao trabalho de recuperação da nascente.

Na quarta-feira (23), a localização foi confirmada, na região do Cachoeira do Redondo, na Unidade de Conservação de Uso Sustentável da APA do Rio de Janeiro e os trabalhos de recuperação foram iniciados. A nascente foi cercada em seu perímetro de Área de Preservação Permanente (APP), que compreende uma extensão de cerca de 5.000m², protegendo e delimitando o seu “olho d’água”. O próximo passo será o adensamento da vegetação, com o plantio de espécies específicas para a região alagada.

“A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, beneficiando diretamente comunidades e produtores, ao terem nascentes em sua propriedade recuperadas sem nenhum custo. Este processo ainda beneficia toda a população pois conserva e produz água para a recarga dos rios”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.

O trabalho realizado na nascente finaliza as atividades do Prevfogo na região Oeste da Bahia em 2021, as equipes cumprem assim o papel de, além do combate ao fogo, a recuperação de áreas degradadas. Porém o Programa de Recuperação de Nascentes continua e já está em uma nova fase, a de mapear e identificar novos pontos para posterior recuperação. O Programa é realizado desde 2017 pela Prefeitura de Barreiras em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e CODEVASF.

Fonte: Dircom PMB

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (25) ser contrário à realização do Carnaval no ano que vem, mas que não cabe a ele decidir.

A celebração do feriado tem sido cancelada em alguns municípios, em especial no interior paulista, e está incerto em grandes centros carnavalescos, como Salvador, Recife e Olinda.

“Por mim, não teria Carnaval, mas tem um detalhe, quem decide não sou eu. Segundo o STF, quem decide são governadores e prefeitos”, afirmou em entrevista à rádio Sociedade da Bahia, nesta manhã.

Bolsonaro faz menção à decisão da corte do ano passado que garantiu aos gestores estaduais e municipais autonomia para decidir a respeito de medidas no enfrentamento da Covid-19.

O presidente usa de forma equivocada a decisão para alegar que ele não teria responsabilidade sobre a gestão do combate ao novo coronavírus.

Em julho deste ano, a conta oficial do STF no Twitter reafirmou que não impediu o governo de atuar. “O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!”, afirmou no Twitter.

Apesar de os totais de casos e mortes por Covid-19 estarem em queda no Brasil, especialistas divergem sobre a realização do Carnaval.

Uma ala acredita que cancelar pode evitar possíveis curvas de contágio e surgimento de novas variantes do coronavírus.

Por outro lado, há quem defenda que manter os festejos é possível, desde que haja protocolos rígidos, como a exibição de comprovantes de vacinação e o uso de máscaras.

Pelo menos 58 municípios do interior e do litoral paulista já anunciaram o cancelamento dos eventos públicos de Carnaval, desde localidades com menos de 5.000 habitantes, algumas das quais sem novos casos há três semanas, a cidades do porte de Sorocaba e Franca.

A diretora-Geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, disse na última terça-feira que o mundo vive uma quarta onda de cassos de Covid-19 e fez um alerta sobre o Carnaval.

Fonte: FOLHA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Araci: Pai é preso por dever R$ 14 mil de pensão alimentícia; homem irá para presídio
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um pai que devia R$ 14 mil em pensão alimentícia foi preso em Araci, na região sisaleira. O cumprimento do mandado de prisão feito por policiais da delegacia da cidade após autorização da 10ª Vara da Família. Segundo a Polícia Civil, foi determinada a prisão por 60 dias.

 

Após os policiais cumprirem o mandado de prisão, os agentes levaram o acusado para a delegacia onde ele aguardaria a transferência para o presídio de Serrinha, na mesma região.

 

Conforme o delegado titular de Araci, Hidelbrando Alves da Silva, após os 60 dias de cumprimento da prisão, o acusado continuará sob monitoração por tornozeleira eletrônica. 

Fonte: Bahia Notícias
Estudo relaciona casos graves da Covid-19 a desgaste do sistema imune
Foto: Reprodução / Fiocruz

Um estudo publicado nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que casos graves da Covid-19 estão diretamente relacionados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico que ocorre durante a doença. A pesquisa, publicada na revista científica Journal of Infectious Diseases avaliou 24 amostras de sangue de 22 pacientes hospitalizados.

 

Para chegar ao resultado, os  pesquisadores compararam o sangue dos contaminados com o de pessoas saudáveis, permitindo assim detectar sinais de que as células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares passaram por um processo de hiperatividade, exaustão e envelhecimento no caso dos infectados pelo novo coronavírus. 

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, a função dos linfócitos T é reconhecer as proteínas virais e ativar as células responsáveis por combater o vírus e produzir anticorpos. No entanto, como ocorre o desgaste, elas perdem a capacidade de se multiplicar e liderar essa resposta, explicam os pesquisadores. 

 

Esse quadro de queda na imunidade resulta em uma maior vulnerabilidade do paciente em contrair infecções hospitalares e ajuda a explicar o fato de as reinfecções por covid-19 em pacientes que haviam se recuperado de um caso grave ocorrerem em uma frequência maior do que era esperado por cientistas.

 

Altos níveis de substâncias inflamatórias liberadas pelos linfócitos T auxiliares no sangue dos pacientes também foram constatados pela pesquisa. De acordo com o coordenador do estudo, pesquisador do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)este processo ocorre por conta da hiperativação dessas células de defesa. "Tudo isso reforça a importância de terapias anti-inflamatórias, voltadas para controlar a resposta imune exagerada, que é uma vilã na xovid-19", disse. 

 

De acordo com a Fiocruz, apesar de a pesquisa ter detectado o envelhecimento dos linfócitos T auxiliares, as conclusões não permitem apontar possíveis prejuízos para o sistema imunológico dos pacientes no longo prazo. 

Fonte: Bahia Notícias
Falta de saneamento mata 11 mil pessoas por ano no país, diz IBGE
Foto: Carolina Gonçalves/Agência Brasil

A falta de saneamento no Brasil foi responsável pela morte de pelo menos 135 mil pessoas entre 2008 e 2019 no país —o que dá uma média de 11,2 mil ao ano. O dado consta no Atlas do Saneamento, divulgado nesta quarta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 

O levantamento mostra também que as DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado) foram responsáveis por 0,9% de todos os óbitos do país no período.
 

De acordo com a publicação, a Doença de Chagas, as diarreias e a disenteria foram as principais causas de morte pelas DRSAIs, com 81,5% dos óbitos constatados no período. Entre 2008 e 2019, segundo o Ministério da Saúde, morreram no país 14 milhões de pessoas.
 

As DRSAIs tiveram participação em 21,7% do total de óbitos no período quando especificadas apenas as doenças infecciosas e parasitárias. Os maiores percentuais, diz o estudo, foram verificados nas regiões Centro-Oeste (42,9%) e Nordeste (27,1%).
 

No período de 2008 a 2019, foram notificados 11,9 milhões de casos de DRSAI no Brasil, com 4,9 milhões de internações no SUS (Sistema Único de Saúde).
 

Além das doenças campeãs em óbito, outras aparecem em seguida, mas com diferenças regionais marcantes: dengue, zika e chikungunya foram a terceira causa de óbitos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste; as leishmanioses aparecem mais na região Norte; a esquistossomose, no Nordeste; e a leptospirose, no Sul.
 

Das mortes relacionadas à falta de saneamento no país entre 2008 e 2019, 84 mil óbitos foram de idosos com 60 anos ou mais.
 

"A reduzida abrangência da coleta de esgoto determina que o principal tipo de poluição ou contaminação identificada na captação de água doce tenha sido exatamente por esgoto sanitário. Uma das causas é a falta de investimento no setor de saneamento básico, o que compromete a qualidade da água distribuída e a eficiência da rede de distribuição, com prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública", diz o informativo do IBGE.
 

Ainda segundo o documento, apenas 60,3% dos municípios brasileiros fizeram coleta de esgoto em 2017. Já 99,6% desses municípios tinham abastecimento de água por rede geral naquele ano.
 

"Apenas três Unidades da Federação (São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal) apresentam taxas superiores a 85% de domicílios atendidos pelo serviço de coleta de esgoto —respectivamente 93,2%, 87,5% e 86,6%", segundo a PNAD Contínua 2017.
 

"Em 17 estados (todos os da região Norte e sete estados da região Nordeste, à exceção de Pernambuco e Bahia), as taxas de domicílios atendidos com coleta de esgotamento sanitário por rede geral variaram de 9,9% (casos de Rondônia e Piauí) a 54,0%, no caso de Sergipe", completa o IBGE.
 

Para o IBGE, o resultado da pesquisa "sugere que o acesso aos cuidados de saúde sofre efeitos da fricção da distância e da desigualdade e fragmentação espacial, mesmo em espaços intrarregionais."
 

"Em síntese, diante da fragmentação e hierarquização da rede em um cenário de vulnerabilidade, verifica-se que é relativamente menor a presença de centros urbanos com centralidade de saúde significativa nas Regiões Norte e Nordeste. Em contrapartida, há uma grande concentração na Região Sudeste e em menor grau na Região Sul, o que é, mesmo nesse último caso, condição efetiva, mas que tem se mostrado insuficiente para dar conta dos impositivos de eficiência face aos anseios de saúde e as diferenças socioeconômicas da população brasileira", finaliza.

Fonte: Folhapress

Será publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia. A medida, que passa a valer a partir do dia 10 de dezembro, foi anunciada pelo governador Rui Costa no fim da tarde desta quarta (24).

“Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio.

Na oportunidade, Rui aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso.

Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.

Fonte: Secom BA

Representado pela secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, pelo coordenador Iago Pires Borges e o diretor Leonardo Araújo Van de Bonn, o município de Barreiras juntamente com outras 141 cidades da Bahia estiveram presentes na décima primeira edição do Encontro Baiano de Gestores Municipais em Assistência Social que está sendo realizado nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), em Feira de Santana. O evento é uma iniciativa do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-BA).

O tema das discussões, “O desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social e os Impactos na Proteção Social das Famílias”, dialoga com o ponto central das Conferências de Assistência Social, que estão acontecendo em toda a Bahia e teve como foco discutir os impactos da redução de recursos para a proteção social, trazendo a tônica de como a questão afeta os municípios.

Para a secretária Karlúcia Macêdo, o espaço é oportuno para troca de aprendizados pós pandemia e no atual cenário socioeconômico imposto pela Covid-19. “Saímos com mais fôlego para construirmos, coletivamente, novos caminhos capazes de enfrentar os muitos desafios dessa política nos municípios, em especial àqueles que tiveram mais consequências sociais impostas pela pandemia”, destacou.

Nesta quarta-feira, 24, aconteceu também a eleição de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Coegemas-BA, para o mandato até 24 de novembro de 2023 .

Fonte: Dircom PMB

Na noite de terça-feira, 24, por volta das 21h, policiais militares do PETO da 85ª CIPM, atuaram em ação de Maria da Penha e apreenderam uma arma de fogo em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações, uma mulher foi agredida pelo seu marido e que o mesmo, estaria de posse de uma arma de fogo, tipo pistola, os policiais militares foram até o local e a vítima relatou que havia sido agredida com socos na cabeça, nariz e boca e em seguida, o agressor pegou uma pistola e apontou para a cabeça de sua companheira ameaçando de morte caso ela denunciasse novamente.

Além do relato do fato, a mulher conseguiu pegar a arma de fogo e apresentou para os policiais militares.

A vítima e a arma de fogo, foram apresentados na delegacia de polícia de LEM para medidas cabíveis.

Fonte: 85ª CIPM

O resgate de um teiú mobilizou equipes do 17º Grupamento (17º GBM), na tarde desta quarta-feira (24), em Barreiras.

O lagarto apareceu dentro de uma casa do bairro Barreirinhas, por volta das 16h30, e surpreendeu os moradores.

Acionados, os bombeiros de serviço deslocaram até o local e encontraram o animal na sala da residência, embaixo de um sofá.

Em poucos minutos, eles realizaram a captura e levaram o teiú até uma área de proteção ambiental. Apesar de agitado, o lagarto não tinha sinais de ferimentos.

 

Fonte: 17º GBM

A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 333 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 398 recuperados (+0,03%). As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (24), que também registra sete óbitos.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos 1.257.144 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.932 já são considerados recuperados, 2.954 encontram-se ativos e 27.258 tiveram óbito confirmado. De acordo com o boletim, 1.618.292 casos foram descartados e 252.835 estão em investigação.

Vacinação

A Sesab ressalta que por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Fonte: BNEWS
Picape será fabricada na Argentina e virá com o mesmo padrão de estilo da Maverick


Ford Ranger 2023: versão com apelo aventureiro Widtrack vem com cores mais chamativas e detalhes exclusivos

A Ford mostra a nova geração da Ranger, que aparece primeiro na Austrália, mas chegará ao Brasil em 2023, vinda da Argentina, onde será fabricada na unidade de produção em Santa Isabel, que recebeu aporte de US$ 580 milhões para ser atualizada.

Pelas imagens oficiais, a nova Ford Ranger passa a ter o mesmo estilo adotado na Maverick , rival de Fiat Toro e companhia, que já foi apresentada no Brasil e começará a ser vendida no primeiro trimestre de 2022, importada do México.

Assim como tem acontecido com outras picapes, a nova Ranger passa a ficar mais próxima de um SUV e com dose extra de conectividade entre as principais mudanças. A habitabilidade também foi melhorada, com 50 mm a mais de distância entre-eixos, garantindo maior espaço interno. Além disso, há uma nova central multimídia com tela na vertical, de 12 polegadas, conectada à internet e com mais recursos do sistema Sync 4.



A nova Ford Ranger passará a ser oferecida nas versões XLR, Sport e Wildtrack. Sob o capô, a picape terá motor 2.0 turbodiesel, sobrealimentado por duas turbinas, de quatro cilindros. E em alguns mercados, 3.0 V6, também movido a diesel. Porém, até agora, a marca não divulgou mais detalhes sobre o conjunto mecânico.

Entre as versões a gasolina, a única que está confirmada é a 2.0 EcoBoost , de quatro cilindros. No trem de força, a nova Ford Ranger poderá ser equipada com câmbio manual ou automático, este último com 6 ou 10 marchas, dependendo da versão. Além disso, a tração integral será oferecida com reduzida e bloqueio no diferencial central, que reparte 50% da força do motor para cada eixo.

Bom também é que pela primeira vez a picape da Ford passa a vir com faróis e lanternas que funcionam apenas com LED no lugar das lâmpadas tradicionais, além de vir com mais porta-objetos no interior para se tornar mais versátil diante das principais rivais.

Fonte: CARROS.IG

Na tarde de hoje, quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares da 84ª CIPM, apreenderam uma arma de fogo no Povoado de Olhos D'água, no município de Wanderley.

A guarnição de serviço na cidade de Wanderley, se deslocou em apoio ao CRAS, para averiguar uma situação de maus tratos. Após a chegada da guarnição, a vítima informou que dentro da residência, teria uma arma de fogo, a guarnição ao tomar conhecimento, procedeu a busca e encontrou a referida arma juntamente com o autor.

Diante dos fatos, foi realizada a condução para a delegacia de polícia local, para as medidas julgadas necessárias.

Fonte: 84ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Ao lado de Pâmela Rosa, baiano Breno Correia será porta-bandeira do Brasil em Cali 2021
Foto: Washington Alves/ COB

Os Jogos Pan-Americanos Júnior 2021, disputados na cidade de Cali (COL), começarão nesta quinta-feira (25) e já com um gostinho especial para a Bahia. O nadador Breno Correia, nascido em Salvador, será porta-bandeira do Brasil no evento, ao lado da skatista Pâmela Rosa. Ambos participaram da Olimpíada de Tóquio-2020. 

 

“Mantivemos o critério que adotamos em todas as edições que o Brasil participa, que é evitar colocar atletas que compitam no dia seguinte à Cerimônia de Abertura e escolher atletas com melhor currículo. E, dentre os atletas que já estarão em Cali, no feminino temos a Pâmela, que é uma atleta olímpica e bicampeã mundial de skate, título recém-conquistado; e o Breno no masculino, que, além de ser medalhista de ouro nos Jogos Sul-americanos e Pan-americanos, também é um atleta olímpico de destaque. Tenho certeza que o Brasil estará bem representado”, disse o vice-presidente do COB e Chefe de Missão em Cali, Marco La Porta.  

 

Aos 22 anos, Pâmela Rosa conquistou seus dois títulos mundiais em São Paulo 2019 e em Jacksonville 2021, sendo este último há nove dias. A skatista foi pega de surpresa com a notícia de que seria porta-bandeira do Brasil na abertura do Pan Júnior de Cali.  

 

“É um sonho realizado. Sempre assistia os Jogos Olímpicos na TV e poder representar o meu país, levar a nossa bandeira... é um orgulho enorme ser brasileira. É um orgulho para mim e para todos os atletas que vão poder representar o nosso país nestes Jogos”, disse Pâmela.

 

Campeão mundial de piscina curta nos 4x200m livre em Hangzhou 2018 e dono de cinco medalhas nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, além de outras três nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018, Breno Correia, 22, tem se destacado no cenário internacional. 

 

“Acabei de receber a notícia e foi uma alegria muito grande. Sempre tive o sonho de carregar a bandeira do meu país e agradeço ao COB por essa oportunidade”, falou Breno.

 

Assim como ocorreu nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Time Brasil desfilará com uma delegação reduzida. Serão apenas cinco integrantes: a dupla de porta-bandeiras; o Chefe de Missão, Marco La Porta; e dois oficiais, sendo um representante do COB e outro das confederações esportivas. 

 

“Vamos manter o padrão que adotamos em Tóquio, buscando preservar a saúde dos atletas. Ainda estamos na pandemia, queremos evitar aglomeração e que a nossa delegação seja submetida a qualquer tipo de risco”, explicou La Porta. 

 

Com duração prevista de duas horas, a Cerimônia de Abertura será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil. 

Fonte: Bahia Notícias
Moradores de Castelo Branco relatam 'toque de recolher' após morte de suspeito pela PM
Foto: Maria Aparecida Souza Santos

Moradores do bairro de Castelo Branco, localizado na periferia de Salvador, relataram ao Bahia Notícias que traficantes da região estão ameaçando a imposição de um “toque de recolher” na noite desta terça-feira (23). Conforme esses relatos, o ato seria em represália à morte de um suspeito de tráfico de drogas durante uma ação da Polícia Militar (PM-BA).

 

 

Durante a tarde, residências foram trancadas por seus moradores e diversos comerciantes já se preparavam para fechar seus estabelecimentos antes das 19h, quando o “toque de recolher” seria imposto pelos traficantes.

 

Procurada pelo BN, a PM-BA afirmou que, por volta das 21h30 de segunda-feira (22), um suposto criminoso teria recebido policiais militares com tiros na localidade conhecida como “Pela Porco”, em Castelo Branco. No revide dos agentes de segurança, o suspeito foi atingido. Levado para o Hospital Eládio Lasserre, em Águas Claras, o homem não resistiu e morreu.

 

Ainda de acordo com a PM-BA, ao lado do suposto traficante, foram encontrados: um revólver calibre 38, com cinco munições deflagradas e uma intacta; uma mochila contendo um caderno de anotações; R$ 11 em espécie; 39 trouxas de maconha; 45 pinos de cocaína; e 108 pedras de crack prontas para o consumo.

 

Já sobre o toque de recolher, a assessoria da PM-BA contou que policiais da 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) fizeram rondas na região e não constataram qualquer “anormalidade”. Ao mesmo tempo, foi garantido que o policiamento segue reforçado em Castelo Branco.

 

“A instituição orienta a comunidade que, ao observar suspeitos ou ações delituosas, entre em contato pelo 190 ou pelo disque denúncia (181). Também é importante que registre a queixa na delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal”, indicou a PM-BA.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |