Blog Santo Antônio
Notícias

Mantendo o objetivo de ampliar as ações de segurança pública no município, nesta quarta-feira (3), o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, esteve reunido com o comandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), Cel. Osival Cardoso e o Capitão Weber, para ajustar os detalhes do Sistema de Videomonitoramento que ajudará a inibir crimes, especialmente contra bens e patrimônios públicos e que já está em fase inicial de instalação pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Barreiras e outras cidades do Oeste.

Nessa primeira etapa serão instaladas 30 câmaras de videomonitoramento facial e de leituras de placas nas áreas de abrangência da 83º e 84º Companhias Independentes da Polícia Militar. A previsão, conforme o Cel. Osival Cardoso, é que o sistema funcione já no final de dezembro, tendo uma expectativa de implantar na segunda etapa mais 18 câmaras, priorizando o centro comercial da cidade.

“Esse videomonitoramento vem somar de forma significativa a ação preventiva da Polícia Militar onde poderemos agir antes do cometimento do crime e irá trazer uma sensação de segurança imensurável para toda população, não só na questão de monitoramento e identificação de pessoas como também no controle dos crimes relacionados a roubos e furtos de veículos. Em um estudo já realizado em cidades que usam esse videomonitoramento temos uma redução de até 60% nas ocorrências, principalmente em áreas comerciais”, esclareceu o comandante dando o exemplo positivo do videomonitoramento realizado no bairro Morada Nobre atrelado à CIPT Rondesp, considerado hoje, através dos dados de ocorrências, o bairro mais seguro do município.

Com toda essa tecnologia das câmeras de videomonitoramento, os operadores policiais e guardas municipais que atuarão no centro de operações, terão acesso em tempo real e de maneira rápida as informações que serão monitoradas em Barreiras, pelo Centro Integrado de Comunicação da Polícia Militar (CICOM), e em Salvador pelo Centro de Operações e Inteligência (COI).

Na reunião, também foi discutido o Projeto Câmaras Interativas que possibilitará a inserção de novas câmaras de instituições privadas e públicas no combate à criminalidade. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Junior Sampaio, a ideia é instalar câmaras de videomonitoramento em pontos estratégicos que possibilitará a leitura facial e de placas de veículos inibindo ações delituosas, favorecendo também o trabalho preventivo.

“A segurança pública sempre foi prioridade da gestão municipal que busca essa parceria com a Polícia Militar no combate a criminalidade. Estamos fazendo um levantamento de pontos estratégicos, principalmente de prédios públicos que serão integrados após regulamentação das normas do Projeto Câmaras Interativas. Estamos muito felizes com esse início da implantação das câmaras de videomonitoramento, temos certeza que trará mais segurança para nossa população”, destacou Junior Sampaio.

Fonte: Dircom PMB

Muita animação, dribles e gols agitaram o final de semana pelas quartas de final da Copa dos Comerciários e pela final da Copa de Futebol Society Infanto-Juvenil, em Barreiras. A realização dos eventos esportivos, contaram com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Esportes.

Os jogos pelas quartas de final da Copa dos Comerciários aconteceram no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, e os times da Luz Motos, MM Limpeza, Irmãos Ribeiro e HM Tabacaria, se classificaram para as semifinais.

Já os jogos da final da Copa de Futebol Society Infanto-Juvenil, foram realizados no Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga, em Barreirinhas. Desde o último dia 18 de setembro, dezoito equipes participaram nas categorias sub-14 e sub-17 e mais de 300 atletas envolvidos na competição. O primeiro jogo da final aconteceu pelo sub-17 entre Adventus x Morada da Lua, e pelo placar de 1×0 o time da Morada da Lua se consagrou campeão na categoria. No segundo jogo entre Cefeb x Lucas Quirino pelo sub-14, o time Lucas Quirino venceu pelo placar de 3×2 consagrando-se campeão. Na oportunidade, o vereador Valdimiro José e o vice-presidente da Liga Barreirense de Futebol, Edivanio Barbosa, acompanharam as competições e participaram das premiações.

Para o diretor de Esportes, essa retomada dos eventos é só o começo para outras grandes competições que estão sendo planejadas para acontecer. “Estamos muito felizes com essa retomada. Garantir qualidade de vida e integração por meio do esporte é o nosso objetivo. Hoje nós tivemos tantas famílias acompanhando os jogos, e isso nos deixa satisfeito em saber que estamos proporcionando um momento de lazer familiar. Estamos nos organizando e já em planejamento de outros eventos esportivos para a nossa população”, destacou Lucas Quirino.

Fonte: Dircom PMB

Mais de 130 escapamentos de motos apreendidos por uso irregular são destruídos pela PM em Santa Rita de Cássia

Na tarde desta quarta-feira por volta das 14h, mais de 130 descargas tipo kadron foram destruídas durante a ação do 3º Pelotão da 86ª CIPM, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rita de Cassia.
A ação dá transparência e serve para mostrar para a população o resultado das fiscalizações que estão sendo feitas no município

A destruição dos equipamentos está amparada no Código Nacional de Trânsito. “É preciso destruir essas descargas, pois incomodam o bem estar e o sossego da população. Esse é um dos resultados das nossas abordagens feitas ao longo do ano”, explica o Aspirante Franco, comandante do pelotão PM.

A intenção é diminuir o máximo possível os agentes de incômodo do sossego público e a PM continuará as ações de fiscalização no município.

A descarga conhecida como “Kadron” é um escapamento que provoca barulho perturbador. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir veículo com sua característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são desde multa a retenção do veículo.

Fonte: 86ª CIPM

O consórcio entre iniciativa privada e Poder Público, que responde em grande parte pelo desenvolvimento dos municípios de matriz econômica marcada pelo agronegócio, deve resultar em mais um grande feito no Oeste da Bahia. Desta vez, na área da Segurança Pública, na microrregião do Rosário, distrito de Correntina. Uma parceria entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Correntina deve contribuir para aumentar a efetividade do policiamento no local, com a construção de um Posto de Polícia, estrategicamente localizado, cuja conclusão está prevista para julho de 2022.

No último dia 27 de outubro, representantes das três instâncias – produtores, Polícia Militar e Prefeitura – reuniram-se para definir as atribuições. A Prefeitura fará a doação do terreno onde o posto será construído; a Abapa arcará com a edificação e a PM ficará com a gestão do posto que, futuramente, deverá contar com um Pelotão de Divisa, composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. A Associação dos Moradores e Agricultores do Rosário (Ampovir) participou ativamente da demanda e das deliberações.

Responsável por, aproximadamente, 15% da produção agrícola do Oeste, o Rosário fica a cerca de 300 quilômetros de Barreiras e a 1,2 mil quilômetros de Salvador, sede do Governo da Bahia. Segundo o Tenente-Coronel Comandante da 30ª CIPM, Luiz Augusto Normanha, as longas distâncias da sede do Governo Estadual e das cidades mais populosas do Oeste deixam os produtores e a comunidade local mais vulneráveis à ação de bandidos, sobretudo no período de transporte de insumos agrícolas e de escoamento da safra.

“Com a implantação do posto, o efetivo será ampliado, assim como o número de viaturas circulando. Procuramos a Abapa para fazer o pedido e a resposta veio prontamente”, afirmou.

Fazer acontecer

“Desde a abertura do Centro-Oeste do Brasil, os desbravadores entenderam que mais do que esperar por ações de infraestrutura, seria necessário tomar a iniciativa para torná-las possível. Foi assim com a logística. Exemplo disso, é o programa Patrulha Mecanizada, da Abapa, que tem transformado a realidade no Oeste da Bahia, com o investimento nas estradas vicinais. Na segurança, temos a Operação Safra, e, agora, com a construção deste Posto Policial, avançamos neste sentido. Tudo isso só é possível graças à organização e união dos produtores e ao bom relacionamento com as instituições em todas as esferas”, ponderou Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa. Ele acrescenta que “O distrito de Rosário é considerado o portal de entrada, na Bahia e Nordeste, para quem vem das demais regiões do Brasil e isso nos deixa mais vulneráveis. Portanto, o reforço na segurança é primordial”.

Para o prefeito de Correntina, José Nilson Rodrigues (Maguila), o posto trará resultados muito positivos à segurança no Rosário. “Este posto irá contribuir para aumentar a qualidade de vida dos munícipes, dentre eles, os agricultores, que desenvolvem o seu trabalho, mas também compartilham os seus frutos para o bem-comum”, considerou o prefeito.

Também participaram da reunião, as produtoras Suzane Mari Piana e Lisiane Lunardi, o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, o representante da Aiba, Luiz Stahlke, o vereador Selênio de Guerrinha e diversas autoridades policiais.

Fonte: Ascom Abapa

Ontem, terça-feira, 2, policiais militares da 38ª CIPM, após denuncia anônima de cometimento de crime de tráfico de drogas no bairro Belenzinho, em Serra Do Ramalho, prendeu um indivíduo com droga.

Os policiais militares da unidade intensificaram o policiamento pela rua Rua Grande. Os militares avistaram um indivíduo em atitude suspeita que demostrou nervosismo. Além disso um forte cheiro de maconha.

Mediante a soma dos elementos denúncia, odor característico e nervosismo, caracterizando a fundada suspeita, foi feita a busca pessoal ao suspeito que confessou possuir material entorpecente.

Foram encontrados: 231 papelotes de maconha, 9 papelotes de cocaina,132 reais em espécie. Todo o material ilícito juntamente com o proprietário levados até a delegacia de Polícia Civil.

Fonte: 38ª CIPM

Pescadores e marisqueiras de Bom Jesus da Lapa que desejam ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem ficar atentos. Entre 4 e 10 de novembro a Bahia Pesca cadastrará os profissionais dessas cidades interessados em obter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Nos dias 4, 5 e 6 a ação será realizada no quilombo Lagoa das Piranhas. Já nos dias 8, 9 e 10 o cadastramento acontece na colônia Z-32. Os interessados podem solicitar a DAP de 8h às 12 e das 13h às 17h30.
Para ter acesso ao documento, o profissional deve apresentar cópias de RG e CPF (inclusive dos cônjuges, se houver), comprovante de residência, Registro Geral de Pesca, NIT ou PIS, certidão de casamento e, no caso de viúvos, certidão de óbito do parceiro. É preciso também informar a renda dos membros da família.

“Com a DAP o pescador é reconhecido como produtor rural e pode acessar diversos programas dos governos estadual e federal para desenvolvimento da pesca e aquicultura, a exemplo de financiamentos com baixa taxa de juros”, afirma a coordenadora de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

Fonte: Ascom/ BahiaPesca
Durante os 5 dias da operação, as ações de combate a criminalidade causaram um prejuízo de quase R$ 6 milhões ao narcotráfico.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, às 23h59 desta terça-feira (02), a Operação Finados realizada nas rodovias federais que cortam a Bahia. A PRF intensificou a fiscalização e os esforços foram voltados à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país.

Durante as atividades de fiscalização e policiamento, a PRF na Bahia contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo ao longo dos principais pontos de acidentalidade e incidência de práticas criminosas.

Redução de acidentes, feridos e óbitos

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRF na Bahia registrou uma redução de 20% no número de acidentes totais, 56 em 2020 contra 45 este ano. Destes, 14 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. Do total de acidentes registrados, 46 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, 08 pessoas morreram durante o feriado nas rodovias baianas, redução de 43% com relação ao ano anterior, quando 14 pessoas vieram a óbito.

Segurança viária

Durante as abordagens, os policiais buscaram conscientizar motoristas e passageiros a respeito de condutas prudentes no trânsito, como por exemplo, a importância do uso do cinto de segurança, da acomodação correta das bagagens, do bom estado de conservação e regularização do veículo e, claro, da obediência às leis de trânsito.

Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Nestes cinco dias de atividades a PRF BA emitiu 4.520 notificações referentes a infrações diversas.

Foram fiscalizados um total de 8.188 veículos e 10.491 pessoas no período da operação, nos cerca de dez mil quilômetros de rodovias federais da circunscrição da PRF na Bahia.

A pressa também fez muita gente ultrapassar de forma proibida. De 29/10 a 02/11 foram 985 autos extraídos desse tipo de infração, representando mais de oito flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.

Durante as abordagens, foram realizados 2.855 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), o que resultou no flagrante de 80 motoristas que assumiram o volante depois de consumir bebida alcoólica. O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. O valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos doze meses.

O uso dos equipamentos de segurança obrigatórios também estiveram no foco das fiscalizações. A PRF também emitiu 99 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Perigo também geraram os 17 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam, o que gera distração e risco de acidentes. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou 252 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 49 autos foram emitidos.

O fato de o motociclista não usar o capacete ou pessoas não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.

Foram também retiradas de circulação quase 160 toneladas de excesso de peso das rodovias. O peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico. Já, 98 profissionais do volante foram flagrados desrespeitando a Lei do Descanso.

No total, 575 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF, por diferentes irregularidades seja na documentação, ou no estado de conservação e até ausência equipamentos obrigatório.

Enfrentamento a criminalidade

A expertise policial permitiu realizar trabalhos de prevenção e manutenção da segurança viária e da mobilidade, sem deixar de lado as atuações no combate à criminalidade.

As abordagens resultaram na apreensão de 32 Kg de maconha, 31,7 Kg de cocaína e mais 1.944 pílulas de ecstasy, que causaram um prejuízo de quase R$ 6 milhões às organizações criminosas.

Durante os cinco dias de atividades, a PRF na Bahia recuperou 11 veículos com registro de roubo ou furto. Apesar de grupos criminosos utilizarem-se de diversos artifícios para dificultar a identificação de um veículo fruto de crime, os policiais rodoviários federais passam por atualizações e treinamentos frequentes e aplicam técnicas avançadas, tornando-se verdadeiros especialistas no enfrentamento a fraudes veiculares.

Destacam-se também que 43 pessoas foram detidas por diversos crimes e durante as fiscalizações 41 aves silvestres foram resgatadas. 03 armas de fogo e 36 munições foram apreendidos nas abordagens realizadas pelos policiais.

Fonte: PRF BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
SSP reforça policiamento no assentamento Fábio Henrique do MST
Foto: Reprodução / SSP-BA

Guarnições de unidades especializadas da Polícia Militar reforçam, nesta terça-feira (2), o patrulhamento no assentamento Fábio Henrique do Movimento Sem Terra (MST), localizado na cidade de Prado, no Sul da Bahia. A medida foi determinada pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

 

A SSP também acompanha as investigações da Polícia Civil referentes a um ataque, no último domingo (31). Informações preliminares apontam que homens armados colocaram fogo, em veículos, e fizeram integrantes do MST de reféns.

 

O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas. Testemunhas informaram nomes dos possíveis autores. "Não vamos tolerar esse tipo de ação na Bahia. Determinei prioridade no caso e chegaremos aos autores", afirmou Mandarino.

Fonte: Bahia Notícias
Aumenta número de busca por transplantes de fígado na pandemia por consumo de álcool
Foto: Divulgação

A busca por transplante de fígado para pacientes com hepatite alcoólica aumentou significativamente durante a pandemia da Covid-19. O número ultrapassou as expectativas em 59% na lista de espera e 62% nas doações vindas de falecidos.
 

As informações, publicadas na revista científica JAMA, foram organizadas por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Eles utilizaram dados da plataforma United Network for Organ Sharing para analisar a quantidade de pessoas com mais de 18 anos que estavam na lista de espera ou buscavam transplante de fígado nos EUA.

 

Foram avaliados 51.488 novos registros em lista de espera e 32.320 doações de 1º de janeiro de 2016 a 31 de janeiro de 2021. Em comparação com as tendências antes da pandemia, houve uma redução geral na procura por transplante de fígado apenas de março a maio de 2020. Nos demais meses, de junho de 2020 a janeiro de 2021, os valores superaram a previsão de crescimento.

 

Além disso, os pesquisadores indicam que houve uma correlação entre a alta nas vendas de álcool no varejo e o aumento de casos envolvendo o transplante de fígado para pessoas com hepatite alcoólica. “Embora não possamos confirmar a causalidade, esse aumento desproporcional em associação com o aumento das vendas de álcool pode indicar uma relação com aumentos conhecidos no uso indevido de álcool durante a Covid-19“, indica o estudo.

 

Segundo os cientistas, o aumento da lista de espera durante a Covid-19 representa uma pequena fração porque menos de 6% dos pacientes com problemas no fígado por abuso de álcool são listados para transplante.

Fonte: Bahia Notícias
'Bancada da cloroquina' se molda com pré-candidatura de médicos conservadores
Foto: Reprodução / ICTQ

No dia 30 de junho de 2020, nas margens de um rio em Porto Seguro, a médica Raissa Soares saiu do anonimato para se tornar um dos principais nomes do bolsonarismo na Bahia.
 

Em um vídeo para o presidente Jair Bolsonaro, fez seu pedido: "A hidroxicloroquina é nossa menina, é a rainha do jogo. [...] Meu presidente, manda um avião, um carregamento, coloca hidroxicloroquina na nossa cidade", disse, no auge da primeira onda da Covid-19.
 

Três dias depois, um avião com 40 mil caixas do medicamento chegou a Porto Seguro a pedido do presidente. E a médica se tornou instantaneamente uma espécie de influencer entre bolsonaristas.
 

Ela e outros médicos que ganharam notoriedade na defesa do chamado tratamento precoce da Covid —protocolo baseado em medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina, sem comprovação científica para a doença— começam a planejar candidaturas em 2022.
 

Caso tenham sucesso, formarão a partir de 2023 uma espécie de "bancada da cloroquina" no Congresso Nacional, com um discurso alinhado ao do presidente Jair Bolsonaro em questões de saúde pública.
 

Depois de ganhar notoriedade entre médicos conservadores, Raissa Soares assumiu em janeiro a Secretaria de Saúde de Porto Seguro. Ficou no comando da pasta até a sexta-feira passada (29), quando deixou o cargo para começar a cuidar da sua pré-campanha para 2022.
 

"A pandemia da Covid-19 mostrou que gente precisa se posicionar. Não tenho histórico na política, não tenho familiares políticos, mas acredito que a política precisa de pessoas com posição clara. Esse é o motivo de eu decidir entrar", afirma à reportagem.
 

A médica diz que ainda não decidiu para qual cargo concorrerá —estão na mesa possíveis candidaturas ao Governo da Bahia, ao Senado ou à Câmara dos Deputados.
 

A defesa do "tratamento precoce" lhe gerou dissabores. Em agosto, o Ministério Público do Estado da Bahia entrou com ação pedindo o seu afastamento da Secretaria de Saúde de Porto Seguro por incentivar o uso de remédios sem eficácia contra a Covid.
 

Por outro lado, ganhou alcance no meio conservador baiano. Em 2020, atuou como uma espécie de cabo eleitoral de candidatos alinhados a Bolsonaro que concorreram nas eleições municipais.
 

Outro nome que pode estar nas urnas no próximo ano é o da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina".
 

Ela teve o seu indiciamento sugerido pela CPI da Covid, sob acusação de epidemia com resultado morte, prevaricação e crime contra a humanidade.
 

Após o pedido, sua defesa classificou as acusações como absurdas e caluniosas. "Mayra Pinheiro é uma mulher de caráter. Uma servidora exemplar, que atua com competência e probidade", informou a defesa em nota.
 

No Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro foi uma árdua defensora do tratamento precoce e participou da criação do aplicativo TrateCov, que receitava medicamentos ineficazes contra a Covid.
 

Procurada pela reportagem, Mayra afirmou que ainda não decidiu se será candidata em 2022: "Tenho convite para executar projeto profissional fora do país e ainda não decidi", disse. Mas adiantou que, caso decida enfrentar as urnas, deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
 

A candidatura não seria uma novidade. Em 2018, a médica concorreu a uma cadeira no Senado pelo Ceará, mas acabou em quarto lugar. Na época, ela estava filiada ao PSDB.
 

Em 2014, Mayra concorreu para deputada federal, mas também não obteve sucesso. Na época, ela começava a ganhar notoriedade por sua postura contra a contratação de médicos cubanos pelo programa Mais Médicos, implementado no governo Dilma Rousseff (PT).
 

Outro membro do governo Bolsonaro com candidatura cogitada é o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apontado como potencial candidato ao Senado pela Paraíba, seu estado natal.
 

À frente do ministério desde março, Queiroga também teve o indiciamento sugerido pela CPI da Covid por epidemia culposa com resultado morte e prevaricação. A atuação de sua pasta na crise sanitária também é questionada, especialmente em relação à aquisição de vacinas.
 

Queiroga, que não tem filiação partidária, não tem falado publicamente sobre uma possível candidatura. Mesmo assim, o ministro tem se aproximado da base bolsonarista e adotou uma postura mais alinhada ao presidente.
 

Seu antecessor, o general Eduardo Pazuello não é médico, mas também pavimenta uma candidatura em 2022.
 

No mesmo dia em que foi alvo de pedido de indiciamento da CPI da Covid, sob acusação de uso irregular de verbas públicas, comunicação falsa de crime, prevaricação e crimes contra a humanidade, Pazuello recebeu Bolsonaro para um jantar em sua casa em Manaus.
 

No cardápio, um peixe da região amazônica e discussões sobre o seu futuro político. Ele avalia candidaturas ao Senado ou à Câmara por Rio de Janeiro, Amazonas ou Roraima.
 

Também próximo a Bolsonaro, o deputado federal Osmar Terra (MDB) —outro que teve o indiciamento pedido pela CPI— deve tentar renovar o mandato ou concorrer ao Governo do Rio Grande do Sul.
 

Médicos bolsonaristas também se movimentam para concorrer às Assembleias Legislativas em estados como no Ceará e na Bahia.
 

Um deles é o dermatologista Edmar Fernandes, que presidiu o Sindicato dos Médicos do Ceará entre 2019 e 2021. Aliado de Bolsonaro, ele também se destacou como defensor do tratamento precoce.
 

Em 2020, Fernandes foi candidato a vereador em Fortaleza pelo Pros, mas não obteve sucesso. Na nova empreitada nas urnas, mira uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará.
 

Com perfil aguerrido nas redes sociais, o médico tem sido um dos principais críticos do governador Camilo Santana (PT) durante a gestão da pandemia. Não raro grava vídeos em frente a unidades de saúde do Ceará com denúncias de supostas irregularidades.
 

Na Bahia, o médico Cezar Leite deve se filiar ao PSC para concorrer a uma cadeira de deputado estadual. Ligado à Associação Médicos pelo Brasil, ele disputou a Prefeitura de Salvador em 2020 e surpreendeu ao terminar em quarto lugar.
 

Leite afirma que o apoio a Bolsonaro e a defesa de saúde devem estar no centro de suas propostas. Mas diz que o debate sobre o tratamento precoce tende a se tornar página virada.
 

"Os colegas que abraçaram o tratamento precoce tiveram coragem. Infelizmente, o debate foi muito mais político do que médico. Mas isso deve mudar até a campanha, o cenário será outro", diz.

Fonte: Folhapress

Na noite desta terça-feira, 2, por volta das 19h45, Bruno de Souza Batista, de 24 anos, foi morto a tiros na porta da casa da namorada, localizada na Rua Utinga, no bairro Santa Cruz, em LEM.

Bruno ainda correu do assassino, que apareceu armado e a pé, mas acabou sendo alvejado, morrendo no corredor de um condomínio de quitinetes.

A namorada de Bruno, uma jovem de 20 anos, acabou sendo atingida no braço direito, sendo socorrida pelo SAMU para a UPA.

A polícia civil vai investigar a autoria e motivação do crime.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

O dia 1º de novembro vai ficar marcado na história de 12 famílias de São Desidério, pois nesta data eles receberam uma casa novinha para morar com mais dignidade, conforto e segurança. As casas foram construídas pela prefeitura de São Desidério por meio do Programa Casa Bela, desenvolvido com recursos próprios do município.

“É um dia muito especial para minha família, a gente nunca vai esquecer porque a casa velha de palha pegou fogo com minha filha dentro e ela sofre as sequelas até hoje, aí conseguimos fazer essa casa de adobe onde já sofremos muitos perigos também, hoje foi o dia de sair de uma casa ruim, para entrar em uma casa de verdade, é o melhor dia de nossa vida”, se emociona a dona de casa, Alzira Maria de Jesus, moradora de Vereda Grande.

A Prefeitura já construiu mais de 200 casas populares. Nas primeiras etapas foram entregues 130 e nesta terceira etapa, das 85 em construção, 39 já foram entregues. “O coração fica satisfeito todas as vezes que sentimos a alegria das famílias ao receberem suas casas e hoje é um dia muito importante, pois são mais 12 famílias com moradia digna, vamos continuar com o trabalho, pois ainda temos muito mais a fazer”, confirma o prefeito, Zé Carlos.

As entregas foram realizadas nas comunidades de Vereda Grande, Contagem, Larga, Ponte de Mateus e Cêra. “Esse foi um dia diferente de inteira felicidade, porque eu fico alegre por mim e pelas outras pessoas também, começou o período de chuva e nós vamos poder dormir sossegados sem pingos de água na cabeça e bicho entrando em casa”, revela o lavrador Ireno Lino dos Santos, da comunidade de Ponte de Mateus.

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério
Segundo delegado, alguns estudantes estavam na fase de internato atendendo à comunidade. Quatro suspeitos são da mesma família, sendo uma mulher, dois filhos dela e seu irmão.

Os 19 estudantes de medicina que foram presos suspeitos de fraudar documentos para entrar na Universidade de Rio Verde (UniRV) saíram do presídio na segunda-feira (1º), segundo o delegado Danilo Fabiano. A instituição expulsou os alunos do curso.

O g1 ligou para dois advogados que representam quatro estudantes nesta terça-feira (2), às 13h30, mas as ligações não foram atendidas.

A partir de agora, eles vão responder em liberdade pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa e perigo a vida de outra pessoa. Um vídeo mostra quando a polícia entra na sala de aula e anuncia a prisão deles.

Os alunos apresentaram históricos escolares falsos para entrar na UniRV, alegando que tinham estudado em outras faculdades espalhadas pelo país. Foi a própria universidade que descobriu as fraudes e avisou à Policia Civil.

No dia das prisões, em 27 de outubro, a polícia cumpriu prendeu 17 alunos presos em Goianésia, um em Formosa e um em Barreiras, na Bahia.

"Grande parte dos suspeitos estudava no Paraguai e falsificou documentos de faculdades no Brasil para transferência para outras faculdades também no país. As instituições que foram alvo da falsificação informaram que eles nunca estudaram lá", esclareceu o delegado Danilo Fabiano à época da operação.

A investigação levantou que quatro estudantes são da mesma família, sendo uma mulher, seus dois filhos e seu irmão. Outro caso que chamou a atenção da polícia foi de quatro casais, sendo marido e mulher.

A Polícia Civil apurou que alguns deles nunca estudaram medicina e já entravam no quinto ou sexto período do curso. Outros suspeitos já estavam na fase de internato e atendendo à comunidade.

O delegado informou que a investigação continua para identificar se outros alunos também usaram documentos falsos para ingressar em universidades de Goiás.

A Universidade de Rio Verde (UniRV) disse em nota que identificou fortes evidências de fraude documental praticada por alguns dos candidatos no processo de transferência. A instituição explicou que as faculdades que seriam de origem dos alunos confirmaram as fraudes.

Fonte: G1
 

A Prefeitura de Barreiras, através das Secretarias de Administração e Infraestrutura promoveu junto à empresa Viação Cidade Barreiras (VCB), que realiza o transporte coletivo da cidade, a ampliação da rota da Linha 11 que atende o bairro Morada da Lua e que passará a contemplar também o bairro Aratú. A ampliação da linha irá atender melhor a população, e oferecerá alternativa de transporte aos servidores públicos que atuam na sede da Prefeitura, localizada no bairro Aratú.

A ampliação na linha terá inicio na próxima quarta-feira (3), com a Linha 11 iniciando no CAIC com sentindo Centro/Bairro Morada da Lua, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários de 05h45, 07h00, 08h25, 10h08, 11h30, 13h00, 14h30, 15h55, 17h38. Já aos sábados nos horários de 05h45, 07h00, 08h25, 10h08, 11h30 e 13h00.

A rota da Linha 11 fará o seguinte percurso: Rua Horto Florestal, Av. Alberto Amorim, BR 135, Rodoviária, Br. 242, Rua Dr. Haroldo Cavalcante, Rua das Turbinas, Ponte Ciro Pedrosa, Praça Duque de Caxias, Rua Barão de Cotegipe, Rua 26 de Maio, Rua Cel. Magno, Br. 242, Av. Antônio Carlos Magalhães, Rua Marechal Hermes, Rua José Rocha, Rua Alberto Coimbra, Rua Guarujá, Rua Professor Orlando Gomes, Rua Marcos Freire, Rua Durval Regis, Rua Edgar de Deus Pitta, Prefeitura, Rua Tiradentes e Rua Padre Armindo na Morada da Lua.

No retorno, sairá do bairro Morada da Lua com destino ao CAIC, de segunda à sexta-feira nos seguintes horários de 06h20, 07h45, 09h31, 10h45, 12h15, 13h45, 15h15, 17h01 e 18h15. No sábado seguirá os horários de 06h20, 07h45, 09h31, 10h45, 12h15 e 13h35, com o seguinte percurso: Morada da Lua, Rua Ciro Pedrosa, Rua Rui Barbosa, Rua Guarujá, Rua Alberto Coimbra, Rua José Rocha, Rua Marechal Hermes, Av. Antônio Carlos Magalhães, BR 242, Rua Paulino Coité, Câmara de Vereadores, Av. Dr. Clériston Andrade, Av. Benedita Silveira, Rua Rui Barbosa, Praça Duque de Caxias, Ponte Ciro Pedrosa, Rua das Turbinas, Rua Dr. Haroldo Cavalcante, BR 242, Rodoviária, BR 135, Av. Alberto Amorim, Rua Horto Florestal e CAIC.

De acordo com a secretária de Administração, Gislaine Barbosa, a ampliação da linha de ônibus já é uma primeira medida com vistas a implantação do auxílio-transporte, previsto na Lei nº 1.487, de 31 de agosto de 2021. “A Lei já foi sancionada e a Prefeitura segue agora com essa primeira alteração importante na rota do transporte público do município. Ampliamos a extensão e alcance dessa rota de transporte, que já funcionará nesta próxima quarta-feira. O novo traçado irá ofertar mais opções para a população e também servirá de alternativa para os servidores públicos que prestam serviços na sede da Prefeitura localizada no bairro Aratu”, explica.

Fonte: Dircom PMB

Na manhã de ontem, segunda-feira, 1, por volta das 11h, Policiais Militares da 38ª CIPM, durante patrulhamento de rotina no centro da cidade, de Riacho de Santana, foi avistada uma moto Honda/ XRE 300, e ao realizar a consulta da placa com o chassi houve um conflito de dados. E ao consultar o chassi gravado na moto constatou-se produto de furto/roubo.

O condutor não foi localizado e nem identificado, a mesma foi conduzida e apresentada na Delegacia para ser tomadas as medidas cabiveis.

Fonte: 38ª CIPM
Novembro Azul: diagnóstico precoce é crucial para tratamento e cura do câncer de próstata. A doença é assintomática em sua fase inicial. Homens negros têm mais probabilidade de desenvolver o câncer de próstata;

https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/818x460/1_nov_13991395-17393289.jpg

Quando entrou no consultório do urologista pela primeira vez o garçom Rodrigo* tinha 49 anos e estava desconfortável. O incômodo não era apenas no órgão genital. Falar sobre o assunto era um problema e por causa dessa vergonha ele quase foi parar na mesa de cirurgia. Entre 2019 e 2020, houve 6.174 diagnósticos de câncer de pênis no Brasil e 1.092 pacientes tiveram o órgão amputado.

“Eu não tinha o hábito de ir ao médico para fazer exames regulares. Primeiro, porque não tenho plano de saúde, e segundo, porque nunca dei muita importância para isso. Procurei o médico porque estava com alguns sintomas. Era uma DST, e o médico disse que poderia ter evoluído para um câncer se eu não tivesse buscado ajuda”, contou.

Ele sente vergonha do episódio e por isso pediu para não ser identificado, mas os especialistas afirmam que a resistência dos homens em procurar atendimento e o hábito de negligenciar a saúde ainda é um problema em diversas camadas sociais. Nesta segunda-feira (1º) começa o Novembro Azul, período em que as autoridades, órgãos e instituições alertam para o perigo desse tipo de comportamento.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-BA) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lucas Batista, o câncer de pênis é menos frequente que outros tipos de enfermidade, mas costuma ser mais agressivo. A falta de higiene e o vírus HPV (papilomavírus humano), Doença Sexualmente Transmissível, são os principais fatores que podem causar esse problema.

“É o tipo de câncer mais frequente em pacientes com baixas condições socioeconômicas, que não têm acesso a atendimento médico e não tem o hábito de expor a glande para lavar o pênis. Pacientes com fimose, por exemplo, que tem dificuldade para expor a glande, muitas vezes, só descobre depois dos 40 anos, quando vai ao urologista”, disse.

A situação foi agravada pela pandemia. O especialista contou que os consultórios registraram queda de cerca de 70% no número de pacientes na Bahia. A SBU informou que entre 2019 e 2020, houve 6 mil diagnósticos de câncer de pênis no Brasil e 1 mil pacientes foram amputados. O tratamento pode exigir a remoção de parte do membro ou até a retirada total.

Casos não tratados podem resultar em morte. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirmou que 458 homens morreram por câncer de pênis no Brasil em 2019 e que as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas. O oncologista da Clínica AMO e especialista em tumores do aparelho urinário, Augusto Mota, disse que o autoexame é fundamental.

“O paciente precisa ficar atento se surgirem feridas ou alguma outra anormalidade no pênis. Qualquer ferimento que não cicatrize em duas ou três semana precisa ser observado por um especialista. Ele não deve esperar. O câncer não surge de uma hora para outra, quando chega a esse estágio é porque a situação já vinha sendo negligenciada”, afirmou.

Apesar disso, por ser um tipo de tumor mais raro, segundo o Inca, ele representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem. A incidência é maior em pacientes a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. A higiene deve ser feita com água e sabão, puxando a pele e lavando todo o membro.

Próstata

O câncer de pênis preocupa, mas o de próstata ainda é o que mais acomete homens em todo o país. Segundo dados do Inca, ele corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino e matou quase 16 mil pessoas no ano passado. Em 2021, serão 65 mil novos casos, sendo 6 mil na Bahia e 1 mil em Salvador. É uma estimativa já que muitos pacientes só procuram o especialista quando a doença já está em estágio avançado.

O motorista por aplicativo Daniel Nunes, 45, contou que ir ao médico se tornou um hábito recentemente. “Eu casei e minha esposa é atenta a essas coisas. Ela que marca minhas consultas. A gente tem uma filha de dois anos, então, acho que passei a me cuidar mais por causa delas. Meu pai e meus tios, por exemplo, não costumavam ir ao médico”, contou.

Esse comportamento é bastante comum. O oncologista Augusto Mota tem quase 30 anos de consultório e contou que homens são mais relapsos com os cuidados médicos que as mulheres, mas que isso está mudando.

“O paciente que vai até o consultório faz os exames e o tratamento. Não há resistência. Ainda existe um preconceito com o exame de toque, mas quando ele entende a importância, faz o exame. A resistência que existe é em procurar o médico. Ele fica protelando por conta de trabalho e dando outras desculpas”, disse.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa que quando manifesta sintomas, como dor ao urinar ou sangramento, geralmente está em estágio mais avançado. Por isso, os especialistas afirmam que não se deve esperar. A recomendação é começar a ir ao urologista a partir dos 45 anos. Quem tem histórico de câncer na família, mesmo aqueles não diretamente relacionados com a próstata, deve redobrar os cuidados.

Homens negros são mais propensos a desenvolverem essa doença. “O tratamento não necessariamente exige cirurgia. Existe um procedimento chamado de Vigilância Ativa que pode ser aplicado em alguns casos. São situações em que o paciente é tratado com medicação, mas que exige periodicidade, exames a cada três ou quatro meses”, diz Mota.

Mesmo em casos em que a única solução é a cirurgia a medicina avançou e os resultados têm sido mais positivos. O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Lucas Batista, lembra que existe três tipos de procedimentos.

“O paciente tem medo de ficar impotente, mas a medicina evoluiu muito nesse quesito. A taxa de impotência é menor que no passado. A cirurgia robótica, por exemplo, tem tido bons resultados. Ela já está presente na Bahia, mas ainda não está disponível na rede SUS. Outra solução pode ser a cirurgia aberta ou radioterapia”, afirmou.

Os especialistas disseram que não existe um tratamento precoce contra o câncer de próstata, mas que manter uma dieta saudável e fazer exercícios é importante. A obesidade, apesar de não desenvolver a doença, torna os efeitos dela mais agressivos. Atualmente, existe cerca de 300 urologistas na Bahia e a rede pública oferece consultas gratuitas.

Rede municipal oferece atendimento gratuito

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) afirmou que a rede municipal oferta consultas especializadas de urologia. Para ter acesso, é preciso ir até uma unidade básica de saúde e marcar, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. É necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, cartão SUS vinculado à Salvador e requisição médica com prescrição da consulta.

Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) não se manifestou sobre a rede de atendimentos de urologia disponível no estado.

Em todo Brasil, a procura por exames de rotina para rastreamento do câncer de próstata diminuiu no primeiro ano da pandemia. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a coleta de biópsia da próstata teve redução de 44% e os exame Antígeno Prostático Específico (PSA) de 20%. Já as internações de pacientes caíram 16% no país e 15% na Bahia.

Em nota, o Instituto Nacional do Câncer disse que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Na Bahia, a estimativa para 2021 é uma taxa de 85,51 casos para cada 100 mil homens, e cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Nos últimos cinco anos a mortalidade desse tipo de doença cresceu 10% no Brasil e 14% na Bahia, foram 1.367 mortes em 2020.

“O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”, diz a nota. 

A partir desta segunda-feira o Farol da Barra, o Elevador Lacerda, os hospitais Municipal de Salvador (HMS) e Aristides Maltez, e as fontes luminosas das praças da Sé e do Dois de Julho (Campo Grande) serão iluminados com luz azul para lembrar o mês de prevenção, diagnóstico e tratamento contra o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. A ação seguirá até o dia 22 de novembro.

Fonte: O Povo

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |