Blog Santo Antônio
Notícias


A Bahia já vacinou 84,05% da população com 12 anos ou mais

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 616 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 554 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (4) também registra 10 óbitos. Dos 1.247.344 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.217.944 já são considerados recuperados, 2.299 encontram-se ativos e 27.101 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.582.558 casos descartados e 245.220 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.337 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação – Com 10.701.540 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,05% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Fonte: Bahia registra 616 novos casos de Covid-19 e mais 10 óbitos pela doença

Um caminhão marca Mercedes Bez, modelo L 1620, tombou após tentar desviar de outro veículo, na BA-841, em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia.

O acidente aconteceu por volta de 13h00min dessa quarta-feira dia 03 de novembro. Segundo a Polícia Militar – (PM), o veículo era conduzido por um homem de 40 anos, morador de Santa Maria da Vitória, oeste do estado.

Conforme apurou o site, o caminhoneiro relatou para a polícia que tentou desviar de outro veículo que reduziu a velocidade à frente por conta de um quebra-molas e acabou tombando.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor estava com a esposa, ele não se feriu; ela foi levada para atendimento no hospital local, entretanto passa bem.

O carro teve muitas avarias e caíram muitos seriais pela rodovia.

 

Fonte: Alerta Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A sustentabilidade é tema na COP 26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, na Escócia (reveja aqui). Entre os tópicos estão a produção de energia. No Brasil, a Bahia é líder em produção de energia eólica e esteve em segundo lugar na produção de energia solar em 2020, segundo dados do Ministério da Economia.

Líder desde 2018 em produção eólica no Brasil, a Bahia produziu em 2020, 16.765,32 GWh. Em segundo lugar está o Rio Grande do Norte com uma produção em 2020 de 16.099,28 GWh, seguido do Piauí com 6.353,83 GWh. Além da energia eólica, as principais energias renováveis são a energia solar e a energia hídrica.

Em energia solar, em 2020 a Bahia ficou em segundo lugar na produção brasileira. O estado registrou 1.979,16 GWh, atrás apenas de Minas Gerais que produziu 2.127,45 GWh. Completando o pódio entre os maiores produtores de energia solar no ano, ficou o estado de São Paulo com 1.310,88 GWh.

Fonte: Bahia Notícias
Restaurante Haru Joy tem sede no município de Luís Eduardo Magalhães e a meta é que a marca seja levada para quatro cidades da Bahia ainda neste ano

De engenheiro agrônomo para dono de restaurante. É assim que começa a história de Bernardo Dalla como empresário do município de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia que, junto com a esposa, sempre teve o sonho de abrir um negócio, realizado em 2014, quando inaugurou o restaurante Haru Joy para servir comida japonesa.

Bernardo conta que é apaixonado por comércio e atender pessoas, e com organização e desejo de crescer, conseguiu conquistar clientela e, hoje, o Haru Joy é um dos mais frequentados da cidade e, agora, é a primeira empresa a operar como franqueadora no Oeste, um processo de formatação que começou em 2020 com o apoio do Sebrae.

Para o empresário que, desde o começo, já pensava em se tornar franquia, o processo não é simples e, por isso, procurou o Sebrae. “Eu achei que iria fazer sozinho, não consegui. O Sebrae é uma empresa conhecida, que a gente conhece desde pequenininho. Começamos e fechamos o processo. Ele foi um parceiro, direcionou o que eu tinha que fazer. Realmente, visualizou o meu negócio. Recebi o certificado de conclusão do curso, a consultoria foi excepcional porque acompanhou todos os passos, e hoje temos a marca registrada como franquia”, disse Bernardo.

Para dar início ao processo, o Sebrae apresentou a Bernardo Dalla o programa Franqueador Bahia, composto por um conjunto de ações específicas para empresas que querem operar por meio do sistema de franquias. Primeiro, é feita uma análise das condições da empresa se tornar franqueadora, e havendo viabilidade o passo seguinte é a consultoria.

“Na consultoria especializada, interdisciplinar e de alta complexidade, com duração de 314 horas técnicas, ocorre a elaboração de todos os manuais, planos, análises e documentos previstos, complementando a aplicação dos diagnósticos. Consiste na estruturação do planejamento estratégico de um modelo de negócios, de modo que a expansão por meio de Franquias ocorra de maneira sustentável e duradoura, padronizando e regularizando a marca, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lei de Franquias com recomendações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), buscando garantir o sucesso da marca”, comentou Evilásio Moreira, analista técnico do Sebrae.

Com tudo pronto, o empresário já começou as negociações para que a marca Haru Joy se expanda na Bahia. A meta para este ano é abrir quatro lojas e chegar a dez em 2022. Bernardo oferece três modalidades de franquia- premium, street e shopping. Todas as informações sobre perfil, investimentos que os interessados em abrir uma franquia devem fazer, taxa de franquia, royalties e contatos para fechamento de negócios estão disponíveis no site https://harujoy.com.br

Ao abrir uma franquia Haru Joy, o empresário vai receber toda assistência do franqueador, que além de ter acesso a treinamento teórico e prático, e 80% da matéria prima. “Este é um dos pontos positivos, porque a pessoa não precisa buscar os insumos, que são a maior dificuldade hoje, principalmente no começo, e ela já vai ter uma marca com a garantia da qualidade, tudo preparado, congelado, com selo, com garantia do Haru Joy e tudo mais para poder trabalhar”, disse.

Bernardo Dalla inicia o trabalho de expansão da marca com boa expectativa e diz que para chegar até aqui foi preciso muita dedicação e atender de forma diferenciada. “A pessoa tem que ser apaixonada pelo o que faz e tem que seguir processos. A essência do brilho do Haru Joy é abrir todos os dias como se fosse uma inauguração”, finalizou.

Fonte: Agência Sebrae

No início da noite desta quarta-feira, 3, por volta das 18h30, a Guarnição de serviço do 3º Pelotão foi solicitada via disque-denúncia para atender uma ocorrência em que um homem, em posse de uma espingarda, estaria ameaçando contra a vida de uma senhora de 53 anos no Povoado Quirino - Caraíbas de Melo, zona rural de Santa Rita de Cássia.

De imediato, os policiais deslocaram até o local, sendo que o autor empreendeu fuga a um matagal, quando avistou a aproximação da viatura, abandonando ao solo a referida arma de fogo.

Foram feitas buscas na tentativa de localizar o autor, porém, sem êxito. A arma foi apreendida e será apresentada no próximo dia útil na Delegacia Local, sendo a vítima orientada a registrar notícia-crime.

Fonte: PMBA, uma Força a serviço do cidadão! "A Guardiã do Vale do Rio Preto"

 O trabalho de prevenção a incêndios florestais realizado pelo 17º Grupamento (17º GBM) chegou à cidade de Catolândia, na região Oeste, nesta quarta-feira (3).

Ao longo da manhã e durante parte da tarde, bombeiros militares percorreram várias comunidades rurais do município e visitaram os moradores dessas localidades.

De porta em porta, as conversas incluíram as ações preventivas que devem ser realizadas nas propriedades, leis sobre o uso do fogo e outras normas vigentes.

Todo o processo de educação ambiental faz parte da operação “Verde Bahia”, que é realizada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: 17º GBM
Comentaristas do programa 3 em 1, da Jovem Pan, analisaram o cenário político para as eleições de 2022 e apontaram efeitos da possível candidatura de Sérgio Moro à presidência



Uma pesquisa de intenção de votos para a presidência na eleições de 2022 divulgada nesta quarta-feira, 3, pela XP/Ipespe mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar, com 42% dos votos válidos, sendo seguido pelo atual mandatário, Jair Bolsonaro (sem partido), que soma 28% das intenções. Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição com 11% dos votos. Em um outro cenário criado pela pela pesquisa, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro aparece com 8% dos votos, ocupando a quarta posição, com 1% a menos que Ciro Gomes. Lula (41%) e Bolsonaro (25%) lideram a pesquisa neste cenário. Outros nomes da chamada terceira via, como João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), José Luiz Datena (PSD) e Rodrigo Pacheco (PSD) não chegam à casa dos dois dígitos das intenções de votos.

Durante sua participação no programa 3 em 1, da Jovem Pan, desta quarta, o comentarista Rodrigo Constantino contestou os resultados da pesquisa, dizendo que não consegue acreditar em um favoritismo de Lula, uma vez que o petista é “ex-presidiário e não pode sair nas ruas”. “Eu não consigo acreditar no grande favoritismo de Lula, aquele que além de ser ex-presidiário é uma pessoa que não pode sair nas ruas. Nem no Nordeste. Por que o Lula não está desfilando no Nordeste para expor a sua tremenda popularidade ao Brasil e intimidar seus adversários? Por que isso não está acontecendo? É uma pergunta que a gente tem que fazer, porque soa muito estranho alguém que tem o grau de favoritismo dele, segundo pesquisas, e está enclausurado, negociando acordos de bastidores”, afirmou.

Fonte: JOVEM PAN

Mantendo o objetivo de ampliar as ações de segurança pública no município, nesta quarta-feira (3), o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, esteve reunido com o comandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), Cel. Osival Cardoso e o Capitão Weber, para ajustar os detalhes do Sistema de Videomonitoramento que ajudará a inibir crimes, especialmente contra bens e patrimônios públicos e que já está em fase inicial de instalação pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Barreiras e outras cidades do Oeste.

Nessa primeira etapa serão instaladas 30 câmaras de videomonitoramento facial e de leituras de placas nas áreas de abrangência da 83º e 84º Companhias Independentes da Polícia Militar. A previsão, conforme o Cel. Osival Cardoso, é que o sistema funcione já no final de dezembro, tendo uma expectativa de implantar na segunda etapa mais 18 câmaras, priorizando o centro comercial da cidade.

“Esse videomonitoramento vem somar de forma significativa a ação preventiva da Polícia Militar onde poderemos agir antes do cometimento do crime e irá trazer uma sensação de segurança imensurável para toda população, não só na questão de monitoramento e identificação de pessoas como também no controle dos crimes relacionados a roubos e furtos de veículos. Em um estudo já realizado em cidades que usam esse videomonitoramento temos uma redução de até 60% nas ocorrências, principalmente em áreas comerciais”, esclareceu o comandante dando o exemplo positivo do videomonitoramento realizado no bairro Morada Nobre atrelado à CIPT Rondesp, considerado hoje, através dos dados de ocorrências, o bairro mais seguro do município.

Com toda essa tecnologia das câmeras de videomonitoramento, os operadores policiais e guardas municipais que atuarão no centro de operações, terão acesso em tempo real e de maneira rápida as informações que serão monitoradas em Barreiras, pelo Centro Integrado de Comunicação da Polícia Militar (CICOM), e em Salvador pelo Centro de Operações e Inteligência (COI).

Na reunião, também foi discutido o Projeto Câmaras Interativas que possibilitará a inserção de novas câmaras de instituições privadas e públicas no combate à criminalidade. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Junior Sampaio, a ideia é instalar câmaras de videomonitoramento em pontos estratégicos que possibilitará a leitura facial e de placas de veículos inibindo ações delituosas, favorecendo também o trabalho preventivo.

“A segurança pública sempre foi prioridade da gestão municipal que busca essa parceria com a Polícia Militar no combate a criminalidade. Estamos fazendo um levantamento de pontos estratégicos, principalmente de prédios públicos que serão integrados após regulamentação das normas do Projeto Câmaras Interativas. Estamos muito felizes com esse início da implantação das câmaras de videomonitoramento, temos certeza que trará mais segurança para nossa população”, destacou Junior Sampaio.

Fonte: Dircom PMB

Muita animação, dribles e gols agitaram o final de semana pelas quartas de final da Copa dos Comerciários e pela final da Copa de Futebol Society Infanto-Juvenil, em Barreiras. A realização dos eventos esportivos, contaram com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Esportes.

Os jogos pelas quartas de final da Copa dos Comerciários aconteceram no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, e os times da Luz Motos, MM Limpeza, Irmãos Ribeiro e HM Tabacaria, se classificaram para as semifinais.

Já os jogos da final da Copa de Futebol Society Infanto-Juvenil, foram realizados no Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga, em Barreirinhas. Desde o último dia 18 de setembro, dezoito equipes participaram nas categorias sub-14 e sub-17 e mais de 300 atletas envolvidos na competição. O primeiro jogo da final aconteceu pelo sub-17 entre Adventus x Morada da Lua, e pelo placar de 1×0 o time da Morada da Lua se consagrou campeão na categoria. No segundo jogo entre Cefeb x Lucas Quirino pelo sub-14, o time Lucas Quirino venceu pelo placar de 3×2 consagrando-se campeão. Na oportunidade, o vereador Valdimiro José e o vice-presidente da Liga Barreirense de Futebol, Edivanio Barbosa, acompanharam as competições e participaram das premiações.

Para o diretor de Esportes, essa retomada dos eventos é só o começo para outras grandes competições que estão sendo planejadas para acontecer. “Estamos muito felizes com essa retomada. Garantir qualidade de vida e integração por meio do esporte é o nosso objetivo. Hoje nós tivemos tantas famílias acompanhando os jogos, e isso nos deixa satisfeito em saber que estamos proporcionando um momento de lazer familiar. Estamos nos organizando e já em planejamento de outros eventos esportivos para a nossa população”, destacou Lucas Quirino.

Fonte: Dircom PMB

Mais de 130 escapamentos de motos apreendidos por uso irregular são destruídos pela PM em Santa Rita de Cássia

Na tarde desta quarta-feira por volta das 14h, mais de 130 descargas tipo kadron foram destruídas durante a ação do 3º Pelotão da 86ª CIPM, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rita de Cassia.
A ação dá transparência e serve para mostrar para a população o resultado das fiscalizações que estão sendo feitas no município

A destruição dos equipamentos está amparada no Código Nacional de Trânsito. “É preciso destruir essas descargas, pois incomodam o bem estar e o sossego da população. Esse é um dos resultados das nossas abordagens feitas ao longo do ano”, explica o Aspirante Franco, comandante do pelotão PM.

A intenção é diminuir o máximo possível os agentes de incômodo do sossego público e a PM continuará as ações de fiscalização no município.

A descarga conhecida como “Kadron” é um escapamento que provoca barulho perturbador. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir veículo com sua característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são desde multa a retenção do veículo.

Fonte: 86ª CIPM

O consórcio entre iniciativa privada e Poder Público, que responde em grande parte pelo desenvolvimento dos municípios de matriz econômica marcada pelo agronegócio, deve resultar em mais um grande feito no Oeste da Bahia. Desta vez, na área da Segurança Pública, na microrregião do Rosário, distrito de Correntina. Uma parceria entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Correntina deve contribuir para aumentar a efetividade do policiamento no local, com a construção de um Posto de Polícia, estrategicamente localizado, cuja conclusão está prevista para julho de 2022.

No último dia 27 de outubro, representantes das três instâncias – produtores, Polícia Militar e Prefeitura – reuniram-se para definir as atribuições. A Prefeitura fará a doação do terreno onde o posto será construído; a Abapa arcará com a edificação e a PM ficará com a gestão do posto que, futuramente, deverá contar com um Pelotão de Divisa, composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. A Associação dos Moradores e Agricultores do Rosário (Ampovir) participou ativamente da demanda e das deliberações.

Responsável por, aproximadamente, 15% da produção agrícola do Oeste, o Rosário fica a cerca de 300 quilômetros de Barreiras e a 1,2 mil quilômetros de Salvador, sede do Governo da Bahia. Segundo o Tenente-Coronel Comandante da 30ª CIPM, Luiz Augusto Normanha, as longas distâncias da sede do Governo Estadual e das cidades mais populosas do Oeste deixam os produtores e a comunidade local mais vulneráveis à ação de bandidos, sobretudo no período de transporte de insumos agrícolas e de escoamento da safra.

“Com a implantação do posto, o efetivo será ampliado, assim como o número de viaturas circulando. Procuramos a Abapa para fazer o pedido e a resposta veio prontamente”, afirmou.

Fazer acontecer

“Desde a abertura do Centro-Oeste do Brasil, os desbravadores entenderam que mais do que esperar por ações de infraestrutura, seria necessário tomar a iniciativa para torná-las possível. Foi assim com a logística. Exemplo disso, é o programa Patrulha Mecanizada, da Abapa, que tem transformado a realidade no Oeste da Bahia, com o investimento nas estradas vicinais. Na segurança, temos a Operação Safra, e, agora, com a construção deste Posto Policial, avançamos neste sentido. Tudo isso só é possível graças à organização e união dos produtores e ao bom relacionamento com as instituições em todas as esferas”, ponderou Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa. Ele acrescenta que “O distrito de Rosário é considerado o portal de entrada, na Bahia e Nordeste, para quem vem das demais regiões do Brasil e isso nos deixa mais vulneráveis. Portanto, o reforço na segurança é primordial”.

Para o prefeito de Correntina, José Nilson Rodrigues (Maguila), o posto trará resultados muito positivos à segurança no Rosário. “Este posto irá contribuir para aumentar a qualidade de vida dos munícipes, dentre eles, os agricultores, que desenvolvem o seu trabalho, mas também compartilham os seus frutos para o bem-comum”, considerou o prefeito.

Também participaram da reunião, as produtoras Suzane Mari Piana e Lisiane Lunardi, o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, o representante da Aiba, Luiz Stahlke, o vereador Selênio de Guerrinha e diversas autoridades policiais.

Fonte: Ascom Abapa

Ontem, terça-feira, 2, policiais militares da 38ª CIPM, após denuncia anônima de cometimento de crime de tráfico de drogas no bairro Belenzinho, em Serra Do Ramalho, prendeu um indivíduo com droga.

Os policiais militares da unidade intensificaram o policiamento pela rua Rua Grande. Os militares avistaram um indivíduo em atitude suspeita que demostrou nervosismo. Além disso um forte cheiro de maconha.

Mediante a soma dos elementos denúncia, odor característico e nervosismo, caracterizando a fundada suspeita, foi feita a busca pessoal ao suspeito que confessou possuir material entorpecente.

Foram encontrados: 231 papelotes de maconha, 9 papelotes de cocaina,132 reais em espécie. Todo o material ilícito juntamente com o proprietário levados até a delegacia de Polícia Civil.

Fonte: 38ª CIPM

Pescadores e marisqueiras de Bom Jesus da Lapa que desejam ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem ficar atentos. Entre 4 e 10 de novembro a Bahia Pesca cadastrará os profissionais dessas cidades interessados em obter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Nos dias 4, 5 e 6 a ação será realizada no quilombo Lagoa das Piranhas. Já nos dias 8, 9 e 10 o cadastramento acontece na colônia Z-32. Os interessados podem solicitar a DAP de 8h às 12 e das 13h às 17h30.
Para ter acesso ao documento, o profissional deve apresentar cópias de RG e CPF (inclusive dos cônjuges, se houver), comprovante de residência, Registro Geral de Pesca, NIT ou PIS, certidão de casamento e, no caso de viúvos, certidão de óbito do parceiro. É preciso também informar a renda dos membros da família.

“Com a DAP o pescador é reconhecido como produtor rural e pode acessar diversos programas dos governos estadual e federal para desenvolvimento da pesca e aquicultura, a exemplo de financiamentos com baixa taxa de juros”, afirma a coordenadora de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

Fonte: Ascom/ BahiaPesca
Durante os 5 dias da operação, as ações de combate a criminalidade causaram um prejuízo de quase R$ 6 milhões ao narcotráfico.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, às 23h59 desta terça-feira (02), a Operação Finados realizada nas rodovias federais que cortam a Bahia. A PRF intensificou a fiscalização e os esforços foram voltados à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país.

Durante as atividades de fiscalização e policiamento, a PRF na Bahia contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo ao longo dos principais pontos de acidentalidade e incidência de práticas criminosas.

Redução de acidentes, feridos e óbitos

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRF na Bahia registrou uma redução de 20% no número de acidentes totais, 56 em 2020 contra 45 este ano. Destes, 14 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. Do total de acidentes registrados, 46 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, 08 pessoas morreram durante o feriado nas rodovias baianas, redução de 43% com relação ao ano anterior, quando 14 pessoas vieram a óbito.

Segurança viária

Durante as abordagens, os policiais buscaram conscientizar motoristas e passageiros a respeito de condutas prudentes no trânsito, como por exemplo, a importância do uso do cinto de segurança, da acomodação correta das bagagens, do bom estado de conservação e regularização do veículo e, claro, da obediência às leis de trânsito.

Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Nestes cinco dias de atividades a PRF BA emitiu 4.520 notificações referentes a infrações diversas.

Foram fiscalizados um total de 8.188 veículos e 10.491 pessoas no período da operação, nos cerca de dez mil quilômetros de rodovias federais da circunscrição da PRF na Bahia.

A pressa também fez muita gente ultrapassar de forma proibida. De 29/10 a 02/11 foram 985 autos extraídos desse tipo de infração, representando mais de oito flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.

Durante as abordagens, foram realizados 2.855 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), o que resultou no flagrante de 80 motoristas que assumiram o volante depois de consumir bebida alcoólica. O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. O valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos doze meses.

O uso dos equipamentos de segurança obrigatórios também estiveram no foco das fiscalizações. A PRF também emitiu 99 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Perigo também geraram os 17 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam, o que gera distração e risco de acidentes. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou 252 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 49 autos foram emitidos.

O fato de o motociclista não usar o capacete ou pessoas não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.

Foram também retiradas de circulação quase 160 toneladas de excesso de peso das rodovias. O peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico. Já, 98 profissionais do volante foram flagrados desrespeitando a Lei do Descanso.

No total, 575 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF, por diferentes irregularidades seja na documentação, ou no estado de conservação e até ausência equipamentos obrigatório.

Enfrentamento a criminalidade

A expertise policial permitiu realizar trabalhos de prevenção e manutenção da segurança viária e da mobilidade, sem deixar de lado as atuações no combate à criminalidade.

As abordagens resultaram na apreensão de 32 Kg de maconha, 31,7 Kg de cocaína e mais 1.944 pílulas de ecstasy, que causaram um prejuízo de quase R$ 6 milhões às organizações criminosas.

Durante os cinco dias de atividades, a PRF na Bahia recuperou 11 veículos com registro de roubo ou furto. Apesar de grupos criminosos utilizarem-se de diversos artifícios para dificultar a identificação de um veículo fruto de crime, os policiais rodoviários federais passam por atualizações e treinamentos frequentes e aplicam técnicas avançadas, tornando-se verdadeiros especialistas no enfrentamento a fraudes veiculares.

Destacam-se também que 43 pessoas foram detidas por diversos crimes e durante as fiscalizações 41 aves silvestres foram resgatadas. 03 armas de fogo e 36 munições foram apreendidos nas abordagens realizadas pelos policiais.

Fonte: PRF BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
SSP reforça policiamento no assentamento Fábio Henrique do MST
Foto: Reprodução / SSP-BA

Guarnições de unidades especializadas da Polícia Militar reforçam, nesta terça-feira (2), o patrulhamento no assentamento Fábio Henrique do Movimento Sem Terra (MST), localizado na cidade de Prado, no Sul da Bahia. A medida foi determinada pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

 

A SSP também acompanha as investigações da Polícia Civil referentes a um ataque, no último domingo (31). Informações preliminares apontam que homens armados colocaram fogo, em veículos, e fizeram integrantes do MST de reféns.

 

O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas. Testemunhas informaram nomes dos possíveis autores. "Não vamos tolerar esse tipo de ação na Bahia. Determinei prioridade no caso e chegaremos aos autores", afirmou Mandarino.

Fonte: Bahia Notícias
Aumenta número de busca por transplantes de fígado na pandemia por consumo de álcool
Foto: Divulgação

A busca por transplante de fígado para pacientes com hepatite alcoólica aumentou significativamente durante a pandemia da Covid-19. O número ultrapassou as expectativas em 59% na lista de espera e 62% nas doações vindas de falecidos.
 

As informações, publicadas na revista científica JAMA, foram organizadas por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Eles utilizaram dados da plataforma United Network for Organ Sharing para analisar a quantidade de pessoas com mais de 18 anos que estavam na lista de espera ou buscavam transplante de fígado nos EUA.

 

Foram avaliados 51.488 novos registros em lista de espera e 32.320 doações de 1º de janeiro de 2016 a 31 de janeiro de 2021. Em comparação com as tendências antes da pandemia, houve uma redução geral na procura por transplante de fígado apenas de março a maio de 2020. Nos demais meses, de junho de 2020 a janeiro de 2021, os valores superaram a previsão de crescimento.

 

Além disso, os pesquisadores indicam que houve uma correlação entre a alta nas vendas de álcool no varejo e o aumento de casos envolvendo o transplante de fígado para pessoas com hepatite alcoólica. “Embora não possamos confirmar a causalidade, esse aumento desproporcional em associação com o aumento das vendas de álcool pode indicar uma relação com aumentos conhecidos no uso indevido de álcool durante a Covid-19“, indica o estudo.

 

Segundo os cientistas, o aumento da lista de espera durante a Covid-19 representa uma pequena fração porque menos de 6% dos pacientes com problemas no fígado por abuso de álcool são listados para transplante.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |