Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, investiu em um novo e moderno aparelho de cardiotocografia. O equipamento foi adquirido por meio de recursos próprios da Prefeitura, dentro do Programa Saúde Humanizada Integrada e Inovadora e será utilizado no atendimento às gestantes como método de avaliação das reais condições do bebê ainda no período gestacional.

Segundo a coordenadora do Hospital da Mulher, Patrícia de Assis, com esse aparelho é possível analisar a frequência cardíaca, os movimentos do bebê e a presença e duração de contrações do útero. “Durante o exame, eletrodos são colocados na barriga das gestantes durante 20 minutos para testar a vitalidade da criança. Por meio dele, é possível monitorar os batimentos cardíacos do feto e avaliar o seu bem-estar, bem como monitora os movimentos fetais e a oxigenação do bebê, sendo útil para prevenir e diagnosticar o sofrimento fetal, que é uma situação em que o bebê não recebe quantidades suficientes de oxigênio durante a gestação ou parto”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, “A aquisição desse equipamento evidencia a preocupação da Gestão Municipal em ofertar um atendimento de qualidade e humanizado às gestantes, a equipe está muito feliz em vivenciar esse momento”, finalizou.

Na tarde desta sexta-feira (29), enfermeiros e equipe técnica que irão manusear o equipamento receberam instruções de como utilizá-lo. As gestantes que são atendidas no Hospital da Mulher já podem contar com esse aparelho que já está disponível para o uso. Para o secretário de saúde do município, os investimentos têm sido constantes para proporcionar a população cada vez melhores serviços de saúde. “A determinação do prefeito Zito Barbosa em cuidar cada vez mais das pessoas e da saúde em nosso município é notória, por isso seguimos ampliando as estruturas de saúde e também investindo em equipamentos modernos que garantam cada vez mais uma prestação de serviços de saúde humanizado para nossa população” destacou Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB

Dentro do contexto do Exercício Tático do Comando Militar do Nordeste (Operação Guararapes), o 4º Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão General Argolo, empregou o seu PELOPES no Destacamento Guará, de 25 a 29 de outubro de 2021, em exercício de adestramento realizando trabalhos de apoio a Mobilidade no oeste da Bahia.

Foram realizados trabalhos de manutenção da rede mínima de estradas, desobstrução de via, reconhecimento de pontes e serviços de drenagem.

Fonte: 4º BEC

Na tarde desta sexta-feira, 29, por volta das 16h20, a Polícia Militar, por meio da 86ª CIPM, cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 43 anos, pelo motivo de suposta prática de crime de roubo, em Formosa do Rio Preto.

A equipe recebeu o mandado de prisão preventiva emitido pela vara criminal do município e, de imediato, localizou o indíviduo citado no mandado na entrada do Povoado Pinto embaixo de um pé de Tamboril, onde lhe foi dada voz de prisão e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Formosa do Rio Preto, ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: 86ª CIPM

O diretório estadual do Republicanos emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira (29) para rebater as declarações feitas pelo prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), que desprezou a possível candidatura do ministro da Cidadania, João Roma, ao governo da Bahia.

"O que não iremos aceitar de forma alguma é que nenhum líder político de outros partidos opinem na articulação e decisão do republicanos”, diz o presidente da sigla na Bahia, deputado federal Márcio Marinho.

As declarações de Gualberto foram feitas em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, divulgada hoje. “Nenhuma (chance de Roma ser candidato). Zero. Ele não vai ser candidato. Eu (não acredito) de jeito nenhum", disse o prefeito.

"Marinho esclarece ainda que sobre a candidatura de Roma ou qualquer outra autoridade ao Palácio de Ondina quem define é a executiva estadual e nacional da legenda", diz outro trecho da nota divulgada pelo Republicanos.

"Coronelzinho"

Mais cedo, a administradora Roberta Roma, esposa do ministro da Cidadania também divulgou uma nota para rebater as declarações feitas pelo prefeito de Mata de São João.

No texto, sem citar Gualberto e o ex-prefeito de Salvador, Roberta diz que não se surpreendeu com o "ataque infundado, descabido e desleal" ao seu marido e também fala em "vozes manipuladoras". "Desavisadas, as marionetes nutrem a fome da inveja porque João trilhou um caminho diferente, por merecimento, como homem público sério, honesto, íntegro e respeitado."

A administradora diz não temer "coronelzinho" e "garoto de recado". "Não tenho medo de coronelzinho, que usa garoto de recado para intimidar e minar uma eventual candidatura minha. Aliás, nem ousem me calar. Quando o futuro da população baiana estiver em jogo, minha voz soará cada vez mais alto."

Confira abaixo a nota do Republicanos na íntegra:

O Republicanos Bahia vem em nota se posicionar acerca da declaração do prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), expressa em entrevista, veiculada na edição desta sexta-feira, dia 29 de outubro, do Jornal Tribuna da Bahia. O gestor municipal afirmou com ênfase não acreditar “de jeito nenhum” que o deputado federal licenciado pelo partido e atual ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), será candidato a governador nas eleições de 2022.

O presidente estadual da sigla na Bahia e deputado federal, Márcio Marinho, destaca o seu respeito por João Gualberto, mas enfatiza que quem tem o poder de tomar decisões aos assuntos vinculados ao partido é apenas o Republicanos. Marinho esclarece ainda que sobre a candidatura de Roma ou qualquer outra autoridade ao Palácio de Ondina quem define é a executiva estadual e nacional da legenda. “ O que não iremos aceitar de forma alguma é que nenhum líder político de outros partidos opinem na articulação e decisão do republicanos”, finaliza.

Fonte: BNEWS

Venho, com muito respeito e humildade, através desta NOTA DE ESCLARECIMENTO, comunicar ao povo da minha querida cidade de Luís Eduardo Magalhães que, no dia 27/10/2021, entreguei o ofício ao poder executivo solicitando o meu afastamento como Secretário de Indústria e Comércio e Serviços.

Agradeço a Deus por ter me permitido assumir mais este desafio com muita honra e dedicação durante esses 10 dez meses. Foi um tempo de aprendizado e que eternizarei na memória.

Agradeço em especial a toda a equipe, que prestaram um trabalho fantástico, e quero que saibam que foi uma honra trabalhar, pois juntos alcançamos muitas conquistas, e também conseguimos superar muitas dificuldades, foi um privilégio trabalhar com todos vocês.

Agradeço também a V. Exª., Prefeito Júnior Marabá, pela oportunidade a mim confiada, onde tenho plena convicção que pude exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo ao qual fui designado.

O meu afastamento é apenas como Secretário. No mais, estou e estarei sempre a serviço da população desta terra que me acolheu.

Forte abraço a todos!

Att. Filipe Fernandes

Fonte: Blog do Sigi Vilares/NOTA

Na manhã de hoje, quinta-feira, 28, policiais militares da 83ª CIPM, participaram de reunião geral de instrução sobre os trabalhos administrativo e operacional da Unidade, em Barreiras. 

A reunião foi presidida pelo Comandante Maj PM Vinícius, que, entre outros temas, destacou a ampliação de câmaras de videomonitoramento em vários pontos estratégicos da cidade, e sobre a jornada de instrução de tiro policial que será realizada em breve.

A reunião também homenageou os policiais que se destacaram no desempenho de suas atividades com o certificado de Policial Padrão dos meses de julho a outubro/2021, e parabenizou os aniversariantes servindo um coffee break.

Ao final os participantes assistiram a palestra: Setembro Amarelo- Desafios e superação das adversidades da vida.

proferida pelas psicólogas, Marla Rinamar Ribeiro de Novais, e Nilza Antunes Chagas, recém contratadas pelo Estado, para atender os policiais militares da região oeste, através da Seção de Valorização Profissional/CPRO.

Fonte: :83ª CIPM

Nesta sexta-feira (29), os militares que integram a Operação Verde Bahia, atuaram no município de Angical. A ação é uma parceria do CBMBA com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A operação objetiva a prevenção aos incêndios florestais através de notificações preventivas e capacitação de brigadistas voluntários de combate aos incêndios florestais, seguindo cronograma da Unidade.

Nossos bombeiros militares percorrem especialmente a zona rural das cidades que são mais acometidas desse desastre, orientando sobre o uso do fogo nas atividades pastoris seguindo as legislações federal e estadual vigentes.

Fonte: 17º GBM


Investigadores da Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, juntamente com o NI (Núcleo de inteligência da 11ª Coorpin/Barreiras ) CATI Oeste e o Núcleo de Homicídios Lem, apreenderam três veículos semirreboques adulterados, as apreensões aconteceram no povoado do Cerradão o qual pertence ao município de Barreiras.

Os veículos foram localizados por volta das 09:00, e estavam estacionados às margens da Br 242, próximo a um Galpão de armazenamento de grãos.

A equipe de investigadores logram êxito após minuciosa Investigação sobre adulterações nos chassis de veículos, fato este que vêm ocorrendo na região Oeste e diante de informações colhidas,deflagraram a operação denominada “Na Pista”.

Uma pessoa de inicias C. E.B.S foi presa e conduzida para o Disep de Luís Eduardo Magalhães para ser lavrado o auto de prisão em flagrante.

Polícia Civil, 200 anos servindo a sociedade.

Fonte: PC
Segundo representante dos estados, medida é 'insuficiente' para impedir novos reajustes dos combustíveis. Atualmente, o chamado 'preço médio ponderado ao consumidor final' é reajustado a cada 15 dias.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), formado pelo governo e representantes dos estados, aprovou nesta sexta-feira (29) o congelamento por 90 dias do chamado "preço médio ponderado ao consumidor final". É sobre esse preço médio que incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual cobrado nas vendas de combustíveis.

A medida ocorre em meio à forte alta dos combustíveis, provocada pelo aumento do petróleo no mercado internacional e pela disparada do dólar - fatores levados em conta pela Petrobras para calcular o preço do nas refinarias.

Nesta semana, a Petrobras anunciou um novo reajuste no preço da gasolina e do diesel para as suas distribuidoras. O aumento foi de 7,04% para o litro de gasolina nas refinarias e de 9,15% para o diesel.

Segundo o governo, o objetivo do congelamento do preço médio ponderado, sobre o qual incide o ICMS, é tentar manter os preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022.

A medida, segundo os representantes dos estados, "visa reduzir o impacto dos aumentos impostos pela Petrobras e dar tempo para se pensar em uma saída para os reajustes consecutivos".

Como funciona

Pelo modelo atual, que deixa de vigorar até o fim de janeiro, cada estado define o chamado "preço médio ponderado ao consumidor final" a cada 15 dias.

Como tem mudança a cada 15 dias, todo aumento de preço nas refinarias altera o preço médio e eleva o ICMS.

Com o congelamento do preço médio ponderado por 90 dias, os aumentos da Petrobras anunciados até janeiro não serão considerados na base de cálculo do ICMS — atenuando o impacto dos reajustes dos combustíveis nas refinarias.

Medida não impede novos reajustes de combustíveis

Entretanto, esse congelamento do preço médio ponderado não impedirá que eventuais reajustes anunciados pela Petrobras nas refinarias sejam repassados aos preços dos combustíveis na bomba.

A empresa, que registrou lucro de R$ 31,1 bilhões no terceiro trimestre, continuará reajustando os combustíveis com base no preço internacional do petróleo e da taxa de câmbio (dólar).

Como o ICMS não é o único fator que encarece o preço na bomba, mudança dos outros fatores pode continuar elevando o preço para o consumidor final.

O presidente do presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, argumentou que decisão de hoje é insuficiente para impedir novos reajustes.

“É preciso ficar claro que o ICMS é apenas um componente dos preços, e, como não houve alteração da alíquota nos últimos anos, não há como associar os reajustes dos combustíveis ao imposto estadual. Esses aumentos se devem à política da Petrobras que atrela seus preços ao mercado internacional do petróleo e ao câmbio. Como essa política da Petrobras está sujeita à volatilidade do mercado internacional, é bastante provável que, havendo aumento do barril de petróleo lá fora, esse reajuste seja repassado aqui”, afirmou Fonteles.

Projeto sobre ICMS no Congresso

A decisão do governo e dos estados, de congelar por 90 dias o preço médio ponderado ao consumidor final", sobre o qual incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas de combustíveis aconteceu após a Câmara dos Deputados ter aprovado um projeto que muda o cálculo da tributação dos combustíveis para tentar baixar o preço cobrado ao consumidor final. Para ter validade, o texto ainda precisa passar pelo Senado.

Representantes dos governos estaduais apontaram, porém, que a essa nova regra, se for aprovada pelo Congresso, provocará danos à arrecadação local. O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda Estaduais (Comsefaz) calculou que a nova sistemática reduziria em R$ 24 bilhões as finanças dos estados – o que, consequentemente, significa perda de R$ 6 bilhões aos municípios.

Fonte: G1

Na manhã do dia (29), nas dependências do 6° Batalhão de Polícia do Exército localizado no Município de Salvador, foi realizada a solenidade de encerramento do Estágio de Condutor de Cães de Guerra, que ao seu final teve 17 concludentes, dentre os quais Policiais Civis da Bahia, Guardas Municipais de Salvador, Militares das Forças Armadas e Policiais Militares do Estado da Bahia, receberam na ocasião o certificado de conclusão do curso.

Vale ressaltar que o SD PM Moreira lotado na Rondesp Oeste CIPT-O, sendo um dos concludentes, foi também agraciado com a deferência de destaque na solenidade, devido ao seu empenho durante o curso que teve período de duração de 32 dias e visou a habilitação do operador a atuar com o cão em diversos aspectos operacionais, desde guarda e proteção, a faro de entorpecentes e explosivos.

Fonte: Coordenador de Área Rondesp Oeste
Na semana passada, país alcançou imunização de mais da metade da população em geral

O Brasil atingiu uma marca importante nesta quinta-feira (28) com 70,49% da população adulta com esquema vacinal completo contra a Covid. Ou seja, entre as pessoas de 18 anos ou mais, 7 em cada 10 já tomaram as duas doses da vacina ou então o imunizante de dose única, conforme dados do Ministério da Saúde.

Na semana passada, em 20 de outubro, o país alcançou outra marca animadora: mais de 50% da população total com o esquema vacinal completo. Outro feito recente, do dia 13 de outubro, foi atingir o número de mais de 100 milhões de pessoas totalmente imunizadas.

Agora, somadas as segundas doses e os imunizantes de dose única, o país fecha esta quinta com 114.253.388 pessoas com o esquema concluído.

Fonte: Metro 1

O 4º Batalhão de Engenharia de Construção, em Barreiras – Batalhão General Argolo, realizou ontem, quinta-feira, 28, a entrega de alimentos doados por integrantes do Batalhão, por intermédio da Campanha Institucional de doação de alimentos/2021 – “Ajudar está em nossas mãos – Doe alimentos”.

Fonte: 4º BEC


Institutos apontavam Lula na frente de Bolsonaro com mais de 20 pontos de vantagem e agora a diferença caiu para 4 ou 5 para não parecer erro

A menos que os eleitores supostamente entrevistados estejam fora da casinha, é no mínimo estranho que institutos agora divulguem pesquisas que mostram redução súbita da diferença de intenção de votos entre o Lula (PT) e Jair Bolsonaro. Como se estivessem cartelizados em consórcio, à exceção do Paraná Pesquisas, os institutos apontavam Lula na frente com 10, até quase 20 pontos de vantagem, mas, agora, essa diferença cai para 4 ou 5. É temor de passarem vergonha em janeiro.

Registro obrigatório - É que a partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as pesquisas devem constar do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

Proibido mentir - Nesse registro, o instituto é obrigado a entregar cadernos de pesquisa e toda a documentação que comprova os seus percentuais.

Saindo de fininho - A 63 dias do fim do ano, os institutos começaram a “encurtar” a distância entre Lula e Bolsonaro já em outubro, para evitar acusação de “erro”.

Força de lei - A obrigatoriedade de registro das pesquisas está definida na resolução 23.600 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem força de lei

Fonte: Cláudio Humberto/Diário do Poder

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Câmara Municipal de Barreiras promoveu uma celebração especial na manhã desta quinta-feira, 28, ao oferecer um café da manhã para os profissionais da Casa, na data em que se comemora o Dia do Servidor Público.

Essa celebração aconteceu na ala das galerias, com a presença do presidente Otoniel Teixeira; do primeiro secretário, vereador Alcione Rodrigues, assim como das vereadoras Ivete Ricardi e Carmélia da Mata.

Houve, na ocasião, homenagem de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao poder Legislativo Barreirense, mediante a entrega de buquês de flores para as servidoras Eva Souza, Denize Castelo, Jany Silva, Cheila Santos, Edilma Silva, Rosanete Macedo e Kadja Santos.

O presidente Otoniel Teixeira enalteceu o papel dos servidores públicos municipais, referindo-se aos profissionais da Casa como pilares: ¨Os servidores são os pilares importantes desta Casa, onde se discutem os mais importantes projetos de leis que beneficiam a população¨, disse o presidente.

A Câmara de Barreiras conta com 160 servidores, sendo 29 concursados e os demais atuam como temporários ou em cargos de confiança, distribuídos pelos vários setores, gabinetes e a presidência.

Um exemplo de representante comprometido é José Aquino, 71 anos, que trabalha há 21 na Câmara de Barreiras. Ele foi um dos classificados no primeiro concurso público para preenchimento de vagas no Legislativo Barreirense, no ano de 1998. ¨Sinto(-me) muito feliz e orgulhoso de trabalhar aqui. A lei diz que eu posso trabalhar até os 75 anos; se for da vontade de Deus, estarei aqui até completar essa idade¨, declarou Aquino.

Considerando os teores dos calendários Nacional (Portaria nº 430, de 30/12/2020) e do Município de Barreiras (Portaria nº 01, de 04/01/2021), o Presidente da Câmara Municipal de Barreiras publicou a Portaria nº 229/2021, na qual consta a prorrogação do ponto facultativo de 28 de outubro (Dia do Servidor), nas dependências da Câmara, para acontecer em 1º de novembro de 2021 (segunda-feira).

Fonte: Ascom, Câmara de Vereadores
Além de nivelar conhecimentos, a OTEVEIC tem como objetivo formar multiplicadores no combate às fraudes veiculares.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, de 18 a 28 de outubro, em Barreiras, a Operação Temática de Enfrentamento às Fraudes Veiculares – OTEVEIC. Durante as ações, mais de 1.700 veículos foram fiscalizados e treze deles possuíam registro de roubo/furto e outros quatro motores foram apreendidos por apresentarem sinais de adulteração.

O evento promovido pela PRF, contou com a participação de 32 policiais rodoviários federais, além de policiais civis e militares da Bahia e um representante da Polícia Científica.

Na primeira fase da operação, os participantes tiveram quatro dias de instruções teóricas e oficinas práticas que foram ministradas 100% na plataforma ‘on-line’. Os temas abordados incluiu os diferentes elementos de identificação de diversos tipos de veículos, como possíveis modos de adulteração, análise documental e de sistemas.

Todo o conteúdo foi ministrado por especialistas que compõe o Grupo de Enfrentamento às Fraudes Veiculares (GEFRAV).

A fase operacional foi direcionada às fiscalizações realizadas ao longo das rodovias federais sob circunscrição da Delegacia de Barreiras. Além dos veículos recuperados e apreendidos, entre eles , os policiais apreenderam um documento (CRLV) falso, crime normalmente relacionado às fraudes veiculares. Uma pistola Taurus com 12 munições também foram apreendidos durante nas abordagens.

Treze pessoas foram detidas e conduzidas à Polícia Judiciária.

A PRF destaca que a integração entre as forças policiais de segurança no enfrentamento a criminalidade já apresenta resultados positivos como a redução dos índices de roubo e furto de veículos.

Fonte: PRF BA

Como de rotina, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, percorrem toda cidade realizando a limpeza e manutenção de praças e espaços públicos. Essas atividades rotineiras foram focadas nesta quarta-feira (27), com a limpeza e roçagem da Avenida Joana Angélica, nas imediações do Hospital do Oeste.

Além de importantes Avenidas como: Aylon Macêdo, Antônio Carlos Magalhães, Professora Guiomar Porto, as equipes também realizaram limpeza, roçagem e poda de árvores ao longo do mês de outubro nos bairros: São Francisco; na rodovia que liga o município à comunidade do Barrocão; Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger; também no bairro Morada Nobre, Antônio Geraldo, Loteamento Rio Grande, Morada da Lua de Cima, Vila dos Funcionários, Jardim Ouro Branco e Sandra Regina; na Praça dos Sentidos e Praça Antônio Bento em Barreirinhas; no canteiro central da BR 135 e 242, nas mediações do bairro Vila Rica; Praça da Igreja Santo Antônio no bairro Boa Sorte; Praça Engenheiro Geraldo Rocha, Emídio Balbino Carvalho, Deputado Luiz Braga, no Centro; e na Praça Padre Armindo, no Renato Gonçalves.

A atenção especial também foi dedicada às ruas do centro da cidade e no Cais, nas imediações do centro histórico, que receberam limpeza, poda de árvores e manutenção na iluminação pública, bem como no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, nas mediações do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO) e na BR 242, sentido Salvador.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, esse cuidado acontece em toda cidade e tem como principal objetivo deixar os espaços públicos, avenidas e ruas do município limpos, bonitos e confortáveis. “As equipes trabalham diariamente com roçagem, limpeza e lavagem dos espaços públicos, além de podas de árvores e iluminação pública por toda cidade, esse trabalho garante a manutenção da limpeza desses espaços que além de limpos ficam mais seguros”, destacou João Sá Teles.

Fonte: Dircom PMB

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 662 casos de Covid-19 e 460 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (28), 13 óbitos foram contabilizados. Dos 1.244.785 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.214.992 já são considerados recuperados, 2.732 encontram-se ativos e 27.061 tiveram óbito confirmado. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.574.896 casos descartados e 244.509 em investigação. Na Bahia, 52.288 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Vacinação

Com 10.583.351 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,12% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. 

Fonte: BNEWS

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 662 casos de Covid-19 e 460 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (28), 13 óbitos foram contabilizados. Dos 1.244.785 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.214.992 já são considerados recuperados, 2.732 encontram-se ativos e 27.061 tiveram óbito confirmado. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.574.896 casos descartados e 244.509 em investigação. Na Bahia, 52.288 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Vacinação

Com 10.583.351 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,12% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. 

Fonte: BNEWS

A Bahia já tem uma cidade com mais de três meses sem registro de casos de Covid-19. É o caso de Catolândia, na Bacia do Rio Grande, Oeste do estado, que está há precisos 91 dias sem transmissão da doença. Os dados são desta quinta-feira (28). Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 15 cidades baianas estão há mais de dois meses livres do novo coronavírus.

Depois de Catolândia, o município com mais tempo sem a doença é Caturama, na Bacia do Paramirim, Sudoeste baiano, com 82 dias sem contagem do vírus. Chorrochó, na divisa com Pernambuco, com 75 dias sem casos; Nova Redenção, na Chapada Diamantina, com 74 dias; e Igaporã, no Oeste, com 70 dias; completam o grupo das cinco cidades com mais tempo sem transmissão da doença.

Na lista dos municípios com dois meses sem Covid-19 figuram Macururé e Contendas do Sicorá [70 dias], Marcionílio Souza, Pedro Alexandre e Várzea do Poço [69 dias], Umuburanas e Itaetê [67 dias], Ipecaetá [65 dias], e Itaju do Colônia e Maetinga [60 dias].

No começo da pandemia, o protocolo de saúde apontava 14 dias, desde a incubação, para transmissão do novo coronavírus. Atualmente, este período caiu para dez dias. Até esta quinta, o estado tinha 163 municípios com mais de dez dias sem novos casos da Covid-19.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |